Regras para cultivar e cuidar de ficus Robusta em casa
Ficus Robusta é uma planta de interior despretensiosa que é cultivada em casa para decoração e purificação do ar. Os jardineiros recomendam iniciar o cultivo de plantas de interior com esta flor em particular. No entanto, apesar das características específicas do ficus Robusta, o cuidado em casa pode ser difícil. Em particular, isso se deve ao fato de que a planta faz certos requisitos para o local de crescimento.
Descrição e peculiaridades da planta
Ficus Elastica Robusta é uma planta de borracha encontrada crescendo selvagem na Indonésia e na China. Em seu ambiente natural, esta cultura é capaz de crescer até 60 metros de altura. O diâmetro do tronco também é de vários metros. O Ficus Robusta, selecionado para cultivo doméstico, apresenta as seguintes características:
- altura máxima - 3 metros;
- comprimento da folha - até 20 centímetros;
- folhas com casca densa e brilho brilhante;
- as flores de um tom verde-amarelado são quase invisíveis contra o fundo de uma grande folhagem;
- os frutos (sicone) não são destinados ao consumo humano.
Os seguidores do Feng Shui cultivam o Robusta em casa, acreditando que a planta purifica a aura e protege o ambiente dos maus espíritos (negatividade)... Ficus é caracterizado por um crescimento rápido. A planta pode ser cultivada em condições de sombra forte. Mas para o desenvolvimento normal, a flor precisa de acesso à luz solar. A planta tem um tronco poderoso. Esse recurso é usado por residentes de países asiáticos, onde pontes suspensas são formadas por figueiras em seu habitat natural.
Condições de detenção
Como já mencionado, o robusta ficus se desenvolve normalmente se vários requisitos para o local de crescimento forem atendidos. A planta apareceu originalmente em regiões quentes com chuvas abundantes.
Temperatura
Recomenda-se cultivar Ficus Robusta em ambientes quentes. A temperatura ideal para o desenvolvimento normal da planta é de + 18-25 graus. Se a flor for cultivada em uma sala abafada, as folhas gradualmente ficam pálidas e começam a cair. A cultura também não tolera queda de temperatura. O ficus, colocado em um local onde há correntes de ar constantes, não se desenvolve.
Apesar de a planta ser termofílica, o Robusta não pode ser cultivado perto de baterias. Devido à proximidade de fontes de calor, a evaporação da água das folhas é acelerada, o que leva à morte da planta. No outono e na primavera, recomenda-se levar periodicamente a flor para a varanda. No verão quente, o ficus pode ser deixado do lado de fora.
Iluminação
Devido ao fato de a planta ter surgido no território do sul da Ásia, onde as florestas tropicais são comuns, o robusta ficus cresce bem em áreas sombreadas e nas janelas do lado norte da casa.A falta de sol é compensada pela iluminação artificial. Graças a esse recurso, a planta pode ser cultivada em qualquer lugar da sala.

Ao escolher um local, deve-se ter em mente que o ficus não tolera contato direto com a luz solar. Por causa disso, marcas de queimadura aparecem rapidamente nas folhas do Robusta.
umidade do ar
A umidade do ar onde o Robusta cresce deve ser mantida em 50% ou mais. Na estação fria, é permitido reduzir esse número para 30-40%. Nesse caso, é necessário borrifar periodicamente a planta com um borrifador.
Priming
Para o ficus Robusta, o solo universal é adequado, caracterizado por acidez neutra. Antes do plantio, recomenda-se misturar o material do solo com um pouco de areia, o que proporcionará um fluxo de oxigênio às raízes. Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do recipiente em que o ficus é cultivado. Este último evitará o apodrecimento do sistema radicular.
rega
O ficus gosta de rega abundante (mas não excessiva). Recomenda-se adicionar água a cada três dias no verão e a cada 5 dias no inverno. Antes de regar, é preciso esperar até que o solo esteja seco e depois soltar o solo.
Se, devido à inundação da água, aparecerem vestígios de doenças fúngicas na planta ou as folhas começarem a murchar (indica o apodrecimento do sistema radicular), o Robusta deve ser transplantado para um novo vaso.
cômoda
No período de março a novembro, quando a planta está crescendo ativamente, recomenda-se aplicar fertilizantes universais como Humisol ou Palma sob o tronco a cada 2 semanas. Esta dieta garante o desenvolvimento normal da coroa.

regras de transplante
Como outras fichas, o Robusta cresce e se desenvolve rapidamente.Além disso, a planta é mais ativa no primeiro ano após o plantio em uma nova sala. Nesse sentido, o ficus deve ser transplantado para recipientes maiores. Recomenda-se realizar o procedimento anualmente na primavera ou início do verão. Para fazer isso, você deve:
- Regue bem a planta uma hora antes do transplante.
- Com uma faca, esprema a terra das paredes do vaso e, segurando a flor pelo tronco, solte e retire a ficus.
- Transfira a planta para um novo vaso com uma camada de drenagem preenchida até o fundo. A espessura deste último é de 3 a 5 centímetros.
- Preencha a falta de solo e compacte o solo. Neste caso, o colar deve permanecer na superfície.
No final do transplante, o solo deve ser regado. Se depois disso as raízes saírem, você precisará adicionar mais terra para vasos. Plantas adultas não precisam ser transplantadas. No entanto, neste caso, é recomendável substituir periodicamente o solo superficial.
Como formar uma coroa
É muito difícil prever como o ficus se desenvolverá. Ou seja, após a poda da parte superior do tronco do Robusta, as brotações laterais podem crescer vigorosamente e manter seus tamanhos anteriores.
Mas se você quiser criar uma certa coroa, jardineiros experientes recomendam podar a cultura usando uma lâmina higienizada.
E após o procedimento, é necessário retirar o leite que surge, que, se entrar em contato com a pele ou mucosas, pode causar uma reação alérgica aguda. A poda é recomendada em fevereiro-março. Nesse período, começa o desenvolvimento ativo da flor. Para dar um certo formato à coroa, é necessário cortar os brotos 7 centímetros acima do local desejado.Este procedimento também é recomendado para a prevenção de doenças ou remoção de crescimentos mortos.
Métodos de reprodução
Basicamente, o Robusta é propagado por estacas obtidas após a poda da planta. Além disso, um novo ficus pode ser obtido a partir de brotos, sementes ou estacas.

Estacas
Para propagação por estacas, você precisará cortar o broto saudável superior em 10 a 15 centímetros com três ou quatro nós. Depois disso, você precisa remover o leite. Em seguida, é preparada uma mistura de turfa e areia, misturada em proporções iguais. Além disso, o tiro pode ser baixado na água. Em seguida, é necessário cobrir o recipiente com a alça com vidro e colocá-lo em local quente e bem iluminado... A nova planta deve criar raízes em 2 a 3 semanas.
Camadas
Este método de propagação é usado em plantas antigas. Isso exigirá:
- Retire as folhas do caule inferior.
- Faça um corte circular no broto.
- Enrole a incisão com algodão umedecido e deixe a planta por 14 a 21 dias.
- Depois que o broto deu raízes, é necessário cortar o caule e inseri-lo no substrato preparado.
Após mais 2-3 semanas, a nova planta pode ser transplantada para um local permanente.
sementes
Esta opção de criação raramente é usada. Antes do plantio, recomenda-se deixar as sementes de molho por várias horas em um bioestimulador. Em seguida, o material é semeado na superfície do solo, umedecido com água de borrifador. Os primeiros brotos aparecem em uma semana.
Folhas
Para propagar o Ficus Robusta, você pode cortar uma folha saudável obliquamente e saturar o material com um estimulador de crescimento radicular.Em seguida, o broto é colocado em água morna (pano umedecido). Nesse caso, a folha não deve tocar no líquido. Depois que as raízes aparecem, o broto é transplantado para um pequeno recipiente com terra.
Também para este método, você pode usar as recomendações de propagação por estacas. Ou seja, após o corte, a folha deve ser imediatamente colocada em um substrato preparado, coberta com vidro e colocada em ambiente aquecido por 2 a 3 semanas.

Prevenção de doenças e pragas
Na maioria das vezes, os ácaros aparecem no ficus Robusta. No combate a essa praga, borrifar as folhas com um borrifador ajuda.
A maioria das doenças de flores se desenvolve devido ao não cumprimento das regras de cuidado. Folhas caindo ou rolando indicam rega inadequada. O primeiro também é típico de plantas que crescem em ambientes fechados com ar seco. O amarelecimento das folhas indica falta de ferro e o aparecimento de manchas pretas indica queimaduras solares. No primeiro caso, uma ferramenta especializada ajuda, no segundo - a cortar as partes afetadas da planta e transferir a flor para outro local.
O último problema comum também está relacionado ao não cumprimento das regras de rega. Devido à introdução frequente de água, as raízes e o tronco começam a apodrecer. Nesse caso, o transplante e a alteração do regime de irrigação ajudam a corrigir a situação. Se aparecerem vestígios de infecção fúngica (flor branca ou outra), o ficus deve ser tratado com fungicidas.
Dicas e truques adicionais
Recomenda-se cultivar Ficus Robusta em instalações residenciais. Esta planta libera muito oxigênio e absorve certas substâncias nocivas (fenóis e outros). Para prevenir doenças e o aparecimento de pragas, recomenda-se limpar as folhas com um pano úmido toda semana.
Em casos raros, a planta perde sua coroa. No entanto, isso ocorre com mais frequência devido à umidade insuficiente do ar. Portanto, quando as folhas caem, o ficus deve ser transferido para outra sala e periodicamente borrifado com água de um borrifador.


