Regras de bricolage para aplicação de gesso no teto e variedades de composições

O reboco do teto faça você mesmo tem vários recursos. Para obter bons resultados nessa área, é necessário escolher a composição certa para o procedimento e preparar ferramentas e materiais. Não é desprezível a implementação precisa da tecnologia do trabalho de reparo. Graças a isso, será possível obter o revestimento mais uniforme e uniforme.

Vantagens e desvantagens de usar gesso para o teto

As vantagens de rebocar o teto são:

  1. O procedimento envolve o uso de materiais inofensivos e ecológicos que fornecem cobertura forte e durável.
  2. A autoadministração do procedimento é considerada a de menor custo.Instalar um teto tenso custará muito mais.
  3. Materiais naturais são usados ​​​​para o procedimento. Graças a isso, podem ser utilizados para decorar as casas de pessoas que sofrem de patologias respiratórias e doenças alérgicas.
  4. O uso de gesso para tratamento de superfície praticamente não reduz a altura da sala.

As desvantagens do uso de misturas de gesso são:

  1. Existem restrições quanto à espessura da camada de gesso. Os mestres não aconselham fazer mais de 5 centímetros. Diferenças significativas não podem ser niveladas com este material. Neste caso, observa-se um consumo excessivo de mistura.
  2. Se for impossível concluir o trabalho por conta própria, você terá que recorrer a profissionais. Seus serviços podem custar uma quantia significativa. O custo dos materiais também deve ser considerado.
  3. A aplicação de misturas de gesso no teto requer certas habilidades. O processo leva muito tempo. Somente observando rigorosamente todos os procedimentos será possível obter uma superfície plana e lisa.

Quais ferramentas você vai precisar

Para aplicar gesso no teto, é necessário um grande número de ferramentas e vários dispositivos.

recipiente quadrado

Deve ser bem espaçoso. É aconselhável levar um recipiente com capacidade de 15 a 19 litros. É melhor escolher pratos com bordas altas. Isso evita respingos da composição durante a mistura. O recipiente deve ter lados retos. Isso facilita o ajuste da composição do instrumento.

Espátulas de metal e borracha

Recomenda-se armar-se com espátulas de tamanhos diferentes. Para tornar o trabalho mais conveniente, vale a pena usar dispositivos com alças emborrachadas.

espátula local

Este acessório é necessário para despejar a argamassa.

Este acessório é necessário para despejar a argamassa.

Regra

Usando a régua, a superfície do teto é nivelada. É aconselhável usar uma ferramenta suficientemente longa.

Escovar

Esta ferramenta é necessária para aplicar o primer.

Nível do edifício

É aconselhável usar o nível mais longo possível.

Lixa

Deve ter tamanhos de grãos diferentes. A lixa é usada para eliminar defeitos de superfície no estágio inicial do trabalho. Também é usado para o lixamento final do teto.

Perfure com os acessórios certos ou um misturador de construção

Essas ferramentas são necessárias para preparar a composição.

Serpyanka

A fita Serpyanka é usada para selar pequenas rachaduras no teto.

Escada

É necessária uma escada para aplicar o gesso no teto. Deve ser o mais estável possível.

Equipamentos de proteção individual

Ao realizar trabalhos de reparo, vale a pena usar equipamentos de proteção. Estes incluem um respirador, luvas, máscara.

Ao realizar trabalhos de reparo, vale a pena usar equipamentos de proteção.

Como escolher os materiais

Para facilitar a aplicação do gesso no teto, é preciso preparar tudo o que você precisa com antecedência.

Escolha

Para trabalhos de reparação, são utilizados os seguintes materiais:

  • cimento - é aconselhável usar uma composição de grau 250-300;
  • areia peneirada;
  • pinos;
  • massa de vidraceiro;
  • alabastro;
  • malha serpyanka;
  • malha de polímero;
  • faróis;
  • iniciador;
  • contato concreto;
  • impregnação antifúngica.

Cálculo da quantidade necessária

Vale a pena calcular a quantidade necessária de materiais, levando em consideração os seguintes parâmetros:

  1. Área do teto. É fácil determinar o indicador em uma sala retangular. Em salas com configuração complexa, métodos especiais devem ser usados.
  2. A espessura da camada de gesso. É selecionado levando em consideração condições especiais. Normalmente é feita uma camada de pelo menos 5 milímetros.
  3. Diferenças na altura do teto. Eles devem ser removidos por aplicação de gesso.
  4. Mestrado. Para profissionais, a taxa de desperdício não ultrapassa 5%, para iniciantes - pode chegar a 15%.

Como preparar a superfície

Para que o reboco seja bem-sucedido, a superfície do teto deve estar devidamente preparada.

Remova o revestimento antigo

Se houver gesso velho no teto, ele deve ser derrubado. Se a superfície estiver coberta com cal, o reboco é proibido.

Se houver gesso velho no teto, ele deve ser derrubado.

Para remover o revestimento, o teto deve ser bem umedecido com água morna. Em seguida, remova a superfície com uma espátula afiada. Finalmente, o teto é limpo com uma escova de aço. Isso deve ser feito com óculos de proteção e um respirador.

Após a conclusão do trabalho especificado, recomenda-se pegar uma esponja úmida e lavar bem a superfície.

Elimine vestígios de mofo e bolor

Para se livrar do mofo, recomenda-se lavar o teto com uma esponja úmida e tratar sua superfície com um antifúngico especial.

Remoção de irregularidades

Após a remoção do revestimento antigo, o teto deve ser lixado com lixa grossa. Isso ajudará a remover irregularidades e fragmentos de gesso. Também ajuda a preparar o teto para o primer.

Preenchimento

Se o teto for revestido com concreto ou outro material liso, vale a pena lixar um pouco a superfície antes de usar o primer. Para isso, são aplicadas listras ou outras irregularidades. Isso ajuda a melhorar a adesão ao primer e gesso.

Depois disso, a superfície limpa e tratada é preparada. Após a aplicação da composição, recomenda-se aguardar a secagem.

Como executar o reboco corretamente

Se o tamanho das irregularidades não exceder 2 centímetros, o gesso é aplicado em uma camada.Se o tamanho for maior, a primeira camada deve ser bem seca e, em seguida, a segunda deve ser aplicada. Neste caso, após a aplicação da primeira camada, a superfície é reforçada. Isso é feito usando uma malha de polímero fino. É fixado a um teto seco. A largura das faixas não deve exceder 2 metros.

Ao preparar o teto para pintura, recomenda-se aplicar uma fina camada de massa sobre o reboco seco e, a seguir, cobrir com primer. Isso ajudará a tornar o teto perfeitamente liso e a obter uma coloração de alta qualidade.

Se o tamanho das irregularidades não exceder 2 centímetros, o gesso é aplicado em uma camada.

Características do reboco de certas superfícies

Para o sucesso do reboco é imprescindível ter em conta a superfície a tratar.

ÁRVORE

Nesse caso, antes da aplicação do reboco, uma malha metálica é fixada no teto. O tamanho de suas células deve ser de 10x10 centímetros. Também é permitido preencher uma telha de duas camadas.

Graças a isso, as cabeças dos pregos não ultrapassarão os limites dos trilhos.

Isso ajuda a evitar rachaduras e lascas do gesso. Isto é especialmente verdadeiro se houver um segundo andar na casa. Recomenda-se aplicar a mistura de gesso em 2 camadas. Cada um deles deve ser cuidadosamente nivelado e seco.

drywall

O processo de aplicação de gesso à placa de gesso envolve o preenchimento das saliências e juntas com um composto de construção. Se houver lacunas significativas entre os blocos de material, artesãos experientes aconselham a colagem do serpyanka.

Nesse caso, a espessura da camada nas áreas não cobertas com malha não deve exceder 15 milímetros.

Aplicação de gesso decorativo

O teto pode ser coberto com gesso decorativo. Ajuda a obter a textura original.A combinação de diferentes técnicas parece particularmente impressionante.

