Regras para desenhar um canteiro de flores com flox, combinações bem-sucedidas com outras flores

Os floxes perenes diferem em cores, são brancos, azuis, rosa e lilás. Plantas altas são plantadas ao longo das cercas, variedades baixas decoram os caminhos e canteiros de flores no jardim. Para que um canteiro de flox pareça harmonioso, é necessário selecionar corretamente a sombra e a altura das hastes, poder combinar plantas perenes com outras plantas ornamentais.

Regras para a elaboração de arranjos de flores

Visitando exposições florísticas, as pessoas ficam maravilhadas com a imaginação e o talento dos mestres que criam verdadeiras obras-primas, mesmo a partir de plantas de aparência comum. A composição de um requintado arranjo de flores requer não apenas habilidade e inspiração, mas também conhecimento das regras básicas da floricultura.

Antes de começar a criar um canteiro de flores, você precisa desenhar ou elaborar um projeto em sua mente e fazer uma composição com base nele.Uma flor com um tom contrastante com o fundo principal geralmente é escolhida como ponto principal.

Imaginando como deve ser um canteiro de flores, eles o dividem em 8 partes do mesmo tamanho.

Para tornar a composição brilhante e interessante, são utilizadas plantas de diferentes alturas e cores.

O buquê parece leve se os tons claros forem combinados, os escuros o tornam pesado e exuberante. Para adicionar harmonia ao canteiro, você precisa escolher as cores certas. A paleta deve ser discreta, não chamativa. Tons da mesma tinta são sempre combinados com sucesso, tons contrastantes ficam bem em uma determinada sequência, começando com vermelho e laranja e terminando com azul, roxo.

Antes de começar a criar um canteiro de flores, você precisa desenhar ou esboçar um projeto em sua mente e, a partir dele, fazer uma composição.

Principais variedades

Como muitas variedades de flox foram criadas, é possível selecionar plantas que fornecem aromas e cores ricos por muito tempo.

rastejando

Para compor o fundo das composições, os designers preferem usar flores, arbustos, árvores anãs, que ficam verdes e florescem em abril - início de maio. De plantas perenes rastejantes de tons vermelhos, roxos, rosa e leitosos, eles criam:

  • descontos;
  • pinturas;
  • freios.

Floxes de cobertura do solo são ideais para organizar slides alpinos, desenhando canteiros de flores simples.

Variedades rastejantes são usadas para decorar paredes de contenção.

Variedades rastejantes são usadas para decorar paredes de contenção.

Friável

Flox despretensioso com floração de haste curta no final de maio. Cachos exuberantes, que coletam pequenas flores lilás, lilás e roxas, parecem exóticos e exalam um aroma agradável.

Arbusto

Flox de baixo crescimento adoram solo ácido, apenas em tal solo eles são rapidamente aceitos, têm um cheiro doce.Das inflorescências, compostas por um grande número de pétalas rosa, brancas e vermelhas, são obtidas colagens pitorescas.

Grandes floxes de arbusto florescem em momentos diferentes, por favor, com uma aparência decorativa por pelo menos um mês. Em algumas variedades, as flores são pequenas, em outras - grandes, manchadas, muitas têm tons incomuns... Os canteiros de grandes floxes são impressionantes com cores ricas.

Grandes floxes de arbusto florescem em momentos diferentes, por favor, com uma aparência decorativa por pelo menos um mês.

Combinações de sucesso com outras cores

Combinando corretamente diferentes plantas, você obtém composições que surpreendem com ternura e elegância.

peônias

Se os floxes rastejantes e baixos são geralmente colocados no primeiro plano dos canteiros de flores, os altos são plantados ao longo da borda das bordas ou na parte central da composição. Contra o fundo de pequenas flores, as peônias, marcantes em vários tons, se destacam e se fundem em uma única imagem pitoresca. Uma planta que se espalha, assim como floxes que não cobrem suas flores exuberantes, são capazes de criar uma atmosfera única.

Uma planta que se espalha, assim como floxes que não cobrem suas flores exuberantes, são capazes de criar uma atmosfera única.

Daylilies

Embora a perene despretensiosa já surpreenda com uma variedade de variedades, cores, formas, os criadores fazem anualmente novos híbridos de daylilies. Em um pedúnculo, 2-3 botões de um tom delicado se abrem ao mesmo tempo, que geralmente desaparecem ao anoitecer. Mas em seu lugar pela manhã não aparecem flores menos bonitas.

Os canteiros de flores parecem espetaculares durante todo o verão, nos quais 3 tipos de plantas perenes são combinados:

  • hospedar;
  • lírios;
  • flox.

Em áreas ensolaradas, são plantadas variedades nas quais as folhas não murcham, as flores não perdem a cor viva. Nas alturas, clareiras perfuradas pelo vento, coloque floxes compactos com caules baixos.

Em áreas ensolaradas, são plantadas variedades nas quais as folhas não murcham, as flores não perdem a cor viva.

Manjericão

As folhas a céu aberto de uma planta ornamental com flores fofas de lilás, rosa, roxo ou branco parecem elegantes e sofisticadas. O manjericão cresce em um só lugar, sem perder sua aparência atraente, até 7 anos.

Para criar canteiros de flores e composições de paisagismo, use:

  1. Variedade de álbum com hastes altas e panículas brancas como a neve.
  2. Filamentoso, formando um tapete de folhas variegadas.
  3. Vigia com flores amarelas.
  4. Brilho prateado com traços e listras.
  5. Nuvem de tempestade com botões roxos.

O manjericão é combinado em um canteiro de flores com plantas altas. Perene com flox parece colorido.

Basil é combinado em um canteiro de flores com plantas altas

íris siberiana

Com base na cultura herbácea, cujas flores em condições naturais têm uma cor roxa, foram criadas muitas variedades híbridas de íris, lindas com tons requintados, folhas longas interessantes. Os galos siberianos são plantados em bordaduras e canteiros de flores em grupos inteiros ou combinados com lírios, floxes e hospedeiros.

Pulmonar

Uma planta herbácea que floresce no início da primavera, encanta com folhas aveludadas decoradas com manchas prateadas e pequenas flores delicadas. Em espécies varietais de pulmonária, as pétalas rosa adquirem gradualmente uma tonalidade azul ou roxa. Nas clareiras da floresta, as plantas perenes são encontradas em grupos, no jardim são usadas para decorar rabatki, bordaduras, plantas pulmonares próximas a samambaias, flox.

Uma planta herbácea que floresce no início da primavera, encanta com folhas aveludadas

hosta

A planta com folhas grandes e caules baixos é um excelente pano de fundo para qualquer flor, decoração de slides alpinos e trilhas. Perto de fontes e lagoas, o anfitrião é colocado ao lado de lírios, em canteiros de flores eles são combinados com gerânios, floxes e peônias.

Astilbah

O Astilbe perene atrai jardineiros e designers com uma floração exuberante, que dura um mês e, em algumas variedades, ainda mais.

Panículas fofas de astilba rosa e branca iluminam os cantos escuros das parcelas, dão ao jardim um aspecto elegante, enchem o ar de um aroma perfumado.

Variedades anãs e plantas altas são adequadas para criar composições de paisagem. Astilba é plantada próximo a corpos d'água, colocados em grupos nas colinas alpinas, cercados por coníferas, flox, lírios, íris.

Variedades anãs e plantas altas são adequadas para criar composições de paisagem.

prímula

Arbustos compactos, que florescem no início da primavera, crescem em pequenos grupos, decoram os jardins com um tapete brilhante, ao longo das lagoas convivem com nenúfares. As prímulas são plantadas nas colinas alpinas, em canteiros de flores e canteiros de flores de longa história, combinadas com gramíneas de cereais, jacintos e flox baixo.

íris anã

As plantas perenes, que mal chegam a 20 cm de altura, são valorizadas pela abundância de botões, alternando com inflorescências coloridas, para facilitar o cuidado. As íris anãs florescem 2 semanas antes das variedades altas e são usadas para decoração:

  • slides alpinos;
  • rosários;
  • fronteiras;
  • redução.

Nas composições de primavera, arbustos em miniatura são plantados com flox e tulipas, serralha e narcisos. As íris anãs são cultivadas em vasos, em tigelas, vasos, que são pendurados em varandas e balcões.

As íris anãs florescem 2 semanas antes das variedades altas

Saxífraga

Nas fendas das rochas, cortando a dura rocha até o sol, a relva despretensiosa solta flores coloridas. As folhas da planta, entrando na saída, têm uma tonalidade acinzentada, pois acumulam cal.Muitos tipos de saxifrages se espalham como tapetes no chão e são ideais para a realização de slides alpinos. Flores brilhantes não perdem sua cor rica quando plantadas sob árvores baixas, elas parecem harmoniosamente ao lado de floxes, íris, combinadas com muscari.

absinto anão

Arbusto herbáceo da família Astrov, de cheiro azedo, mas agradável, cresce como erva daninha nas estradas, não sofre de doenças, não atrai insetos. As folhas emplumadas do absinto anão brilham prateadas ao sol, arbustos de cor azul-azulada são usados ​​​​para criar slides alpinos e são plantados perto das bordas.

Para jardins paisagísticos, o absinto persa de flor leitosa, Silver Queen, é selecionado. Combinada com plantas com flores, a variedade Nana é elegante. O arbusto compacto se distingue por sua forma esférica, folhas em forma de fio de prata.

O arbusto compacto se distingue por sua forma esférica, folhas em forma de fio de prata.

Yaskolka

Carpetgrass, que prospera em climas temperados, é encontrada na Eurásia e na América, tem muitas espécies e se adapta bem a diferentes paisagens.

A telha alpina cresce apenas 15 cm de altura, os caules da grama ornamental se estendem sobre o solo, as folhas são pintadas em um tom verde-prateado. Pequenas flores graciosas florescem em maio.

Uma lasca baixa de Bieberstein pode ser encontrada na Crimeia, brotos de grama são cobertos por uma borda da floresta. Nas espécies perenes de feltro cultivadas na Itália, a altura dos caules com folhas acinzentadas ultrapassa meio metro.

Chickweed é plantado perto das bordas, no centro do canteiro de flores, e floxes, margaridas, narcisos, tulipas, sinos são colocados ao seu redor.

Purista

Uma planta ornamental, cujas folhas são cobertas por pêlos macios e reunidas em rosetas, é usada para decorar uma variedade de itens de design.Em junho, o cálice libera inflorescências com cortes. A cor das pétalas depende da variedade, é rosa, lilás, amarelo.

A planta é adequada:

  • compor composições;
  • para o desenvolvimento de jardins de pedra;
  • delinear caminhos e fronteiras.

Chistets é combinado com malmequeres, floxes, sinos. Stachis está associado a thuja, coníferas anãs e arbustos.

A cor das pétalas depende da variedade, é rosa, lilás, amarelo.

Edelvais

Uma flor que cresce nas rochas e encostas dos Cárpatos e nos Alpes parece bastante desinteressante à primeira vista. Não é tão brilhante quanto uma rosa, não tem o diâmetro de uma peônia, mas nas colinas alpinas e nos jardins rochosos, o edelweiss parece gracioso. Arbustos perenes baixos, como se cobertos de prata, formam o fundo da hortênsia. As flores são plantadas ao longo de caminhos, bordas, combinadas com flox, violetas, prímulas, coníferas.

rejuvenesce

A planta suculenta tem pétalas densas que formam uma forma original de rosa. No paisagismo, o rejuvenescimento é usado em plantações em grupo, para criar padrões e placers em canteiros de flores, para decorar um jardim de pedras. Uma variedade de cores de pedra rosa ajuda a criar tapetes vivos vibrantes.

A planta suculenta tem pétalas densas que formam uma forma original de rosa.

Clematis

Uma planta exótica, que é uma liana, disfarça construções feias, permite dividir o local em zonas.No início do verão, a clematis produz inúmeras flores que surpreendem com suas cores vivas. Lomonosov, como também é chamada a planta ornamental, envolve gazebos e arcos, combina com capuchinha, flox, ipomeia, planta liana ao longo de cercas com madressilva e uvas.

a Rosa

Nos canteiros e nas composições, os paisagistas atribuem o melhor lugar à rainha das flores.A seleção correta de vizinhos permite enfatizar a beleza requintada da rosa. Floribunda é usado para criar canteiros de flores, bem como culturas em miniatura e rastejantes. Delphinium, veronica, phlox e outras plantas perenes de cor azul, branca e lilás são plantadas ao lado de variedades de chá.

A rosa parece harmoniosa contra o fundo de thuja, zimbro, cereais, bérberis.

Nos canteiros e nas composições, os paisagistas atribuem o melhor lugar à rainha das flores.

Tulipa

As perenes bulbosas florescem já em abril, deliciam-se com tons claros, combinam-se, mas perdem rapidamente o aspecto decorativo. As tulipas decoram o canteiro por apenas 2 semanas, para prolongar o período de floração, as plantas selecionadas requerem a mesma quantidade de umidade, nutrição e iluminação que nas culturas bulbosas. Junto com narcisos e tulipas, gladíolos, flox e miosótis são plantados.

Como quebrar corretamente um canteiro de flores com as próprias mãos

Para criar um jardim de flores no país, você deve primeiro encontrar o local ideal, cavar cuidadosamente a área, remover os restos de raízes e caules das plantas. Antes de plantar flores em um canteiro preparado, você precisa colocá-lo em um pedaço de papel. Um esquema detalhado ajuda você a escolher plantas que combinam perfeitamente entre si.

Para criar um jardim de flores no país, você deve primeiro encontrar o local ideal para isso

Use phlox em mixborders

Para que o subúrbio não só pareça arrumado, mas também encante os olhos com sua beleza, perfumado com aromas, é preciso aprender a combinar plantas. Para criar um mixborder, são utilizadas plantas perenes, gramíneas, arbustos, que são plantados de forma que cada elemento da paisagem se assemelhe à natureza.

Nas composições de primavera, os floxes são colocados junto com narcisos, açafrões, lírios primitivos, que não precisam ser desenterrados todos os anos.Astilbe, meadowsweet, acônito se prestam a fazer mixborders de verão.

Variedades compactas dessas plantas são plantadas no fundo entre os floxes.

Variedades compactas dessas plantas são plantadas no fundo entre os floxes.

Recursos de manutenção

Os canteiros são quebrados na primavera ou setembro para que as flores tenham tempo de criar raízes e criar raízes. As plantas perenes precisam ser regadas com frequência, após a irrigação precisam ser alimentadas com misturas minerais, também é preciso retirar os brotos murchos, soltar o solo.

Exemplos de soluções prontas

Os floxes, que possuem grandes inflorescências, formam uma mancha rosa no canteiro, que se dilui com manjericão e gramíneas ornamentais. Esta composição parece muito interessante.

canteiro de flores com flox

Você pode decorar as cristas ao longo dos caminhos com floxes em panícula. Para o monoplantio, é aconselhável escolher arbustos compactos com caules fortes e retos e folhas densas. Um jardim de flores criado a partir de diversas variedades de flox é espetacular.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha