Instruções passo a passo sobre como fazer uma capa de telefone com cola quente derretida com suas próprias mãos
Os gadgets precisam de proteção contra impactos mecânicos: batidas, arranhões. À venda existe uma grande seleção de estofos para todos os gostos e designs a preços elevados. Recomendações para criatividade manual, por exemplo, como fazer uma capa de telefone com cola quente, permitem resolver o problema de forma rápida e econômica. Ele vem na forma de uma sobreposição na parte inferior da caixa, que protegerá o celular contra danos e escorregões das mãos.
Vantagens e desvantagens da capa de cola quente
Uma capa de telefone feita à mão com cola de polímero será mais barata, fiel ao tamanho e terá um design exclusivo.O produto elástico e leve protegerá a parte inferior e as laterais da caixa contra batidas e arranhões. A treliça decorativa feita de cola hot melt é resistente à abrasão, umidade, solventes e temperaturas extremas. A desvantagem da capa é a falta de proteção do telefone contra água e calor.
Como fazer você mesmo
A tecnologia de fazer cobertores é simples. Não requer nenhuma habilidade especial. As principais condições são a disponibilidade de uma ferramenta e material de origem.
o que é necessário
Existem vários tipos de adesivos hot melt no mercado. Eles diferem em composição e propósito. Antes de comprar cola para artesanato, você precisa ler suas instruções. O material necessário é produzido na forma de hastes (adesivos) com diâmetro de 7 e 11 milímetros, comprimento de 4 a 20 centímetros. O ponto de fusão é de 105 graus. O tempo de presa varia de alguns segundos a alguns minutos. Além disso, eles têm cores diferentes:
- incolor (transparente);
- branco fosco;
- colori.
Os autocolantes transparentes pertencem ao grupo universal. Eles podem ser usados para unir todas as superfícies, criando formas e estruturas estáveis para artesanato. Após o endurecimento, podem ser pintados com tinta a óleo ou esmalte.
As varetas brancas têm duas funções, uma para colar superfícies de vidro e outra para outros materiais brancos. Adesivos coloridos são usados para colar marcadores. As mantas são feitas de listras de lantejoulas multicoloridas. As variedades preta e cinza são seladoras de calor.
Em termos de composição química, os adesivos são poliolefinas, produtos de polimerização de etileno e acetato de vinila. Para artesanato e trabalhos domésticos, utiliza-se acetato de vinila sem aditivo metálico, pegajoso residual (PSA), cujo tempo de cura é de 3 a 5 segundos.

Os adesivos são usados para reabastecimento de armas de calor. Os dispositivos de colagem com cola quente apresentam diferenças nas características técnicas em termos de potência e desempenho.
Para trabalhar com papel, têxteis, plástico, os fabricantes oferecem pistolas especiais que operam em regime de temperatura mínima (105 graus).
Os índices de potência são insignificantes para a fabricação da capa, pois a fluidez da cola, que tem temperatura de 200-300 ou 105 graus no estado fundido, não muda. A velocidade com que a estrutura sólida da cola se transforma em gel é menos importante do que a capacidade da câmara na qual o material é aquecido. O volume da câmara é usado para avaliar o desempenho da pistola: a quantidade de gel produzida em 1 minuto. Para os entusiastas de bricolage, o desempenho ideal da pistola de calor será de 5 a 30 gramas por minuto.
Para fazer uma capinha de celular, você vai precisar de:
- 2-3 adesivos (transparentes ou coloridos, com glitter) com diâmetro de 7 milímetros;
- pistola de calor com potência de 30 a 150 watts, com capacidade de até 30 gramas por minuto.
Ao escolher uma pistola, deve-se atentar para o diâmetro da haste para a qual ela foi projetada, para não atrapalhar a circulação da cola aquecida e não quebrar o aparelho.
Processo de manufatura
Antes de começar a fazer a casca, o telefone deve ser preparado isolando-o do contato com a cola, mantendo sua forma. Para fazer isso, é embrulhado em papel manteiga ou papel alumínio. O papel ou folha é enrolado firmemente ao redor do corpo. As pontas do papel são colocadas na tela para não divergir, coladas com supercola. A folha é enrolada firmemente em um nó para um melhor ajuste também no lado do teclado.

O procedimento para base de cobertura de papel e alumínio é diferente:
- Papel. Graças a ele, você pode ver claramente os pontos de conexão para carregamento, fones de ouvido, teclas de energia e volume, bem como a localização da webcam.Esses locais são cuidadosamente demarcados com caneta hidrográfica para deixar livre o acesso ao estojo. Se desejado, um padrão decorativo é aplicado ao papel. Da pistola, a cola é aplicada ao longo do contorno desenhado, começando pelo para-choque. Após 2-3 minutos, quando a composição endurece, o papel é removido do telefone e cuidadosamente removido da caixa. Se a capa foi feita de cola incolor, ela é pintada com esmalte ou tinta a óleo usando um borrifador.
- Frustrar. Para evitar que o padrão desbote, um creme gordo é aplicado na folha. Fazer um esboço preliminar em papel alumínio não funcionará, então o desenho é aplicado imediatamente da pistola. Após o endurecimento, a folha é removida do telefone e removida do estojo. A coloração é feita da mesma maneira. A desvantagem de fazer uma faixa decorativa na folha é a possibilidade de erros ao aplicar um padrão e sobrepor os pontos de conexão da câmera de vídeo.
O trabalho com uma pistola de calor começa com o reabastecimento da haste, conectando o aparelho à rede elétrica. Após 3-5 minutos, a prontidão do derretimento é verificada pressionando brevemente o gatilho. A cola líquida é espremida através do bico, que é aplicada ao substrato preparado.
A cola do bico é limpa periodicamente para que a espessura do enfeite seja aproximadamente a mesma. Para fazer isso, use um pedaço de papel manteiga, onde a composição não utilizada é transferida.
No final do trabalho, a pistola térmica não é desligada até que os restos de cola sejam expelidos da câmara e o bocal seja limpo deles.
Erros comuns
Os problemas com o trabalho com uma pistola de calor surgem ao tentar concluir um desenho, eliminando todo o conteúdo da câmara de uma só vez.Com isso, é expelida uma grande gota de cola quente que, se retirada, pode levar a uma queimadura térmica. Para criar uma malha padronizada, pressione brevemente o gatilho. Uma gota do bico é aplicada com um movimento pontual, espalhando-se sobre a superfície. A cola restante é removida em papel manteiga. A próxima gota é aplicada lado a lado e o próximo loop é feito da mesma maneira.
Dicas e truques adicionais
Não coloque a arma de lado. Para isso, um suporte é fornecido no design. Nesta posição, a câmera não superaquecerá e a cola quente não grudará na mesa.Para não superaquecer o telefone, é necessário fazer uma pausa de um minuto a cada 30-40 segundos, sem desconectar o aparelho da fonte de alimentação.


