As 8 principais variedades de samambaias internas e como cuidar delas em casa
A samambaia é uma das plantas mais antigas e misteriosas da Terra. Acredita-se que na noite de Ivan Kupala você possa ver sua floração. Mas este não é o caso. E, embora a samambaia não floresça, ela é valorizada por suas belas e delicadas folhas. A planta pode ser vista em jardins, bem como em apartamentos de floristas, escritórios, hotéis. Mais informações sobre a samambaia de interior, seus cuidados em casa, sobre a diversidade varietal de cultivo.
Contente
- 1 Descrição e características da planta
- 2 variedade varietal
- 3 Como cuidar adequadamente de uma flor em um apartamento
- 4 Corrigir problemas básicos de crescimento
- 5 Doenças e pragas
- 6 Recursos de transplante
- 7 a reprodução
- 8 Sobre propriedades tóxicas e úteis
- 9 Erros comuns
- 10 Dicas e truques de floristas experientes
Descrição e características da planta
A samambaia consiste em um rizoma fracamente ramificado e folhas abertas chamadas frondes.As placas foliares, dependendo do tipo de cultura, são de tamanhos diferentes, dissecadas ou em forma de penas. Eles estão na forma de espirais abrindo gradualmente.
A peculiaridade da samambaia é que ela não forma flores nem frutos. A cultura é propagada pelos esporos que estão sob o wai. Os floristas apreciam a planta por sua beleza incomum, bem como por sua capacidade de purificar o ar.
variedade varietal
Várias espécies de samambaias são conhecidas. Por muitos anos, eles permaneceram praticamente inalterados.
nefrolepsia
É a espécie de samambaia mais conhecida. O arbusto consiste em folhas longas e esculpidas. Na parte inferior, as placas das folhas são cobertas por esporos.
A nefrolepsia fica linda em vasos pendurados.
Capilar
Esta samambaia também é chamada de cabelo de Vênus. A planta tem pequenas folhas graciosas. A altura do arbusto atinge 30-40 centímetros.
Maidenhair é frequentemente usado para compor um buquê de noiva.
polipódio
Esta samambaia possui caules finos, no meio dos quais se formam folhas com complexos palmados.
O polypodium é freqüentemente chamado de samambaia centopéia.
Platizerium
A variedade tem folhas planas e semelhantes a madeira. O arbusto atinge uma altura de 70 centímetros.
Platizerium pode ser plantado em um pedaço de casca sem usar um vaso.
Pelea
A altura dos arbustos é de 15 a 40 centímetros. Devido às folhas pequenas, a planta é chamada de samambaia de botão.
Sob plantas altas, os grânulos são capazes de criar um tapete a céu aberto.
Asplênio
Esta samambaia tem outro nome - kostenets. No asplênio de nidificação, ao contrário de outras variedades de cultura, as placas foliares são sólidas e onduladas.
Kostenets é facilmente multiplicado dividindo o mato.
Blehnum
O segundo nome da samambaia é Derbyanka. Existem muitas variedades, mas na maioria das vezes você pode encontrar blehnum jubarte em uma floricultura.
Esta samambaia é capaz de superar todas as plantas com sua beleza.
Davallia
A samambaia se distingue por rizomas carnudos. Parecem pés de lebre. Os rizomas não parecem muito decorativos, mas não podem ser cortados.
A planta fica linda em cestos suspensos.
Como cuidar adequadamente de uma flor em um apartamento
Para que a planta se desenvolva bem, ela deve receber as condições necessárias de detenção e cuidados adequados.
Escolha e localização do vaso
A samambaia pode ser plantada em um recipiente de plástico ou cerâmica. Não deve ser imediatamente volumoso, caso contrário a planta retardará seu desenvolvimento. À medida que cresce, a cultura precisará de um vaso maior. A flor é colocada no lado oeste e sudoeste da sala.
Temperatura e iluminação
A samambaia prefere crescer em uma área bem iluminada. Mas a luz solar direta não deve tocar nas folhas delicadas. No verão, a cultura se desenvolve bem a uma temperatura do ar de 22-28 ° C. No inverno, a planta precisa de um conteúdo mais fresco. Mas a temperatura ambiente não deve cair abaixo de 10°C.

umidade do ar
A samambaia precisa de ar úmido. Caso contrário, as pontas das folhas começarão a amarelar e secar. Para aumentar a umidade, um recipiente cheio de água é colocado ao lado da planta. Além disso, musgo esfagno umedecido pode ser colocado na superfície do solo.
Requisitos de solo
O substrato é escolhido solto, permeável ao ar e à água. Pode ser feito de terra folhosa, turfa, agulhas de pinheiro, areia. Se o solo for pesado, existe a possibilidade de estagnação da água nele. Em solo úmido, o sistema radicular da samambaia pode apodrecer.
Modo de rega e pulverização
Regue a plantação para que o solo fique úmido, mas não encharcado. A água é usada morna, assentada. No verão, a terra é irrigada duas vezes mais do que no inverno. A samambaia adora ar úmido, por isso é periodicamente borrifada com água de um borrifador.
Recursos de conteúdo no inverno
Do final do outono a março, o cultivo requer um conteúdo mais fresco. A temperatura ideal do ar no inverno é de 18 a 20 ° C. Nesse período, a frequência da rega é reduzida, a alimentação não é feita. Se a planta estiver localizada perto de um radiador, você precisará colocar um recipiente com água próximo a ela.
Cobertura e fertilização
Da primavera ao meio do outono, os nutrientes são introduzidos no solo. O procedimento é realizado uma vez por mês. Use minerais complexos para plantas ornamentais. O curativo superior é aplicado ao solo umedecido.

Florescer
A peculiaridade da samambaia é que ela nunca floresce. A cultura não se propaga por sementes, mas por esporos.
Corrigir problemas básicos de crescimento
Se a samambaia não for bem cuidada, seu efeito decorativo diminuirá. Uma planta negligenciada pode desaparecer completamente.
folhagem caindo
O problema pode se formar tanto com falta de umidade quanto com excesso. O solo na panela deve estar sempre úmido, mas não molhado. Se você ajustar a rega, o problema desaparece.
amarelo nas folhas
As folhas podem ficar amarelas devido ao ar seco, doenças e pragas. Se tal problema ocorrer, as folhas danificadas são cortadas. Se a samambaia estiver doente ou atacada por pragas, preparações especiais são usadas de acordo com as instruções. Periodicamente, para aumentar a umidade do ar, as plantas e o espaço ao seu redor devem ser borrifados com água.
Problemas de crescimento
O crescimento da samambaia diminui por vários motivos. Por exemplo, é plantado em um vaso muito fundo ou no solo errado. Outra razão pode ser a falta de energia. A planta é plantada em um pequeno vaso cheio de terra solta, os nutrientes são adicionados uma vez por mês na primavera e no verão.

Doenças e pragas
Com cuidados inadequados, a cultura pode ser afetada por doenças e pragas.
antracnose
Ocorre quando há excesso de umidade. A doença pode ser detectada pelas bordas marrom-escuras das folhas. As partes afetadas são removidas, a planta é tratada com um fungicida.
podridão da raiz
Esse problema também ocorre devido ao alagamento. A samambaia pode morrer. Nos estágios iniciais da doença, você pode tentar salvá-la transplantando-a para um vaso com solo novo.
podridão cinzenta
As folhas afetadas pela podridão cinzenta são removidas. Isso é para evitar a propagação da doença. A planta é então tratada com um agente antifúngico.
mancha de folha
A doença é detectada por manchas marrons úmidas na folhagem. Os fragmentos afetados são cortados, a planta é tratada com fungicida. Reduza a rega por um tempo.
Importante! Samambaias devem ser tratadas com produtos químicos em equipamentos de proteção, ao ar livre.
mosca branca
A pequena borboleta branca põe ovos sob as folhas. Deles, as larvas eclodem rapidamente, alimentando-se da seiva celular das folhas. Livre-se dos insetos perfumando a planta.
bispo branco
Você pode encontrar o inseto pela flor branca nas folhas. Aparece quando o solo está encharcado. Para se livrar da podura branca, as folhas são lavadas em água com sabão. No dia seguinte, a planta é lavada com água limpa.

cochonilha
A praga se manifesta por uma flor branca, sob a qual as larvas estão localizadas. As partes afetadas da planta são removidas. A samambaia é então transplantada para um vaso de terra nova.
Nematóide
Uma secreção vítrea aparece nas folhas, que depois escurecem. A causa é um worm que infecta o sistema radicular.Para salvar a planta, as raízes danificadas devem ser cortadas e depois transplantadas.
Aranha
O inseto parece uma teia de aranha fina, uma folhagem de samambaia retorcida. Aparece quando a flor está em uma sala com ar seco. O ácaro é lavado sob pressão de água, usando um extrato aquoso de alho.
tripes
Pontos, listras, manchas marrons aparecem nas folhas. Os tripes se alimentam de seiva celular, oprimindo as plantas. A praga é lavada com água limpa, as folhas excessivamente afetadas são removidas.
Recursos de transplante
O rizoma da samambaia cresce rapidamente, por isso é transplantado a cada primavera. O pote é selecionado em diâmetro 2-3 centímetros maior que o anterior. O transplante é realizado pelo método de transbordo, sacudindo apenas parte da velha terra. Em seguida, o espaço entre o sistema radicular e o vaso é preenchido com um novo substrato.

a reprodução
Em casa, a samambaia é criada dividindo o mato. O procedimento é realizado quando a flor cresce demais. Para a reprodução, a planta é retirada do vaso, dividida em partes com uma faca afiada. Cada seção deve conter um rizoma e alguns arbustos são plantados em vasos separados.
Sobre propriedades tóxicas e úteis
Algumas espécies de samambaias são consideradas venenosas. Isso se aplica mais a espécies selvagens. A vantagem da planta é que ela absorve a poeira, limpando o espaço ao seu redor. Na medicina popular, usa-se suco espremido na hora ou folhas de samambaia trituradas.
Erros comuns
Produtores inexperientes que cultivam uma samambaia cometem os seguintes erros:
- Exponha o vaso de samambaia à luz solar direta.
- Deixe o solo secar na panela.
- A flor é alimentada com muita frequência.
- Armazene em uma sala de ar seco.
- A planta é plantada em um vaso muito volumoso.
Anotar! Folhas de samambaia são queimadas pela luz solar direta.
Dicas e truques de floristas experientes
Os especialistas dão as seguintes dicas e truques para o cultivo de samambaias:
- A planta deve ser regada com frequência, mas ao mesmo tempo não deixe o solo sempre úmido.
- O cultivo requer um spray de água sedimentada de um borrifador, caso contrário, as pontas das folhas começarão a secar.
- Evite correntes de ar na sala.
- Na primavera e no verão, alimente a flor uma vez por mês. No outono e no inverno, dê-lhe um período de descanso.
- Plante a planta em um vaso cheio de terra leve e solta.
- No inverno, mantenha a flor longe de radiadores.
A samambaia é uma elegante cultura interna. Tendo estudado as informações sobre o cultivo de uma planta, aplicando o conhecimento na prática, o florista admirará a folhagem da samambaia a céu aberto o ano todo.


























