Idéias de artesanato de pedras para o jardim e como fazer você mesmo
Tal como a madeira, a pedra, bem utilizada, pode dar vida a ideias originais no jardim. Usando este material, você pode criar caminhos coloridos, estruturas prontas de revestimento ou erguer esculturas completas. No entanto, a lista de artesanato em pedra original para o jardim não se limita a isso. O material permite criar designs coloridos e práticos.
caminhos de jardim
Devido ao fato de as pedras diferirem em diferentes formas e tamanhos, mas ao mesmo tempo terem maior resistência aos efeitos do ambiente externo (incluindo cargas), esse material é frequentemente utilizado para a colocação de caminhos de jardim. Para esses fins, vários paralelepípedos são usados:
- pequeno e grande;
- com superfície lisa e rugosa;
- com cantos agudos e arredondados.
Se você planeja pavimentar um caminho de pedra, é recomendável selecionar um material brilhante ou pintar as pavimentadoras com tinta persistente. Isso criará um caminho que permanecerá visível em todos os climas.
Colocar um caminho de pedra é simples. Isso exigirá:
- Uma trincheira é cavada no local com largura e comprimento que correspondem às dimensões do caminho planejado.
- Uma camada de drenagem de 10 a 15 centímetros de espessura de cascalho ou brita é colocada. Isso é para garantir que a água não lave a pista.
- Têxteis não tecidos, 4 centímetros de areia e 15 centímetros de concreto são perfurados no topo do simulador.
- Uma mistura de areia e cimento é colocada (1 parte de areia para 4 partes de cimento) e compactada.
- As pedras são dispostas no padrão escolhido e batidas com um martelo de borracha.
- O caminho é borrifado com água.
Para simplificar a pavimentação, recomenda-se colocar uma tábua sobre as pedras e bater com um martelo. É importante considerar que o caminho deve estar localizado longe das raízes das árvores.
Fronteiras
Bordas de pedra são usadas para zonear o local. Estas estruturas permitem nomeadamente fechar os canteiros, evitando assim a perda de solo. A colocação de lancis de pedra é realizada de acordo com o algoritmo descrito acima.

Para tais construções, recomenda-se usar:
- cartuchos;
- calcário;
- arenito.
Durante a instalação, os espaços vazios entre grandes pavimentadoras podem ser preenchidos com pequenas pedras.
riachos secos
Entende-se por corrente seca uma composição obtida a partir de seixos, rochas, entulho grande e pedras. Esses materiais são dispostos de tal forma que o resultado final é uma estrutura que simula o fluxo da água. Um riacho seco parece um caminho. No entanto, o primeiro é considerado uma composição paisagística, inadequada para cargas aumentadas. Além disso, ambas as construções são erguidas de acordo com o mesmo algoritmo.

grelha de pedra
Um braseiro de pedra, construído com as próprias mãos, pode decorar um gazebo ou um terraço aberto. Recomenda-se fazer esta estrutura usando quartzito, granito, ardósia ou arenito.
Ao erguer uma churrasqueira, primeiro é colocada uma moldura de tijolo, que depois é coberta com pedra. Paralelepípedos são adequados para este projeto.
esculturas de jardim
A pedra (especialmente com bordas arredondadas) permite criar uma variedade de figuras de jardim. Se não houver experiência nesse tipo de trabalho, você pode começar com produtos simples. Em particular, pedras redondas são usadas para decorar o local, pintadas em joaninhas ou outros representantes da fauna.
Para fazer figuras mais complexas, você precisará de:
- Cola. Para figuras compactas, recomenda-se o uso de composições universais como "Momento". Se o trabalho em grande escala for planejado, uma pistola de cola e um conjunto de bastões de polímero serão necessários.
- Tintas. O acrílico é adequado para fazer estatuetas efêmeras. Essas tintas não são tóxicas e secam rapidamente. Compostos fluorescentes são usados para criar figuras que brilham no escuro. Se forem erguidas estruturas duráveis que serão expostas aos raios ultravioleta, deve-se usar tintas à base de silicone.
- Revestimentos protectores. Para estatuetas de jardim, são utilizados principalmente vernizes epóxi ou alquídicos.

Se a forma das pedras disponíveis não permitir criar as figuras necessárias, recomenda-se a compra de concreto arquitetônico para isso. Esta mistura de construção é baseada em cimento e areia, que são "diluídos" com componentes inorgânicos e minerais.
Cadastro de tanques
Pedras naturais e artificiais são utilizadas no desenho de reservatórios em hortas com dois propósitos: criar uma camada decorativa que decora o perímetro e fortalecer as margens da descida de terra durante enchentes e chuvas. As lagoas campestres, independentemente do tamanho e forma, são feitas em várias etapas.
Primeiro, um buraco com a profundidade necessária é cavado na área iluminada e ao mesmo tempo sombreada. Em seguida, é colocado um filme especializado nas partes inferior e lateral, que é vendido em lojas de ferragens. No final do procedimento, grandes e pequenos paralelepípedos são aprofundados nas paredes ao longo do perímetro. Depois disso, a lagoa é enchida com água.

Forrando bem
Assim como na churrasqueira, as pedras podem ser usadas para forrar os poços. Para isso, são utilizados paralelepípedos grandes e pequenos. As pedras ajudam a criar um poço "semi-antigo" quando essas estruturas são construídas com materiais naturais.
Ideias Adicionais
Como foi observado mais de uma vez, as pedras diferem em uma variedade de formas e tamanhos. Portanto, este material, com bastante imaginação, pode ser utilizado para criar diversos décors, não se limitando aos exemplos acima.
caminhos de luz
As pedras naturais estão disponíveis em uma variedade de cores. Mas mesmo os paralelepípedos comuns podem ser transformados em elementos decorativos brilhantes, a partir dos quais os caminhos são colocados. Para fazer isso, você precisa pintar as pedras com tinta de silicone e depois cobrir a superfície com resina epóxi. Além disso, a partir desses paralelepípedos, você pode traçar um belo caminho multicolorido. Ao pavimentar caminhos de jardim, recomenda-se o uso de pedras pequenas (seixos). Graças a isso, padrões originais podem ser formados no caminho, combinando diferentes tonalidades.

gabiões
Os gabiões são uma espécie de gaiolas de aço nas quais são colocadas pedras. Tais estruturas foram originalmente erguidas para o fechamento do local. Agora várias formas são formadas a partir de hastes de aço, preenchendo o interior com paralelepípedos. A partir dessas estruturas, eles também criam uma cerca decorativa para canteiros de flores e são usados para outros fins.
Ao montar gabiões, é recomendável usar hastes de metal com revestimento anticorrosivo. Para esses projetos, pedras arredondadas brancas ou cinzas são mais adequadas. No entanto, se necessário, você pode usar outros materiais, dependendo das características da composição que está sendo criada.
lagarta
A lagarta de pedra se encaixa bem em um canteiro de flores. Para criar essa estatueta, você precisa de paralelepípedos compactos com bordas arredondadas e cola de polímero. Além disso, você pode usar tintas à base de silicone.

Mosaico
Tal como acontece com os caminhos, os seixos permitem criar várias composições no local que irão desempenhar funções práticas. Os "tapetes" em mosaico são colocados principalmente para destacar ou decorar áreas individuais. Isso se explica pelo fato de que pavimentar caminhos com pedrinhas é um processo trabalhoso que leva muito tempo.
móveis de jardim
Os móveis de jardim geralmente não são feitos apenas de pedras. Este material aquece fortemente ao sol e esfria rapidamente à noite. Ou seja, é impossível sentar em móveis de pedra. Em vez disso, esse material é usado para organizar a estrutura à qual as pranchas de madeira são fixadas. Além disso, gabiões com hastes grossas que suportam muito peso são usados como base para móveis.
pedras luminosas
Grandes pedras da forma original às vezes são usadas como um tipo separado de estatuetas de jardim. Uma laje independente, que recebeu uma cor fora do padrão com o auxílio de tintas, consegue chamar a atenção, destacando assim uma parte separada do jardim. Estas esculturas de pedra podem ser colocadas no centro de um grande canteiro de flores.

Coração
Existem três maneiras de fazer um coração de pedra para uma cabana de verão:
- crie um gabião dando ao padrão uma forma de coração;
- organize as pedras no local de acordo;
- esculpir um coração em pedra.
Neste último caso, é necessário um dispositivo especializado. A segunda opção é considerada ideal, pois a estátua de pedra pode ser pintada adicionalmente.
Cacto
Se você tiver habilidades artísticas suficientes, poderá criar cactos de pedra pintando os paralelepípedos de verde escuro. Em seguida, essas figuras são colocadas em vasos, que são espalhados pelo local.
pegadas de pedra
Depois de encontrar um grande e alguns pequenos paralelepípedos com bordas arredondadas, você pode soltar uma estatueta imitando um pé humano no local. Essas estátuas parecerão originais ao entrar em uma casa, casa de banho ou galpão.

Iluminação em pedras
Esta opção de decoração é difícil de implementar, mas permite criar composições fora do padrão que podem decorar qualquer área. Para fazer essas estruturas, você precisará fazer vários furos nos paralelepípedos, um dos quais para a instalação de lâmpadas e o restante para a fiação. Esta opção de decoração pode ser combinada com outras esculturas de pedra descritas acima. Em particular, os jardineiros instalaram um par de pedras de pavimentação com luzes embutidas ao longo de um riacho seco.
Árvore genealógica
Este método engenhoso de usar paralelepípedos é mais adequado para decorar quartos do que para um jardim. Mas, se desejar, você pode recriar essa árvore no chão. Para fazer isso, você precisa pegar alguns paralelepípedos de tamanhos diferentes e organizá-los em uma determinada ordem, levando em consideração a idade de cada um dos membros da família, escrevendo os nomes destes últimos na superfície das pedras.
casa de conto de fadas
Para criar uma casa fabulosa, você precisará de pequenas pedras e cola de polímero. Esta opção de decoração é adequada para decorar canteiros de flores e áreas de lazer. Além disso, casas fabulosas são frequentemente pintadas na superfície de grandes paralelepípedos.

gaiola
As casas de pássaros geralmente não são feitas de pedra sólida, mas de seixos colados a uma estrutura de madeira. Recomenda-se instalar este produto no chão ou em um pedestal.
guirlandas de pedras
Seixos de cores vivas e outros seixos podem ser usados para criar guirlandas coloridas. Para isso, basta amarrar as pedras do calçamento com arame e pendurar a estrutura acabada.
canteiros de flores
Camas de pedra são um uso original e prático de pavimentadoras. Este design é muito durável.Se desejar, usando pedras de pavimentação e cimento, você pode criar canteiros de flores não padronizados que simulam objetos reais (cestas, etc.).
DIY para um jardim de pedra
O uso de pedras de pavimentação no jardim não se limita a esses exemplos. As pedras são frequentemente usadas ao organizar slides alpinos. Estes últimos combinam uma variedade de flores, separadas por paralelepípedos de diferentes formas e tamanhos.
As pedras são usadas para zonear o local, estabelecendo uma espécie de cerca. Este material é usado para enfrentar escadas e criar um segundo andar perto de uma cerca ou casa.Grandes pedras de pavimentação podem ser colocadas a alguma distância entre elas e os vazios podem ser semeados com um gramado. Esta opção decorativa parece espetacular em áreas para canteiros de flores.
Exemplos de soluções prontas
Na maioria das vezes, as pedras das hortas são usadas para pavimentar caminhos ou cobrir outras estruturas. A primeira opção é popular porque esse material é capaz de manter sua forma por muitos anos..
Com a ajuda de revestimentos de pedra, você pode dar à paisagem a aparência do campo dos séculos passados, quando os paralelepípedos eram usados pelos camponeses para a agricultura.


