Tutoriais sobre como criar desenhos simples com tintas infantis e o que pode ser desenhado
A tendência de criar se manifesta em crianças desde tenra idade. É assim que a criança se expressa. O período em que o bebê começa a criar seus próprios desenhos varia de seis meses a dois anos. Isso geralmente acontece porque a criança copia o comportamento dos adultos. Porém, você não deve selecionar imediatamente um desenho: para as crianças é importante primeiro aprender a segurar as ferramentas apropriadas nas mãos, como usar tintas.
Quando começar a desenhar com seu filho
É impossível responder com precisão a essa pergunta, pois a tendência ao desenho se manifesta em diferentes idades. Algumas crianças começam a rabiscar no primeiro ano de vida, quando suas mãos são fortes o suficiente para segurar uma caneta ou lápis. Para outros, essas tendências aparecem depois de dois anos.
O desenho é uma etapa importante no desenvolvimento de uma criança. Esta lição ajuda a desenvolver a memória, a motricidade fina das mãos e também ensina a comparar, analisar, pensar, medir objetos, imaginar e compor.
Aos seis meses, os bebês já são capazes de manipular diversos objetos. Nessa idade, uma criança pode aprender a desenhar pelo exemplo.Em particular, os pais são encorajados a usar giz para desenhar linhas no quadro. Neste caso, um pequeno pedaço deve ser usado. Em seguida, o giz pode ser dado à criança para que ela mesma tente traçar uma linha. Com o tempo (mais perto de um ano), os psicólogos recomendam mudar para tintas. Além disso, neste caso, estamos falando de conhecimento de flores, e não de um desenho completo.
Na frente da criança, você pode misturar cores diferentes, nomeando cada tom. A partir dos nove meses, os pais são aconselhados a mudar para o desenho completo.
Você deve começar com grandes folhas de papel. Primeiro você precisa desenhar com um marcador, transferindo gradativamente a criança para lápis e canetas. Durante este período, as crianças devem aprender a segurar bem os objetos. Esta habilidade é instilada muito lentamente. No processo de aprendizagem, os psicólogos aconselham elogiar constantemente a criança.
Para facilitar esse processo no primeiro ano de vida, pode-se usar não tintas, mas mingau líquido, acrescentando framboesa, beterraba e outros sucos coloridos. Essa abordagem permite que você não monitore constantemente as ações do bebê, que durante esse período costuma puxar todos os objetos para a boca.

Com um ano e meio de idade, é recomendável usar as duas mãos. Graças a isso, os pré-escolares se desenvolvem harmoniosamente. Durante este período, o tamanho do papel deve ser reduzido para tamanho A4. Aos dois anos, você pode começar a desenhar pequenos objetos.
É importante observar que a frequência especificada é de natureza consultiva. Os psicólogos não insistem que uma criança pode segurar um marcador ou lápis com um ano e desenhar pequenos objetos com dois.Essa habilidade se desenvolve nas crianças de maneiras diferentes.
Escolhendo tintas para a criatividade das crianças
Durante os primeiros anos de vida, são recomendados os seguintes tipos de tintas:
- dedo;
- aquarela;
- guache;
- acrílico;
- óleo.
Para uma criança com menos de um ano, as tintas a dedo são adequadas. Este material, inofensivo para o organismo, tem como base água e corantes alimentares, que contêm sal ou um componente amargo que impede o bebé de comer tinta. Estas composições distinguem-se pelas seguintes características:
- ter uma consistência de gel;
- não se espalhe;
- virando-os, as latas não derramam;
- misture bem entre si.
Tais composições podem ser desenhadas tanto em papel quanto em vidro, polietileno e outras superfícies.

As aquarelas são compradas para crianças de 1 a 2 anos. Este material é feito de componentes ecológicos. Ao contrário das tintas a dedo, as aquarelas só podem ser pintadas com pincel.
As tintas acrílicas também são adequadas para artistas iniciantes. Essas formulações secam rapidamente e não são lavadas com água. No entanto, em comparação com guache e aquarela, as tintas acrílicas são mais caras. Via de regra, esses materiais são adquiridos em seis cores básicas, que depois são misturadas para obter a tonalidade desejada.
Em conexão com essa variedade, ao escolher tintas, você pode ser guiado pelas seguintes regras:
- Leve em consideração a composição que as tintas contêm. Quanto mais nova a criança, mais seguros devem ser os componentes para o corpo.
- Para crianças pequenas, é recomendável comprar tinta em potes.
- Os bebês devem comprar tintas em tons próximos ao natural.
- Para crianças de um ano, formulações que não emitem odores fortes e desagradáveis são adequadas.
- Você deve comprar tintas da mesma marca.
Pré-escolares com mais de 5 a 7 anos de idade que desenham há vários anos podem comprar tintas a óleo. As composições deste tipo são pré-misturadas com solventes. Portanto, as tintas a óleo são adequadas apenas para artistas que adquiriram as habilidades básicas para trabalhar com aquarela e guache.
O que mais é necessário
Para aulas de desenho, você precisará de:
- pincéis de diferentes espessuras;
- copo de gole;
- cavalete.

São três ferramentas indispensáveis, sem as quais é impossível pintar. Mais tarde, à medida que as habilidades se desenvolvem, você pode expandir a gama de materiais e acessórios usados.
Desenhos simples para crianças
A instrução de desenho (especialmente para crianças em idade pré-escolar) é recomendada para começar com modelos. Essas imagens ajudam você a inculcar habilidades básicas de escrita sem dificuldade.
Por 2 anos
Nos primeiros anos, todos desenhavam principalmente rabiscos. Portanto, é recomendável dar aos bebês com mais de dois modelos luminosos:
- Pintinho;
- sapo;
- Sol;
- Maçã;
- tartaruga;
- caracol e outros.
Esses padrões devem conter linhas retas e círculos que a criança possa desenhar facilmente.

3-4 anos
Para pré-escolares de 3 a 4 anos, você pode usar desenhos no seguinte formato:
- traços e coloração;
- linhas;
- desenho de pontos;
- tinta respingada.
Desenhar com carimbos também é considerado uma boa técnica.

A partir dos 4 anos
Desenhos estilizados (simplificados) também são recomendados para crianças maiores de quatro anos.Mas a partir dessa idade, a criança pode ter a oportunidade de experimentar. Os desenhos nesta fase do desenvolvimento das técnicas de escrita devem ser complexos. Ou seja, além de círculos e linhas, você pode definir tarefas para criar composições mais originais com elementos adicionais.
Pessoas com mais de quatro anos podem pintar em etapas. Isso significa o seguinte processo: primeiro, imagens básicas (por exemplo, a cabeça e o corpo de um futuro cachorro) são aplicadas à folha. Em seguida, são adicionados detalhes (orelhas, olhos, cauda, etc.). No final, o desenho finalizado é colorido.

A partir de 10 anos
Adolescentes com mais de 10 anos são oferecidos composições complexas nas quais vários elementos estão presentes. A natureza das imagens, neste caso, pode ser qualquer coisa. Se pré-escolares recebem mais frequentemente padrões de animais ou plantas, então adolescentes - pessoas, personagens de filmes e outros desenhos.

Dicas e truques adicionais
A recomendação geral para o ensino do desenho se resume ao seguinte: você deve começar com o simples, passar gradativamente para o complexo. A princípio, é recomendável limitar-se a um pequeno número de cores. Então você pode expandir a paleta de tons.
Segundo conselho importante, sem o qual é impossível ensinar uma criança a desenhar: ela deve ouvir constantemente elogios dos pais. Esta abordagem encoraja os mais pequenos a continuar a sua atividade. O resultado será uma melhoria sistemática nas técnicas de desenho.
Você deve mudar para tintas após 3-4 anos, quando o pré-escolar aprenderá a segurar bem o pincel e parar de colocar vários objetos na boca.Apesar do que foi dito antes, não é recomendável proibir desenhar o que você quiser. Ou seja, se o bebê costuma retratar pessoas (e isso é considerado uma técnica de escrita complexa), não dá para chamar a atenção do bebê para objetos mais simples.


