É possível e a que temperatura pintar um carro no inverno, dificuldades e regras
A pintura da carroceria protege o carro da ferrugem. Porém, durante a operação do carro, arranhões e lascas costumam aparecer na carroceria, contribuindo para o aparecimento de corrosão. Nesse sentido, surge a dúvida se é possível pintar você mesmo o carro no inverno, pois nessa época do ano a presença de tais defeitos aumenta significativamente a probabilidade de ferrugem.
Dificuldades da pintura do carro no inverno
Os fabricantes de automóveis estabelecem seus próprios requisitos para as condições da pintura da carroceria. Na maioria das vezes, é recomendável realizar este procedimento a uma temperatura de + 18-20 graus. Sob tais condições, a tinta assenta e seca uniformemente. O não cumprimento dessas condições pode resultar nos seguintes problemas:
- a adesão da tinta ao metal será perturbada, o que levará à formação de manchas e estrias no corpo, e a superfície ficará áspera;
- aumenta o tempo de secagem da tinta;
- as composições utilizadas para desengordurar o corpo fluem a baixas temperaturas e secam por muito tempo.
Alguns tipos de tintas e vernizes podem ser aplicados ao corpo a uma temperatura de + 8 a 10 graus. Em outras condições, em climas mais frios, tal procedimento é proibido.
As desvantagens de pintar um carro no inverno incluem o fato de que o procedimento terá que ser feito com respirador e traje de proteção. Isso se explica pelo fato de o material ter efeito tóxico no sistema respiratório. E no inverno, você não pode deixar a garagem ou outro cômodo para arejar durante a pintura, pois a temperatura no ambiente cairá abaixo dos valores recomendados.
Uso de cabine de pintura especial
Ao escolher a opção onde pintar o carro no inverno, em uma câmera especial ou na garagem, é recomendável dar preferência à primeira. Isso se explica pelo fato de que, ao realizar esse procedimento, é necessário levar em consideração vários fatores, cada um dos quais afeta diretamente a forma como o revestimento será aplicado.

Assim, é necessário pintar uma carroceria em condições de limpeza praticamente estéril. Portanto, a garagem deve ser totalmente limpa antes de iniciar as manipulações, removendo sujeira, poeira e muito mais. Essas partículas, ao serem lançadas no ar, se depositam na carroceria, interferindo na distribuição uniforme da tinta.
Outra nuance importante é que a poeira está constantemente presente na atmosfera. E para que essas partículas não caiam na carroceria, cada peça pintada deve ser pendurada na vertical, o que nem sempre é possível em uma garagem. O terceiro ponto é que, ao final do procedimento, aparecem estrias no corpo. Para evitar tais consequências, é necessário fornecer aquecimento das partes tratadas.
Além disso, o posicionamento correto da iluminação, que não criará sombras na carroceria, ajuda a verificar a uniformidade da pintura.E a última nuance é que as condições de temperatura necessárias são recriadas em uma câmara especial. O ar na garagem é aquecido de forma desigual. A temperatura perto da porta é sempre menor do que perto dos radiadores, fator que afeta negativamente o estado da pintura.
Além disso, para evitar envenenamento por partículas de matéria, deve-se organizar ventilação de abastecimento na garagem. Todas as condições descritas são observadas em uma câmara especial.
Como pintar um carro na garagem no inverno
A pintura completa da carroceria na garagem não é possível. Recomenda-se realizar este procedimento em etapas, aplicando o material em partes individuais do corpo. A pintura começa com a limpeza da garagem. Depois disso, o polietileno deve ser aplicado no piso, paredes e teto, o que criará proteção adicional contra contaminação. Se possível, o carro deve ser lavado fora da garagem e depois conduzido para dentro.

A pintura do carro é realizada na seguinte ordem:
- Desmontagem e pintura de portas e para-choques.
- Aplicação de tinta no capô e porta traseira. Ao realizar essas manipulações, deve-se ter cuidado para evitar o contato com os elementos do compartimento do motor.
- Pinte o resto do corpo.
Ao final de cada uma das etapas anteriores, deve-se aplicar uma camada de verniz na superfície das peças. Para que o revestimento fique facilmente uniforme na superfície do corpo, ao realizar este procedimento, as seguintes recomendações devem ser seguidas:
- Antes de iniciar o trabalho, instale luminárias para que não haja sombra no corpo.
- Em áreas próximas a aquecedores (ou seja, áreas de temperatura mais alta), deve-se usar uma tinta com consistência mais fluida. Para isso, a composição original deve ser misturada com um solvente.
- Se a temperatura estiver abaixo dos valores especificados, recomenda-se o uso de tinta espessa. Se você não seguir esta recomendação, enfrentará manchas no futuro.
- A carroceria do carro deve ser tratada com tintas de secagem rápida.
- Se não for possível manter uma temperatura uniforme no interior da divisão, deve-se instalar na garagem uma pistola de calor ou outro equipamento semelhante. Desligue os aparelhos quando a tinta estiver completamente seca.
- Para aumentar a temperatura da superfície a ser pintada, recomenda-se misturar a tinta com um endurecedor antes de iniciar o trabalho e, a seguir, aquecer a composição com radiação infravermelha.
- A tinta seca mais no inverno. Portanto, os intervalos de tempo após a aplicação das camadas devem ser dobrados (até 15-30 minutos, dependendo do tipo de tinta). Dispositivos infravermelhos podem ser usados para acelerar a secagem após a pintura.
- Depois de revestir o corpo, é preciso esperar pelo menos um dia.

Depois que a camada de tinta secar um pouco, recomenda-se substituir a parte tratada do corpo por uma corrente de ar quente. O aquecimento não só acelera a secagem, mas também reduz o risco de manchas.
Dicas e truques adicionais
A proteção ideal e duradoura do corpo é assegurada pelos revestimentos em pó. Mas é impossível usar esses materiais ao processar um carro na garagem, pois durante esse procedimento é necessário garantir o aquecimento contínuo das peças da máquina a uma determinada temperatura.Portanto, para autopintura, você precisa usar um primer epóxi.
Ao tratar o corpo, a temperatura não deve exceder os indicadores estabelecidos. Isso reduz a vida útil do revestimento e, com o tempo, a tinta começa a inchar e descascar.


