Instruções passo a passo para cuidar de orquídeas em casa

A manutenção adequada da sua orquídea em casa é muito importante para o pleno desenvolvimento da planta. Para obter bons resultados no cultivo de uma flor, é necessário aplicar fertilizantes a tempo, umedecer adequadamente o solo, cortar e pulverizar a colheita. O controle oportuno de pragas e doenças da flor não é insignificante. A implementação clara das recomendações de jardineiros experientes permite que você obtenha uma planta com flor forte.

Origem e informações gerais

A flor pertence à família das orquídeas. É a maior família de monocotiledôneas. A maioria das orquídeas cresce nos trópicos. Quase todos os tipos de plantas pertencem a epífitas.Eles não têm a aquisição principal de colheitas de flores - o duplo curso de fertilização.

As orquídeas variam em tamanho. Algumas variedades atingem 2 metros, outras são de crescimento anão. As plantas levam um modo de vida incomum.

A maioria das espécies tropicais cresce em árvores que servem de suporte e facilitam a luta da planta pela luz.

Há também plantas crescendo nas falésias íngremes. Suas raízes penetram nas rachaduras. É aqui que observamos o acúmulo de água. Além disso, existem espécimes subterrâneos que não podem ver o sol. Insetos que vivem no subsolo são responsáveis ​​pelo processamento de suas flores.

Como escolher o certo na hora de comprar

Uma orquídea é uma planta delicada que precisa de certas condições para ser criada. Ao mesmo tempo, o cumprimento estrito das recomendações de floristas experientes facilita muito o atendimento. Recomenda-se comprar uma flor na primavera ou no verão. Nesse caso, a planta não pode ser transplantada imediatamente. Pode crescer normalmente em seu substrato por mais 2 anos. No processo de adaptação às condições do lar, a cultura necessita de alimentação sistemática. O transplante da planta é necessário apenas se ela tiver crescido em musgo esfagno.

Antes de comprar uma orquídea, é importante estudar cuidadosamente a aparência das raízes da planta. Eles são perfeitamente visíveis através de um pote transparente. Se a flor não se mantiver bem no vaso, isso indica um sistema radicular fraco.

variedades e tipos

Hoje, muitas variedades e espécies desta planta são conhecidas, cada uma com certas características.

Phalaenosopsis

É um dos tipos mais populares de orquídeas. São essas plantas que costumam ser vendidas nas lojas. Eles são escolhidos por sua facilidade de manutenção e simplicidade.

orquídea diferente

A planta pertence às epífitas. É caracterizada por caules encurtados e folhas coriáceas. A cultura é capaz de florescer por 4-5 meses. O formato incomum das flores levou ao fato de que tal orquídea costuma ser chamada de "borboleta" Deve-se lembrar que todas as phalaenopsis precisam de iluminação total. Com falta de luz, essa planta não poderá florescer. A cultura precisa de um regime especial de irrigação. É realizado somente após a secagem do substrato. Após a floração, a colheita deve definitivamente ser cortada. Hoje existem cerca de 40 variedades de phalaenopsis. Eles são caracterizados por diferentes tamanhos de flores, forma, cor.

Cymbidium

É uma espécie de orquídea terrestre. Eles têm um aroma agradável. É muito difícil cultivar uma flor dessas em casa. Em condições naturais, existem 500 espécies de plantas. As flores têm tons delicados. O período de floração dura muito tempo - até 10 semanas.

Cattleya

A planta tem grandes flores duplas com pétalas onduladas. Eles podem ser os tons mais incríveis. A cultura precisa de cuidados especiais. Na Faixa do Meio só pode florescer uma vez por ano.

Dendrobium

Mais de 1200 espécies de plantas estão incluídas nesta categoria. Os mais comuns são Dendrobium phalaenopsis e nobile. Durante a dormência, essas plantas geralmente perdem suas folhas.

miltonia

A planta é caracterizada por flores incomuns com um grande labelo desdobrado. Muitas vezes, todos os tipos de híbridos são criados a partir de uma planta. Como resultado, é possível obter padrões multicoloridos incomuns nas pétalas. As soluções de cores vegetais podem ser diferentes - limão, framboesa, bordô.

Vanda

É uma planta perene despretensiosa encontrada naturalmente na Ásia e na Austrália. A orquídea é caracterizada por belas flores azuis.Existem também outros tons. A floração abundante ocorre 2-4 vezes por ano. Até 20 flores são formadas em cada pedúnculo. O período de floração dura 2 meses.

epidendo

Esta é uma ampla categoria de orquídeas, que inclui litófitas, epífitas e plantas terrestres. No total, o grupo inclui 1500 espécies. As plantas são caracterizadas por crescimento simpoidal. Eles se distinguem pela longa floração. As plantas têm flores grandes que exalam um aroma agradável.

Esta é uma ampla categoria de orquídeas, que inclui litófitas, epífitas e plantas terrestres.

Zygopetalum

Este gênero inclui 16 espécies de orquídeas. O pseudobulbo grosso tem folhas densas. Os pedúnculos atingem 40 centímetros de comprimento. O tamanho das flores é de 5 centímetros. Uma característica da planta é um lábio encaracolado, que lembra uma saia larga. Freqüentemente, existem espécies variadas com manchas pronunciadas.

Como escolher uma jarra

Para garantir o desenvolvimento de qualidade da orquídea, é necessário selecionar corretamente o recipiente para seu cultivo.

Plástico

Vasos de plástico transparente são considerados a opção mais popular para o cultivo de orquídeas. Eles têm algum mérito. O material transparente promove a fotossíntese normal e permite o controle visual do estado do sistema radicular. É fácil fazer furos de drenagem em tal vaso. A estrutura quente ajuda a evitar a hipotermia. Além disso, as raízes não aderem à superfície plástica.

Ao mesmo tempo, o plástico tem suas desvantagens. É um material bastante leve, por isso é necessário um enchimento para cultivar plantas altas. Algumas pessoas não gostam da aparência deste produto. Para resolver o problema, ele deve ser colocado em um lindo vaso de flores.

Argila

A principal vantagem da panela de barro é a excelente permeabilidade ao ar do material.Graças a isso, mesmo um pequeno recipiente fornecerá à orquídea uma quantidade suficiente de ar rico em oxigênio. Mas em outros aspectos o pote de barro perde. Tem paredes opacas, pelo que não permite avaliar o estado do solo e das raízes. Para transplantar uma planta, o recipiente terá que ser quebrado, pois a cultura crescerá com raízes na superfície interna.

A principal vantagem da panela de barro é a excelente permeabilidade ao ar do material.

cerâmica

O pote de cerâmica tem muitas vantagens. Possui uma estrutura porosa que fornece à planta uma quantidade suficiente de ar.O recipiente é considerado pesado o suficiente para lhe dar estabilidade. A cerâmica é um material bastante quente. Além disso, esse pote deve caber bem em qualquer interior.

No entanto, também tem algumas desvantagens. As raízes das orquídeas conseguem aderir ao material poroso, o que dificulta a extração da flor para o transplante. Além disso, os poros da cerâmica tornam-se rapidamente salinos devido à rega e fertilização. Como resultado, o desenvolvimento da raiz pode diminuir.

vaso de vidro

Em tal recipiente, a planta parece muito atraente. As vantagens incluem a presença de orifícios de drenagem e troca de ar de alta qualidade. Ao mesmo tempo, o recipiente de vidro também apresenta algumas desvantagens. A condensação pode se acumular em suas paredes. Além disso, existe o risco de desenvolvimento de algas verdes no sistema radicular da planta. Para evitar problemas, é necessário trocar o substrato 2 a 3 vezes ao ano.

jardineira suspensa

É perfeitamente aceitável cultivar uma orquídea em um vaso suspenso. Nesse recipiente, a planta parece bastante natural. Ao mesmo tempo, é importante garantir a aeração total das raízes e iluminação suficiente. Um vaso de flores com uma orquídea é colocado em uma jardineira de forma que um dedo passe entre ele.Recomenda-se pendurar a planta perto da janela. Isso fornecerá a ele luz suficiente.

Regras de cultivo e cuidados

Para cultivar uma orquídea, você precisa seguir algumas diretrizes. Antes de tudo, vale a pena plantar a planta corretamente e fornecer condições adequadas para o seu desenvolvimento.

Antes de tudo, vale a pena plantar a planta corretamente e fornecer condições adequadas para o seu desenvolvimento.

como plantar

Em condições naturais, quase todas as orquídeas crescem em árvores ou outras plantas. Portanto, o processo de plantio de uma cultura deve ser tratado com responsabilidade. Para fazer isso, é recomendável navegar pelos seguintes recursos:

  1. Para simular condições naturais, recomenda-se plantar a orquídea em um bloco. Para fazer isso, você precisa usar um pedaço de casca, um obstáculo ou uma samambaia.
  2. Vale a pena escolher um bloco levando em consideração o tamanho da orquídea.
  3. Em seguida, pegue a panela e coloque uma camada de musgo no fundo.
  4. Coloque um tronco ou casca por cima e prenda a raiz da planta com um arame.
  5. Deve-se lembrar que com esse método de plantio, a cultura seca muito. Portanto, deve-se tomar cuidado para manter a umidade ideal.

Além disso, a orquídea deve ser plantada em um substrato especial. Para fazer isso, considere o seguinte:

  1. Para uma planta, vale a pena comprar um substrato pronto ou fazer você mesmo. No segundo caso, você precisará misturar musgo de alta qualidade com casca de pinheiro. Você também pode fazer uma mistura de terra, musgo e samambaia. Eles são tomados igualmente.
  2. Obtenha um recipiente apropriado. Recomenda-se um vaso transparente com orifícios de drenagem. Coloque uma camada de drenagem no fundo.
  3. Coloque uma orquídea em um recipiente e polvilhe com um substrato pronto.

Requisitos de solo

Para a planta vale a pena usar um substrato à base de casca.Para isso, são utilizados fragmentos de casca de pinheiro, carvalho e abeto. Material de outras árvores serve. As peças devem medir de 1 a 5 centímetros. Também vale a pena adicionar carvão e argila expandida à mistura nas proporções necessárias. Às vezes, musgo esfagno, turfa e perlita são adicionados à composição.

Ao cultivar epífitas ou litófitas, é recomendável usar o solo mais leve possível, que contenha grandes elementos. Para espécies de plantas terrestres, um solo mais pesado de uma fração fina é adequado. Deve conter ingredientes absorventes de umidade.

Iluminação

Este é o principal fator no cuidado das orquídeas, que garante a floração normal. Com a falta de luz, a orquídea carece de nutrição para sua estação normal de crescimento. Se houver excesso de iluminação, a planta simplesmente morrerá.

Este é o principal fator no cuidado das orquídeas, que garante a floração normal.

Folhas verdes escuras indicam falta de iluminação. Em plantas saudáveis, elas devem ter uma tonalidade brilhante ou clara. A iluminação excessiva pode ser suspeitada pelo amarelecimento das folhas e pelo aparecimento de manchas marrons e secas nelas.

Como regar com as próprias mãos

Às vezes, recomenda-se regar as orquídeas com amônia ou água oxigenada, sendo proibido o uso de permanganato de potássio ou fertilizantes orgânicos. Ao regar uma planta, você deve seguir estas recomendações:

  1. O procedimento deve ser realizado raramente e com moderação. Caso contrário, existe o risco de podridão radicular.
  2. Vale a pena determinar a frequência da rega, levando em consideração a iluminação, o tamanho do vaso e os indicadores de umidade.
  3. É importante considerar a taxa de evaporação da umidade.

spray

Essas plantas precisam de alta umidade do ar. Água morna e estável é necessária para umedecer as folhas.É importante garantir que os parâmetros de umidade sejam de pelo menos 60%. Em uma sala mais seca, use um umidificador.

Com umidade moderada, basta borrifar sistematicamente a orquídea.

regime de temperatura

As condições de temperatura dependem do tipo de orquídea:

  1. Plantas que gostam de calor precisam de altas temperaturas. Típico para os trópicos é 27-40 graus. Ao cultivar orquídeas em casa, a temperatura não deve cair abaixo de +15 graus.
  2. Orquídeas de temperatura moderada podem crescer nos trópicos ou em climas mais severos.
  3. Variedades relativamente resistentes ao frio são encontradas em climas subtropicais ou florestas tropicais de alta montanha. Eles precisam mudar as condições no inverno e no verão.

Fertilização e alimentação

A planta deve ser fertilizada exclusivamente durante o crescimento. Ao mesmo tempo, recomenda-se introduzir nutrientes no máximo uma vez a cada 2-3 semanas. Para fazer isso, use ferramentas especiais - Bona Forte, Pocon, Greenworld. É importante seguir rigorosamente as instruções da embalagem. As orquídeas não devem ser alimentadas com produtos destinados a outras plantas.

A planta deve ser fertilizada exclusivamente durante o crescimento.

Florescer

Para estimular a floração, a orquídea deve ser colocada em um ambiente mais fresco e menos regado. Para isso, recomenda-se apenas borrifar o solo e, às vezes, regá-lo. Na temperatura certa, a orquídea pode florescer por seis meses. Para prolongar o período de floração, recomenda-se regar o caule da flor com água morna. Após o término da floração, não é recomendado cortar os pedúnculos imediatamente. Isso deve ser feito somente após a secagem completa. Os híbridos modernos tendem a se ramificar em hastes de flores.Portanto, uma pequena árvore pode crescer dela.

após a floração

Após o término da floração e a secagem completa do pedúnculo, ele é cortado até a base e retirado. Depois disso, recomenda-se fertilizar menos a planta. No inverno, a rega é reduzida para uma vez por mês. Às vezes, a colheita precisa ser pulverizada com água.

Tamanho

Para estimular o surgimento de novos brotos, os fragmentos desbotados de uma orquídea devem ser removidos a tempo. Antes do final da floração, a poda é estritamente proibida. Isso levará à morte da planta. Ao formar um pedúnculo, é muito importante não danificar o arbusto.

Existem 2 métodos de cultivo:

  1. Recomenda-se cortar o pedúnculo no botão dormente. Isso é feito cerca de 1,5 centímetros acima.
  2. Corte na base deixando apenas o coto. Sua altura deve ser de 2,5 a 3 centímetros.

Ao cortar o pedúnculo, existe o risco de retardar o desenvolvimento de novas hastes. Como resultado, a orquídea gastará energia no desenvolvimento dos botões formados. Recomenda-se podar a planta com podadores de jardim. Esta ferramenta é menos prejudicial à planta e não causa rebarbas e danos às folhas. Os micróbios costumam entrar nas áreas lesadas, o que provoca o desenvolvimento de doenças.

Antes da poda, as tesouras de podar devem ser desinfetadas. Isso é feito em uma solução de cloro. Também é permitido mergulhá-lo em água fervente ou enxugá-lo com álcool. Após a conclusão do procedimento, a área cortada deve ser tratada com carvão ativado triturado. Você também pode usar iodo ou canela.Algumas orquídeas têm um caule oco. Ao regar, a umidade pode entrar, o que levará ao desenvolvimento de processos de decomposição.Posteriormente, existe o risco de afetar toda a flor, sendo recomendável fechar esse corte com cera de abelha.

Transferir

A planta deve ser transplantada para um novo vaso após 2-3 anos. Neste ponto, o substrato é endurecido e azedo. Consequentemente, deve ser substituído. Além disso, o enxerto é realizado com forte ramificação da raiz ou brotação pelos orifícios de drenagem. O procedimento é realizado após o término do período de floração.

A planta deve ser transplantada para um novo vaso após 2-3 anos.

Se a orquídea estiver saudável e plantada em solo com grandes elementos, ela deve ser movida com cuidado para um novo recipiente. Deve ter uma camada de drenagem. Vale a pena adicionar substrato fresco ao pote. O componente principal deve ser a casca, que possui fração pequena ou média. Nesse caso, é permitido comprar uma mistura pronta ou prepará-la você mesmo.

Fluxo de ar

Para evitar podridão, fungos ou mofo nos vasos, a orquídea deve permitir a plena circulação de ar. Caso contrário, as plantas começam a doer e desaparecem. A troca de ar normal é essencial para o resfriamento adequado das plantas em clima quente. Para organizá-lo, recomenda-se abrir a janela. No inverno, vale a pena arejar o ambiente abrindo as janelas dos cômodos adjacentes. É melhor usar ventiladores no verão.

Não é recomendado colocar orquídeas sob um ar condicionado. Eles não devem ser colocados perto de uma janela aberta em temperaturas negativas. Um calado forte e prolongado levará a uma deterioração da condição da planta.

a reprodução

Existem várias maneiras de propagar uma planta. A melhor época para fazer isso é na primavera. Nesse período, a orquídea tem força máxima para crescer. É importante manusear as raízes com cuidado, pois são bastante frágeis.

sementes

Este é um processo complexo e demorado. A orquídea tem pequenas sementes desprovidas de tecido nutritivo. No ambiente natural, as sementes germinam às custas da esponja da raiz, que fornece nutrição normal. É muito difícil germinar sementes em casa. Eles precisam de condições específicas que só podem ser alcançadas em laboratório.

Antes de iniciar o procedimento, você deve se familiarizar com as principais características:

  1. A germinação das sementes leva até 9 meses.
  2. Em 1,5 a 3 anos, o broto se transformará em uma planta madura.
  3. A floração começa após 2-4 anos. Em alguns casos, a primeira floração deve esperar 10 anos.

Para cultivar uma planta a partir de sementes, recomenda-se preparar o solo. Para isso, você precisará de musgo picado e solo frondoso. É importante que o solo esteja úmido. Depois disso, vale a pena fornecer o material de plantio em um ambiente estéril. Nesse caso, a temperatura deve ser de 20 a 25 graus. Alta umidade também é importante.

Para cultivar uma planta a partir de sementes, recomenda-se preparar o solo.

Após o aparecimento da primeira folha, é realizado um mergulho. Quando 4 folhas são formadas, recomenda-se mover a planta para um vaso.

Divisão

É um método simples que pode ser aplicado à maioria das plantas. É importante que a bucha seja grande o suficiente e contenha no máximo 4 lâmpadas falsas. Para isso, recomenda-se retirar a flor do vaso, tomando cuidado para não danificar as raízes. Em seguida, limpe-os da terra e separe-os. Cada metade deve conter 3 pseudobulbos. Recomenda-se que os trechos sejam tratados com carvão e colocados no solo.

Estacas

Este é um método sofisticado que funciona bem para orquídeas monópodes. Para reprodução, você precisará de brotos laterais, cujo comprimento deve ser de 10 a 15 centímetros.Vale a pena usar as hastes padronizadas antigas. Em seguida, prenda o broto superior com uma faca afiada. Polvilhe as fatias com carvão. Corte o corte no chão.

Crianças

Existe outra técnica para propagação de orquídeas. Em algumas variedades, brotos jovens surgem da planta-mãe, que costumam ser chamados de bebês. Recomenda-se cortá-los e movê-los para potes separados. Se o bebê não tiver bulbo próprio, é permitido separar parte do materno. Em tal situação, a flor poderá crescer em uma nova área.

Novos bebês nem sempre aparecem. No entanto, existe uma maneira de ajudar a estimular seu desenvolvimento. Para fazer isso, uma planta madura deve ser transferida para uma sala com alta umidade do ar. Também vale a pena usar fertilizantes com alto teor de nitrogênio. Sob tais condições, uma cultura adulta criará muitos filhos. O processo separado deve ser movido para o solo normal. Ele não precisa de cuidados especiais. Nesse caso, recomenda-se realizar as mesmas manipulações de uma cultura madura. Após 2 a 3 anos, vale a pena aguardar a floração da planta.

Camadas

Dessa forma, será possível propagar plantas com gemas laterais dormentes. O caule ao redor deles deve ser limpo e cuidadosamente retirado do broto mãe. Em seguida, coloque-o em um recipiente com argila expandida ou musgo úmido. É importante adicionar água quente o tempo todo. Em um mês, novos brotos aparecerão. Quando as raízes ficam mais fortes, recomenda-se transplantar as estacas.

Dessa forma, será possível propagar plantas com gemas laterais dormentes.

Questões principais

Ao cultivar orquídeas, será possível enfrentar uma série de problemas.Para lidar com isso, vale saber o que esse(s) sintoma(s) indica(m).

As folhas estão ficando amarelas

O aparecimento de amarelecimento nas folhas pode estar associado a diversos fatores. Isso inclui rega inadequada, iluminação excessiva, fertilização excessiva, falta de raízes, adaptação a novas condições. O envelhecimento natural da planta também pode ser a causa.

com raízes

Com rega excessiva ou uso de água fria para este procedimento, existe o risco de apodrecimento nas raízes. Em caso de danos menores, este fragmento deve ser cortado e as áreas danificadas devem ser tratadas. Com danos significativos ao sistema radicular, serão necessários procedimentos mais radicais. Em primeiro lugar, recomenda-se livrar-se das raízes negras e chorosas e processar os cortes. Então vale a pena esperar o crescimento da massa da raiz.

não floresce

A ausência de flores se deve a vários fatores:

  • não há elementos minerais suficientes para o desenvolvimento do pedúnculo;
  • falta iluminação solar;
  • a flor é suscetível a ataques de pragas.

Em primeiro lugar, esses fatores devem ser eliminados. Além disso, é muito importante aplicar os fertilizantes necessários. Graças a isso, após 6 meses vale a pena esperar pelo aparecimento de uma flecha florida.

Pragas e doenças

Freqüentemente, a orquídea enfrenta ataques de várias pragas ou sofre de doenças graves.

Freqüentemente, a orquídea enfrenta ataques de várias pragas ou sofre de doenças graves.

apodrecer

Esta doença leva ao aparecimento de manchas nas folhas, flores e raízes aéreas da planta. A patologia leva à derrota de cattela, cymbidium, phalaenopsis. Alta umidade e baixa temperatura tornam-se as causas da violação. A melhor prevenção será um bom cuidado com as plantas. Um excesso de agentes nitrogenados pode levar ao desenvolvimento da doença.Antes de tudo, vale a pena se livrar das folhas e pedúnculos afetados. Também vale a pena polvilhar as fatias com um agente de secagem. Em conclusão, recomenda-se pulverizar a planta com qualquer fungicida.

cochonilhas

Esses pequenos insetos são cobertos com um revestimento branco. Eles têm um corpo alongado e numerosas antenas. É possível identificar os parasitas por depósitos semelhantes a teias de aranha ou farinha branco-prateada. Essas enzimas levam a um distúrbio no desenvolvimento da orquídea. Os inseticidas ajudarão a lidar com o problema.

Aranha

Esses ácaros podem ter tons de cinza, branco e amarelo. Estes são pequenos parasitas localizados nas partes inferiores das folhas. Eles podem ser identificados por um revestimento prateado que se parece com uma teia de aranha. Nesse caso, as folhas ficam cobertas de manchas amarelas ou brancas.

folhas flácidas

Às vezes, as folhas da planta perdem o brilho e adquirem uma estrutura flácida. Isso se deve a uma violação do regime de temperatura. Se esse fator for eliminado a tempo, não serão necessários fundos adicionais. Caso contrário, as folhas podem rachar.

Rachaduras perto do meio da folha

As causas de rachaduras nas folhas incluem danos mecânicos, resfriamento repentino de uma planta regada, quantidade excessiva de fertilizante no contexto de rega excessiva. Ar seco e altas temperaturas também se tornam a causa.

Causas de rachaduras nas folhas incluem danos mecânicos, resfriamento repentino de uma planta regada

Protuberâncias, crescimentos, buracos, cravos

Possíveis fatores de tais problemas incluem edema foliar, danos mecânicos. Freqüentemente, formações aquosas e semelhantes a cortiça são cercadas por uma borda úmida. O excesso de líquido leva ao aparecimento de edema. Ao mesmo tempo, as células não têm tempo para processá-lo. Em tal situação, é importante ajustar a rega.

Nematódeos

Esses parasitas são pequenos vermes que podem medir até 2 milímetros que se alimentam da seiva da planta. Manchas necróticas se formam nas raízes da planta danificada. Depois disso, a doença afeta as folhas e o pseudobulbo. Nesse caso, as folhas ficam amarelas e desmoronam.

Erros comuns

Mesmo floricultores experientes cometem erros no cuidado de orquídeas. Existem erros comuns que você absolutamente não deve cometer no cuidado de orquídeas:

  1. Regue as plantas durante a noite. Tais ações causam hipotermia da flor e levam a infecções fúngicas.
  2. Regue o arbusto com água da torneira. Para fazer isso, vale a pena usar exclusivamente líquido liquidado. Caso contrário, os sais cobrirão as raízes e elas não conseguirão absorver a umidade normalmente.
  3. Diluir fertilizantes nas proporções erradas. Certifique-se de seguir as instruções.
  4. Coloque novas plantas perto das adequadas. Isso pode causar infecção de todos os arbustos.
  5. Mantenha a planta em pleno sol. Isso causa queimaduras e queda de folhas.

dicas e truques

Para obter bons resultados no cultivo de orquídeas de interior, você precisa cuidar delas corretamente:

  • ao comprar uma planta, você precisa considerá-la cuidadosamente;
  • recomenda-se a compra de substrato em lojas especializadas;
  • não negligencie as medidas preventivas;
  • forneça à planta rega adequada;
  • usar produtos de controle de pragas.

A orquídea é uma planta popular que é cultivada por muitos produtores. Para obter bons resultados nessa área, é preciso cuidar bem da cultura. Ela deve fornecer cuidados de qualidade, fertilização oportuna e proteção contra pragas.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha