Regras para plantar e cuidar de um cafeeiro em casa, seleção do solo e cultivo
Cuidar de um cafeeiro em casa deve ser abrangente. Para desenvolver uma cultura com sucesso, uma série de características devem ser observadas. Estes incluem rega oportuna, fertilização e poda. A proteção contra doenças e pragas também é importante. Existem muitas maneiras de cultivar um cafeeiro em casa. Isso permite que você escolha a opção apropriada.
Descrição e características da planta
Esta planta é caracterizada por folhas grandes, que se distinguem por uma tonalidade verde clara. Durante o período de floração, aparecem na cultura inflorescências em forma de guarda-chuva, que incluem 75 flores brancas. Os frutos consistem em 2 sementes redondas. Eles são primeiro amarelos e depois ficam verdes.
À medida que amadurecem, os frutos ficam vermelhos. Quando maduro, surge à superfície uma crosta, sob a qual existe uma polpa doce e 2 sementes. Seu comprimento é de 1,3 centímetros.
O cafeeiro é capaz de purificar o ar de elementos nocivos. Enche o corpo de energia, restaura o sistema nervoso, lida com o estresse.
Como plantar corretamente
Esta planta deve ser protegida de mudanças bruscas de temperatura e exposição a correntes de ar. Com os devidos cuidados, a cultura florescerá e dará frutos abundantes.
Escolha da capacidade
Vale a pena plantar uma cultura em vaso alto. Uma camada de drenagem de alta qualidade não é insignificante. As raízes da colheita crescem para baixo.
Requisitos de solo
Vale a pena cultivar uma árvore em um substrato ácido e solto. É melhor misturar areia grossa, carvão triturado, húmus, turfa. Esses componentes são tomados em partes iguais.
Esquema de pouso
É melhor cultivar uma cultura a partir de uma semente. Não deve ser frito. Para plantar uma planta, você deve fazer o seguinte:
- Mergulhe o grão em uma solução de ácido clorídrico ou lixe levemente.
- Coloque o grão em um estimulador de crescimento.
- Umedeça e solte o solo. Plante uma semente. Você não precisa se aprofundar muito nisso.
- Coloque a panela em um local iluminado. A temperatura deve estar acima de +20 graus.

Como transplantar corretamente
Culturas jovens com menos de 3 anos requerem transplante constante. O procedimento é realizado anualmente. A árvore precisa de um vaso fundo. Após o transplante da cultura, ela é movida por algum tempo para sombra parcial e pulverizada sistematicamente.
Regras de cuidado
Ao cultivar uma cultura, várias características devem ser observadas. Graças a isso, será possível alcançar o sucesso.
Temperatura e iluminação
Para o desenvolvimento normal da árvore no inverno, a temperatura deve ser de +18 graus, no verão - +22. Nesse caso, a temperatura não deve cair abaixo de +12 graus. Caso contrário, existe o risco de problemas de raiz. Árvores maduras normalmente crescem a +10 graus.
A cultura deve ser colocada no peitoril da janela sul. Para evitar que os raios do sol queimem as folhas novas, elas devem ser um pouco sombreadas. Culturas adultas precisam de iluminação adequada. Isso garantirá a formação adequada dos ovários. Quando os embriões aparecem nas inflorescências, os cafeeiros devem ser sombreados.
Umidade ambiente
Naturalmente, os cafeeiros crescem em lugares quentes e úmidos. Portanto, ao cultivar uma cultura em casa, ela deve ser pulverizada sistematicamente. Recomenda-se fazer isso com água morna e sedimentada.
O ar seco ou muito úmido afeta negativamente a planta e retarda seu desenvolvimento.
modo de rega
A rega da planta deve ser muito generosa, pois o café é considerado uma cultura que ama a umidade. Ao umedecer o solo, recomenda-se controlar a temperatura da água - ela deve estar morna. É importante que o solo seja permeável à água. No inverno, a árvore precisa de rega moderada.

Tamanho e formato da coroa
O cafeeiro praticamente não requer poda ou formação de copa. Os especialistas aconselham apenas remover galhos secos e cortar um pouco os brotos muito longos.
Cobertura e fertilização
Da primavera ao outono, recomenda-se fertilizar a planta com composições para azáleas ou família das rosas. Isso deve ser feito a cada 2 semanas.É permitido o uso de fertilizantes contendo muitos sais de potássio e nitrogênio. Não é recomendado alimentar a cultura no inverno.
Florescer
Nos primeiros anos de vida, o cafeeiro não floresce. As inflorescências aparecem em 3-4 anos. Eles estão localizados nas axilas das folhas verdes. As flores tendem a se autopolinizar. Ao mesmo tempo, a planta demora muito para florescer.
Transferir
Recomenda-se replantar plantas jovens todos os anos. Isso é feito na primavera. Árvores com mais de 3 anos podem ser movidas para um novo local a cada 2 anos. Um vaso grande deve ser usado para transplantar uma planta. Recomenda-se colocar uma camada de drenagem no fundo. Durante o procedimento, é preciso ter cuidado para não danificar as raízes frágeis da planta. Após o transplante, a árvore deve ser colocada em sombra parcial por 2 semanas e pulverizada sistematicamente.
Requisitos do solo
A planta precisa de solo leve com reação ácida. Para isso, é utilizada uma mistura de turfa azeda, areia e húmus. Também é aceitável adicionar carvão.
Floração e frutificação
A floração começa em 3-4 anos. Leva 8 meses para amadurecer o fruto definido. Em condições internas, a cultura floresce duas vezes por ano. Se os frutos forem mantidos na árvore, eles serão removidos. Isso ajuda a evitar o esgotamento da cultura.
Escolha da capacidade
A planta precisa de um vaso alto. Nesse caso, é necessário providenciar uma camada de drenagem de alta qualidade.

Como começar uma casa
Para criar uma cultura em casa, você pode usar o método de sementes ou mudas.
Como crescer a partir de sementes
Cultivar um cafeeiro dessa maneira é fácil. Para isso, o pote deve ser preenchido com perlita ou areia grossa.As sementes devem ser preparadas para o plantio. Para isso, os grãos são descascados e embebidos em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Depois disso, é permitido iniciar a semeadura. Recomenda-se aprofundar as sementes em pelo menos 20 milímetros. A plantação deve ser pulverizada sistematicamente. Os primeiros brotos aparecerão em 1 mês. Quando crescerem e aparecerem 2 folhas verdadeiras, as plantas devem ser plantadas. Para isso, são utilizados pequenos recipientes individuais.
regras de corte
Primeiro de tudo, você precisa preparar as mudas. Para fazer isso, vale a pena cortar alguns caules. O comprimento dos segmentos deve ser de 80 milímetros. Cada um deles deve incluir 2 rins, para enraizar as plantas, elas são colocadas em um recipiente com substrato solto e colocadas em local aquecido. A temperatura deve ser de +27 graus.
De cima, o recipiente deve ser coberto com um filme transparente. É importante garantir que o substrato no recipiente não seque. Para fazer isso, é sistematicamente umedecido. A ventilação sistemática do material de plantio não é desprezível. Quando as raízes aparecem e a cultura começa a crescer, ela é transplantada para vasos individuais.
Como escolher o certo na loja
Produtores inexperientes podem comprar uma planta pronta na loja. Neste caso, as seguintes características devem ser consideradas:
- As folhas devem ser firmes e brilhantes. É importante que não estejam manchados ou danificados.
- O cano deve ser sólido e resistente. Igualmente importante é a relação entre espessura e altura.
- Na presença de flores e frutos, vale a pena inspecionar a cultura quanto à ausência de doenças.

A muda é muito sensível a baixas temperaturas. Ao comprar uma planta na estação fria, ela é embalada antes do transporte.
Problemas e possíveis soluções
Ao cultivar um cafeeiro, existe o risco de vários problemas. Para lidar com isso, é importante estabelecer as razões.
As folhas estão ficando amarelas
Esse distúrbio é acompanhado pelo amarelecimento do tronco e é considerado consequência de uma infecção bacteriana.
Perda de brilho
As folhas perdem o brilho por falta de luz. Eles podem amarelar e desmoronar prematuramente.
folhagem caindo
Esse problema pode ser causado pelo replantio de uma cultura com uma mudança completa do solo. A árvore não tolera a exposição do sistema radicular.
Escurecimento das folhas
O aparecimento de folhas pretas está associado a uma violação do regime de temperatura. Com a formação de uma borda preta na folhagem, pode-se suspeitar do congelamento de um coma de terra. O fungo da fuligem também se torna a causa do problema.
ferrugem marrom
Esta doença é causada por microrganismos fúngicos. Nesse caso, as folhas ficam cobertas por grandes manchas marrons. Para prevenir a doença, a cultura deve ser pulverizada com fungicidas.
Variedades
Existem diversas variedades de cafeeiro, cada uma com determinadas características.

Arábica
Esta árvore é baixa e não ultrapassa os 3 a 5 metros de altura. Distingue-se pelos ramos horizontais que cobrem as folhas verdes. A planta floresce várias vezes ao ano. Esta variedade particular é considerada a mais popular.
Robusto
É um café poderoso que é comumente encontrado em países equatoriais. A cultura aceita bem climas quentes e é resistente a doenças. Ela é considerada muito despretensiosa sobre as condições de detenção. O arbusto é caracterizado por folhas com bordas inteiras que caem ligeiramente. Este tipo de café contém duas vezes mais cafeína do que o Arábica.
menina anã
A planta é de tamanho compacto e atinge 80 centímetros de altura. A cultura é caracterizada por floração abundante e boa frutificação mesmo dentro de casa. A poda correta ajuda a dar uma bela forma ao arbusto e melhorar suas características decorativas.
liberiano
Esta variedade é caracterizada por frutas vermelhas. Eles também podem ter uma rica tonalidade amarela. As folhas atingem um comprimento de 40 centímetros. A planta tem sementes grandes e flores brancas. Cresce bastante.
Dicas e truques adicionais
Para que a planta se desenvolva normalmente e dê frutos abundantes, ela deve ser bem cuidada. Neste caso, é importante seguir estas recomendações:
- Regue e borrife a planta em tempo hábil. Cultura precisa de alta umidade. Se o ar estiver muito seco, será necessário usar um dispositivo especial ou instalar recipientes com água na sala.
- Forneça luz suficiente. Ao mesmo tempo, a cultura dificilmente tolera a influência luz direta do sol... Os arbustos jovens devem ser um pouco sombreados. O cafeeiro precisa de tanta luz quanto possível durante a floração e formação dos frutos.
- Use água macia para irrigação. Para isso, ferro fundido ou água da chuva são adequados.
- Aplique fertilizantes. Para isso, são utilizados minerais e materiais orgânicos.
Cultivar um cafeeiro não é um processo fácil, mas muito emocionante. Para ter sucesso nessa área, vale cuidar bem da cultura. Deve ser regado, alimentado, cortado a tempo.


