Como fazer um peitoril de janela em casa sem remover e escolher a tinta
Os peitoris de janela de plástico se encaixam bem em interiores de design diferente. No entanto, esse produto geralmente é feito na cor branca e desbota com o tempo. Nesse sentido, para eliminar esse inconveniente, assim como na execução de alguns projetos de design, torna-se necessário pintar o parapeito da janela. Porém, ao realizar este procedimento, várias nuances devem ser observadas, das quais depende a vida útil da composição seca.
Requisitos para a composição do corante para PVC
O esmalte padrão não é usado nos casos em que é necessário renovar um peitoril de janela de plástico. Tais composições praticamente não penetram na estrutura do PVC, portanto, após a secagem, começam a inchar e esfoliar em grandes fragmentos. Para pintar peitoris de janelas de plástico, são adequados materiais que atendam aos seguintes requisitos:
- adesão aumentada;
- criar uma camada superficial durável e elástica;
- tolerar flutuações de temperatura, exposição direta à luz solar e estresse mecânico;
- mantêm sua tonalidade original por vários anos;
- não emite substâncias tóxicas quando aquecido;
- formam uma camada repelente à água.
Na hora de escolher uma tinta, é preciso levar em consideração as peculiaridades do plástico com que é feito o parapeito da janela. Esmaltes são usados para processar materiais macios e acrílicos para materiais duros.
A conveniência do trabalho é considerada uma característica importante das formulações. Em particular, recomenda-se pintar peitoris de janela de plástico com materiais que não precisem ser constantemente misturados ou aplicados com pulverizadores especiais.
Tipos de tintas adequados
Ao pintar peitoris de janela de plástico, recomendam-se formulações suaves. Esses materiais são projetados para o acabamento de interiores de automóveis e, portanto, são caracterizados por maior durabilidade e capacidade de suportar flutuações repentinas de temperatura. No entanto, essas formulações são difíceis de usar. Em particular, é importante selecionar o primer correto para o substrato específico. Caso contrário, o grau de adesão do corante aplicado ao plástico diminui.
Aerossol

As composições de aerossol usadas para pintar o interior dos carros são consideradas ótimas. Esses materiais diferem nas seguintes características no que diz respeito ao processamento de peitoris de janelas de plástico:
- aplicado uniformemente em toda a superfície;
- pode ser aplicado em várias camadas, tornando a cor da pintura mais rica;
- forte e durável;
- ampla paleta de cores.
As desvantagens dos corantes em aerossol são:
- sobrecarga;
- você não pode misturar tons diferentes;
- você só pode criar um acabamento fosco;
- difícil de trabalhar.
Ao pulverizar tinta spray, você precisa se mover suavemente, sem ficar parado no mesmo lugar.Caso contrário, uma mancha mais escura permanecerá na superfície, que se destaca no fundo do parapeito da janela.
a base de água

Os corantes à base de água têm as seguintes vantagens:
- fácil de aplicar;
- formam uma camada durável com um brilho brilhante;
- resistente à abrasão;
- não tóxico;
- secar rapidamente.
As desvantagens das tintas à base de água são:
- pode ser aplicado em temperaturas acima de +5 graus;
- não pode ser aplicado sobre tinta velha;
- a camada superficial mantém suas características de resistência por um mês.
Além disso, as vantagens dessas tintas incluem o fato de que, com esses materiais, o processo de acabamento do peitoril da janela é acelerado. Isso ocorre porque a base de água evapora rapidamente.
Acrílico

Tintas acrílicas à base de água também são frequentemente usadas para decorar o parapeito da janela. Tais composições são caracterizadas pelas seguintes características:
- falta de olfato;
- fácil de aplicar;
- criar uma camada permeável ao vapor, forte e durável;
- resistente à abrasão.
Apesar dessas características, ao comprar tintas acrílicas, as seguintes circunstâncias devem ser consideradas:
- várias formulações secam completamente em um mês;
- é necessário selecionar cuidadosamente os corantes acrílicos.
O último ponto requer esclarecimento. Devido à crescente popularidade dos corantes acrílicos, produtos falsificados de baixa qualidade são frequentemente encontrados no mercado. Além disso, é difícil verificar antes de comprar a composição.
Regras de preparação de superfície
A pintura dos peitoris das janelas começa com a preparação da superfície. Inicialmente, é necessário remover o revestimento antigo, para o qual são utilizados os seguintes métodos:
- Com decapante especial. Esses compostos tornam o material antigo macio.Depois de aplicar a lavagem, é necessário aguardar alguns minutos e, em seguida, remover a tinta inchada com uma espátula.
- Ao lixar. Primeiro você precisa processar o peitoril da janela com lixa grossa, depois média e fina. Este método permite não só remover a mancha antiga, mas também nivelar a superfície.
Além disso, um secador de cabelo de construção costuma ser usado para remover tinta velha. Mas esse método não é adequado ao processar peitoris de janelas de plástico, pois o material derrete quando aquecido.
Na próxima etapa, a superfície é desengordurada. Para isso, são utilizados vinagre, gasolina ou acetona. Durante esta operação, é necessário fornecer ventilação de ponta a ponta na sala. É possível desengordurar o parapeito da janela, desde que futuramente seja utilizada tinta fosca.
Depois de concluir as manipulações descritas, é necessário preparar a superfície. Isso é feito para aumentar a adesão e, portanto, aumentar a vida útil do corante aplicado. Ao processar peitoris de janela de plástico, recomenda-se o uso de primer acrílico.
No final, é necessário massajar os defeitos. Além disso, rachaduras e buracos selados são tratados com lixa fina para ocultar irregularidades. Depois disso, você precisa colar todas as superfícies próximas ao parapeito da janela.

Como pintar corretamente em casa
A ordem de pintura do peitoril da janela depende do tipo de composição selecionada. Se forem utilizados materiais na forma de aerossóis, o procedimento é realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Agite a caixa vigorosamente por 30 segundos.
- Após a instalação do bico a uma distância de 30 centímetros da superfície a ser tratada, é necessário borrifar uniformemente a tinta no parapeito da janela. Nesta fase, é importante não ficar parado no mesmo lugar para evitar o aparecimento de manchas mais escuras.
- Depois de seca a primeira demão (a duração depende do tipo de tinta), deve-se aplicar a segunda demão.
Um rolo também é usado para processar o peitoril da janela. Nesse caso, recomenda-se despejar a composição em um recipiente especial com plataforma, que permita retirar o excesso de tinta. A parte principal do peitoril da janela é tratada com rolo e os cantos e outras áreas de difícil acesso com pincel.
ancoragem
Depois de pintar o peitoril da janela de plástico, recomenda-se lixar a primeira camada. Este procedimento é obrigatório se forem utilizadas formulações base água ou materiais acrílicos, devendo a segunda demão também ser lixada com lixa zero.

Ao final da pintura, deve-se aplicar verniz na superfície. Depois que essa composição seca, o peitoril da janela é polido novamente. Além do verniz, também devem ser aplicadas pastas especiais, que darão brilho à superfície.
Dicas e truques adicionais
Para obter o efeito de madrepérola ou brilho dourado, o verniz utilizado para o acabamento deve ser misturado com pastas metálicas. Para agilizar o trabalho, recomenda-se a utilização do Limpador PaliPlast RP 021. Este líquido remove poeira e gordura. Ao pintar o parapeito da janela, você também precisa tratar as ferragens com proteção especial contra corrosão.
Recomenda-se terminar produtos de plástico à temperatura ambiente.Os tempos de secagem dos corantes dependem das características do produto. Mas a segunda camada pode ser aplicada não antes de 9 horas após a primeira.


