Os principais componentes da cola alimentar, como cozinhar em casa e como trabalhar
Bolos lindamente decorados são frequentemente vistos em confeitarias. Decorar uma sobremesa com estatuetas é impossível sem o uso de cola especial para alimentos. É graças a ele que é possível dar uma aparência finalizada à obra-prima da culinária. A mistura de cola pode ser comprada na loja ou feita em casa com produtos comuns. Nesse caso, é preciso respeitar a receita, permitindo modificações que não prejudiquem a qualidade do produto final.
Para que serve a cola de confeitaria?
A cola comestível é uma massa culinária espessa que pode ser usada para decorar cupcakes, decorar casinhas de gengibre e bolos. Sua fixação é confiável, permite prender uma borda a um bolo, flores ou miçangas. Freqüentemente, uma obra-prima culinária consiste em várias partes que precisam ser montadas ou pequenas joias exigem uma montagem confiável.
Ao usar a massa de cola, é importante que seu sabor não altere o sabor de todo o produto, não estrague a impressão geral da sobremesa e seja inofensivo ao ser ingerido.
Componentes principais
A cola alimentar difere por ser criada com base em ingredientes naturais inofensivos para o corpo humano. A restrição da fabricação industrial geralmente inclui:
- a água;
- ácido cítrico ou acético como conservante;
- aditivo E466 - carboximetilcelulose de sódio, capaz de conferir viscosidade à mistura;
- sorbato de potássio.
A forma de liberação pode ser de dois tipos - líquida ou em pó. O primeiro pode ser usado imediatamente, o pó leva tempo para ser preparado.Hoje existem muitas receitas que podem ser usadas para fazer cola comestível a partir de produtos domésticos comuns. Para isso você vai precisar de:
- clara de ovo de galinha;
- chocolate branco ou preto;
- ácido de limão;
- farinha;
- Açúcar granulado;
- Melaço de cana.
A cola é fácil de preparar, endurece rapidamente, tolera facilmente temperaturas extremas. Não se deve cozinhar a massa em grandes quantidades, pois seu consumo é econômico.
cores mágicas
A cola comestível Magic Colors é uma massa espessa pronta para uso. Os componentes que o compõem são de origem vegetal. O líquido tem boa fluidez e densidade. A adesão dos componentes é forte, então a cola é frequentemente usada para conectar elementos de mástique, estatuetas de maçapão.

A mistura é aplicada nas superfícies coladas, que são conectadas, e depois de um tempo sua fixação torna-se confiável. A cola de comida é útil se pequenos objetos foram danificados no bolo. A correção é fácil com Magic Colors, apenas um toque com o pincel. A composição ajudará se o especialista culinário se deparar com a tarefa de combinar joias maciças de massa de vidraceiro.
A cola alimentar desta marca é produzida em Israel e é produzida em embalagens plásticas, embaladas em 32 gramas.
Cola comestível arco-íris
A cola comestível desta marca é à base de carboximetilcelulose. É obtido a partir da soda cáustica e da celulose. A substância é insípida e inodora. É usado para engrossar e atingir a viscosidade. A cola comestível do arco-íris é frequentemente usada por chefs de confeitaria profissionais para criar bolos de design, bolos de casamento.
Não pertence a produtos alergênicos, tais reações não se observaram. Vegetarianos podem consumir alimentos utilizando essa cola, já que não há ingredientes de origem animal na composição. A Cola Comestível Rainbow é fabricada no Reino Unido. Você pode comprá-lo em embalagens plásticas de 25 ou 50 gramas.
Cola comestível QFC Essentials
A cola culinária da marca britânica tem uma composição comestível de "açúcar". É ideal para a preparação de mástique culinário, a partir do qual são feitas flores, enfeites e estatuetas. Seu alto poder adesivo mantém as decorações pesadas de sobremesas no lugar. A composição do QFC Essentials se ajusta rapidamente e resiste a temperaturas extremas. A cola alimentar é um líquido incolor e viscoso. Embalado em embalagens plásticas de 18 gramas.

Como cozinhar em casa
A cola culinária comestível pode ser feita facilmente em casa. De acordo com uma das receitas mais simples e acessíveis, a massa é preparada à base de clara de ovo:
- Separe os brancos dos amarelos.
- Bata à mão ou na batedeira “até os picos”, ou seja, até a massa ficar tão espessa e branca que dá para fazer picos que não caem.
- Adicione o ácido cítrico e o açúcar de confeiteiro à massa branca resultante (belisque cada um).
- Misture bem até a composição engrossar.
- Cubra com película aderente.
- Leve à geladeira por 5 horas.
A cola alimentar para bolos pode ser preparada com base em ovo em pó:
- O pó de merengue (1 colher de chá) é misturado em uma tigela de cerâmica com uma colher de sopa de água.
- Diluir com algumas gotas de água se a mistura for espessa.
- Obtenha uma consistência que, quando aplicada aos elementos a serem colados, a composição pareça transparente.
- Despeje a cola comestível em um recipiente e feche bem.
- A composição é usada imediatamente ou armazenada na geladeira por até 5 dias.
A pasta de flores pode ser usada como base para uma composição adesiva:
- Ele é quebrado em pequenos pedaços.
- Adicione um pouco de água.
- Deixe repousar 30 minutos.
- Misture bem.
Em vez de mástique de flores, você pode pegar 28 gramas de açúcar branco e misturar com um quarto de colher de chá de água até que a composição pareça macia e pegajosa.

Um dos mais simples pode ser um método de preparação de cola alimentar para mástique a partir de carboximetilcelulose, que é diluída em água na proporção de 1:30. O pó é colocado em uma garrafa, a água é despejada e agitada por 3 minutos. Quaisquer caroços que possam aparecer no líquido desaparecem por conta própria após as 15h.
Como fazer cola para massa
Mastic é uma pasta de plástico para fazer decorações de confeitaria. Em casa, pode ser preparado com receitas de donas de casa experientes.
Com gelatina
A gelatina diluída em água é levemente aquecida e filtrada. Açúcar em pó é adicionado ao líquido e bem misturado até que o estado da massa se torne plástico.Suco de morango, framboesa, beterraba, laranja e verde é usado como corante para mástique.
Marshmallow fofo
Em banho-maria, os marshmallows são derretidos, açúcar de confeiteiro e suco de limão são adicionados à massa resultante. A composição acaba sendo muito plástica. É fácil esculpir qualquer decoração de sobremesa.
à base de farinha
A receita pressupõe o uso de produtos convencionais. Para preparar a massa, você precisa:
- Leve 400 gramas de água para ferver.
- Misture ½ xícara de farinha com um pouco de água até obter um mingau grosso.
- Despeje a farinha na água fervente.
- Ferva e retire do fogo.
- Adicione o açúcar e misture (3 colheres de sopa).
- Frio.
- Decore o bolo com mástique.
Regras para trabalhar com adesivo
Para fazer uma decoração comestível e fixá-la na base, várias regras devem ser seguidas:
- os produtos de mástique são preparados com antecedência para que tenham tempo de endurecer;
- os detalhes da decoração são secos separadamente uns dos outros e só depois começam a se encaixar;
- pequenos elementos de massa podem ser fixados umedecendo com água;
- para fixar os maiores, é necessária cola alimentar;
- para não danificar as decorações, são colocadas sobre a confeitaria com pinças;
- a cola comestível à base de proteína é aplicada com uma seringa ou pincel;
- para que a conexão seja confiável, a composição é aplicada tanto na superfície quanto no elemento decorativo, após o que esperam 1-2 minutos e os conectam.

Possíveis efeitos colaterais
Existem segredos na preparação e uso de joias de massa, cujo conhecimento permite evitar um resultado final inesperado:
- o açúcar em pó utilizado para fazer mástique é cuidadosamente preparado, moído muito finamente, caso contrário a camada quebra durante a laminação;
- a massa não deve ser aplicada a uma crosta crua (creme azedo, impregnação), pois pode se dissolver em contato com a umidade;
- antes de aplicar a mástique no creme de manteiga, a sobremesa é colocada na geladeira para que o creme endureça bem;
- pequenos detalhes da decoração podem ser colados umedecendo com água ou proteína com açúcar de confeiteiro;
- se as estatuetas forem coladas e colocadas na geladeira, podem absorver umidade e cair, então a decoração é consertada antes de servir a sobremesa na mesa;
- as peças de marshmallow podem ser pintadas com corante alimentício;
- quando a massa esfria, ela perde sua elasticidade, que pode ser restaurada colocando o material decorativo no microondas ou forno aquecido;
- os restos de mástique são armazenados no freezer - até dois meses ou duas semanas na prateleira da geladeira;
- estatuetas secas, mas não utilizadas, são colocadas em uma caixa e armazenadas por 1,5 meses.
Aplicação para colagem de plásticos
A cola alimentar destinada à decoração de pastéis e bolos tem uma propriedade que permite a sua utilização para outros fins. Entre os utensílios de cozinha hoje, um grande lugar é ocupado por utensílios de plástico.
Se o seu prato, copo ou recipiente de comida favorito rachar e quebrar no momento mais inoportuno, você pode aplicar cola de comida para uma solução rápida. Para isso, é necessário diluir o espessante SMS (ou carboximetilcelulose) em água não na proporção usual de 1 para 30, mas em uma proporção mais concentrada de 1 para 45. A mistura é bem misturada em um frasco com tampa . Sua estrutura gradualmente se tornará homogênea e utilizável.Se a consistência for muito espessa, vale a pena adicionar água à composição.
Depois de reparadas com cola de comida, as louças de plástico podem durar muito tempo sem prejudicar quem as usa.
Dicas e truques adicionais
Os especialistas aconselham adicionar carboximetilcelulose à massa usada para modelar as formas. Este atinge sua elasticidade e resistência após ser colocado no bolo. Basta 1 colher de chá de SMS para 300 gramas de mástique.
Para tornar a massa resultante ainda mais elástica, após misturar os componentes, ela é mantida por uma hora e meia.


