Como lavar corretamente um cobertor na máquina, escolhendo o modo e a temperatura em casa

Um cobertor quente e fofo é um atributo indispensável e a personificação do conforto do lar. No entanto, o uso diário leva ao fato de que uma quantidade bastante grande de poeira e outros contaminantes se acumulam nele. Portanto, se você usá-lo com frequência, mais cedo ou mais tarde surgirá a questão de como lavar adequadamente o cobertor. Na verdade, esse procedimento é bastante simples se você conhecer suas regras básicas.

Regras de cuidado

Se você tiver uma máquina de lavar, não será difícil lavar um cobertor, mas é importante considerar de que material ele é feito. Por exemplo, um cobertor de lã deve ser lavado separadamente de outras coisas e apenas a 30 graus. No entanto, você não deve limpar o item com muita frequência, pois pode deformar com o tempo e perder o brilho da cor.

Cuidados adicionais também incluem armazenamento e secagem adequados. Recomenda-se guardar a manta de forma torcida - para que não dobre e enrugue.

Métodos básicos de limpeza

Se precisar limpar seu cobertor em casa, você pode fazer duas coisas: lavá-lo à mão ou à máquina. Mas você também pode confiar nos profissionais e lavar a colcha a seco.

manualmente

Alguns tipos de materiais só podem ser limpos à mão. Ao lavar à mão, deve-se escolher um recipiente fundo (por exemplo, uma banheira), pois não se pode enxaguar a manta em uma bacia pequena. Então você precisa chupar água morna e diluir o detergente ou limpador de carpete nela. Em seguida, o cobertor fica encharcado por duas horas.

Em seguida, é bem lavado e enxaguado até que a espuma seja completamente removida. A colcha é primeiro deixada a escorrer na casa de banho e depois seca na varanda. Este processo é extremamente demorado. Isso é especialmente verdadeiro para cobertores pesados, que ficam ainda mais pesados ​​com água e são quase impossíveis de limpar.

Ao lavar à mão, deve-se escolher um recipiente fundo (por exemplo, uma banheira), pois não se pode enxaguar a manta em uma bacia pequena.

Em uma máquina de escrever

É muito mais fácil lavar um cobertor com uma máquina de lavar. Mas antes de lavar, você precisa se certificar de que o material do qual o cobertor é feito pode ser lavado dessa maneira. Para fazer isso, leia as instruções no rótulo.

Seleção de modo

A máquina deve ser configurada para o modo “Delicado”, “Lã” ou “Sintético” para tecidos sintéticos.

Temperatura

O regime de temperatura é diferente para cada material. Como regra, a marca não deve exceder 30-40 graus. As peças mais delicadas são peles, caxemira, veludo e lã - são lavadas apenas a 30 graus.

Como escolher um produto

Um pó comum altamente solúvel é adequado para lavar um cobertor, mas um gel líquido é melhor para um produto de lã.Além disso, um ar condicionado deve ser adicionado em um compartimento separado, o que tornará o cobertor macio. Manchas antigas devem ser pré-tratadas com um removedor de manchas especial.

Um pó comum altamente solúvel é adequado para lavar um cobertor, mas um gel líquido é melhor para um produto de lã.

Fiação

Ao lavar cobertores, é recomendável definir o valor mínimo do número de rotações durante a centrifugação. A centrifugação mais segura para o produto e a máquina de lavar é de 400 a 500 rotações.

Limpeza à seco

Alguns materiais não são adequados para lavagem ou limpeza a seco. Neste caso, a manta deve ser levada para a lavanderia ou lavagem a seco. Alguns tecidos não toleram contato com produtos de limpeza e líquidos.

A limpeza a seco fornecerá uma limpeza segura que não pode ser realizada em casa.

Que material pode ser lavado em uma máquina de lavar

Alguns materiais podem ser lavados na máquina, pois suportam melhor este tratamento. No entanto, é importante observar uma série de características de cada produto.

Para lavar itens de lã, o modo delicado é ativado. Não é recomendado molhar tal cobertor antes de lavar - bastará enrolá-lo e colocá-lo no tambor. A melhor opção são os detergentes líquidos, 30 graus, sem centrifugação, sem abrilhantador ou amaciador. Você deve secá-lo na horizontal.

caxemira

O produto caxemira é lavado exclusivamente no ciclo delicado e em água fria. O número mínimo de rotações durante a centrifugação também é definido. O regime de temperatura não excede 30 graus. Recomendamos o uso de detergente líquido.

O produto caxemira é lavado exclusivamente no ciclo delicado e em água fria.

Tecido sintético

Um cobertor de tecido sintético, como um cobertor de lã, não precisa ser encharcado antes da lavagem. O modo delicado e o programa "Sintéticos" devem ser definidos.Se não houver sujeira específica, o modo de lavagem rápida é permitido. O regime de temperatura não deve exceder 60 graus. Para evitar que esse produto desbote, ele deve ser devidamente seco.

Características do cuidado de tecidos artificiais

Os produtos de tecido artificial podem ser enviados com segurança para a máquina de lavar para serem lavados. Esses cobertores são resistentes a torcer, enxaguar e também não "encolhem" ou perdem a cor. No entanto, isso deve levar em consideração as características de cada material artificial.

Acrílico, poliéster, pele sintética

Produtos de acrílico e poliéster só podem ser lavados a 40 graus. Para eles, um modo delicado ou um modo de lavagem à mão é adequado. É permitido o uso de ar condicionado e rotação máxima. Cobertores de pele sintética são lavados sem centrifugação e a 40 graus. Remova a poeira do produto antes de limpá-lo.

As colchas de lã macia podem ser lavadas à mão ou à máquina. Esses produtos não acumulam poeira e umidade em si mesmos, portanto, sua manutenção é bastante simples. São lavadas com aquecimento de água a 30 graus e regime delicado. Espremedores e condicionadores não são usados ​​e não secam nas baterias.

As colchas de lã macia podem ser lavadas à mão ou à máquina.

Microfibra

A superfície fofa desses cobertores costuma estar amassada e suja. O produto de microfibra não tem "medo" de exposição a altas temperaturas. Esse cobertor é lavado mesmo a 60 graus. Apenas o modo delicado é usado, com um giro mínimo. Não exponha a manta ao sol durante a secagem.

peluche

Para lavar esse cobertor, você precisará de uma máquina espaçosa. Antes de lavar, deve ser espanado. Em seguida, o modo "Sintético" é definido e não mais que 40 graus. Girar é mínimo ou não. Recomenda-se lavar à mão a colcha de pelúcia alta.

Como limpar tecidos naturais em casa

Para manter os tapetes feitos de tecidos naturais em boas condições, eles devem ser cuidadosamente cuidados. A limpeza desses produtos é um pouco mais difícil, pois eles não toleram a lavagem na máquina. Como regra, as lavanderias confiam em capas feitas de materiais naturais.

Os produtos de lã não devem ser esfregados na água com as mãos, torcidos e espremidos. O tambor da máquina de lavar pode alterar a aparência do cobertor. Portanto, pequenas manchas ou sujeira devem ser limpas com água e sabão e uma escova macia.Ao lavar as mãos, tome cuidado - o produto é colocado em um recipiente com água morna e detergente líquido (pó comum não funciona). Depois disso, resta apenas enxaguar suavemente.

O tambor da máquina de lavar pode alterar a aparência do cobertor.

Bambu

Os cobertores de bambu são particularmente macios e resistentes à lavagem na máquina. No entanto, estas regras devem ser observadas: é estabelecido um regime de lavagem suave e uma temperatura de 30 graus. Recomenda-se o uso de bolsa de lona - isso protegerá o produto de deformações.

Além disso, são utilizados apenas produtos líquidos, um mínimo de torção e secagem na forma decomposta. Estes cobertores podem ser passados ​​a vapor.

Merino

Muitos produtos merino não podem ser lavados na máquina de lavar. Portanto, leia atentamente o rótulo antes de limpar. Se uma tigela de água for especificada, apenas a lavagem à mão é permitida. A lavagem é selecionada no modo delicado, a 30 graus, a centrifugação é mínima. Eles também usam detergentes especiais para lavar - o pó comum não funciona. O condicionador é usado para saturação e suavidade.Você deve secar em uma superfície plana, longe de uma fonte de calor artificial.

como secar bem

Muitos materiais não toleram secagem sob luz solar direta ou em aquecedores. A maioria dos cobertores é deixada para escorrer no banheiro e depois pendurada para secar na varanda ou do lado de fora. Por exemplo, acrílico, lã, algodão e poliéster não encolhem quando secos em um varal, mas não gostam de secar em pilhas.

A microfibra também não gosta de aquecedores. Lã, seda, pelúcia e cobertores de bambu, bem como peles artificiais, devem ser secos apenas em superfícies planas - quando dobradas, as colchas esticarão.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha