Regras para cultivar uma laranja no caroço, plantar e cuidar em casa
Em casa, nem todo aquarista ousará cultivar uma cultura tão exótica como a laranja. No entanto, não há dificuldades especiais neste processo. O principal é escolher a variedade certa, preparar o material da semente e fornecer à planta cuidados agrotécnicos competentes, que incluem necessariamente a prevenção de doenças. Cultivar uma laranja a partir da semente em casa é um processo interessante e emocionante.
Variedades adequadas para cultivo em interior
Nem todas as variedades cítricas são adequadas para cultivo interno. No entanto, os criadores selecionaram diversas variedades de laranjas que prosperam em condições de apartamento, florescem e, com cuidado especial, dão frutos.
gamlin

Gamlin pertence às variedades anãs de plantas, não ultrapassando um metro e meio de altura. A característica que distingue a laranja das outras variedades é a casca alaranjada brilhante.As folhas da árvore são de cor verde claro, os frutos são de tamanho médio e formato esférico.
Pavlovsky
Segundo especialistas, a variedade Pavlovsky é uma das melhores para cultivar em apartamento. A árvore não ultrapassa 1 metro de altura, o que é conveniente para colocar no peitoril da janela. Sob a condição de polinização artificial, as primeiras laranjas podem ser colhidas após 7 meses. Os frutos da laranja Pavlovsk pesam cerca de 80 gramas e são esféricos, ligeiramente achatados.
umbigo de Washington

A variedade de laranja pertence às variedades cítricas de maturação precoce. Sua altura em casa varia de 1 a 2 metros. As placas foliares são de tamanho médio e ovóides, de cor verde escura. As inflorescências da cultura cheiram bem e têm uma tonalidade branco-rosada. O peso das laranjas chega a 300 gramas com os devidos cuidados.
Como preparar o material de plantio
Para obter sementes, escolha uma laranja grande e fresca com uma rica cor laranja. A maturidade é determinada focando na friabilidade da polpa. As sementes maiores e mais densas são escolhidas para o plantio. Se você pegar laranja claro, sementes vazias, brotos não aparecerão e a taxa de germinação do material seco é muito baixa.
Preparar um osso para plantar no solo envolve várias etapas:
- As sementes selecionadas são lavadas em água fria corrente para retirar o restante da polpa.
- A água estagnada é preparada em temperatura ambiente e o material de plantio é colocado nela por um dia.
- Para acelerar a germinação das sementes, estimulantes, por exemplo, Epin, são adicionados à água. Ao usá-los, eles são guiados pelas instruções na embalagem do produto.
Mesmo sem o uso de estimulantes de crescimento, as sementes de laranja germinam bem, o principal é que a crosta superior amolece bem na água.

Como plantar corretamente
Para o plantio de sementes de laranja, são adquiridos recipientes ou copos de plástico separados. É importante que haja pequenos orifícios no fundo de cada um para o escoamento do líquido após a rega. O solo para o cultivo de uma muda de laranja é adquirido em loja especializada ou preparado de forma independente.
A composição ideal do solo é a seguinte:
- solo de jardim (2 partes);
- terreno relvado (2 partes);
- areia de rio (1 parte);
- turfa não ácida (parte 1).
Recomenda-se plantar sementes de laranja de acordo com o seguinte algoritmo:
- No fundo do recipiente preparado, é colocada uma camada de pedrinhas ou areia grossa, que serve de drenagem.
- O solo é derramado por cima e levemente compactado.
- Faça uma depressão de alguns centímetros com o dedo e coloque os grãos neste buraco. A distância de todas as paredes da panela é de pelo menos 3 cm.
- Depois disso, umedeça, mas certifique-se de que a água não esteja fria.
- Preencha com restos de terra e cubra com filme plástico ou um copo.
- Eles são levados para um local quente e escuro, removendo periodicamente o abrigo para ventilação e acesso ao oxigênio.
- Os primeiros brotos sobem à superfície em um mês.
Regras de acompanhamento
Após a germinação, as laranjeiras precisam de cuidados competentes, que incluem rega e alimentação, formação de copas e tratamentos preventivos que evitem o aparecimento de doenças e pragas.

Iluminação e temperatura
As árvores cítricas são residentes de regiões quentes, por isso precisam de altas temperaturas, mesmo quando cultivadas em ambientes fechados. Durante a estação de crescimento, seus indicadores são recomendados na faixa de 21 a 25. Se a temperatura ultrapassar esse valor, a laranja começará a construir ativamente sua massa verde e a fruta não ficará presa. No inverno, quando a planta está em repouso, os indicadores são mantidos em 12-15 graus. Com o início dos primeiros dias da primavera, a temperatura sobe para 18 graus ou mais, mas gradualmente.
A laranja interna adora a luz do sol, mas reage negativamente aos raios diretos. Os peitoris das janelas leste ou oeste seriam uma opção de posicionamento ideal; nas do sul, recomenda-se sombrear a planta no calor do dia para evitar queimaduras nas folhas. Para que a copa da muda seja iluminada uniformemente pelos raios solares, o vaso deve ser girado periodicamente em diferentes direções.Quando chega o verão, o recipiente com a planta deve ser levado para a varanda ou loggia para arejar.
Regar e pulverizar
Nos dias quentes de verão, a árvore precisa de irrigação regular. No entanto, eles fazem isso com cuidado, evitando a estagnação do líquido nos recipientes de plantio. Após a rega, o excesso de água é drenado da panela, caso contrário, levará ao apodrecimento das raízes. Caso uma laranja seja enviada para descansar em uma sala fria durante o inverno, a irrigação é reduzida para 1 ou 2 vezes a cada 30 dias . Se a árvore estiver hibernando em uma sala quente, a umidificação é realizada de acordo com o mesmo algoritmo do verão.
Para irrigação, leve água decantada ou filtrada à temperatura ambiente. Se você umedecer uma laranja com líquido da torneira, isso leva à hipotermia do sistema radicular e a planta morre. A cultura não tolera ar seco, portanto, um recipiente com água é colocado ao lado ou a pulverização é realizada em clima quente.
formação da coroa
É necessário começar a formar a copa de uma laranja quando a árvore atinge uma altura de 25-30 cm.

O trabalho é realizado de acordo com as seguintes instruções:
- Primeiro, aperte o caule principal a uma altura de 20-25 cm.
- Neste caule devem ser deixados 3-4 ramos, que também são pinçados para limitar o seu crescimento.
- Na próxima estação de crescimento, durante a poda, permanecem 2 ramos de segunda ordem, nos quais se formarão brotos de terceira ordem.
- Depois disso, nas estações subseqüentes, apenas os galhos fracos, secos e doentes são removidos.
cômoda
Os principais nutrientes são adicionados durante a primavera e o verão. A cobertura é feita a cada semana e meia.Fertilizantes especiais para frutas cítricas são adquiridos na loja de jardinagem. São introduzidos na concentração indicada nas instruções de uso, imediatamente após a irrigação da árvore.
Recomenda-se o uso de alimentos orgânicos para alimentação no máximo uma vez a cada 3 meses. A fim de preservar a cor brilhante da folhagem da laranja interna, o sulfato de ferro é adicionado periodicamente à composição.
controle de pragas
Na ausência de cuidados adequados, as laranjeiras infectam pragas, que devem ser tratadas o mais rápido possível para não prejudicar a aparência decorativa das plantas.
mosca branca
As moscas-brancas comem ativamente as folhas e caules das laranjas, o que enfraquece e mata a colheita. Aparecem caso o regime de irrigação não seja observado, as condições ideais para sua reprodução são alta umidade e alta temperatura.
Para combater a mosca branca, são utilizadas preparações de Aktara ou Agrovertin, diluindo-as de acordo com as instruções de uso. Se houver poucas pragas, use remédios populares, como água com sabão ou infusão de alho.

pulgão
O inseto suga o suco das folhas da laranjeira e a árvore começa a murchar. Para combatê-la, compramos inseticidas de nova geração que não agridem as plantas. Dos remédios populares, a pulverização das árvores com uma infusão de tabaco ou calêndula é eficaz.
Escudo
Como resultado da exposição a insetos escamados, as folhas de laranja primeiro ficam amarelas, depois se enrolam e caem. Para a destruição da praga, são utilizados medicamentos como Actellic ou Phosbecid. Segundo as receitas populares, a infusão de alho ou cebola é eficaz.
Aranha
Os ácaros danificam brotos e folhas imaturos. Após a exposição, eles ficam amarelos e secam.Nesse caso, a pulverização com enxofre ou qualquer preparação inseticida será eficaz. Se houver poucas pragas, limpe as folhas com um cotonete umedecido em solução de álcool.
Floração e frutificação
Se uma laranjeira for enxertada, as primeiras flores aparecerão nela em 3-4 anos. Os botões são caracterizados por uma aparência decorativa e um aroma agradável.
invernada
Se você não fornecer à laranja interna um período de dormência completo no inverno, sua vida útil será significativamente reduzida. Depois de desacelerar todos os processos vegetativos, a planta é transferida para uma sala fria, onde é mantida até a primavera, não esquecendo de regá-la periodicamente.
Transplante de plantas
Até o início da frutificação, as laranjas jovens são transplantadas anualmente. Para isso, pegue um vaso com vários centímetros de diâmetro maior que o anterior. Após o aparecimento dos primeiros frutos, este procedimento é realizado a cada 3 anos. Isso é feito na primavera usando o método de transbordo.

Métodos de propagação da laranjeira
Existem várias maneiras de cultivar laranjeiras em casa.
sementes de girassol
Sementes frescas de laranjeira são plantadas em recipientes separados e cuidadas após a germinação, como acontece com as árvores maduras.
Estacas
Para cultivar um novo espécime de laranja, eles pegam galhos da copa de uma planta do ano anterior ou atual. O comprimento de cada estaca deve ser inferior a 10 cm As plantas são plantadas em miniestufa em areia grossa e cobertas com vidro por cima. Assim que as mudas criarem raízes, transplante-as para um local permanente.
Enxerto
Como uma planta cultivada a partir de sementes não retém suas características parentais, é necessário vacinar.Isso é feito enxertando um broto ou um broto de uma planta cultivada. Isso ajuda a acelerar o início da frutificação e enriquece o sabor das laranjas.
Resolver problemas comuns
Jardineiros experientes compartilham dicas para ajudá-lo a evitar erros no cultivo de laranjas e obter uma árvore saudável e frutífera.
erros de cuidado
Se você não cuidar bem da planta, ela não só não vai gostar do fruto, mas também vai morrer. O transbordamento é considerado o principal erro, neste caso, o apodrecimento das raízes da laranja. Sem a adição de nutrientes, frutas grandes e doces não podem ser colhidas.

doenças
As laranjeiras sofrem de várias doenças.
antracnose
Se a sala estiver quente e úmida, a antracnose, uma doença fúngica, ataca as laranjas. O primeiro sinal é o aparecimento de manchas marrom-escuras nas folhas.
Folhas e galhos de plantas afetadas são cortados e a árvore é pulverizada com qualquer preparação fungicida.
Sarna
Manchas protuberantes em qualquer parte da colheita indicam uma doença como sarna. As partes danificadas da laranja são removidas e tratadas com qualquer preparação que contenha cobre.
cogumelo fuliginoso
O surgimento desse problema é provocado por insetos nocivos que secretam uma substância doce e pegajosa. Remover as partes afetadas da laranja e usar preparações de cobre são formas de combater as doenças das plantas.
podridão da raiz
É impossível curar uma doença infecciosa em laranjas, portanto as plantas infectadas são destruídas.
Oídio
Com esta doença, a planta diminui o crescimento e uma camada branca em pó é perceptível nas folhas. Para o tratamento de laranjas, é usado 1 Bordeaux líquido ou sulfato de cobre.
câncer cítrico
Como tal doença não pode ser tratada, recomenda-se como medida preventiva borrifar as árvores uma vez por mês com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Clorose
A clorose das folhas de laranjeira resulta da falta de ferro. Para remediar a situação, introduz-se a fertilização da planta com alto teor desse elemento.
Dicas e truques adicionais
Para prolongar a vida das laranjeiras, certifique-se de enviar as plantas para descansar durante o inverno. As sementes para o plantio de plantas devem ser frescas, caso contrário, os primeiros brotos não aparecerão em breve.





