Qual laminado é melhor para a cozinha e como decorar as paredes

Cada proprietário de apartamento deseja equipá-lo para que pareça atraente e confortável. Ao mesmo tempo, ninguém quer gastar grandes somas de dinheiro em materiais de construção caros. Isso abre muito espaço para experimentação. Assim, por exemplo, a decoração de paredes com laminado está se tornando popular, o que para muitos é uma revelação chocante. Vamos ver qual é a vantagem de usar piso laminado para decorar a cozinha e qual opção é melhor escolher.

Vantagens da decoração da parede da cozinha laminada

Os proprietários de apartamentos que desejam reformar sua cozinha geralmente não entendem as vantagens do revestimento de parede laminado. Entretanto, há muito mais, e um grande número de famílias já conseguiu desfrutá-los:

  • Excelente custo benefício e qualidade. O laminado é mais barato do que outros materiais tradicionais para acabamento de cozinhas, embora não seja muito inferior a eles em qualidade;
  • laminado moderno em sua estrutura e aparência imita painéis de madeira de alta qualidade;
  • as mais recentes tecnologias utilizadas na produção de materiais de acabamento permitem-nos produzir um grande número de texturas e cores.Isso abre um amplo campo de imaginação e experimentação;
  • o laminado é fácil de instalar na bancada, tornando os reparos rápidos e fáceis;
  • é fácil cuidar do laminado e os proprietários não precisam gastar muito tempo limpando o ambiente;
  • nenhum material nocivo é usado no processo de produção, o que aumenta a compatibilidade ambiental do laminado a um alto nível;
  • se o laminado for manuseado com atenção e cuidado, sem expô-lo a danos mecânicos, o acabamento durará muito, agradando aos olhos dos anfitriões e de seus convidados.

Como qualquer outro material, o piso laminado apresenta uma série de desvantagens que devem ser consideradas durante o processo de compra:

  • a maioria dos modelos tem medo de umidade excessiva, mas existem opções caras com maior proteção;
  • mudanças bruscas de temperatura na sala também afetam negativamente as condições do acabamento, reduzindo sua margem de segurança.

Anotar! Todos os inconvenientes podem ser eliminados com a compra de modelos laminados caros. Esses reparos custarão um pouco mais, mas o resultado vale a pena.

Principais critérios de seleção

Ao escolher um laminado para decoração de paredes na cozinha, recomenda-se prestar atenção às seguintes propriedades:

  • Resistência à umidade;
  • o preço;
  • a qualidade do material;

Para decoração, são utilizados 4 tipos principais de laminados:

  1. Aglomerado. Material de construção de alta qualidade e bem protegido que não se importa com a humidade elevada na sua cozinha. A estrutura do aglomerado laminado é densa, portanto a estrutura tem peso adicional. Esses painéis não podem ser simplesmente fixados na parede - você terá que construir uma caixa adicional.
  2. Piso laminado. Ótima opção para forrar avental de cozinha, pois o material é extremamente durável e resistente à umidade.
  3. Placa de fibra de alta densidade. Um material barato e fácil de processar que é usado como material de revestimento para paredes e tetos. Tem uma aparência bonita, mas a proteção é pior do que outros tipos de laminado.
  4. MDF. Material ruim para uso em cozinha, pois absorve rapidamente a umidade. Eles compram apenas em casos extremos, quando é necessário realizar rapidamente um reparo barato.

Aglomerado. Material de construção de alta qualidade e bem protegido que não se importa com a humidade elevada na sua cozinha.

Opções de estilo

Se decidir fazer reparos na cozinha com as próprias mãos, verifique as opções de colocação de painéis laminados antes de prosseguir com o revestimento. Existem 3:

  • empilhamento vertical;
  • colocação horizontal;
  • estilo diagonal.

Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens, que vale a pena discutir separadamente.

Horizontal

Não é a melhor escolha para construtores inexperientes, pois é difícil de dominar. O problema é que o piso laminado pode dobrar como um acordeão se for colocado na ordem errada. Para evitar essa situação, é necessário alternar as fileiras de tábuas, prendendo alternadamente peças curtas e longas. As juntas são cobertas com um plinto.

Vertical

Os cidadãos que não têm experiência na área de renovação de casas são aconselhados a usar este método. É fácil de aprender e adequado para estilizar:

  • lajes laminadas em forma de quadrado;
  • laminado com um ornamento aplicado a ele;
  • modelos cuja face frontal imita a textura de vários tipos de madeira.

Uma parede revestida dessa maneira aumenta o volume da cozinha, tornando seus tetos visualmente mais altos. Para fixar o material de revestimento da mesma maneira, use:

  • unhas líquidas;
  • fundo especial.

Anotar! O método é conveniente para o tratamento de paredes irregulares. Os proprietários não precisam compensar as diferenças de altitude.

As desvantagens do método incluem a diminuição do volume da sala, pois a caixa consome parte do espaço livre. Não recomendado para uso em apartamentos com cozinhas pequenas. Lembre-se de que os construtores desaconselham fortemente a fixação do revestimento em uma parede nua, sem uma moldura adicional do torneamento. Esses reparos não durarão nem alguns dias e os painéis cairão sob a pressão de seu próprio peso.

Os cidadãos que não têm experiência na área de renovação de casas são aconselhados a usar este método.

Diagonal

Um tipo raro de estilo, cuja implementação pode causar problemas devido a:

  • a complexidade do estilo;
  • custos de materiais aumentados;
  • necessidade de planejamento adicional.

Este método é usado apenas por designers de ambientes experientes que possuem uma equipe de construtores profissionais. Você pode tentar fazer isso sozinho, mas as consequências serão extremamente graves.

A principal vantagem desse estilo é considerada uma aparência extraordinariamente extravagante, que transforma radicalmente a sala.

Além disso, lembre-se de que o estilo diagonal será mais caro do que outras opções em termos de orçamento. Se beleza e extravagância vêm em primeiro lugar para você, vá em frente, vale a pena.

Como montar na parede

Além das diferenças na instalação dos painéis laminados, existem diferenças nos métodos de fixação. Dois são considerados verificados:

  • fixação com buchas;
  • fixação com cola.

Qual método escolher depende das capacidades de cada família, bem como das preferências.

Linguagem

Uma língua é uma projeção longitudinal em uma placa ou placa, combinando em forma com uma ranhura em outro membro estrutural. As cavilhas são utilizadas na união de peças de madeira quando é necessário distribuir uniformemente a carga. Esta conexão tem as seguintes vantagens:

  • mais barato do que outros métodos de fixação;
  • mais fácil de implementar;
  • maior margem de segurança quando as placas são movidas em cisalhamento do que fixações semelhantes a pregos ou parafusos;
  • a própria junção fica escondida de olhares indiscretos, o que é muito mais estético.

A fixação do laminado com o método macho e fêmea é possível se houver paredes uniformes na sala. Se essa condição for atendida, o próprio processo de laminação ocorre rapidamente, sem grandes investimentos de tempo e esforço.

A fixação do laminado com o método macho e fêmea é possível se houver paredes uniformes na sala.

Cola

Um método universal usado para revestir superfícies de qualquer grau de complexidade. A fixação é realizada no torneamento ou não diretamente na parede, se as folhas de laminado forem finas e uma pequena parte da parede deve ser coberta. Antes de iniciar o trabalho de acabamento, a superfície de trabalho é limpa do excesso de detritos. Não será supérfluo uniformizar quedas acentuadas e aplicar um primer.

A cola deve ser aplicada na parte da junta do laminado, bem como na superfície à qual o revestimento é fixado. O algoritmo de trabalho é o seguinte:

  • a primeira placa é instalada usando um nível, com uma ranhura para cima;
  • os ladrilhos seguintes são instalados próximos ao anterior, enquanto o laminado deve ser ligeiramente movido de um lado para o outro.

Anotar! O excesso de cola que aparece na superfície da parte frontal após a fixação deve ser limpo imediatamente.Se você deixá-los secar, a remoção será muito mais difícil.

Como escolher a cor certa para o interior

A seleção correta de cores é a chave para uma renovação bem-sucedida da cozinha. Reparos caros podem ser feitos, mas uma paleta de cores ruim fará com que você se sinta desconfortável. Para evitar essa situação, considere as seguintes nuances:

  • o branco é adequado para cozinhas pequenas, pois cria uma sensação de espaço e frescor;
  • o preto é usado no interior, decorado em estilo high-tech;
  • o cinza fica bem em cozinhas espaçosas com espelhos grandes;
  • os painéis em amarelo ou verde contrastam bem com os tetos e pisos brancos.

Exemplos de soluções de design prontas para uso

Como exemplo de soluções de design prontas que ficam ótimas na maioria das instalações restauradas, eles observam:

  • acabamento do teto e paredes com laminado do mesmo tipo, mas com colocação diferente das placas. Na parede, eles serão empilhados verticalmente e, no teto, ficarão na posição horizontal;
  • o uso de placas idênticas para decorar todo o volume da sala. Esse truque é arriscado, mas se você decorar a área de trabalho da cozinha com um material de cor contrastante, o resultado superará todas as expectativas;
  • a cor das paredes difere da cor do piso apenas em alguns tons, e o avental da cozinha é feito de material branco.

Além dessas soluções de design, existem muitas outras opções que diferem em um estilo mais conservador ou, ao contrário, agressivo. Tudo depende das preferências dos proprietários de apartamentos e de suas capacidades financeiras.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha