Regras e melhores ferramentas para limpar o selante de silicone

Como e com o que limpar os restos de selante de silicone das paredes ou do chão - esse problema se torna urgente para os artesãos domésticos. Concluir os reparos é metade da batalha. Mas livrar o ladrilho de vestígios de silicone, composição emborrachada, limpar o espelho após a colagem - isso já é uma tarefa mais séria. Caso contrário, a sensação de novidade ficará irremediavelmente borrada, estragada. Realizamos experimentos com composições e soluções químicas. Objetivo: Destruição de restos de silicone sanitário.

Propriedades do selante de silicone

Uma composição especial - silicone, que polimeriza em contato com o ar, formando uma camada durável, é conhecida há muito tempo.É usado na construção, para vedar juntas e instalar encanamentos. Há também silicone de alta temperatura para reparos automotivos.

A indústria produz diversas variedades que diferem na cor e forma de lançamento. Depois de usar o selante de silicone, há apenas um problema - como limpá-lo. Ao mesmo tempo, todas as propriedades positivas, incluindo elasticidade, resistência, adesão, imediatamente começam a "trabalhar".

Elasticidade

A costura de silicone endurecido é extremamente durável. Nisso, compete com revestimentos de borracha padrão usados ​​anteriormente na instalação de vidros automotivos. Devido à sua elasticidade, as juntas de silicone resistem ao trabalho em instalações sanitárias com indicadores de umidade e temperatura instáveis, sem perder suas propriedades.

Força

Uma propriedade integral do selante de silicone. Complementa outras qualidades sem entrar em conflito com elas. A camada de silicone que se forma após a polimerização é forte o suficiente para não colapsar ao aplicar uma carga e também espontaneamente. Este é o segredo para a disseminação do silicone no dia a dia - de pequenos reparos a encanamentos e trabalhos sérios e importantes.

Resistência ao calor

Alguns tipos de lubrificantes e selantes à base de silicone podem suportar altas temperaturas. Seu campo de aplicação é a criação de juntas na zona de ação do vapor, líquidos quentes (radiador de resfriamento a água do motor). Para esses silicones, a faixa de operação é indicada na embalagem em graus Celsius.

Alto grau de adesão

E com isso, o silicone está bem. Adere-se com igual firmeza a superfícies duras e lisas.Mesmo da pele, não é tão fácil lavar o selante de silicone imediata e completamente. O mesmo vale para o tecido, independentemente de sua estrutura ou tipo.

Mesmo da pele, não é tão fácil lavar o selante de silicone imediata e completamente.

Período operacional

O selante de silicone curado e aplicado corretamente não fará você se lembrar de você por 15 ou mesmo 20 anos, suas características não são afetadas pelo tempo, elas permanecem inalteradas durante todo o período de operação. Os profissionais dizem que a força do estado sólido do silicone continua a crescer.

Resistência a partículas patogênicas

A maioria dos polímeros de silicone industriais e domésticos são imunes a fungos, bolores e outros patógenos. Eles não têm nada para se desenvolver ali, pois não há matéria orgânica e cavidades abertas. Portanto, processando as costuras com selante de silicone, você pode esquecer essa ameaça.

Quais são os meios

Os limpadores naturais de resíduos de silicone são classificados da seguinte forma:

  • por método de aplicação (mecânico e químico):
  • por composição.

Todas as soluções, por sua vez, são divididas em neutras, ácidas e alcalinas. Seu tipo específico está "relacionado" ao ingrediente ativo do selante de silicone. É um álcali ou ácido (cheiro característico de vinagre), bem como outro componente (neutro). Também existem solventes universais, mas sobre eles um pouco mais tarde. E é fácil identificar o tipo de silicone pela etiqueta.

Alcalino

Este grupo de agentes é eficaz contra compostos alcalinos de silicone contendo aminas. Se a composição da massa for desconhecida, recomenda-se o uso de solventes universais para a conclusão bem-sucedida do procedimento.

Ácido

Selante de silicone ácido fresco e não totalmente curado pode ser lavado com essência de vinagre comum.Recomenda-se o uso de meios combinados - um solvente e uma ferramenta elétrica (faca ou raspador).

Selante de silicone ácido fresco e não totalmente curado pode ser lavado com essência de vinagre comum.

Neutro

Quando o composto de vedação utilizado não pertencer a ácido ou álcali, sendo neutro em reação química, é utilizada a composição correspondente. Qualquer um dos solventes será eficaz - acetona, gasolina, álcool branco. Todos são facilmente encontrados em lojas de ferragens.

Apresentação de ferramentas profissionais

Se outros métodos forem ineficazes, os meios utilizados pelos profissionais vêm em socorro. Eles removerão os resíduos de silicone das superfícies com um alto resultado garantido.

Penta-840

Refere-se a meios poderosos, solventes, que com a mesma facilidade lidam com as consequências da vedação malsucedida, dissolvem os restos de silicone e renovam as juntas. Funciona com qualquer tipo de superfície. Recomenda-se primeiro certificar-se de que o Penta funciona aplicando uma pequena quantidade do agente no composto de silicone.

Quilosa limpiador

Composição em lata de aerossol. Indicado para tratamento (limpeza) de ferramentas, equipamentos após contato com misturas de silicone, para remoção de selantes frescos e endurecidos. A ferramenta é fácil de aplicar, pulverizando-a na superfície a ser tratada.

Permalóide

Outra formulação líquida, uma mistura de solventes orgânicos altamente voláteis. Eles são usados ​​para limpeza profissional de superfícies plásticas de silicone, pois é inerte aos plásticos. Não tóxico, não afeta a destruição dos compostos de ozônio. Formulário de liberação - latas de 5 litros.

Lugato Silicon Entferner

Pasta de limpeza especial em bisnagas de 80 ml. Também atua fortemente em camadas de silicone novas e velhas. Antes de usar, recomenda-se remover o material até uma espessura de 2 milímetros. A composição é aplicada na superfície, mantida por 1-5 horas.O silicone amolecido é então removido mecanicamente com uma faca ou raspador.

Pasta de limpeza especial em bisnagas de 80 ml.

removedor de silicone

Gel de limpeza para o tratamento de camadas de silicone secas e pré-limpas. Recomenda-se trabalhar com luvas, visita bem ventilada. Quando a água penetra, a eficácia da composição diminui.

Como remover rapidamente

A maioria dos reagentes industriais envolve um certo período de exposição ao selante de silicone, até que ele amoleça e quebre a ligação com a base.E se faltar muito tempo para limpar os ladrilhos ou esquadrias? Um método mecânico, químico ou abrasivo virá em socorro.

Instruções de limpeza

Antes de aplicar este ou aquele método, deve-se primeiro garantir que não haja alternativa à solução escolhida. Nem todos os métodos de limpeza são suaves para plásticos, metais e outros materiais. A remoção mecânica é certamente eficaz, mas pode deixar vestígios de remoção de silicone. Portanto, antes de começar a trabalhar, pesamos novamente os prós e os contras. Eles estão convencidos de que uma ação radical é essencial. Mas mesmo em tal situação, cautela e precisão são observadas.

método mecânico

Quando não é possível limpar a camada de silicone ou não há tempo suficiente para isso, é usado o método comprovado de limpeza mecânica. Os usuários entre si deram a esse método o nome de "difícil", porque é usado em casos extremos.

Você precisará de 2 componentes principais: uma faca (espátula, raspador) e uma pedra-pomes. Primeiro, a maior parte da camada de silicone aplicada e endurecida é cortada e, em seguida, o sucesso resultante é fixado com a ajuda de pedra-pomes. Se necessário, remova o restante da massa com um raspador.

O método não é aplicável a espelhos, ladrilhos, superfícies sensíveis à ação de abrasivos, nas quais podem ocorrer arranhões e deterioração do revestimento.

Químico

Os métodos de exposição química são a última esperança para quem não conseguiu se livrar do silicone de outra forma. Não custa nada ter total clareza sobre a massa utilizada para selecionar a composição com a maior precisão possível. Ou eles usam o método de “cutucada científica”, verificando a que o composto de silicone reage.

A tarefa é amolecer a camada, seguida da remoção com o auxílio de um raspador, espátula.

A tarefa é amolecer a camada, seguida da remoção com o auxílio de um raspador, espátula. É adequado para usar como solventes:

  • essência;
  • querosene;
  • Espírito branco.

Às vezes, detergentes domésticos comuns, que afetam ativamente o polímero de silicone, também atuam como produtos químicos.

Características de encolhimento de diferentes superfícies

Cada material é caracterizado por uma dureza diferente, resistência a agentes abrasivos ou químicos. Vidro, ladrilhos são mais duros, plástico, especialmente tecido ou couro, mais macios. Assim, os métodos de tratamento não são os mesmos, eles são ajustados de acordo com uma situação específica.

Plástico

Um dos materiais mais "delicados". Se possível, evite usar métodos de exposição fortes - abrasivos, raspadores, facas afiadas. Ou faça o mais cuidadosamente possível. Da superfície do revestimento plástico, os restos de silicone são removidos com o auxílio de soluções químicas (gasolina, acetona, aguarrás), após a verificação de que o material principal não foi destruído.

Vidro

Ferragens de janelas, espelhos, inserções em portas internas que sofreram vedação de silicone podem ser limpos com uma faca afiada.Não é recomendado aplicar força excessiva neste caso, para não riscar a superfície. Abrasivos são excluídos. Você pode tentar solventes e produtos químicos (em situações críticas).

Telha

Como remover vestígios de silicone dos ladrilhos? Quase tão simples quanto o vidro. Neste caso, é proibido o uso de produtos de limpeza que possam danificar a superfície. Produtos químicos, gasolina, vinagre, álcool e acetona - sim. Abrasivos, lixa - não. O uso de um raspador, uma faca é muito dosado e cuidadoso.

Couro

O epitélio humano é o mais delicado e vulnerável de todos os materiais. O uso de solventes químicos agressivos para limpar a pele das mãos e superfícies corporais é inaceitável. O melhor é evitar o contato com o selante de silicone, mas se acontecer, não precisa se desesperar.

O melhor é evitar o contato com o selante de silicone, mas se acontecer, não precisa se desesperar.

Eles tentam remover cuidadosamente a composição congelada com a ajuda de algodão embebido em álcool e vinagre... Em casos extremos, deixe a "loção" por 30-60 segundos, após o que o silicone deve sair da pele sem dor.

materiais tecidos

Métodos agressivos, solventes fortes e materiais abrasivos não devem ser usados ​​em tecidos, bem como na pele humana. Recomenda-se colocar o item sujo no freezer por algumas horas. Então o silicone sai facilmente.

Outra forma é limpar (mergulhar) o fragmento contaminado com uma mordida. O álcool também é eficaz na remoção de vestígios de selante de silicone.

Pedra (artificial e natural)

As superfícies de pedra permitem o uso de toda a variedade de métodos disponíveis no arsenal de um artesão doméstico: do macio ao duro.Um raspador, um solvente não pode danificar uma pedra, por isso escolhemos qualquer método "preferido" e o implementamos metodicamente.

lados da banheira

As laterais são cuidadosamente limpas com uma navalha ou faca afiada. Os restos de silicone são limpos com um pano embebido em solvente. O sal de mesa, que atua como um abrasivo suave, também provou seu valor.

Limpeza de banhos de aço e ferro fundido

O velho selante de silicone "preso" da superfície esmaltada do banho pode ser removido com álcool, vinagre, gasolina. Não há problema em usar um limpador de banho, mas apenas um que não contenha abrasivos fortes.

tampo da mesa

Os tampos das mesas são feitos de lajes especialmente processadas (MDF ou laminado), menos frequentemente - de pedra. De qualquer forma, o material envolve condições de operação "duras" - contato com pratos quentes, choques e até uso como tábua de cortar.

 solventes, produtos químicos, vinagre ou álcool são usados

Para a limpeza do silicone, dependendo do grau de contaminação, são utilizados solventes, produtos químicos, vinagre ou álcool, manuseando com cuidado com uma faca afiada (lâmina de barbear). Abrasivos não são desejáveis, a menos que sejam absolutamente necessários.

Telha

O silicone é removido da superfície do ladrilho usando os mesmos métodos do ladrilho: gasolina, querosene, aguarrás. Se não conseguir apagar o selante, terá que se armar com um raspador e até pegar uma pedra-pomes. Ao mesmo tempo, agem com cautela, sem fazer esforços desnecessários.

Acrílico

Os revestimentos acrílicos substituem com sucesso os revestimentos de esmalte em banheiras e bases de duche. É possível que durante o processo de instalação, algum silicone tenha se acumulado na superfície do plástico. Você pode removê-lo com lavagens, solventes, abrasivos leves (sal de mesa).

como limpar roupas

O silicone fresco sairá facilmente se o tecido for esticado e esfregado com álcool. Este conselho não ajudará - as roupas são colocadas no freezer por 2 horas. O silicone não resiste ao teste do frio, por isso descasca rapidamente as fibras.

Como lavar as mãos

Você pode lavar o silicone das mãos com álcool, vinagre, mesmo enxugando bem a pele com uma escova com adição de detergente. É indesejável usar química, é melhor fazê-lo com métodos econômicos.

Medidas de precaução

Trabalhando com silicone e removendo vestígios de sua presença, observe os requisitos de segurança pessoal. Isso se aplica à proteção dos órgãos da visão, respiração e uso de luvas. Com alguns compostos agressivos, eles funcionam apenas na presença de ventilação ou ao ar livre.

Aconselhamento profissional

É mais fácil prevenir qualquer situação do que tentar se livrar de suas consequências posteriormente. Portanto, ao trabalhar com silicone, você deve proteger ao máximo as superfícies de contato da penetração acidental do selante.

Durante a limpeza, são realizados testes de “compatibilidade” do método escolhido e do silicone tratado. E quando você não pode prescindir de agentes de limpeza agressivos e altamente eficazes, observe o máximo cuidado, aja de acordo com as instruções de uso.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha