Como plantar e cuidar da babosa em casa, os segredos da cultura da maconha
A babosa é cultivada no peitoril da janela, mesmo por quem não gosta da floricultura caseira. As folhas suculentas carnudas são usadas em muitas receitas de medicina tradicional. As propriedades curativas da planta são conhecidas há muito tempo, o aloe é o primeiro auxiliar para feridas e feridas, as tinturas são feitas com base no tratamento de doenças internas. Considere como cuidar adequadamente do aloe em uma panela em casa para preservar suas propriedades curativas e decorativas.
Descrição e características
Em nosso país, a planta é chamada de agave, aloe (Aloe) - plantas perenes herbáceas ou arbustivas. Pertencem à família Xanthorrhea (subfamília Asphodelica). Todas as espécies têm folhas espessas com pequenos espinhos ou cílios moles ao longo do contorno. Nas folhas xifóides, a umidade se acumula, o que ajuda a planta na natureza a sobreviver ao período seco. Portanto, o aloe é classificado como suculento.Folhas - sem pecíolos, envolvendo o caule, podem atingir 65 centímetros de comprimento.
O nome da planta vem da língua árabe, que significa "amargo". Na natureza, cresce até 500 espécies, distribuídas na zona tropical da África, na África do Sul, na Península Arábica. As folhas contêm toda uma gama de nutrientes:
- aloína;
- enzimas;
- óleos essenciais;
- vitaminas do grupo B, A, K, C, E;
- zinco, magnésio, cromo, cálcio;
- ácido.
A planta de interior purifica o ar diminuindo os patógenos da casa.
A maioria dos amantes da babosa não consegue ver uma flor em uma planta doméstica, embora uma suculenta, em condições favoráveis, possa florescer quase todos os anos.
tipos
Apenas alguns tipos de aloe são cultivados em casa. Eles diferem no tipo de folhas, no tamanho do arbusto ou roseta e no sistema radicular.
Em forma de árvore
A planta de interior mais famosa é cultivada desde os tempos antigos. Usado no antigo Egito, para a preparação de remédios e embalsamamento de corpos. É ele quem é chamado de centenário na Rússia. Originalmente da África do Sul.
O tronco é forte, fica reto, as folhas são verde-acinzentadas, há processos cartilaginosos pontiagudos ao longo do contorno. Flores em forma de sino, reunidas em grandes inflorescências racemosas, o fruto é uma cápsula. É amplamente utilizado na medicina - externamente, por via oral, por injeção.
Fé
Aloe vera ou vera é uma planta herbácea suculenta, muito utilizada na medicina e na indústria cosmética. As raízes são rasas, pouco desenvolvidas. Tem um caule curto, a roseta atinge 65 centímetros de diâmetro. Folhas manchadas e variadas, espinhos assentados ao longo da borda. Aloe vera é tolerante à seca, sobrevivendo onde outras plantas morrem. Quando cultivada em casa, praticamente não floresce.

Pluma
O segundo nome da planta é aloe tigre. As listras brancas nas folhas são reunidas em listras transversais, de modo que a suculenta tem uma cor semelhante a um tigre. Uma faixa estreita branca corre ao longo do contorno das folhas, pequenos dentes repousam sobre ela.
A raiz é poderosa, cilíndrica. Para os amantes das flores, é melhor comprar um aloe variegado - esta espécie floresce regularmente, com mais frequência do que outras... Pequenas flores em forma de sino de tom rosa-bordô são coletadas em um pincel, ficam em um pedúnculo denso.
espinhoso
Um dos tipos mais decorativos de aloe, com uma roseta densa de até meio metro de diâmetro. As folhas são ásperas, com manchas brancas e espinhos nas bordas.
Aristata
Aloe aristáta é espinhoso. Pertence a espécies de médio porte. Uma planta madura produz muitas rosetas pequenas que enchem rapidamente o vaso. As flores são tubulares, duram vários dias.
como plantar
Plantar aloe é fácil mesmo para produtores inexperientes. Ao plantar, considere as condições usuais - a composição do solo, o tamanho e o material do recipiente.
Escolha e preparo do solo
Para o plantio, use solo preparado para suculentas, isso eliminará a necessidade de preparar a mistura do solo. Ao autocompilar o solo, eles se conectam:
- terreno relvado - 2 partes;
- areia grossa - 1;
- solo com folhas podres - 1 parte.

Esta composição permite o acesso aéreo às raízes. Aloés de todos os tipos adoram solos leves nos quais as raízes respiram facilmente, a umidade não estagna, o excesso de água passa para a panela.
Importante: no fundo do pote de aloe, certifique-se de colocar uma camada de drenagem de pedra quebrada, tijolo.
Como escolher uma jarra
Uma planta suculenta tolera mais facilmente a falta de água; com excesso de umidade, as raízes apodrecem. Melhor usar potes de cerâmica, que evaporam a água da superfície. Em recipientes de plástico, o solo não seca por muito tempo, o que prejudica as raízes. A saída de água é feita por furos no fundo, que você mesmo pode fazer no plástico. Ao comprar potes de cerâmica, você precisa se certificar de que haja furos e que haja furos suficientes para que a água escape.
A forma do recipiente não importa. Uma característica importante é a profundidade do recipiente. Ao plantar, é preciso levar em consideração as peculiaridades do sistema radicular das espécies de aloe. Na maioria das variedades, as raízes são rasas, não é necessário um recipiente fundo, basta um vaso de 20 centímetros de altura. Espécies de árvores (agave) com raiz cilíndrica, caule poderoso e folhas são plantadas em um vaso fundo, fortalecidas à medida que crescem para que a copa não encha o recipiente.
Como plantar corretamente
Antes do plantio, o substrato preparado é regado, a água pode ser absorvida. É necessário plantar aloe para que o colo da raiz permaneça na superfície. Depois de enterrar as raízes no solo, o solo ao redor é pressionado manualmente, levemente pressionado. A superfície é coberta com pequenas pedras ou areia grossa.
Como crescer um Aloe de um Scion Rootless
O método de propagação de folhas é usado por quem já tem babosa. Corte a folha com uma faca afiada, polvilhe o corte com carvão ativado. Deixe secar 5-7 dias. Depois disso, a folha é enterrada no solo preparado por 1-3 centímetros e coberta com um pote.Regue quando o solo secar. Se o arbusto doméstico for poderoso, com muitos brotos, você pode cultivar um aloe do topo cortado de um dos galhos laterais. A captura é cortada e colocada na água. As raízes crescerão novamente em 2-3 semanas.
Cuidados após o pouso
A babosa é uma planta despretensiosa, não causa muitos problemas aos floricultores. Gosta de lugares claros e bem iluminados. É melhor manter o recipiente com a flor no lado sul - o aloe não tem medo da luz solar direta. No calor extremo, é melhor afastar a suculenta da janela para que a folhagem carnuda não queime ao sol.

A estação de crescimento ativa começa com o início da primavera, neste momento a rega é aumentada e a cobertura começa. No verão, a flor é borrifada com um borrifador para umedecer levemente as folhas. Com o início do calor, você pode levar o recipiente de babosa para a varanda ou jardim, proporcionando um local confortável para ficar ao sol, não nas horas mais quentes do dia.
período de dormência
A vegetação termina no final do outono, o aloe deve ter tempo para descansar no inverno. A rega é reduzida (1 vez em 15-25 dias), a temperatura deve ser baixada para 15-20 ° C. Neste momento, é melhor retirar a flor do parapeito da janela, onde é aquecida por radiadores de aquecimento . Aloe não é colocado em locais escuros, a temperatura abaixo de 10° para a planta é inaceitável.
rega
Com rega e hidratação adequadas, o aloe pode crescer rapidamente e parecer saudável. Lembre-se de que uma planta suculenta tolera mais facilmente a falta de umidade do que o excesso.
Requisitos de água
Para irrigação, use água decantada em temperatura ambiente. A faixa de temperatura da água recomendada é de 20-32°.
Acima
A rega aérea é indesejável para o aloe. Se ainda for necessário regar, a água é despejada estritamente na raiz, sem hidratar a planta e evitando o aparecimento de poças na superfície.
Do fundo
O método de irrigação recomendado é em uma fossa. A água decantada é despejada por 20 a 30 minutos, após o que o excesso é drenado da panela. Durante esse tempo, a terra absorverá a quantidade necessária de umidade.

Frequência
Na hora de escolher a frequência de rega, são guiados pelo estado da flor, humidade e temperatura ambiente:
- a taxa média no verão, durante o período de crescimento - 1-2 vezes por semana;
- quando a estação de crescimento termina - uma vez a cada 2-3 semanas.
Se o solo estiver úmido, a rega é adiada, apesar da próxima data. É especialmente perigoso regar com muita frequência no inverno, quando a temperatura do ar é baixa e a demanda de água do aloe é baixa.
Molho líquido
Para aloe vera, o curativo líquido é realizado de acordo com as seguintes regras:
- apenas plantas saudáveis podem ser fertilizadas, a alimentação só agravará a doença;
- aplique fertilizantes em forma líquida após a rega;
- iniciar a alimentação com o início do período de crescimento intensivo (março-novembro);
- a primeira alimentação - 2-3 meses após o plantio.
Para adubação, são utilizados fertilizantes para suculentas, remédios populares (solução de casca de cebola, casca de ovo, solução de açúcar). A frequência da alimentação é selecionada dependendo das características da estação de crescimento - não mais que 2 vezes por mês, pelo menos uma vez a cada 2 meses.
Possíveis problemas
Aloe não é considerada uma colheita sensível ou dolorosa.Sujeita às condições de detenção, a suculenta raramente fica doente.
raízes podres
Com excesso de umidade, rega inadequada, as raízes podem apodrecer. Isso acontece com mais frequência durante o inverno com temperaturas baixas. A podridão pode ser detectada pelo aumento da mobilidade da planta, uma mudança no tipo de folhas. Doenças fúngicas podem matar aloe.
Métodos de recuperação:
- normalização da rega;
- transplante com remoção de raízes podres.
Postura de ovos de cochonilha
Cochonilhas e suas garras são retiradas manualmente, as folhas são tratadas com solução de álcool ou alho. Se você não consegue lidar com remédios populares, use inseticidas.
Entre outras pragas de aloe, cochonilhas e ácaros são particularmente perigosos. As plantas são examinadas regularmente, as folhas danificadas são cortadas. Os tratamentos com remédios químicos ou populares são repetidos após 2 semanas, uma vez que geralmente não é suficiente.

Tamanho
Corte as folhas velhas e danificadas, que violam o efeito decorativo do arbusto. Para podar, use uma faca afiada ou tesoura de poda (para aloés grandes). O instrumento é primeiro desinfetado em um desinfetante.
Regras básicas:
- A folha é cortada o mais próximo possível do tronco, tentando cortá-la reta, sem rebarbas.
- Para fins medicinais, as folhas localizadas na base são cortadas (3-5 anos).
- Os filhotes são retirados do vaso para não enfraquecer a planta mãe.
A poda decorativa é feita no final do período de dormência.
a reprodução
Aloe é propagado por crianças crescidas, sementes, vegetativamente.Plantar sementes leva tempo e paciência, a maioria das suculentas são propagadas vegetativamente.
Crescer a partir da semente
Plantar com sementes raramente é usado; este método é mais comum entre os criadores e aqueles que plantam aloe para venda. Prepare o solo e os recipientes com 10 a 15 centímetros de profundidade. A terra é umedecida, as sementes são aprofundadas em 1 centímetro, a distância entre os vizinhos é de 3 centímetros, após o plantio, cubra com vidro ou filme para formar uma estufa.
Regue à medida que o solo seca, remova regularmente o vidro para aeração. Transplantado em vasos individuais após o aparecimento de 2-3 folhas.
Repolho
Plantar por brotos ou crianças é o tipo de reprodução mais conveniente e rápido. Os rebentos novos são para o crescimento. É importante esperar até que a planta jovem produza pelo menos 3 folhas e desenvolva sua própria raiz.
É cuidadosamente cortado no solo da planta mãe, tomando cuidado para não danificar a raiz. Prepare um recipiente separado com a composição do solo recomendada. Aprofundar ao ponto de crescimento. O suporte pode ser fornecido para ajudar as pequenas raízes a segurar o broto. A princípio regam um pouco todos os dias, pois como as raízes ficam próximas à superfície, secam rapidamente.
Transferir
O transplante é realizado no início da primavera, quando começa a estação de crescimento ativo. Aloés jovens são transplantados anualmente, velhos - a cada 2-3 anos, ou com mais frequência se a planta estiver apertada no vaso.

A suculenta é retirada da panela, o chão é sacudido. Antes de transplantar para um vaso novo (maior), as raízes são revisadas - as velhas, danificadas e podres são removidas. A raiz central é podada para estimular um novo crescimento.A flor é colocada em um recipiente, coberto com uma nova mistura de solo, colocando o ponto de crescimento acima da superfície. Exposto em um lugar quente sem sol forte.
Ajuda: ao transplantar, o aloe pode ser propagado separando cuidadosamente os filhos ou cortando a folha.
Transbordo
Se a babosa crescer muito rápido e as raízes rastejarem para os orifícios de drenagem, você precisará mover a planta para um vaso maior. O recipiente é escolhido um quarto maior que o anterior, a terra não é abalada desde as raízes. Retire com cuidado a babosa junto com a terra e transfira para outro vaso. Eles enchem a terra, compactam-na. A maioria das plantas tolera o procedimento sem dor, sem retardar a estação de crescimento.
dicas e truques
Algumas dicas adicionais para o cultivo de aloe:
- o tronco e as folhas devem ser limpos regularmente com um pano úmido de poeira;
- para o pleno crescimento, é importante observar as condições sazonais de detenção, que são diferentes para o inverno e a estação de crescimento;
- com falta de luz, o arbusto estica e afina - é importante escolher um local iluminado;
- para endurecer e fortalecer, é útil tirar a babosa em climas quentes.
Para o aloe é necessário escolher um sistema de irrigação em função das condições do apartamento. O excesso de umidade prejudica as raízes, causando podridão; quando secas, as folhas ficam amarelas nas bordas, as pontas secam.
Cultivar babosa não é difícil, qualquer dona de casa pode fazer. A suculenta tem muitas propriedades úteis, é usada para curar feridas superficiais, as tinturas tratam muitas doenças, aumentam o tom do corpo. Aloe não apenas decora a casa, mas também é um medicamento tradicional comprovado.


