Tipos de tintas de parede Craquelure e como aplicar tintas com efeito craquelado

O interior, onde se consegue o efeito da antiguidade, é muito apreciado. Este acabamento decorativo é usado em uma variedade de estilos de design, incluindo clássico e country. As superfícies podem ser envelhecidas artificialmente usando um verniz de parede rachado que, após a secagem, forma padrões originais formados pelas “fissuras” incipientes.

Finalidade e composição dos vernizes craquelados

O principal objetivo dos vernizes craquelados é criar um padrão decorativo nas paredes que imita o craqueamento natural do gesso. Após a aplicação, esta composição pode ser tratada com tinta acrílica.

O verniz Craquelure pode ser utilizado como material independente e em combinação com outros tipos de acabamentos. Esta composição é utilizada não só para o tratamento de paredes, mas também para a decoração de artigos de interior (armários, caixas, etc.).

O verniz crackle é baseado na cola de impressão (ou dextrina) obtida pela mistura de amido de milho e água. Devido a esta composição, este material:

  • adequado para o processamento de várias superfícies (drywall, alvenaria, etc.);
  • versátil (você pode usar diferentes técnicas de aplicação);
  • resistente a humidade;
  • ecológico;
  • sustentável;
  • resistente ao desgaste.

O verniz crackle, se necessário, pode ser feito independentemente, misturando 850 mililitros de água e 150 gramas de amido de milho. Esta composição é capaz de esconder pequenas irregularidades na superfície.

Verniz rachado

Que efeito faz

Após a secagem, o verniz crackle torna a superfície rachada. Este efeito é utilizado principalmente em interiores cujo design exige o envelhecimento dos materiais tratados. Neste caso, as rachaduras não são reconhecidas após a secagem do verniz.

Esses "defeitos" também podem ser decorados com cores contrastantes. O padrão que se forma após a secagem das rachaduras pode ser alterado dependendo das características do projeto das instalações.

Este material também é usado para cortar vários produtos. Além disso, neste caso, são utilizadas 2 técnicas diferentes. Alguns designers primeiro tratam a superfície com crepitações, após o que aplicam um padrão decorativo. Outros realizam esta operação na ordem inversa: primeiro - o acabamento principal, que depois é fixado com verniz.

Verniz rachado

Variedades de crackle e recomendações para escolha

Basicamente, o crepitar de uma ou duas etapas é usado para decoração de interiores. Além disso, uma tinta especial é usada para decorar as paredes, o que tem um efeito semelhante. Esse material simplifica e agiliza a decoração das instalações.

Monocomponente

A composição de um componente (uma etapa) é adequada para artesãos que nunca trabalharam com composições semelhantes. Após a secagem, este material forma um padrão de fissuras através do qual a superfície tratada é visível.

Recomenda-se aplicar esta composição de acordo com o seguinte esquema:

  • Prepare a superfície. Ao realizar este procedimento, é necessário lembrar que o material tratado "transparecerá" através das rachaduras após a secagem do verniz. Portanto, neste caso, é recomendável pré-pintar a superfície em uma tonalidade prata, metálica, dourada ou bronze. Graças a isso, o padrão de rachaduras na parede ficará mais impressionante.
  • Após o preparo, é aplicado verniz na superfície, que é tratada com tintas acrílicas após 40 minutos. O tipo deste último é selecionado levando em consideração os recursos de design. Se rachaduras rasas forem recriadas na superfície, um verniz acrílico é recomendado para o tratamento de rachaduras.

Um dia após a conclusão do trabalho anterior, a superfície é retratada com verniz (recomenda-se acrílico).

Verniz rachado

Bicomponente

Um verniz composto por dois componentes é difícil de usar. Mas, ao mesmo tempo, essa composição permite recriar o padrão original de rachaduras na superfície. Um verniz de dois componentes é aplicado principalmente em:

  • padrão decorativo;
  • projeto;
  • tinta dourada.

O verniz goma-laca é aplicado em várias camadas, após o que é coberto com rachaduras na parte superior. Após a secagem, este último é esfregado com tinta a óleo, betume decorativo ou pastéis. Esses trabalhos devem ser feitos com tecidos naturais. Por fim, outra camada de verniz goma-laca é aplicada na superfície.

Verniz de dois componentes

Microcracking

A microfissura é composta por vários vernizes que, após a secagem, formam um padrão de finas trincas na superfície. Apesar de sua composição de dois componentes, este material é relativamente fácil de aplicar.

O tratamento de superfície por microfissuração também é realizado em várias etapas.Primeiro, é aplicado um primer transparente, após o qual é aplicada a composição principal. Após a secagem, este último é tratado com tinta a óleo, pátina ou pasta antiga, que enfatizam o padrão formado pelas microfissuras.

O microcrack é mais usado na decoração de produtos. Este material também é usado no processamento de vidro. Como outros tipos de fissuras, esta adquire propriedades de impermeabilidade após a secagem.

Verniz rachado

Outro

Conforme observado anteriormente, além desses tipos de rachaduras, na decoração dos ambientes, utiliza-se tinta, que após a secagem racha, formando um padrão original. Um efeito semelhante pode ser recriado usando outros materiais.

Em particular, esse padrão é obtido com a ajuda de cascas de ovos previamente lavadas e escovadas com água morna e detergente. Em seguida, o filme é removido da peça. Na etapa seguinte, a casca é colada à superfície preparada com PVA e tratada com tinta acrílica.

Além disso, o efeito de envelhecimento pode ser obtido usando verniz facetado. Esta composição tem uma consistência espessa. Devido a essa característica, o verniz facetado aplicado com camada superior a dois milímetros de espessura, após a secagem, começa a rachar, formando o padrão desejado.

Verniz

O que é necessário para colorir

O tipo de materiais utilizados com o crackle é selecionado levando em consideração as peculiaridades do design escolhido. Isso pode exigir um subpêlo de acrílico e primer. Um primer é usado para proteger a superfície a ser tratada. E para o acabamento do craquelado, são utilizados acrílico, gesso texturizado, verniz de fixação transparente e rejunte.

Requisitos semelhantes se aplicam a ferramentas que aplicam verniz. Para trabalhar as rachaduras, usamos esponjas, pincéis, panos e rolos.Se você planeja aplicar gesso decorativo, precisará de uma espátula larga e lixa. Um secador de cabelo é usado para acelerar o trabalho.

Em média, são necessários até 100 gramas de verniz craquelado para tratar um metro quadrado de superfície.

Tecnologia de trabalho passo a passo

O procedimento para aplicação de vernizes de um e dois componentes é o mesmo. A diferença reside no tipo de suporte em que se baseia a fissura. Recomenda-se realizar o trabalho no outono ou na primavera, quando as paredes da sala esquentam a uma temperatura confortável. A superfície deve ser tratada com um mínimo de umidade. Até que o verniz esteja completamente seco, é impossível que apareçam correntes de ar na sala.

Verniz 100ml

Preparação da superfície

O Craquelure é aplicado sobre uma superfície pré-nivelada que não apresenta nenhum defeito. Portanto, antes de começar a decorar as paredes, é necessário realizar os seguintes procedimentos:

  • Remova o papel de parede antigo. Após a remoção do material, deve-se limpar a superfície e preencher as irregularidades.
  • Remova a tinta velha que começou a inchar ou rachar. Se o material manteve sua integridade, a rachadura pode ser aplicada a essa superfície.
  • Desmonte o reboco de concreto antigo e nivele as paredes. A camada de massa neste caso não deve exceder 1-2 milímetros. Caso contrário, após a aplicação do craquelado, o material começará a se desprender da parede.
  • Remova a sujeira da superfície.
  • Lixe as paredes. Se o acabamento for aplicado em uma área grande, nesse caso, recomenda-se o uso de um dispositivo especial.
  • Cubra a superfície com um primer. Após a secagem do material, as paredes são repintadas em uma única camada.
  • Depois que a massa secar, lixe as paredes novamente com uma lixa.

Finalmente, a superfície deve ser tratada com um pano seco, removendo poeira e resíduos de material de enchimento.

Revestimento de parede com verniz

Solicitação básica

O tipo de base é selecionado levando em consideração os recursos do design selecionado. Recomenda-se aplicar uma tinta acrílica de qualquer tonalidade apropriada sob o verniz crackle. Mas o jogo de contraste ajuda a enfatizar o efeito da antiguidade. Ou seja, se o craquelado for escuro, a tinta acrílica deverá ter tons claros (prata, bege, dourado, etc.).

A base é aplicada a rolo em uma camada uniforme. Nesta fase, é importante não permitir a formação de manchas, caso contrário, será necessário remover o acrílico aplicado. Depois de pintar a parede, o material deve secar por 5 a 6 horas.

Coloração de rachaduras

A direção das rachaduras na parede depende do método de envernizamento escolhido. O padrão decorativo aumentará se a superfície for pintada verticalmente; nas laterais - horizontalmente. Se desejar, o verniz pode ser aplicado movendo-se em diferentes direções. Nesse caso, o padrão de trinca também será não homogêneo.

A espessura das fissuras é determinada pelo número de camadas aplicadas: quanto mais estas forem, mais profundas serão as primeiras. Você pode prosseguir para a próxima etapa de trabalho, desde que o verniz previamente aplicado esteja completamente seco. Ou seja, a próxima camada de rachaduras pode ser aplicada 1-2 horas após a anterior.

verniz na parede

Acabamento

Você pode decorar as paredes somente depois que o verniz estiver completamente seco. Para o acabamento deste último, utiliza-se principalmente tinta acrílica, mais fácil de trabalhar.

Para decoração de paredes após rachaduras, também é utilizado gesso veneziano, que é aplicado com espátula de base larga. Este material também deve ser aplicado em uma direção arbitrária.A espessura do gesso não deve exceder dois milímetros.

O acabamento deve ser aplicado rapidamente, pois a base crepitante começa a rachar 5-10 minutos após a cura. Portanto, é recomendável realizar os trabalhos de decoração de paredes um a um, dividindo a superfície em pequenas áreas.

Ao final do acabamento, o material deve secar completamente. Em média, esse processo leva até um dia. Se previsto pelo projeto da sala, após a conclusão dessas etapas, as rachaduras podem ser tratadas com uma tinta contrastante que enfatizará o padrão intrincado. Esse procedimento é realizado após a secagem completa da superfície tratada.

maduro

Revestimento protetor

Para proteger o revestimento, é utilizado um verniz especial, que é aplicado na parede com esponja de espuma. Se tinta acrílica foi colocada na rachadura, esse material pode ser tratado com cera natural, o que melhorará as propriedades decorativas do acabamento.

Caso seja utilizado gesso veneziano como acabamento, a superfície deve ser preparada antes da aplicação do verniz de proteção. O material de acabamento é lixado com lixa, após o que é esfregado com pano ou escova de cerdas macias. Em seguida, uma fina camada de verniz protetor é aplicada com um pincel. O excesso de material deve ser removido imediatamente.

O tipo de verniz protetor é selecionado levando em consideração os recursos de design. Basicamente, uma composição transparente é usada para decoração de interiores. Você também pode usar esmalte com brilho metálico, prateado ou outro brilho.

parede sem verniz

Regras de cuidado

Apesar de a trinca ser caracterizada por maior resistência ao desgaste, as bordas das trincas apresentam uma estrutura frágil.Portanto, após a secagem do material, é necessário evitar impactos e outros efeitos mecânicos no acabamento.

O verniz Craquelure é caracterizado por maior resistência à umidade. Ou seja, esse acabamento pode ser lavado. No entanto, durante este procedimento é proibido o uso de substâncias abrasivas ou produtos químicos agressivos. A superfície acabada com rachaduras deve ser lavada com uma esponja umedecida em um pouco de água limpa.

Os segredos dos mestres para uma pintura de qualidade

As características do verniz crepitante incluem o fato de que esse revestimento endurece rapidamente. Portanto, ao decorar uma sala com essa composição, todo o trabalho deve ser feito rapidamente até que a base seque. Em particular, não são alocados mais de cinco minutos para a vedação das juntas.

Uma recomendação semelhante deve ser seguida ao pintar paredes com acrílico. Mas, neste caso, não é alocado mais de um minuto para unir fitas adjacentes (se o trabalho for realizado por setores).

O tempo de secagem dos materiais de acabamento depende da temperatura do ar: quanto mais alta, mais rápido o revestimento endurece. Aplique o rejunte com uma esponja macia. Aplique este material com cuidado para não danificar as bordas frágeis. Para retirar o excesso, utiliza-se óleo vegetal, no qual é necessário molhar um pano macio e passar na superfície.

O excesso de verniz é um dos erros comuns que os iniciantes enfrentam. Este procedimento leva em média 30 minutos. Durante esse tempo, é necessário formar rachaduras na superfície com uma esponja macia. Recomenda-se iniciar esse trabalho quando, ao tocar no acabamento, o dedo grudar, mas não sujar.

Um secador de cabelo pode ser usado para acelerar a secagem.No entanto, o dispositivo deve ser instalado de forma que os jatos de ar fiquem inclinados em relação à superfície tratada.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha