TOP 7 variedades de bambu de interior, regras para plantar e cuidar em casa
O bambu interno também é chamado de Dracaena Sander, esta planta ornamental só se parece com o bambu real, mas pertence a uma espécie diferente. Esta espécie não é caprichosa, é recomendada para criadores iniciantes, é considerada um símbolo de felicidade e bem-estar, por isso é apelidada de "bambu feliz". Não há dificuldades em cultivar bambu interno, o cuidado doméstico envolve regar, alimentar e podar para adicionar efeito decorativo.
Descrição e características da planta
O bambu Sandera é uma planta herbácea perene pertencente à família dos aspargos, gênero Dracaena. A distribuição natural abrange as regiões tropicais da África. Na natureza, a planta se espalha por vários metros e dentro de casa a altura não ultrapassa 80 cm.
As hastes de Dracaena Sander parecem bambu real. O caule é glabro, segmentado e de cor verde claro escuro, mas também são encontradas variedades verde escuro.
O bambu interno pode florescer dentro de casa, mas isso acontece muito raramente. As inflorescências surgem no pedúnculo em forma de panículas, constituídas por pequenas flores brancas.
Variedades
O bambu interno é dividido em tipos de altura.
moo
Em bambus internos de baixo crescimento, o comprimento do caule não excede 1 m. As variedades populares Golden Lily e Tsuboi são representativas.
Significar
O caule se estende até 3 m. Essas variedades incluem mexicana e Shiroshima.
Alto
Essas variedades raramente são cultivadas, apenas em escritórios espaçosos e outras salas com tetos altos, pois o caule pode se estender até 6 m, sendo os representantes da variedade Black Tropical e Monastyrsky.
variedades populares
Todas as variedades de bambu de interior são muito decorativas e utilizadas como elemento natural do interior. Variedades altas são frequentemente usadas como divisor de ambiente em seções.
lírio dourado
Variedade com folhas verde-amareladas brilhantes e um belo tom amarelado no caule.
tsuboi
Variedade japonesa adaptada a climas temperados. As folhas são pequenas, verdes suculentas, decoradas com listras claras.
shiroshima
Variedade japonesa alta com folhas grandes, luxuosas e verde-esbranquiçadas.
mexicano chorando
Variedade alta originária do México. O diâmetro do caule chega a 4 cm, as folhas são leves, alongadas, estreitas.
preto tropical
Grande variedade indonésia. O caule atinge 10 cm de diâmetro, é de cor verde-violeta, quase preto. As folhas são pequenas, verdes ricas.
Monastyrsky
Alta variedade comum na China e na Tailândia. As hastes são graciosas, verdes. As folhas são pequenas.
sorte certa
O tipo mais comum de bambu interno. As hastes são retas, mas para aumentar seu efeito decorativo, são curvas em espiral.
Que condições você precisa para crescer
O bambu interno não é caprichoso, adapta-se rapidamente às condições ambientais, cria raízes em diferentes tipos de solo. Mas para obter uma planta bonita e forte, você ainda precisa seguir as regras de crescimento.
Seleção de localização
As melhores opções são os peitoris das janelas ocidentais e orientais. Na estação quente, a planta pode ser mantida no quintal ou na varanda, mas com proteção obrigatória da luz solar direta e da precipitação.
Como escolher uma jarra
Quanto maior a dracaena, maior deve ser o pote. O recipiente deve ter o dobro da altura da raiz e a largura deve ser tal que haja pelo menos 5 cm entre o caule extremo e a borda do vaso.Um vaso feito de qualquer material serve.
Temperatura e iluminação
A temperatura ideal para o cultivo de bambu em ambientes fechados é de +22 a +25°C. Na estação fria, a planta se sente normal a uma temperatura de cerca de +20 ° C. O calor acima de +30 ° C é tolerado normalmente, mas desperdiçado quando o termômetro mostra abaixo de +18 ° C.

A panela é colocada de forma que uma luz intensa, mas difusa, caia sobre ela. Você não pode manter o bambu em uma corrente de ar.
Umidade
O bambu interno não é caprichoso em termos de umidade do solo, mas requer alta umidade do ar. Portanto, recomenda-se pulverizar a cultura 2 vezes por semana. Na estação quente, pode-se regar a planta com chuveiro em temperatura ambiente, cobrindo o solo com polietileno.
Métodos de cultivo
O bambu interno fica ótimo em diferentes tipos de substratos.
Na água
O bambu lixador fica lindo e elegante em um vaso transparente na água. O fundo do recipiente é coberto com uma pequena quantidade de pedras lavadas em água fervente. As raízes do bambu são limpas dos resíduos do solo, colocadas em um recipiente, despejadas com água decantada.O uso de água da torneira é inaceitável. Apenas o bambu saudável é cultivado na água. Se a planta for afetada pela podridão radicular, a infecção se multiplicará em dupla intensidade durante o cultivo aquático.
No chão
O bambu interno não é exigente quanto à composição do solo, cresce bem em qualquer substrato vegetal interno, incluindo turfa, grama e húmus. A drenagem é necessária e sua altura deve ser de 25% da altura do tanque. Lascas de tijolo e argila expandida são usadas como material de drenagem.

em hidrogel
O bambu em um hidrogel é bom. As raízes são colocadas na substância, cheias de água. Adicione água periodicamente.
como cuidar
Apesar do caráter não caprichoso do bambu decorativo, regras simples de manutenção devem ser observadas. Caso contrário, a planta ficará doente, murchará.
Chão
Um substrato universal é adequado para o cultivo de bambu; você pode comprar solo especial para dracaena. Mais confortável para uma planta em solo ligeiramente ácido, leve e respirável.
modo de rega
A frequência de regar o bambu interno depende do tamanho das manchas de folhas. Variedades de folhas grandes são umedecidas a cada 2 dias. Quando as folhas são pequenas, regar duas vezes por semana é suficiente. A quantidade de água a despejar depende do tamanho da planta, mas não se pode umedecer demais o solo. Na estação fria, a frequência da rega deve ser reduzida.
Quando Dracaena Sander cresce na água, é importante garantir que as raízes estejam sempre debaixo d'água, acrescentando líquido se necessário.
Transferir
O bambu interno é transplantado em abril ou maio.O bambu deve ser plantado em um vaso com as pontas das raízes apoiadas no ralo. Depois de despejar o solo, ele é levemente pressionado para que não haja cavidades de ar no interior. A dracaena transplantada é regada abundantemente.

Cobertura e fertilização
Sander Bamboo gosta de fertilizantes líquidos. É alimentado com preparações minerais destinadas a espécies folhosas decorativas. É melhor comprar fertilizantes especiais para dracaena.
A frequência com que uma planta de casa deve ser alimentada depende de sua condição. Uma amostra saudável e forte deve ser alimentada a cada 2 meses. Se a planta sofre de deficiências nutricionais, parece fraca, recomenda-se aplicar cobertura a cada 2-3 semanas.
Como podar corretamente
Se você deseja obter um caule alto e reto, precisa cortar os brotos laterais. Se você deseja criar uma planta exuberante e ramificada, o caule é cortado um pouco acima do nó, após o que um entalhe é colocado horizontalmente com uma faca. As hastes laterais sairão do corte.
As seções são polvilhadas com cinzas ou seladas com cera para que não sequem sem graça.
No inverno
O bambu pode ser cultivado dentro de casa sem problemas durante a estação fria. Basta protegê-lo de correntes de ar, afastá-lo da moldura da janela. Se o inverno estiver nublado e as folhas começarem a murchar e amarelar, deve-se suspeitar de falta de iluminação. Nesse caso, os fitolamps são instalados.
Como torcer hastes espirais
Você pode dar a uma haste reta sua forma original de duas maneiras:
- Um pedaço de pau ou outro objeto do formato desejado é inserido na panela. Uma haste é dobrada em torno dele. Prenda com linha. Após a lignificação, o caule é liberado.
- A planta é colocada em uma caixa. Abra um lado da caixa para deixar a luz entrar.O bambu começará a se esticar nessa direção. O pote na caixa é gradualmente girado em relação à luz para que a haste gire em forma de espiral.

Rejuvenescimento de plantas
O bambu interno cresce rapidamente. A folhagem deve ser podada regularmente para que a cultura não perca seu efeito decorativo. Remova as folhas velhas, mortas, doentes e raquíticas. As seções são polvilhadas com cinzas. Após o procedimento, a planta é regada abundantemente, proporcionando condições microclimáticas confortáveis. Após a poda rejuvenescedora, o bambu cresce mais ativamente.
Métodos de reprodução
O bambu interno é propagado por vários métodos, mas o método mais popular é por estacas.
Estacas
Na primavera, um broto jovem é cuidadosamente cortado do caule principal de uma planta adulta de 3 a 4 anos e plantado em um meio de enraizamento padrão.
Apical
O procedimento é o seguinte:
- O broto apical é cortado do espécime pai.
- A seção é selada com cera.
- O copo é colocado na água.
- Depois que as raízes aparecem, a planta jovem é plantada no substrato.
Tronco
Este método é usado se a reprodução pelo método apical falhou:
- Corte o caule da planta mãe.
- Corte em quantas partes forem necessárias para as crianças. Cada sala deve conter um ponto de crescimento.
- As seções são cobertas com cera.
- Cada parte é colocada na água.
- Depois de soltar as raízes, as crianças são plantadas no solo.

joelhos
O método é usado para propagar uma planta velha e moribunda. As raízes crescem onde os segmentos do caule se encontram. Esta parte é cortada, cavada no solo para enraizamento.
sementes
É impossível propagar o bambu de Sander em condições internas por sementes.Plantar sementes é inútil, sua germinação é quase nula. Mas mesmo que a semente ecloda, é extremamente difícil criar condições ambientais ideais para sua sobrevivência.
Doenças e pragas
O bambu interno é propenso às seguintes doenças:
- Podridão fúngica. O sintoma são manchas escuras na folhagem. Para o tratamento, um fungicida é usado.
- Aranha. O sintoma é a cobertura das folhas com teias de aranha. Necessário tratamento com inseticida.
- pulgão. A planta afetada murcha, as folhas ficam cobertas com uma flor pegajosa. Eles matam o parasita com inseticidas.
O uso de dracaena dentro de casa
O bambu lixador é bom porque se encaixa harmoniosamente no interior de qualquer estilo. É usado para decorar escritórios e residências, salões de beleza, salas de recreação, hotéis. Variedades altas são adequadas para criar divisórias, sebes e composições internas.
O bambu interno é amado pelos designers por sua capacidade de formar formas bonitas e bizarras de seus caules flexíveis.

Erros comuns
Devido à manutenção inadequada do bambu interno, ocorrem os seguintes problemas:
- As pontas das folhas secam. As razões para isso são uma queda de temperatura e ar seco. O bambu é transferido para um local quente com umidade normal do ar.
- Placas de folhas enrolam, escurecem, caem. O motivo é a hipotermia. A planta é dotada de um microclima confortável.
- As raízes apodrecem após o plantio. As razões são falta de drenagem, solo pesado. É necessário transplantar o bambu para um solo leve e arejado com drenagem.
- Manchas secas nas folhas. O motivo é uma queimadura. O pote é reorganizado onde a luz é difundida.
- A parte aérea cresce lentamente, fica amarela. O motivo é uma deficiência mineral.Uma dieta competente é necessária.
dicas e truques
Produtores experientes oferecem as seguintes dicas para quem deseja começar com o bambu interno:
- A água de irrigação deve ser usada sedimentada, de sequeiro ou descongelada.
- Os espécimes jovens são transplantados uma vez por ano, os mais velhos - uma vez a cada 3 anos.
- Se, após a alimentação, o bambu ficar amarelo e começar a perder folhas, deve-se suspeitar de excesso de nutrição. Os fertilizantes devem ser aplicados com menos frequência.
- O chão é fácil de fazer sozinho. Deve incluir relva, solo frondoso, turfa na proporção de 2: 1: 1.
- Para o cultivo de bambu em hidrogel, é aconselhável usar uma substância de granulação fina.
- Condições microclimáticas extremas são criadas para estimular a floração do bambu. Mas a floração requer muita energia, na maioria dos casos a planta morre.
O bambu de interior é uma espécie não caprichosa, bonita e exótica, adequada para qualquer interior, criando uma atmosfera dos trópicos. Mesmo um cultivador novato pode lidar com o cuidado das plantas, e as curvaturas bizarras dos caules invariavelmente encantam os olhos.























