Variedades de bordas para caminhos de jardim e regras para criar uma borda com suas próprias mãos
As parcelas de jardim são geralmente divididas em várias zonas. Cada área é plantada com um certo tipo de cultura. Entre as zonas, são criados caminhos de jardim especiais, que, por conveniência, são decorados com bordas. As cercas ajudam a manter os caminhos do jardim limpos e arrumados e também evitam que as plantações ultrapassem os limites da área alocada. Os caminhos do jardim são revestidos com diferentes tipos de materiais, a escolha depende das preferências individuais.
Variedades e características de bordas
Os tipos de meios-fios e meios-fios são classificados de acordo com as características distintivas dos materiais de que são feitos. Enquanto os caminhos do jardim são geralmente revestidos de pedra, os meios-fios e os meios-fios podem ser feitos de vários materiais.
Plástico
Este material é o mais comum devido à sua acessibilidade e facilidade de uso. Tipos principais:
- estruturas desmontáveis, representadas pelas mesmas seções;
- tipos de fita, caracterizados por maior flexibilidade;
- cercas sólidas imitando produtos de pedra ou madeira.
As bordas de plástico são fáceis de usar, fáceis de limpar e podem ser removidas rapidamente quando necessário.A desvantagem do material plástico é considerada pelos jardineiros uma tendência a rachaduras, lascas e vários danos.
Concreto
Para criar uma cerca de concreto, é usado o método de prensagem ou fundição. Esse tipo de cerca é frequentemente instalado para delinear rodovias e calçadas. No projeto de jardins, são utilizados meios-fios de concreto se os caminhos do jardim forem feitos de lajes e no futuro não estiver planejado transferi-los para outro local.
Metal
As cercas de jardim de metal podem ser de fita e seccionais. Os meios-fios são enterrados por 10 centímetros, o que constitui um obstáculo ao crescimento do sistema radicular de várias culturas. A borda de metal é durável, eficaz no delineamento de áreas, mas tem uma desvantagem significativa: o material que fica no subsolo é propenso a ferrugem e corrosão.
Bebida
A borda de madeira oferece uma variedade de opções de instalação. Estacas, pequenos troncos ou tábuas servem como elemento decorativo para enfeitar o local. O material é ecologicamente correto, parece impressionante e é capaz de reviver qualquer área. A desvantagem dos meios-fios de madeira é a necessidade de processar adicionalmente os elementos com fluidos especiais que protegem contra o apodrecimento.

Tijolo
Uma das opções de design mais práticas e duráveis para caminhos de jardim é o uso de tijolos aparentes. Os elementos são colocados ao longo de todo o comprimento do caminho do jardim na borda, em ângulo ou de lado. As cercas de tijolos são duráveis, fortes, resistentes a temperaturas extremas e umidade excessiva.
Pedra
Este tipo de bordas é classificado como decorativo.Várias composições são arranjadas com uma pedra, depende da imaginação dos proprietários ou paisagistas. A pedra é mais usada para decorar lagoas, canteiros de flores. Serão necessários muitos materiais caros para cobrir os caminhos do jardim em todo o local com pedra natural.
Verde
Uma opção eficaz é o design de caminhos de concreto ou cascalho com borda verde. Para isso, buxo, cotoneaster, lavanda e sálvia são adequados. Criar uma borda verde leva tempo, desde o plantio até a obtenção da altura necessária da grama leva de 1 a 2 meses. Ao mesmo tempo, o corte da calçada deve ser semanal, para que os elementos individuais não violem a composição geral.
A borda verde é um elemento decorativo do projeto do jardim, não desempenha a função prática de impedir o crescimento da grama.
De materiais de sucata
A opção de orçamento é o desenho da pista com meios improvisados. É comum a demarcação com uso de garrafas plásticas, vidros, pedaços de telhas.
Cercas para canteiros de flores
As áreas de flores são separadas da área principal por meio de rodas de borracha e estruturas de cortiça. É conveniente usar cercas de pedra ou tijolo, então os arranjos de flores ficarão mais impressionantes.

Rede
Cercas tecidas com hastes finas são mais adequadas para decorar arranjos de flores. Alguns tipos de flores requerem suporte adicional, que pode ser criado a partir de galhos, formando uma cerca.
caroços
Cunhas grossas são instaladas perto dos canteiros de flores, nos quais são plantados arbustos altos de flores.É costume atualizar esses tipos de bordas sazonalmente ao mesmo tempo que a renovação do canteiro.
Opções incomuns
Jardineiros em suas próprias parcelas mostram imaginação. A abordagem para o projeto de cercas depende das preferências individuais e das características do local. Uma das opções para um design inusitado é a instalação de placas de cerâmica com o mesmo ornamento, elementos de camas de ferro antigas e muito mais.
Informação! Uma das opções incomuns para decorar a borda das plantações de flores é plantar em baldes decorativos, carrinhos, molduras de carros.
Borracha
Na última década, bordas de borracha se tornaram comuns. Benefícios:
- sustentabilidade;
- força;
- conveniência de uso;
- Resistência à umidade.

Informação! Os caminhos de jardim feitos de todos os materiais são feitos com bordas de borracha.
Como escolher o certo
Ao escolher o desenho de um caminho para uma cabana de verão ou jardim, eles são guiados pelas principais características do material de que é feito o meio-fio:
- caminhos de pedra são cercados com meio-fio de pedra, tijolo ou borracha;
- para decorar canteiros de flores, use fita plástica ou bordas de metal seccionais;
- a opção ideal que impede o crescimento da grama é uma fita metálica com profundidade de 10 a 12 centímetros.
Recursos de instalação de diferentes tipos
Antes de instalar as bordas, delineie os contornos do futuro caminho do jardim e prossiga para a instalação da borda. Os meios-fios de plástico são instalados sem preparação prévia. Para meios-fios de concreto ou pedra, trincheiras são cavadas adicionalmente, material isolante é colocado.Cercas de madeira são instaladas com processamento preliminar do material e colocação no fundo das trincheiras de agrofibra. As principais nuances ao instalar meios-fios para caminhos de jardim:
- a marcação de contorno envolve a colocação de pinos com a tensão obrigatória do cordão de construção e o alinhamento da parte superior de acordo com o nível de construção;
- ao preencher lacunas com cimento ao instalar meios-fios de concreto, pedra ou tijolo, é necessário controlar a entrada do excesso de umidade. Se o excesso de água permanecer nas ranhuras, no inverno ela pode se expandir sob a influência de baixas temperaturas e destruir a integridade do meio-fio.
Como fazer você mesmo de concreto
Os meios-fios de concreto geralmente são feitos de forma independente, para isso eles usam um dos seguintes métodos:
- Concreto moldado.Esta é uma opção quando a mistura é despejada em formas preparadas e, em seguida, o elemento resultante é instalado ao longo do contorno planejado. Ao usar esta técnica, é necessário levar em consideração a relação entre as dimensões da pista e as formas preparadas.
- Fundição. A mistura de concreto é despejada em valas de cofragem preparadas.
A solidificação completa em ambos os casos ocorre em 5-7 dias. Durante este período, a parte superior pode ser decorada ao seu gosto: complementada com conchas, disponha um pequeno padrão de pedra do rio.


