Variedades e propriedades da cola dicloroetano, instruções de uso
O teor de dicloroetano da cola confere-lhe as propriedades necessárias para a montagem de plexiglas e plásticos de carroçaria. A solução está disponível em várias formas, que diferem em várias características, por isso antes de comprar vale a pena conhecer as características do produto.
o que é dicloroetano
O dicloroetano é um líquido volátil incolor que pertence a compostos organoclorados e possui um odor pronunciado específico. A substância é facilmente solúvel em gorduras e álcool e é frequentemente incluída em produtos domésticos. Para obter uma solução adesiva, o dicloroetano é diluído com 10% de poliestireno ou 2% de plexiglass. O líquido só pode ser usado para fins industriais.
Variedades e propriedades de adesivos
No mercado da construção civil é possível encontrar diversos tipos de colas dicloroetano. Cada variedade tem propriedades adesivas individuais. Antes de começar a trabalhar, você precisa estudar as características de cada opção e escolher a certa, levando em consideração as tarefas e seus próprios requisitos.
Líquido
O adesivo líquido é à base de água e à base de solvente. Depois de endurecido, o solvente evapora e a substância torna-se sólida e garante uma conexão segura das peças.Esta variedade é adequada para decoração de interiores com materiais porosos, incluindo tecidos, madeira e plástico. Ao mesmo tempo, a solução líquida não gruda nos materiais selados, pois em contato com eles nem começa a endurecer.
Contato
As formulações de contato podem ser com ou sem endurecedor. O princípio de uso da solução é simples - um adesivo de contato de consistência viscosa é aplicado em ambas as superfícies a serem unidas, onde deve secar levemente, após o que as superfícies são aplicadas uma na outra e mantidas sob pressão .
Os produtos rexant são uma composição de contato comum. Uma mistura de epóxi com endurecedor tem uma finalidade universal e, entre outras coisas, é adequada para trabalhar com superfícies plásticas. Como o resto da categoria de contato, o Rexant leva um dia para curar completamente.

Cola quente
A cola hot melt, também chamada de cola reativa, deve ser aquecida antes do uso. Como resultado do aquecimento, a solução passa para o estado líquido e solidifica com o resfriamento adicional. A necessidade de usar cola quente surge ao fixar grandes elementos. Uma versão popular do trem-foguete é o Moment.
Reacionário
As variantes de reação da solução com dicloroetano podem ser de um ou dois componentes. Esta opção é adequada para ajuste instantâneo de materiais, por isso é importante monitorar cuidadosamente a conexão correta durante o uso. A composição de um componente é produzida pronta para uso e a mistura de dois componentes precisará ser previamente diluída com água.
Esta composição mantém suas propriedades de trabalho por 20 a 30 minutos e deve ser cozida em pequenas porções.
Como fazer cola de dicloroetano você mesmo
A solução adesiva com dicloroetano pode ser preparada de forma independente em casa. Não é difícil fazer uma mistura de trabalho; você precisará dissolver uma pequena quantidade de material em uma substância volátil, para a qual é necessária uma solução para aderir. As instruções passo a passo para preparar a mistura incluem as seguintes etapas:
- Para a solução, pegue um recipiente de vidro com tampa bem fechada. Uma vedação apertada é necessária devido à propriedade de rápida evaporação do dicloroetano.
- Lascas ou pequenas partículas de plástico são adicionadas ao recipiente. A carga deve estar completamente submersa no líquido.
- A tampa do recipiente é bem torcida e a mistura é retirada em local limitado à exposição aos raios ultravioleta. Você também deve garantir que as crianças não tenham acesso à solução.
- Depois de aguardar a dissolução completa do enchimento de plástico, você pode usar a solução preparada para o fim a que se destina.
Ao decidir as proporções de dicloroetano e carga, é necessário levar em consideração a consistência desejada da solução final. Quanto mais plástico você adicionar, mais espessa a mistura de trabalho se tornará. Se a cola ficar muito grossa, você sempre pode diluí-la com uma substância líquida. Alguns especialistas usam dicloroetano em sua forma pura em seus trabalhos ou adicionam uma pequena quantidade de migalhas de acrílico, observando a proporção de 1:10.

Depois de preparar a mistura de trabalho, você precisa verificar a adesividade dos resíduos do material para ver visualmente qual será a reação quando a solução for aplicada. Então você pode prosseguir para o trabalho principal se durante os testes a mistura não danificou o material e formou uma costura forte e resistente a rasgos.
Manual
O adesivo de dicloroetano é usado levando em consideração as regras padrão, mas devido às características do líquido volátil, existem várias peculiaridades. Considerando todas as nuances, existem as seguintes instruções de uso:
- O plástico é dissolvido em um pequeno volume da substância e a mistura é deixada para dissolver o enchimento.
- A superfície do material tratado é desengordurada com acetona.
- A solução de cola é aplicada exclusivamente no local da costura. É importante não permitir que a mistura de trabalho penetre no restante da superfície, pois o dicloroetano pode corroer o material.
- As bordas da costura são unidas e pressionadas firmemente uma contra a outra. Para uma fixação confiável, as bordas são fixadas por 5 a 6 horas para que a solução tenha tempo de secar.
Medidas de precaução
Precauções de segurança padrão devem ser seguidas para garantir o manuseio seguro de adesivos de dicloroetano. Você pode armazenar a mistura de trabalho apenas em garrafas de vidro ou plástico, pois a substância dissolve todos os outros tipos de plástico. O líquido também é capaz de corroer muitos outros materiais, portanto, derramamentos devem ser evitados.
Como o dicloroetano evapora rapidamente e tem um odor forte, ele só pode ser usado em uma sala constantemente ventilada, longe de fontes de fogo ou aquecimento.
Ao manusear o adesivo, recomenda-se o uso de luvas de proteção, respirador e roupas de mangas compridas para proteger a pele. Levando em consideração todas as restrições listadas e a toxicidade da substância, seu uso é permitido apenas para fins de produção.
Dicas e truques adicionais
Garantir um resultado de alta qualidade e uma conexão confiável de superfícies permite o cumprimento de várias recomendações adicionais de especialistas.

Dicas comuns incluem:
- Evite que a umidade entre na linha de cola, pois o líquido altera significativamente a resistência da junta. O contato com a água pode desalojar as superfícies aderidas e quebrar a vedação.
- Ao colar com uma solução contendo dicloroetano, é possível ajustar a posição das superfícies por muito tempo. Ao mesmo tempo, não se deve atrasar esse processo, pois existe o risco de sair uma grande quantidade de cola da costura, o que afetará negativamente a qualidade da conexão.
- A composição deve ser aplicada com o máximo cuidado. Caso contrário, a substância pode corroer o material e prejudicar a aparência da peça.
- Ao pressionar as superfícies após a aplicação do adesivo, você deve garantir que a junta esteja completamente fechada. A união dos materiais é fixada em posição estática por várias horas para secar a substância.
- Devido ao aumento da volatilidade do dicloroetano, os pratos químicos são o local ideal para armazenar a substância. O recipiente deve estar sempre bem fechado para evitar a evaporação. Além disso, deixar o recipiente de dicloroetano aberto pode facilmente derramar líquido.
- No trabalho, é melhor usar pequenos frascos com uma substância de 20-50 ml. Esses recipientes são mais estáveis e, se manuseados sem cuidado, uma quantidade mínima de substância pode derramar.
Seguir essas dicas vai te ajudar a usar a solução com muita eficiência. Além disso, as recomendações ajudam a evitar situações perigosas.


