Regras para cultivar e cuidar de oleandro em casa, podar e modelar

O cuidado e o cultivo do oleandro são do interesse de muitos floricultores. Esta planta tem propriedades decorativas pronunciadas e pode ser uma decoração de qualquer local. Para ter sucesso no cultivo de uma flor, ela deve receber cuidados completos e abrangentes. Isso deve incluir umedecimento oportuno do solo, fertilização correta e poda sistemática.

Descrição e características da planta

Oleander ou, como também é chamado, Nerium pertence à família Kutrov. Em condições naturais, este arbusto é encontrado em países mediterrâneos. Prefere crescer perto de corpos d'água, formando matagais densos nesses locais.A planta tem caules longos cobertos com lenticelas redondas. É caracterizada por folhas lanceoladas verdes brilhantes. Em comprimento, podem atingir 15 centímetros. A folhagem está localizada em pequenos pecíolos.

O arbusto é decorado com inflorescências exuberantes de vários tons - vermelho, amarelo, branco, rosa. Eles são grandes em tamanho e têm 5 pétalas. A severidade do aroma e o grau de esponjosidade são determinados pelo tipo e variedade da cultura.

Origem

A terra nativa da planta é a região do Mediterrâneo. Também é encontrado nos subtrópicos da Ásia e da América. O nome latino da planta vem da palavra grega "nerion". Isso se traduz em "molhado" ou "nojento". Isso significa que a cultura precisa de solo úmido.

variedades populares

Hoje existem muitas variedades de oleandro, cada uma com certas características.

branco

Esta planta atinge 2-2,5 metros de altura. É caracterizada por exuberantes inflorescências brancas que exalam uma agradável fragrância leve.

Rosa

É um arbusto verde perene com folhas alongadas. A cultura tem um tamanho compacto e flores rosa pálido.

É um arbusto verde perene com folhas alongadas.

AMARELO

Esta é uma planta despretensiosa de altura média. 2 arbustos aparecem de cada semente. Eles são caracterizados por flores amarelas brilhantes que se parecem com sinos.

vermelho

É uma planta perene que cresce até 2 metros. Tem belas folhas e flores vermelhas racemosas.

vermelho rústico

Esta planta é caracterizada por inflorescências vermelhas brilhantes com folhas verdes aveludadas.

Cardeal

Esta planta é caracterizada por corolas bordô simples que parecem bastante impressionantes.

indiano

A Índia é considerada o berço desse tipo de oleandro. Em condições naturais, a cultura atinge 4 metros. A floração começa na primeira metade do verão e dura até meados do outono.As flores são vermelhas e brancas.Existem também variedades amarelas e rosa.

Perfumado

Este tipo de planta é considerada asiática. É menor em comparação com a variedade comum da cultura. Em altura, esse oleandro não ultrapassa 50 centímetros. A cultura é decorada com flores isoladas.

Características do atendimento domiciliar

Para cultivar você mesmo um oleandro, você precisa levar em consideração muitos recursos e fornecer cuidados de alta qualidade.

Seleção de localização

Recomenda-se colocar a planta no local mais claro da sala. A cultura é muito sensível à exposição direta ao sol.

Na primavera e no verão, vale a pena retirar o oleandro.

Recomenda-se colocar a planta no local mais claro da sala.

Temperatura e iluminação

Oleander interior precisa de muita luz. Se cultivada no lado norte, pode ser necessário o uso de lâmpadas fluorescentes. Com a falta de luz, a planta perde as folhas. A ventilação da sala não é desprezível. No entanto, é importante evitar correntes de ar frias. Na primavera e no verão, a temperatura deve ser de + 20-28 graus. No outono, é reduzido para +18 graus. No inverno, a cultura deve receber um local claro e indicadores de + 8 a 15 graus. As temperaturas sobem gradualmente em março.

modo de rega

Para regar, recomenda-se usar água macia ligeiramente acima da temperatura ambiente. No outono e na primavera, o solo é umedecido à medida que a camada superior seca. Em tempo quente, deixe o líquido na panela. Recomenda-se despejá-lo em dias mais frios.

No inverno e no outono, o procedimento deve ser realizado com cuidado - apenas 2 dias após a secagem da camada superior do solo.

É importante garantir que o sistema radicular não apodreça. Nesse caso, o solo não deve secar.

spray e banho

Na primavera e no verão, a cultura não deve ser pulverizada. Em altas temperaturas, o vaso com a planta é colocado em um recipiente com água. No inverno, a lavoura deve ser pulverizada, pois as folhas podem secar devido ao aumento da secura do ar.

cômoda

Recomenda-se aplicar fertilizantes apenas na primavera e no verão. Isso é feito 2 a 4 vezes por mês. Nesse caso, vale a pena usar minerais e orgânicos alternadamente. Recomenda-se fertilizar o solo meia hora após a rega. Isso só pode ser feito em clima frio.

Tamanho

Com esse procedimento, será possível deixar a floração mais exuberante, pois ajuda a ativar a formação de botões dormentes.

Sanitário

Esta poda é feita no final do outono. Isso envolve a remoção de galhos enfraquecidos e maduros. As pragas geralmente se instalam lá.

Isso envolve a remoção de galhos enfraquecidos e maduros.

Treinamento

A poda de treinamento é realizada na primavera. Nesse caso, recomenda-se retirar os brotos alongados pela metade. O procedimento ativa a formação de brotos laterais, nos quais as flores aparecem depois de algum tempo.

após a floração

Após o término da floração, vale a pena podar a lavoura. Graças a isso, será possível obter um arbusto compacto com copa densa e arredondada. É melhor podar cada galho desbotado até 2/3 do seu comprimento.

período de dormência

Este período vai de novembro a fevereiro. Em primeiro lugar, vale a pena escolher um local claro e fresco para o cultivo. O regime de temperatura deve ser de + 12-15 graus. Regar a cultura é muito cuidadoso. É importante lembrar o senso de proporção para não causar podridão nas raízes.No inverno, o cultivo requer iluminação artificial - até 10 horas por dia.

Rejuvenescimento

A poda é recomendada para rejuvenescer o oleandro. O transplante adequado da cultura também leva a bons resultados.

Requisitos de solo

O cultivo precisa de solo especial. Para fazer o substrato, vale misturar terra de jardim, húmus de folhas e turfa na proporção de 2: 1: 1. Para melhorar a drenagem, deve-se adicionar um pouco de areia grossa à composição.

Transferir

Dentro de 3-4 anos, as plantas jovens precisam de transplante anual. Nesse caso, recomenda-se aumentar o tamanho do recipiente, levando em consideração o crescimento das raízes. O procedimento deve ser realizado em meados do final da primavera.

Dentro de 3-4 anos, as plantas jovens precisam de transplante anual.

jarra

O novo recipiente deve ser 3-4 centímetros maior que o anterior. Se você usar um vaso muito grande, não poderá esperar uma floração rápida. Deve haver grandes orifícios no fundo da panela para drenar o excesso de umidade. Para isso, vale a pena colocar uma camada de argila expandida de 2 a 3 centímetros.

Chão

Oleandro precisa de solo solto e fértil. É melhor usar uma composição à base de relva, solo frondoso, areia, húmus e turfa nas proporções de 2: 1: 1: 1: 1: 1. Você pode adicionar um pouco de carvão vegetal à composição, o que ajudará a evitar o desenvolvimento de infecções.

Métodos de reprodução

A cultura pode ser propagada de várias maneiras. Cada um deles tem certas características.

Estacas

Brotos extras sempre aparecem durante a poda. Eles devem ser cortados e usados ​​para reprodução. Para isso, estacas jovens de 15 centímetros são adequadas. Eles devem ter um ponto de crescimento e folhas verdes.Você pode enraizar estacas pelos seguintes métodos:

  1. No substrato. Para isso, é necessário arrancar as folhas inferiores, tratar o corte com carvão e secar ao ar. Em seguida, coloque em uma composição à base de turfa e areia e despeje sobre ela. Cubra com papel alumínio e coloque em um local quente e claro. Levará 1 mês para fazer o root. Quando as raízes atingem 3-5 centímetros, a planta pode ser movida para um pequeno recipiente.
  2. Na água. Para isso, vale a pena usar água decantada. Recomenda-se adicionar um comprimido de carvão ativado e um pouco de estimulador de crescimento radicular.

camadas de ar

Para implementar este método, é recomendável executar as seguintes ações:

  1. Escolha um broto jovem adequado.
  2. Corte a casca a uma distância de 10 a 15 centímetros do topo.
  3. Enrole um saco de areia úmida ou musgo esfagno sobre a área da incisão.
  4. As raízes aparecerão em um mês. Quando estiverem fortes, o broto pode ser cortado e transferido para um novo vaso.

Quando estiverem fortes, o broto pode ser cortado e transferido para um novo vaso.

sementes

Este método é considerado muito demorado, por isso é usado muito raramente. Recomenda-se comprar sementes em lojas especializadas. Antes do plantio, eles devem ser embebidos em uma solução estimulante do crescimento. Para o procedimento, você precisará de uma caixa ou recipiente com tampa. Recomenda-se colocar uma composição de areia e turfa no fundo e regar. Espalhe as sementes sobre a superfície e cubra com papel alumínio. Coloque em um lugar quente. Se necessário, recomenda-se umedecer e arejar o solo.

Após cerca de 1 mês, os brotos começarão a aparecer. Neste ponto, o filme pode ser removido. Após a formação de 3-4 folhas, os arbustos devem ser movidos para recipientes separados.

Divida o mato

Ao transplantar uma planta, é permitido dividi-la em 2 fragmentos. Para fazer isso, retire a planta do vaso e sacuda suavemente o solo das raízes. Depois disso, recomenda-se estudar cuidadosamente o estado da cultura. Se houver muitos pontos de crescimento nos brotos, vale a pena dividir a planta com cuidado em 2 partes. Polvilhe as áreas danificadas com carvão triturado, seque e plante em vasos separados.

Doenças e pragas

Em caso de manutenção inadequada das lavouras, existe o risco de desenvolvimento de várias doenças. Em tal situação, vale a pena agir a tempo.

As pontas das folhas secam

Este sintoma indica falta de umidade. Neste caso, vale a pena estabelecer a rega. É importante garantir que o solo esteja completamente úmido. Deve haver recipientes com água perto da cultura.

As folhas estão ficando amarelas

Este sinal indica umidade excessiva do solo ou falta de fertilizantes adequados. Em tal situação, vale a pena trocar o solo e ajustar o regime de irrigação.

folhagem murcha

Se a folhagem do oleandro ficar pálida, isso indica falta de luz e distúrbio na fotossíntese.

Se a folhagem do oleandro ficar pálida, isso indica falta de luz e distúrbio na fotossíntese.

Manchas pretas nas folhas

O aparecimento de pontos pretos nas folhas indica a derrota da cultura por fungos. Eles cobrem toda a placa, o que leva à violação da fotossíntese e ao enfraquecimento da flor.

Queda das folhas inferiores

Esses sinais indicam falta de luz. No verão, basta mover a flor para um local mais claro. No inverno, vale a pena usar lâmpadas artificiais.

Descarga maciça de folhagem

Baixas temperaturas ou correntes de ar podem causar problemas. A planta deve ser movida para um local mais quente e iluminado.

botões caindo

Tal violação é observada em baixas temperaturas ou quando exposta a correntes de ar. Além disso, a queda de gemas pode ser resultado do uso de água fria para irrigação.

Pouco ou nenhum crescimento

A violação do desenvolvimento da cultura pode ser o resultado de condições inadequadas de temperatura ou iluminação insuficiente.

cochonilha

Esta é uma das pragas mais perigosas para o oleandro. Nesse caso, as pulgas aparecem nos botões, que absorvem seu suco. A solução de sabão ajudará a lidar com o problema. Você também pode usar ferramentas especiais - Aktaru, Fitoverm, Aktellik.

Aranha

Quando um arbusto é danificado por esta praga, observa-se o ressecamento e a queda das folhas. Nesse caso, vale a pena tratar a cultura com água e sabão. Se não houver efeito, vale a pena usar Aktellik, Fitoverm ou Vertimer.

Quando um arbusto é danificado por esta praga, observa-se o ressecamento e a queda das folhas.

Escudo

Quando uma flor é danificada por um escutelo, pequenos tubérculos aparecem na área da base do tronco. Você mesmo pode excluí-los. Quando as pragas atacam, o arbusto fica feio e perde as folhas. Para controlar as pragas, é recomendável removê-las manualmente. As áreas danificadas devem ser limpas com sabão ou uma solução de álcool.

Para aumentar a eficácia do tratamento, vale a pena usar produtos químicos - Aktara ou Aktellik. Recomenda-se processar o solo com esses meios. Com uma forte derrota, vale a pena se livrar sistematicamente dos brotos afetados.

Propriedades úteis de uma flor

A planta tem propriedades venenosas. Além disso, contém oleandrina e cornerina. Essas substâncias são glicosídeos cardíacos encontrados nas folhas.Em pequenas quantidades, são úteis no tratamento de certas doenças cardíacas.

Na medicina tradicional, as tinturas feitas com as folhas da planta são usadas para dores de cabeça, distúrbios do sono e furunculose. Eles também podem ser usados ​​para taquicardia, exaustão nervosa, líquen. Na prática veterinária, esses agentes ajudam a ativar o sistema digestivo e a eliminar a insuficiência cardíaca aguda em animais.

Muitos jardineiros afirmam que uma planta com flores pode ajudar a lidar com a deterioração sazonal do humor. Além disso, o oleandro é frequentemente usado em paisagismo. Com sua ajuda, é possível criar acentos interessantes em plantações em grupo. A planta ajuda a purificar e refrescar o ar. Seu óleo essencial é frequentemente usado em perfumaria.

Virulência

Oleandro é considerado uma planta muito venenosa. Pode ser mortal quando usado como combustível ou adicionado ao chá. Algumas horas após o envenenamento por oleandro, uma pessoa desenvolve dor abdominal, náusea e vômito. Existe também o risco de diarreia sanguinolenta, efeitos visuais e taquicardia. À medida que o envenenamento progride, o pulso torna-se lento e irregular, a pressão arterial diminui, o que leva à parada cardíaca.

Qualquer manipulação da cultura deve ser feita com extrema cautela. A madeira e a seiva da planta contêm muitos componentes perigosos. Luvas são recomendadas para o transplante. Após o contato com uma flor, lave bem as mãos.

dicas e truques

Para cultivar uma safra com sucesso, é importante cuidar bem dela. Para isso, siga as recomendações de floristas experientes:

  1. Realize o trabalho de plantio corretamente, respeitando as instruções de segurança.Nesse caso, vale a pena usar equipamentos de proteção.
  2. No inverno, o recipiente com a planta deve ser guardado em local fresco. No verão, recomenda-se levá-lo para a varanda ou jardim.
  3. Após a conclusão da floração, todos os ramos devem ser cortados ao meio. Isso ajudará a estimular o crescimento de brotos laterais e o surgimento de novas flores.
  4. Recomenda-se replantar oleandros na primavera. No verão vale a pena fazer o transbordo. Durante o período de floração, qualquer manipulação com a cultura é proibida.

Oleandro é considerado uma cultura popular com excelentes propriedades decorativas. Além disso, esta planta tem um efeito tóxico no corpo humano. Portanto, ao cultivá-lo, você precisa ter cuidado.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha