Como pintar lindamente o forno, os prós e contras das composições e como escolher
Existem várias opções para resolver a questão de como pintar o fogão. Esse método de acabamento é atraente porque, após a aplicação dessa composição, forma-se uma camada protetora na superfície, o que evita a formação de mofo e aumenta a vida útil da estrutura. Porém, devido ao fato de a tinta com a qual o forno é tratado estar constantemente exposta a mudanças de temperatura que variam em uma ampla faixa, o material deve atender a uma série de condições.
Requisitos para a composição de coloração
Ao pintar um forno de tijolos, deve-se lembrar que a estrutura aquece de forma desigual: zonas frias e quentes são formadas do lado de fora. Nesse sentido, o material utilizado deve suportar variações de temperatura em uma ampla faixa.
Se for necessário processar um forno de ferro, neste caso é utilizada uma tinta resistente ao calor com melhores características. Tais composições devem suportar aquecimento de até 1000 graus.
Para processar um forno de tijolos, recomenda-se o uso de tintas com as seguintes características:
- Seguro. Quando aquecidos, os corantes não devem liberar substâncias tóxicas.
- Condutor de calor. O corante seco não deve interferir no aquecimento da sala.
- Resistente a influências agressivas. Os corantes devem resistir ao contato frequente com os produtos químicos domésticos usados na limpeza do fogão.
- Elástico. O constante aumento e diminuição da temperatura faz com que a camada superficial se expanda e se contraia. As tintas de qualidade não devem rachar nessas circunstâncias.
Ao escolher corantes para fornos de metal, deve-se ter em mente que esses materiais devem ser resistentes à umidade e fornecer proteção contra corrosão.
Vantagens e desvantagens dos fornos de branqueamento

Tradicionalmente, a cal é usada para pintar a parede do fogão.
Fogões caiados requerem atualizações regulares. Caso contrário, o material desmorona sob a influência do ambiente externo.
Métodos de revestimento
Os seguintes materiais são usados \u200b\u200bpara enfrentar o fogão russo:
- gesso;
- telha;
- tijolo aparente;
- telhas de clínquer;
- pedra natural ou artificial.
Se desejar, você pode combinar os materiais de revestimento especificados. Mas cada um dos métodos acima requer certas habilidades.
Variedades de formulações profissionais
A pintura simplifica o revestimento exterior do forno. Este material permite recriar diferentes padrões na superfície, dando à estrutura uma aparência original. Três materiais diferentes são usados para pintar o forno: organossilício, composições alquídicas e à base de água.
Compostos de organossilício

Estes materiais são baseados em resinas orgânicas. Os corantes deste tipo são produzidos para diversos tipos de trabalhos, inclusive para decoração de exteriores. Portanto, ao comprar compostos de organossilício, você deve prestar atenção ao escopo do produto. Para o acabamento de superfícies internas e externas, são produzidos materiais que não resistem a aumentos de temperatura de até +100 graus.
As tintas à base de organossilício não suportam mais de 250 ciclos de aquecimento e resfriamento. Depois disso, o material perde gradativamente suas características originais.
emulsões alquídicas

Algumas emulsões alquídicas contêm pó de alumínio, o que aumenta a resistência térmica do produto.
a base de água

As tintas à base de água são consideradas ideais para revestir a superfície do forno pelos seguintes motivos:
- secar rapidamente;
- não emita um odor desagradável;
- não contém substâncias tóxicas;
- ampla paleta de cores;
- condutividade térmica.
É difícil destacar uma certa desvantagem da tinta à base de água, pois esse material, dependendo de sua composição, é dividido em vários tipos. O menos popular é o PVA, que:
- racha rapidamente após ser aplicado no forno;
- tem má adesão;
- perde a cor original.
Para pintar o forno, recomenda-se levar composições à base de água de silicone, silicato ou látex.
Opções alternativas de pintura
Além dos materiais listados acima, outras composições com características semelhantes podem ser utilizadas para processar o fogão.
Pintura a óleo

Em comparação com outros corantes usados para panificação, os corantes a óleo se distinguem por um preço acessível.
óleo de secagem

O óleo de secagem não repinta o tijolo, mas apenas torna o material mais brilhante.
Verniz resistente ao calor

Vernizes resistentes ao calor são recomendados quando o forno está em uso constante.
tinta de silicato

As tintas de silicato, ao contrário de outros materiais semelhantes, criam uma camada resistente ao desgaste que pode suportar os efeitos dos produtos químicos domésticos.
Compostos de látex

A composição das tintas látex inclui componentes que "atraem" microrganismos patogênicos. Portanto, este material é menos comumente usado para tratamento de forno do que outros.
Algoritmo de pintura passo a passo
O forno é pintado de acordo com o seguinte algoritmo:
- O gesso é aplicado na superfície com uma espátula. Se o forno já estiver pintado, o material antigo é removido antes de iniciar o trabalho.
- O gesso é limpo com um pano úmido.
- A tinta é aplicada na superfície umedecida de acordo com os requisitos especificados nas instruções de uso.
A mancha é aplicada com rolo ou pincel. Recomenda-se tratar a superfície do forno em duas camadas. Ao pintar a parte frontal, certifique-se de que o material se espalhe uniformemente.

Opções de decoração
Ao pintar a frente do forno, as seguintes orientações devem ser seguidas:
- para dar um brilho vermelho escuro fosco, deve-se aplicar óleo secante na superfície dos tijolos;
- as tintas látex permitem escolher a tonalidade ideal para a decoração;
- tintas a óleo ou vernizes sintéticos ajudam a tornar a superfície brilhante.
Para pintar bem a salamandra, é necessário ter em conta as peculiaridades da decoração interior da divisão e selecionar o material de acordo com a tonalidade principal da divisão. Você também deve prestar atenção ao fato de que o arco fica preto rapidamente. Portanto, esta parte do forno deve ser pintada em tom escuro ou coberta com estrutura metálica.
Se pretende aplicar elementos decorativos adicionais, deve escolher um adesivo que resista a mudanças bruscas de temperatura.


