Quando é melhor plantar lírios, crescer e cuidar deles em campo aberto
Uma bela flor perene da família Liliaceae - o lírio - é conhecida por todos os jardineiros. Flores incomuns ganharam popularidade devido à variedade de espécies e cores. Cultivar lírios em sua casa de campo em campo aberto permite diversificar a paisagem e complementar os arranjos florais dos canteiros. Para que os lírios agradem com uma floração amigável, é necessário escolher a variedade certa e aderir às técnicas agrícolas.
Contente
- 1 Descrição e características
- 2 Principais grupos e variedades
- 3 Como plantar no chão
- 4 Regras de cuidado
- 5 Como transplantar na primavera?
- 6 Quais variedades podem ser replantadas no verão?
- 7 Transplante no outono, após a floração
- 8 Métodos de reprodução
- 9 Características da cultura após a destilação
- 10 Combinações com outras cores
- 11 Uso no design do site
Descrição e características
Lily é uma planta de jardim perene capaz de formar matagais exuberantes.A variedade de espécies, variedades e cores pode fazer sua cabeça girar. No paisagismo, via de regra, várias variedades são usadas em belas combinações ao mesmo tempo. Acredita-se que os lírios sejam uma flor caprichosa, isso não é totalmente verdade, com cuidados sistemáticos, plantio adequado, o cultivo dessas delicadas plantas torna-se uma atividade estimulante e não exige grandes custos físicos.
Principais características:
- Refere-se a plantas bulbosas perenes.
- Os bulbos são compostos por escamas e podem atingir um diâmetro de até 30 centímetros, dependendo da espécie, os brotos são formados na primavera.
- A altura da planta varia de 20 centímetros a 2,5 metros.
- O caule é grosso, ereto.
- As flores estão dispostas em inflorescências.
- Os estames destacam-se brilhantemente na flor.
- A flor é composta por 6 pétalas.
Nota: Na Roma antiga, os lírios brancos eram um símbolo da mais alta espiritualidade, nobreza e pureza.
Na Rússia, as variedades asiáticas são cultivadas com mais frequência; estão adaptados às condições de cultivo de várias regiões do nosso país. As flores são ideais para cortar e decorar buquês, são uma adição elegante aos canteiros de flores.
Principais grupos e variedades
Existe uma classificação geral no mundo de acordo com os tipos de vários tipos de plantas de lírio e regiões de cultivo. São 9 grupos no total.
asiático
O maior grupo. Os lírios asiáticos têm boa resistência ao inverno e boa imunidade, não requerem cuidados. É feita uma distinção entre variedades anãs e variedades gigantes. Os asiáticos se reproduzem facilmente, não cheiram durante a floração.

Encaracolado
Espécie pouco comum devido à reprodução e dificuldades de reprodução. Cebolas jovens são formadas em um pequeno número de plantas adultas.A forma da inflorescência externamente se assemelha a um candelabro com grandes e graciosas flores caídas. As espécies encaracoladas podem atingir até 1,5 metros de altura. Preferem locais sombreados, no paisagismo são utilizados para decorar a área de reservatórios artificiais.
Branca de Neve
Os representantes deste grupo distinguem-se pela presença de um forte aroma agradável durante a floração, existindo cerca de trinta variedades de lírios brancos. Os lírios brancos como a neve requerem cuidados regulares, crescem bem apenas em locais ensolarados. Invernam mal, sem pulverização preventiva são rapidamente afetados por doenças.
americano
Este grupo inclui cerca de 140 espécies. Estas plantas altas distinguem-se pela sua cor original e pela forma das suas flores. Eles adoram crescer na sombra. Mas, apesar de sua aparência atraente, eles não foram amplamente distribuídos na Rússia, pois têm baixa resistência ao inverno e não toleram bem os transplantes.
flor longa
É aconselhável cultivar espécies com flores longas em solo protegido, pois não toleram geadas e mudanças bruscas de temperatura. Os representantes desse grupo receberam o nome do formato alongado das flores, que lembram sinos. Espécies de flores longas se destacam entre seus parentes com um aroma forte e rico.

Tubular
Híbridos tubulares não são amplamente utilizados em nosso país. As plantas são exigentes no solo, crescem em solo com uma reação ligeiramente alcalina. A resistência do inverno é baixa, as espécies tubulares se reproduzem mal.
orientais
O segundo nome do grupo é lírio oriental; alguns dos melhores representantes de flores grandes da espécie são coletados aqui.As flores orientais florescem cedo e têm um longo período de floração. Resistência invernal média, fácil de reproduzir.
Híbridos interespecíficos
Lírios obtidos pelo cruzamento de representantes de diferentes grupos. Eles pertencem a variedades híbridas.
espécies naturais
Flores criadas pela natureza. Com base nos representantes originais da espécie, novas variedades são criadas e lírios de jardim são criados. Os criadores melhoram a forma dos botões, as características da planta e criam novas cores das inflorescências.
Como plantar no chão
Em parcelas familiares, os lírios costumam ser cultivados em solo desprotegido. É importante aqui escolher a variedade certa para a região de plantio. Existem variedades que preferem crescer à sombra ou, pelo contrário, nas encostas planas do sul.

Seleção e preparação do material de plantio
Na maioria dos casos, os lírios são adquiridos em bulbos. É importante prestar atenção ao material de plantio. A lâmpada deve atender às seguintes características:
- Esteja livre de sinais de mofo e podridão.
- O tubérculo não deve ser seco demais.
- A lâmpada deve estar firme, sem amassados ou danos.
Eles compram sementes de empresas de sementes certificadas ou multiplicam as próprias plantas.
Antes de plantar os bulbos no solo, é necessário desinfetá-los com solução de permanganato de potássio ou verde brilhante, aconselha-se plantar os bulbos brotados, imergindo-os totalmente no solo.
Como escolher um assento?
A escolha de um local para plantar lírios depende principalmente da variedade. Alguns lírios gostam de crescer em áreas ensolaradas, outros precisam de sombra parcial. O segundo indicador importante é a altura da planta.Para que as flores fiquem harmoniosas nos canteiros comuns, eles cuidam para que as plantas não interfiram umas nas outras. Os lírios são frequentemente plantados como sebes ou plantas de contenção. A aterragem é praticada em escorregas alpinos e em forma de “ilhas” no relvado.
Como preparar adequadamente o solo?
Os arbustos podem crescer em um lugar por mais de 5 anos, o replantio de plantas geralmente não é recomendado. Portanto, a preparação do solo deve ser levada a sério. O solo deve ser solto e fértil, a drenagem deve ser instalada no fundo da cova de plantio, podendo-se utilizar areia para este fim. Todas as ervas daninhas devem ser removidas. Em solos pobres, é importante adicionar húmus misturado com areia e cinza de madeira. O piso é desinfetado com água fervente ou solução de permanganato de potássio.

tempo ideal
Bulbos de lírio podem ser plantados no outono ou na primavera. O plantio de primavera é praticado para híbridos orientais e tubulares. Os lírios asiáticos podem ser plantados na primavera e no outono.Ao plantar no outono, deve-se levar em consideração que deve haver pelo menos um mês antes do início das geadas, os bulbos devem ter tempo para enraizar.
Esquema de pouso
A distância entre os bulbos é determinada de acordo com a altura e o tipo de planta. As plantas podem ser plantadas em fileiras ou escalonadas, dependendo da imaginação do jardineiro. O espaçamento entre linhas deve ser de pelo menos 50 centímetros. É importante considerar que muitas variedades de lírios crescem rapidamente e, no ano seguinte, uma haste de floração se transformará em três.
A profundidade de plantio dos bulbos selecionados deve ser de 15 centímetros.O rizoma está completamente submerso no solo. Deve haver pelo menos 3 centímetros do topo da lâmpada ao nível do solo.
Regras de cuidado
Os lírios asiáticos são despretensiosos, mas mesmo que precisem de cuidados sistemáticos: as plantas precisam ser regadas, nutrição adicional deve ser adicionada ao solo na forma de cobertura, o solo deve ser solto e coberto com cobertura morta. Na primavera, é importante realizar um tratamento preventivo das plantações contra insetos-praga.
cômoda
O melhor alimento para os lírios é um complexo líquido equilibrado. É necessário apoiar as plantas durante as épocas de crescimento importantes: na época da brotação, imediatamente após a floração.

Potássio e fósforo são oligoelementos essenciais que estimulam o florescimento exuberante de flores graciosas. Na primavera, é introduzida matéria orgânica: estrume podre misturado com areia.
rega
Uma regra importante é que os lírios não devem ser "inundados", a rega deve ser moderada, caso contrário o risco de podridão do bulbo é alto. Durante o período de floração, é necessário regar as plantas com menos frequência, após o que a quantidade de irrigação é aumentada.
cobertura morta do solo
Os lírios precisam cavar periodicamente, soltar, remover ervas daninhas e cobrir o solo com uma mistura de húmus e areia. Para equilibrar a umidade do solo, os arbustos costumam ser polvilhados com serragem de pinheiro.
controle de pragas
Um ataque de pragas é um incômodo que precisa ser tratado em um curto espaço de tempo. Caso contrário, as folhas, brotos e tubérculos dos lírios podem ser danificados.
besouro lírio
Esta praga pode ser vista a olho nu. Besouros aparecem nos arbustos, pintados de vermelho brilhante. As pessoas chamam esse inseto de bombeiro ou guincho. Este parasita é pequeno (até 1 centímetro de comprimento) e se alimenta de folhas de plantas.É seguro para humanos, não tem cheiro e não é tóxico.
Você pode remover manualmente os bombeiros das plantações. Com forte propagação, recomenda-se a aplicação de inseticidas: "Fufanon", "Kinmiks", "Inta-Vir". Entre os remédios populares, costuma-se usar uma infusão de absinto. Eles precisam pulverizar abundantemente as plantas infectadas. O cheiro pungente vai assustar o besouro do lírio por muito tempo.
mosca do lírio
A aparência da praga é semelhante aos parâmetros de uma mosca cinza comum. O comprimento do corpo do inseto não excede 1 centímetro. A mosca do lírio em si não prejudica as plantas, as larvas que eclodem nos botões representam um perigo para as flores. Os lírios começam a ficar para trás no crescimento, buracos se formam nas pétalas, os botões ficam amarelos e caem.

Cinta-liga
Para que os lírios mantenham a "esbelteza", os caules não se dobram nem se deformam, recomenda-se amarrar as plantas durante o período de brotação. Ao lado da planta é colocada uma estaca, à qual é fixada uma haste florida. A distância entre o tornozelo e a raiz deve ser de cerca de 10 centímetros.
Corte e queime caules após a vegetação
Após a floração, para preservar o belo aspecto das plantações, recomenda-se podar as hastes floridas, retirar os pinos e as folhas amareladas. O material biológico coletado é queimado.
Abrigo para o inverno
A maioria das variedades de espécies asiáticas hiberna sem abrigo. Recomenda-se cobrir as espécies mais delicadas e exigentes para o inverno. Para isso, cortam-se as copas, desenterram-se os arbustos e cobrem-se com húmus, por cima da planta pode-se cobrir com ramos de abeto, palha ou usar uma agrofibra especial.
Quando você pode podar após a floração?
A formação de vagens nas hastes floridas indica que os lírios podem ser podados e armazenados. Cerca de um mês após a poda, os lírios estão prontos para o transplante de outono e a divisão do mato em bulbos jovens.
Como transplantar na primavera?
Na primavera, os lírios são transplantados imediatamente após o último derretimento da neve. O arbusto é cavado no chão e as lâmpadas são separadas. Fertilizantes são aplicados nas covas de plantio e húmus é adicionado. Preste atenção à capacidade da variedade de tolerar o transplante. Existem variedades que não são recomendadas para replantio. Os lírios podem crescer em um lugar por mais de 4 anos.
Quais variedades podem ser replantadas no verão?
As variedades de floração precoce podem ser replantadas no verão, em julho-agosto. Estes incluem lírios do grupo Branca de Neve e variedades de lírios Candidum. No meio do verão, essas plantas entram em um período de dormência, o transplante não é estressante para elas.

Transplante no outono, após a floração
Recomenda-se transplantar lírios no outono, um mês antes do início da primeira geada. Setembro, início de outubro é a melhor época para cavar arbustos de lírio.
Após a floração, deve passar cerca de um mês, as flores devem ficar mais fortes e chegar a um estágio de dormência para que o transplante seja indolor para elas.
Métodos de reprodução
A maioria das variedades de lírios são fáceis de propagar. Os principais métodos de cultivo são bulbos, escamas e sementes.
sementes
Um método laborioso e de longo prazo de criação de lírios. Após a floração, é necessário aguardar o processo de maturação das vagens. A fruta deve ficar seca e marrom. Não espere o pod abrir.Freqüentemente, os jardineiros amarram as frutas com gaze para que as sementes não caiam no chão.
Importante! As sementes de lírio não devem ser retiradas de variedades híbridas. As plantas cultivadas perdem seu conjunto de qualidades e características parentais.
As sementes colhidas são semeadas em caixas de mudas em solo preparado no início de fevereiro. Em abril, os brotos mergulham em vasos separados, em maio são transplantados para o campo aberto. Essas flores florescerão não antes do segundo ano. Ao cultivar plantas a partir de sementes, é importante organizar adequadamente a coleta, armazenamento e preparação das sementes para o plantio.
Equilíbrio
O bulbo do lírio é feito de escamas. Quase todas as variedades dessas plantas podem ser cruzadas com escamas. A vantagem do método é que o bulbo mãe é preservado, um grande número de novas plantas é formado a partir das escamas. Você pode plantar lírios desta forma durante todo o ano. As escamas são destacadas do bulbo principal e colocadas em baldes de turfa ou imediatamente em canteiros prontos. Os bulbos de lírio devem se formar a partir deles.

lâmpadas
A forma mais acessível. O mato é desenterrado no 4º ano de vida e os bulbos formados são separados. A desvantagem desse método é que nem todos os tipos de flores podem ser propagados dessa maneira. As lâmpadas são propagadas pelos grupos orientais e asiáticos.
Características da cultura após a destilação
Após a destilação, as flores devem ser cuidadas. As plantas são soltas, as ervas daninhas são removidas e o fertilizante mineral líquido é aplicado. No primeiro ano de vida, as plantas podem não florescer, mas em qualquer caso é importante realizar pulverizações preventivas contra pragas no início da primavera.Para a formação de um sistema radicular saudável, as plantações são regadas com húmus e "Kornevin".
Combinações com outras cores
Os lírios são melhor combinados com íris, daylilies, anfitriões, peônias, zimbros. Eles são plantados como “ilhas” no gramado. Para pousos exclusivos, são usadas variedades de tigres. As espécies asiáticas são plantadas em grupos de diferentes variedades e variações de cores.
Ao plantar em canteiros comuns, é importante dividir as plantas em camadas para que as flores fiquem harmoniosas e não sombreiem umas às outras.
Uso no design do site
Os lírios são uma adição aos canteiros de flores na paisagem de parcelas pessoais, são usados \u200b\u200bpara decorar áreas de reservatórios artificiais e são plantados como plantas de barreira. Algumas variedades são usadas para plantar slides alpinos. As flores costumam ser cultivadas em estufas exclusivamente para corte.


