As melhores maneiras de lavar tinta à base de água do teto
Para decorar os quartos de um apartamento ou casa particular, costuma-se usar um revestimento à base de água. Com os reparos e alterações subsequentes no design de interiores, pode surgir a questão de como limpar adequadamente a tinta à base de água do teto sem deixar riscos. Para escolher a opção de remoção apropriada, deve-se explorar todos os métodos possíveis e suas nuances.
Variedades de tintas de água e suas características
As tintas à base de água são classificadas em várias categorias. O sinal pelo qual vários tipos de revestimentos se distinguem é o polímero usado na produção.
Acrílico
Este tipo é o mais comum. A resina acrílica é usada como componente básico para a produção. O látex é frequentemente incluído para fornecer proteção adicional contra a exposição a líquidos. As principais vantagens das tintas acrílicas são:
- a capacidade de esconder pequenas falhas no teto e nas paredes quando cobertas com uma dupla camada de material com enchimento de látex;
- boa aderência a qualquer tipo de superfície;
- sem cheiro pungente e seguro de usar;
- secagem rápida após a aplicação.
Silicone
Por analogia com a emulsão acrílica aquosa, as resinas de silicone estão presentes na estrutura dos revestimentos de silicone. Esta opção é adequada para todas as superfícies minerais e remove defeitos até 2 mm. Devido à sua consistência especial, o revestimento pode ser aplicado em superfícies úmidas e propensas à umidade sem medo da propagação de fungos.
Silicato
A tinta de silicato é uma combinação de uma solução aquosa e vidro de água com a adição de pigmentos de cores diferentes. O revestimento possui boa permeabilidade ao ar e ao vapor, bem como resistência a mudanças de temperatura. O material aplicado é fixado na superfície e não perde sua tonalidade original por várias décadas.
Mineral
Um componente importante na estrutura das tintas minerais é o cimento ou cal hidratada. Na maioria das vezes, o material é usado para trabalhar com superfícies de tijolo e concreto. Uma das vantagens do revestimento à base de água mineral é a possibilidade de aplicação em ambientes internos, pois não há emissão de odor forte durante o uso. Além disso, o revestimento é muito durável, resistente a graxa e umidade.

Como preparar o teto para limpeza
Após planejar a remoção da camada antiga de material, é importante preparar adequadamente a superfície. Além disso, você precisará se armar com um conjunto de ferramentas e materiais à mão.
Preparação da sala
A principal tarefa é preparar as instalações em que o trabalho será realizado. Primeiro, todos os móveis e itens de interior são removidos da sala para evitar contaminação.Se móveis grandes não puderem ser removidos, é recomendável cobri-los com filme plástico grosso. Durante a obra, os móveis restantes precisarão ser parcialmente afastados para remover o revestimento de toda a superfície do teto. Além de móveis, cobrem aberturas de portas e janelas, soleiras, peitoris de janelas.
Seleção de ferramentas e materiais
Ao preparar o inventário, comece com equipamentos de proteção. Como ao retirar a tinta ela vai esfarelar e cair no rosto, é preciso usar óculos de proteção. Luvas e qualquer arnês também serão úteis. Entre as ferramentas você vai precisar:
- um conjunto de espátulas de diversos tamanhos;
- escada;
- pincéis de pintura;
- Rolo de borracha.
como lavar
Existem várias maneiras de lavar diretamente a tinta aplicada. Recomenda-se familiarizar-se com a tecnologia para realizar todas as opções e escolher a certa, levando em consideração as possibilidades disponíveis e seus próprios desejos.
água quente
O método básico e fácil de usar é mergulhar o forro em água morna. Para fazer isso, umedeça o rolo de borracha e umedeça toda a superfície do teto. Por conveniência, vale a pena usar um rolo com cabo oblongo. O revestimento é umedecido várias vezes para absorver a umidade, após o que é deixado por 15 a 20 minutos.
Quando a tinta incha, deve ser removida com uma espátula. Para não destruir o reboco e a superfície da laje de concreto, o rolo é mantido no ângulo mais agudo possível em relação ao teto. Áreas altamente resistentes à umidade podem ser umedecidas novamente durante o trabalho.

jornais
Este método exigirá uma escada e um grande número de jornais desnecessários. A cola é aplicada no teto pintado, que é adequado para tinta à base de água, depois os jornais são aplicados em toda a superfície e aguardam a secagem. Após a secagem completa, a tinta impregnada com cola descasca com os jornais. As áreas que não tiveram tempo de imersão precisarão ser novamente cobertas com jornal.
Método térmico
Usando o método térmico, você pode remover qualquer tipo de emulsão de água. Para fazer isso, a tinta é aquecida com um secador de cabelo de construção ou um maçarico de alta temperatura até que o material fique macio e elástico. Resta retirar o revestimento com uma espátula, levantando delicadamente os pedaços descascados.
Usando o método térmico, é imperativo ventilar a sala.
Decapagem
A limpeza é realizada com um moedor manual ou um acessório especial no moedor. Em vez de um moedor, também é permitido o uso de uma furadeira. A ferramenta é passada em toda a superfície do teto para remover completamente a tinta velha. De antemão, certifique-se de colocar um respirador e cobrir todos os móveis da sala.
Produtos químicos
Entre os produtos químicos, há uma série de compostos que removem a tinta velha. Ao escolher um produto, você precisa se certificar de que ele se destina ao trabalho interno, pois outras opções possuem um indicador de toxicidade maior. A composição adquirida é aplicada na superfície, aguarde 15-20 minutos e retire o restante da tinta com uma espátula.
eletromecânico
De acordo com o princípio de execução, o método eletromecânico é semelhante à decapagem. Para remover tinta velha, utilize uma lixadeira de cinta com acessório adequado e lixe toda a superfície.As vantagens do método eletromecânico incluem um resultado de alta qualidade e a ausência da necessidade de rejunte secundário. É importante ter em conta que é gerada uma grande quantidade de pó durante o trabalho, pelo que deve utilizar máscara de proteção e janelas abertas para ventilação.

Iodo
Graças à sua composição especial, uma solução de 200 ml de iodo em um balde de água facilita a remoção da tinta do teto. Toda a superfície é tratada com a solução e deixada em espera por cerca de 30 minutos, período em que o líquido penetra nas profundezas do material e o torna mais macio. Para remover resíduos, basta usar uma espátula de tamanho adequado.
solução de sabão
O revestimento à base de água também é tratado com água e sabão e depois removido com um pano macio. Se você deseja limpar um tipo de tinta resistente, adicione componentes de álcool ou clorofórmio à solução.
Erros comuns
Ao remover a tinta à base de água do teto, muitos cometem erros por desatenção ou não conformidade com as regras padrão. Os erros mais comuns incluem:
- uma tentativa de lavar o revestimento com água fria, à qual a maioria dos tipos de tinta à base de água é imune;
- recusa em usar máscara e luvas de proteção, o que leva a problemas de saúde;
- remoção do revestimento com meios especiais sem levar em consideração o tipo de tinta aplicada, o que não permite obter o resultado desejado ou exige muito esforço;
- tratamento do revestimento com substâncias inadequadas que levam à formação de defeitos e manchas no teto.
Dicas e truques adicionais
Para remover tinta a óleo à base de água sem deixar riscos e danos ao revestimento, é recomendável considerar nuances adicionais. Em particular, você deve tentar diferentes métodos de limpeza se uma das opções não levar ao resultado desejado. Ao usar produtos químicos, é importante selecionar soluções levando em consideração o tipo de superfície a ser tratada.


