Tecnologia de pintura de paredes de madeira e composições adequadas, cálculo de consumo
A madeira é frequentemente usada para decorar paredes. Esta decisão de design permite enfatizar o gosto impecável. A pintura adequada das paredes de madeira ajuda a decorar lindamente a sala e melhorar o desempenho do revestimento. Ao mesmo tempo, é importante escolher o corante certo e aprender a usá-lo. Hoje existem muitas substâncias disponíveis para aplicação em superfícies de madeira.
Como pintar paredes de madeira
As paredes de madeira podem ser pintadas com diferentes meios. Para isso, são utilizados vernizes e tintas. Além disso, primer e corante são frequentemente usados para isso.
tintas
Essas substâncias fornecem proteção confiável para o revestimento. Ao fazer isso, eles ajudam a obter diferentes tonalidades.

Para escolher a substância certa, você precisa se familiarizar com os principais tipos de tintas:
- Oleosos - são considerados impopulares porque possuem propriedades venenosas. Tais formulações são caracterizadas por um longo período de secagem.Tais compostos são geralmente usados para revestir substratos de madeira.
- Alquídicas - são uma ótima opção para pintura externa. Como resultado, uma película fina se forma na superfície. Realça a cor natural da madeira. Ao mesmo tempo, os esmaltes não possuem características pronunciadas de permeabilidade ao vapor. Eles mal protegem o revestimento da umidade e têm uma curta duração.
- Acrílico - são composições à base de água. Eles são considerados ecologicamente corretos e ajudam a prolongar a vida útil da superfície.
- Látex - possuem parâmetros de alta resistência à umidade. Eles ajudam a esconder até as menores rachaduras.
- Epóxi - usado para tratar apenas certos revestimentos. Na maioria das vezes, eles são usados para pintar pisos ou escadas.
As cores acrílicas geralmente contêm ingredientes de látex. Eles contribuem para aumentar a resistência à umidade.
Sortudo
É permitido o uso de vernizes para tingir madeira. Para isso, são adequadas formulações transparentes ou substâncias com características de tingimento.

As melhores opções de verniz para aplicar em superfícies de madeira incluem:
- Junto com o poliuretano - é considerado uma variedade popular. Ao mesmo tempo, a secagem leva pouco tempo. No entanto, a composição contém um solvente. Portanto, a composição tem um odor desagradável.
- À base de água - pode ser usado para pintar revestimentos interiores ou exteriores. Vale a pena preparar as paredes primeiro. Demora 1 dia para secar.
- Acrílico - tem uma aparência atraente e excelentes propriedades. No entanto, a composição é cara.
Antissépticos
Essas substâncias fornecem proteção confiável contra micróbios e microrganismos bacterianos. Os antissépticos ajudam a prevenir o mofo ou o apodrecimento das paredes. Ao escolher uma composição, vale a pena considerar a marcação.

Primers
Este termo refere-se a um revestimento especial que se recomenda aplicar para aumentar a aderência entre a madeira e as demais camadas de tinta. Além disso, a composição economiza a quantidade de tinta, pois evita que ela seja absorvida pela estrutura de madeira.

Tarefas
Este revestimento permite dar uma cor mais nobre à madeira barata.

Regras de Seleção de Tintas
Recomenda-se escolher a composição da tintura levando em consideração suas metas e objetivos:
- Para proteger as paredes de mofo, insetos e microorganismos fúngicos, vale a pena usar anti-sépticos.
- O verniz ajudará a dar brilho à madeira.
- Para dar uma tonalidade diferente às paredes, vale a pena usar tinta.
ferramentas de pintura
Para pintar as paredes, você precisa usar o seguinte:
- luvas de borracha, chapelaria, respirador;
- pincéis, rolos, banhos de tinta;
- fita adesiva - ajuda a proteger as superfícies que não devem ser pintadas;
- spray - ajuda a acelerar o processo de coloração;
- um pano úmido e um recipiente com água ajudarão a remover as gotas imediatamente.
Pode haver vários pincéis. Ao usar esmalte alquídico ou mancha de óleo, vale a pena preparar um solvente. Essas gotículas não podem ser removidas com água.

Preparando as paredes para a pintura
Para preparar suas paredes para coloração, é recomendável fazer o seguinte:
- Limpe as superfícies de poeira e teias de aranha, enxágue com água. Após a secagem, a madeira deve ser lixada.
- Áreas não destinadas a serem pintadas devem ser cobertas com filme plástico. Pequenos itens como tomadas e interruptores devem ser cobertos com fita adesiva.
- Trate as superfícies preparadas com um agente anti-séptico. Isso ajudará a tornar a madeira mais forte e durável. Além disso, esta composição fornece proteção confiável contra fungos, mofo e pragas.
- Aplique retardante de fogo. Esta substância torna a madeira mais resistente ao fogo.
tecnologia de pintura
Para pintar as paredes, você precisa começar a se mover pelo canto superior, localizado o mais próximo possível da janela. Recomenda-se mover gradualmente ao redor do perímetro. Vale a pena pegar de 3 a 5 pranchas de uma só vez. Tudo depende da sua largura.
Quando a primeira demão estiver seca, a segunda demão pode ser aplicada nas paredes pintadas. Se necessário, é permitido fazer um terceiro. Ao usar tinta fosca, o verniz pode ser usado como última demão.Isso ajudará a tornar as paredes brilhantes e dar-lhes proteção extra. Leva de 2 a 15 horas para secar uma camada - tudo depende do tipo de corante. Só depois disso é permitido aplicar uma segunda camada nas paredes.

Características da escolha da cor
Para escolher um tom de tinta, você deve se guiar pelas seguintes regras:
- Considere o estilo da sala.
- Considere a colocação em casa. Os tons escuros atraem a luz, enquanto os tons ricos desaparecem muito rapidamente.
- A tonalidade branca permite expandir visualmente o espaço.
- Se quiser usar tons diferentes, escolha tons da mesma cor, esse tipo de coloração fica mais harmonioso.
- Quanto mais simples a sala, mais brilhante e original pode ser a coloração. Ao mesmo tempo, edifícios com soluções arquitetônicas bizarras devem ser pintados em tons neutros.
As combinações de tons devem ser harmoniosas. Eles podem ser combinados ou contrastados. Diferentes tons de troncos são muito bonitos. Assim, 2 elementos podem ser pintados na cor do chocolate ao leite e 2 - em tom branco ou creme. Esta combinação ficará muito elegante, fresca e volumosa.

Como calcular a despesa
Muitos fatores afetam o custo da tinta. Estes incluem, em particular, o seguinte:
- Opacidade - representa a capacidade do corante de cobrir a camada anterior com sua tonalidade. Quanto maior esse parâmetro, menor a taxa de transferência. Este indicador é indicado pelo fabricante. No entanto, ele só funciona em condições ideais. Um corante muito grosso também causa um aumento no consumo. Neste caso, recomenda-se misturar a substância com um solvente.
- Método de aplicação - a opção mais econômica é o uso de pistola de pintura. Ajuda a aplicar a substância em uma camada fina e uniforme. A aplicação manual com pincel é considerada mais cara. Nesse caso, as camadas podem ser irregulares. O uso de um rolo é considerado uma solução de compromisso. Ajuda a distribuir uniformemente a composição com custo mínimo.
- Uma espécie de corante - produtos de diferentes marcas diferem em densidade, consistência e viscosidade. Tudo isso afeta os gastos. Assim, o custo da tinta à base de água é 1 metro quadrado menor que o consumo da substância oleosa.
- Tipo de superfície - quanto mais lisa, menor o consumo. Para economizar na mancha, é importante preparar adequadamente a superfície a ser pintada.
Em média, ao pintar superfícies de madeira polida, 1 litro é suficiente para 14 a 16 metros quadrados. Ao aplicar a composição em uma árvore fresca, é necessário 1 litro por 8 a 10 metros quadrados.
Pintar paredes de madeira tem uma série de características. Para obter um bom resultado, é importante escolher o corante certo e seguir a tecnologia de sua aplicação.


