Instruções passo a passo sobre como fazer uma ponte decorativa no país com suas próprias mãos
A dacha não é apenas um local para cultivar vegetais e frutas, mas também um espaço para aliviar o estresse. O paisagismo no jardim, fora da cidade, está ganhando popularidade. Deixe sua imaginação correr solta, aplique a habilidade é a melhor maneira de passar da agitação da cidade, do nervosismo. Construir uma ponte com as próprias mãos no campo é o desejo de muitos homens. Graças a ele, a horta não se parece mais com as outras.
Encontro
No jardim, ao criar uma paisagem, são construídas pontes decorativas. As estruturas de pedestres têm um design leve e fácil de fazer com as próprias mãos. Este será o elemento de design mais visível, com foco na área adjacente à ponte. Para maior efeito visual, é necessário colocá-lo em locais destinados ao lazer e caminhadas.
Como escolher um local para instalar
Para que o deck dacha se encaixe organicamente na paisagem, deve-se alocar uma área onde o sabor natural será recriado.
perto dos canteiros
Um canto do jardim, onde são plantadas plantas com flores, é um local de relaxamento e emoções positivas. Um elemento decorativo que leva ao jardim de flores completará a paisagem artificial.
Acima de um riacho seco
Córregos secos - decoração dos subúrbios. Uma ponte lançada sobre um leito seco completará a ilusão de um riacho seco, agregando naturalidade à paisagem.
Em caminhos ou caminhos
A interseção de caminhos de jardim com pequenas pontes onduladas adicionará exclusividade ao jardim.
perto da cachoeira
A passagem para a cascata artificial impõe-se como elemento final da imagem de um recanto da natureza no campo.
Acima de um lago, riacho ou cachoeira
Se houver um riacho ou lagoa no território do local, a ponte será usada não apenas para fins decorativos, mas também para o fim a que se destina.

Princípios gerais de construção
As estruturas distinguem-se pela forma de guiar sobre um obstáculo de água. No mesmo terreno, são construídas estruturas decorativas no país.
Certo
O tipo mais simples de pontes de madeira. São instalados para cobrir vãos de até 8 metros. A estrutura é construída entre as margens paralelas do reservatório. Este tipo de piso não é adequado para cursos de água e caminhos secos. A fundação é reforçada nas margens e conectada a duas pranchas de suporte ou troncos (troncos). As tábuas estão alinhadas nas camas.
Com passos
Uma variante de uma ponte reta elevada acima das margens. A altura é determinada pelo número de degraus até o convés. Os degraus são instalados em uma ponte reta, se uma margem for mais alta que a outra, para nivelar a transição ao longo do tabuleiro.
ponte em arco
A forma é usada em leitos de riachos secos, como elemento decorativo em uma paisagem sem água, como uma bela estrutura funcional em reservatórios artificiais.
Ziguezague
Uma ponte em ziguezague pode ser feita no plano vertical e horizontal. Um ziguezague vertical é uma configuração quebrada ou ondulada de uma ponte reta ou arqueada. O ziguezague pode ter a forma de um triângulo, um trapézio, dois ou três arcos conectados.
Um revestimento plano em zigue-zague é uma conexão de várias tábuas com um deslocamento ou ângulo entre si. Essas pontes são lançadas sobre corpos de água rasos.
Suspensão
A versão mais simples da ponte suspensa pode ser emprestada dos povos asiáticos. Duas cordas ou cabos são puxados através do riacho, nos quais as pranchas são fixadas. A corda pode ser puxada de um ou de ambos os lados como corrimão.

Recursos de estilo
As pontes paisagísticas devem ter uma forma incomum. Os designs mais populares são japoneses, tradicionalmente russos ou vanguardistas.
japonês
Uma ponte de estilo japonês parecerá estranha na paisagem do jardim se os elementos que a acompanham não forem recriados. Na paisagem do jardim japonês, observa-se a composição: uma ponte e um reservatório (lagoa, cachoeira, riacho).
Em zigue-zague, deitado acima da lagoa, o yatsuhashi é um símbolo do caminho da vida.
Pode ser feito curvo na forma de dois semi-arcos acima de um riacho ou leito seco. O material para fazer pontes é madeira ou pedra. A peculiaridade do design japonês é a ausência de detalhes pretensiosos, a simplicidade e severidade das linhas, a predominância de um único esquema de cores.
Rústico
Passarela rústica significa parquet reto com ou sem degraus de desbaste.Troncos de árvores secos podem ser usados como grades.
Vanguarda
As formas mais decorativas de pontes.
Vários tipos de materiais são utilizados em sua fabricação:
- metal e madeira forjados;
- metal e pedra forjados;
- concreto, madeira, metal forjado.
Pitorescas estruturas abobadadas predominam.
Como escolher o material para uma ponte de jardim
A ponte decorativa deve durar mais de uma temporada. A escolha do material para sua fabricação deve receber atenção especial.

Piedoso
As estacas são necessárias para dar estabilidade à estrutura. Para isso, são cravados no solo de 30 a 80 centímetros, dependendo do comprimento e da largura do vão da ponte. A árvore mais adequada para estacas é o pinheiro. Possui tronco regular, boa resistência à umidade, madeira dobrável para processamento. Os materiais de construção precisam de tratamento anti-séptico contra apodrecimento, besouros da casca, criando uma película protetora. A impregnação betuminosa resolve esses problemas, tornando as estacas duráveis.
Larch não tem medo de apodrecer e molhar. Madeira densa com alto teor de resina é difícil de cortar e trabalhar, além de ter um custo elevado.
Se a ponte for instalada em locais propensos a alagamentos durante chuvas prolongadas, as estacas são feitas a granel de uma mistura de cimento e areia com reforço.
Chão
As tábuas do deck devem ter pelo menos 30 milímetros. Para isso, utiliza-se madeira impermeável sem nós: álamo, pinho. As tábuas podem ser assentadas com espaço para escoamento de água ou ponta a ponta, em massa sólida. Como revestimento do piso, é utilizado um corte longitudinal de toras com diâmetro de 10 a 15 centímetros, dispostas em fileira. Pedra polida de 7 a 12 centímetros também é utilizada para assentamento em vão.
Para tratamento
As rampas são feitas de madeira macia, como tília. Pinheiros e bétulas se prestam bem ao torneamento. A madeira dessas espécies não lasca, resiste à flexão.
Aplicação de concreto
Estruturas de concreto são duráveis, sua superfície pode ser decorada com pedra, metal. O concreto pode ser usado para fazer a base da ponte e o tabuleiro.
Uso de metal
As pontes metálicas são estruturas forjadas soldadas. Use uma barra e uma tira de aço com espessura de 3 milímetros, dependendo do uso.
Variantes do uso de metal em pontes:
- base, piso, balaustradas;
- revestimentos de pisos, grades;
- escolta.

O metal tem as melhores propriedades decorativas. O arco da ponte pode ter qualquer raio. Modelos de grades forjadas são inacessíveis para madeira e pedra. Os produtos de metal são duráveis e requerem manutenção mínima se estiverem livres de ferrugem e pintados. Antes de fazer a ponte, é feito um esboço, depois um desenho cotado, segundo o qual o metal é cortado e soldado.
Para construção em pedra
A pedra para pontes é utilizada em tamanho grande com lado liso. Coloque-o em uma cama de madeira ou concreto. Para a solidez do revestimento, os interstícios entre as pedras são vazados com uma mistura de cimento líquido. Uma ponte de pedra pode ser reta, arqueada.
Procedimento
Depois de escolher a localização da ponte, as marcações são feitas. Determine seu tamanho, a localização das bases. O eixo longitudinal deve ser perpendicular à interseção. Para todos os tipos de pontes, exceto pontes totalmente metálicas, as estacas são cravadas no solo. Eles marcam o fim e o início do vão.
Em seguida, as pilhas são instaladas. O próximo passo depende da forma da ponte.Para o piso direto, toras longitudinais são fixadas a ele, sobre as quais as tábuas são colocadas. O arco de uma ponte em arco é obtido pela junção de meios arcos cortados em madeira ou moldados em concreto.
Erros comuns
Um dos erros é a visão ridícula da ponte na paisagem do jardim. Cada tipo de construção necessita de uma envolvente correspondente. O site deve ser zoneado, com uma transição suave de uma zona para outra. Um edifício de estilo japonês não será apreciado se não criar uma aura de calma e equilíbrio. Requisitos semelhantes para outras opções de deck. O tamanho e a forma da ponte devem estar relacionados ao tamanho do local. Quanto menor, mais simples sua estrutura e menor deve ser a ponte.
Apesar do papel predominante do elemento decorativo, a ponte deve ser confiável e não traumática. Os degraus devem ser confortáveis em largura e altura. A superfície do deck não deve ser escorregadia. O corrimão deve ser projetado para ser confortável de suportar, sólido e alinhado com o início do deck.

Dicas e truques para iniciantes
É necessário planejar a instalação do deck em conjunto com o paisagismo. Além disso, é importante saber de que material são feitos os caminhos que levam à ponte. O metal parece orgânico com caminhos de pedra, ladrilhos. Madeira - com pedrinhas, calçada de madeira. Para que as estruturas de madeira e metal durem mais, é preciso cuidar delas: tingir o piso e grades, tratar com antissépticos.
Quanto mais alto o arco da ponte em arco, mais forte e confortável é a aderência do corrimão. Em um voo curto e direto por um riacho, você pode passar sem rampas curtas ou sem elas.
Os batentes da ponte devem garantir a imobilidade da estrutura, a impossibilidade de capotamento, o afundamento do solo.Antes de instalá-los, você deve fazer uma análise do solo para saber sua mobilidade. A escolha dos substratos depende do teor de areia, argila e proximidade com as águas subterrâneas. Se a casa foi comprada recentemente, deve ser estabelecido dentro de um ano se há áreas pantanosas. Uma ponte construída em tempo seco pode desabar durante as chuvas se a fundação não for escolhida corretamente.
Pequenas estruturas de madeira podem ser instaladas em pedras planas, uma base de concreto sem ancoragem ao solo. A confiabilidade da estrutura é garantida pela ausência de deformação no vão. A versão mais simples dessa ponte não tem mais de 2 metros de comprimento e 1,4 metros de largura. Em pontes largas cobertas de pedra (até 1,5 metros), você pode passar sem grades. Mas é aqui que o arco tem uma leve curvatura e a visão da estrutura não é bloqueada pelo crescimento de árvores e arbustos.
A pedra natural é pesada. Para facilitar a construção, pode-se usar uma estrutura de metal preenchida com pedra artificial... Para tornar a ponte reta decorativa, as grades são baixas (40 centímetros) ou colocadas de lado. Estruturas suspensas são colocadas sobre riachos, pequenas lagoas. Todas as pontes sobre obstáculos de água devem ser colocadas no ponto mais estreito. Estruturas abobadadas altas podem servir como vistas da paisagem. Quando localizada ao lado de um jardim de flores, a ponte pode se tornar sua extensão se você colocar vasos com plantas sobre ela.
Exemplos de soluções prontas
Uma ponte conectando dois gramados. O comprimento do vão é de 4 metros. O material é madeira. O tipo de piso é reto com uma leve curvatura. As tábuas são colocadas de costas. Existem 3 suportes em cada lado dos guarda-corpos duplos.Os externos são enterrados no solo, os do meio são montados com barras longitudinais.
Uma ponte metálica com deck de madeira sobre o córrego. O vão tem 3 metros de comprimento e 90 centímetros de largura. A forma da ponte é um arco baixo. Tábuas com largura de 3 centímetros e o mesmo espaço são fixadas ao piso em tiras de aço. As grades de ferro forjado têm 4 apoios, enterrados aos pares no solo. Inserções padronizadas suportam a balaustrada.
A ponte em arco de madeira foi instalada sem ser enterrada no solo. Os 4 pés de apoio do guarda-corpo e a travessa do piso ficam apoiados no chão. Os guarda-corpos convexos são delimitados por uma treliça.Uma ponte de concreto em arco com altas grades forjadas é lançada sobre um discurso seco. Na ponte e da ponte existe um caminho ladeado por ladrilhos de pedra.
Passadiço de madeira sobre a ribeira com avental recto, guardas em cruz. Sobre um leito seco existe uma ponte em arco de pedra com 4 suportes maciços de betão encimados por bolas. As grades são moldadas em concreto.