Variedades

Hoje, são conhecidas muitas opções interessantes de aplicação de gesso, cada uma com certas características.

Textura

O gesso texturizado parece muito impressionante. No entanto, não é adequado para todas as instalações. Essa superfície não é usada para cozinhar, pois será muito problemático remover a poeira das irregularidades. Para decorar o teto texturizado, recomenda-se o uso de gesso à base de polímero. Ela não tem medo de umidade e é resistente.

O gesso texturizado parece muito impressionante.

de construção

Este termo é entendido como uma massa granular na qual estão presentes pequenas pedras ou elementos de quartzo. O gesso estrutural é dividido em várias categorias. Especialistas identificam variedades de minerais e silicatos. Além disso, a composição é feita à base de látex sintético.

veneziano

Este tipo de gesso raramente é usado para tetos. Normalmente é usado para decorar as paredes. Inicialmente, a composição era feita à base de lascas de cera e mármore. Hoje, a resina acrílica é geralmente usada como aglutinante.

Flokovaya

A composição desse gesso inclui muitos pequenos elementos de tinta acrílica. Eles são derramados em uma base adesiva e espalhados. O esquema de cores pode ser diferente. Antes de iniciar o procedimento, a superfície deve ser preparada.

como realizar

Para concluir o procedimento com êxito, vale a pena executar várias ações sequenciais. Isso ajudará a obter uma cobertura uniforme.

Base

Para começar, a superfície do teto é limpa de acabamentos antigos. Isso é feito com um raspador. Se a superfície foi previamente coberta com massa, ela deve primeiro ser umedecida com água.Recomenda-se que todas as áreas salientes sejam derrubadas e quaisquer rachaduras reparadas. A base é tratada com um composto antisséptico especial, que ajuda a prevenir a formação de mofo.

Camada de nivelamento

Em caso de fortes quedas do teto, deve-se nivelá-lo. Para fazer isso, use uma massa de gesso inicial. Antes de aplicar a composição, os faróis são colocados no alabastro. A primeira placa é instalada a 20 centímetros da parede. A distância entre o resto dos elementos é determinada levando em consideração o comprimento da régua.

Então vale a pena fazer uma argamassa usando um misturador de construção e nivelar o teto. Para isso, recomenda-se jogar a mistura nos vãos entre as tábuas com uma espátula e retirá-la com uma régua. Para acelerar o processo, é permitido o uso de drywall. Nesse caso, será suficiente aplicar um primer.

Em caso de fortes quedas do teto, este deve ser nivelado.

Acabamento

Dependendo do tipo de gesso decorativo, uma mancha ou polimento é usado para a decoração final. Vale a pena pintar o teto se não houver componentes de cor no material. A tinta deve ser aplicada em 2 demãos. Nesse caso, é importante esperar que a primeira seque. O enceramento é realizado uma semana após o término do reboco. A cera dará brilho e proteção ao acabamento. Para superfícies texturizadas, é melhor usar verniz.

Assim, o gesso decorativo no teto é colocado aproximadamente da mesma maneira que nas paredes. A principal diferença é a maior velocidade de aplicação e o cumprimento das normas de segurança em trabalhos em altura.

Dicas e truques adicionais

Para obter bons resultados ao aplicar a mistura de gesso, os seguintes recursos devem ser levados em consideração:

  1. Ao aplicar massa, existe o risco de flacidez. Livrar-se desses defeitos pode ser muito problemático.A violação da tecnologia de aplicação da composição leva ao aparecimento de problemas.
  2. Para evitar a flacidez, é recomendável inclinar gradualmente a espátula ao aplicar a mistura.
  3. Ao colocar a substância no teto coberto com massa, os movimentos da espátula devem ser direcionados para a camada aplicada.

É perfeitamente permitido aplicar gesso no teto para fazer você mesmo. Ao mesmo tempo, é importante escolher os materiais certos e seguir claramente a sequência de ações. O cumprimento das regras de segurança não é desprezível.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha