Plantando e cuidando de uma rosa de pedra em casa, métodos de seleção

Em casa, plantar e cuidar de uma rosa de pedra não é difícil. Esta planta é uma das menos pretensiosas. A cultura deve seu nome a uma semelhança externa com uma rosa de jardim. Jardineiros amadores chamam isso de jovem. A planta se sente bem tanto no peitoril da janela do apartamento quanto no terreno aberto das hortas. Antes de proceder ao cultivo de uma pedra rosa, estudam as características do conteúdo e as nuances do cuidado.

Descrição e peculiaridades da planta

A rosa de pedra, rejuvenescida ou lábio de lebre pertence à família Tolstyankov e é considerada uma das suculentas mais despretensiosas. Devido à sua grande capacidade de sobreviver e prosperar mesmo nas condições mais adversas, os jovens também são chamados de tenazes.Tanto em casa quanto em campo aberto, as suculentas apresentam altas taxas de sobrevivência, sendo que para o escritório é difícil encontrar uma planta mais adequada que se encaixe perfeitamente em um design minimalista.

No total, são conhecidas cerca de 500 espécies de rosas-de-pedra, porém, em nossas regiões cerca de cinquenta espécies são as mais comuns. Antes de comprar uma suculenta, vale a pena estudar a descrição detalhada e, com base nisso, fazer sua escolha. A principal diferença entre as variedades de rosas de pedra é o esquema de cores.

Gracioso

Esta suculenta é dotada de caule grosso, pode rastejar pelo solo e fazer raízes, nas quais estão presentes folhas leves. Eles são reunidos em uma roseta de 15 cm de diâmetro, no topo da pedra a roseta termina com um espinho. Em casa, é aconchegante e fica bem estiloso, o que justifica o nome.

Echeveria Derenberg

Uma planta suculenta tem um longo período de floração. As hastes rastejantes são decoradas com rosetas, lembrando um cone de abeto ligeiramente aberto. As folhas são cobertas por uma flor de cera azulada e uma borda vermelha corre ao longo da borda.

espetado

As rosetas de Echeveria espetadas parecem bolas densas, pintadas de verde escuro e densamente pubescentes. As flores da suculenta também são cercadas por uma nuvem do mesmo cânone.

carmesim

Uma característica distintiva da echeveria carmesim é um caule forte, coroado por uma roseta com folhas pubescentes. As flores da rosa de pedra são pintadas de vermelho com uma borda amarela ao longo da borda.

As flores da rosa de pedra são pintadas de vermelho com uma borda amarela ao longo da borda.

flor jubarte

A planta tem um caule reto e folhas grandes e côncavas incomuns. Uma brilhante flor em forma de espiga coroa todo esse esplendor.

Sizaya

Ideal para cultivo de vasos em parapeito de janela. A folhagem original tem uma tonalidade azul acinzentada.

Condições de detenção

As condições necessárias para o cultivo de uma rosa de pedra podem ser criadas por cada florista em seu apartamento.

A flor é despretensiosa para iluminação, condições de temperatura e pode ficar sem regar por muito tempo.

regime de temperatura

A faixa de temperatura para o cultivo de uma rosa de pedra é de 22 a 25 graus no verão; no inverno, a flor é transferida para uma sala com um microclima mais frio - 10 a 12 graus.

Iluminação

Para que a pedra rosa não perca o aspecto decorativo, a iluminação deve ser plena durante todo o ano. No verão, os floricultores trazem Echeveria para a varanda, ele não tem medo da luz solar direta. A planta é protegida de queimaduras por uma camada de cera localizada nas folhas.

umidade do ar

Como a planta pertence às suculentas, ela precisa de baixa umidade do ar. Em condições naturais de crescimento, a flor se sente bem no período seco e não tolera muita umidade.

Como a planta pertence às suculentas, ela precisa de baixa umidade do ar.

rega

A rega moderada é necessária para a rosa de pedra da primavera ao verão. Além disso, é importante organizar adequadamente o sistema de drenagem para que o líquido não fique estagnado nas raízes e elas não comecem a apodrecer. No inverno, a irrigação é praticamente interrompida e retomada com a chegada da primavera. A echeveria é cuidadosamente umedecida, tentando evitar que gotas de água caiam nas folhas, despejando-a sob a raiz. Em dias particularmente quentes, a irrigação por gotejamento é permitida.

Fertilizantes

Para alimentar a pedra rosa em casa, são adquiridos complexos líquidos especiais para suculentas. Formulações complexas são aplicadas na primavera e no verão uma vez por semana.Para o período de inverno, o fornecimento de energia é interrompido.

Chão

Para plantar echeveria em vasos, compre solo especial para suculentas em uma loja de jardinagem. Eles preparam o solo em casa, mas controlam para que o nível de acidez não ultrapasse 6, e uma camada de drenagem é colocada no fundo para evitar o apodrecimento das raízes.

Período de dormência e floração

Durante o período de dormência, que dura o outono e o inverno, a pedra rosa não precisa de cuidados especiais. Basta reduzir a temperatura da sala para 12 graus e interromper a irrigação e a cobertura. O período de floração é no verão. Neste momento, a planta produz hastes de flores. Forneça boa iluminação, regue regularmente e fertilize os jovens com compostos complexos. Não é difícil de manter, até mesmo um florista novato pode lidar com isso.

Se não for planejada a coleta de sementes da planta, o pedúnculo é retirado imediatamente após o término da floração.

Como aparar e moldar corretamente

Para dar à pedra rosa uma aparência decorativa e prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas, as folhas inferiores, que começam a murchar ou apodrecer, são removidas regularmente. No processo de formação, a flor praticamente não precisa, nessa questão cada um é guiado pelo seu próprio gosto.

No processo de formação, a flor praticamente não precisa, nessa questão cada um é guiado pelo seu próprio gosto.

Recursos de transplante

O transplante regular é um procedimento obrigatório ao cultivar uma rosa de pedra em casa. Isso é feito na estação quente, para que a planta tenha tempo de se adaptar a um novo recipiente antes do período de dormência. Antes do transplante, não regue o solo, mas retire com cuidado o torrão de terra seco do vaso com as raízes. Ao bater levemente, o solo antigo é removido. Raízes secas e mortas também são cortadas.Depois disso, todas as seções são tratadas com uma preparação fungicida.

Uma rosa de pedra é movida para um novo recipiente e as raízes são devidamente endireitadas, polvilhadas com novo solo.

Após o transplante, a Echeveria não pode ser regada, é mantida em solo seco por cerca de uma semana, e só então a umidificação regular é retomada, para não causar o apodrecimento das raízes.

Métodos de reprodução

Em casa, uma rosa de pedra se propaga de várias maneiras. O método é escolhido com base em suas preferências e experiência.

menina jacks

A maneira mais fácil e acessível, adequada para floristas iniciantes.Uma faca afiada é pré-desinfetada e a saída filha é separada da planta mãe. O carvão ativado é finamente triturado e os locais de corte são polvilhados em plantas "crianças" e adultas. O melhor é realizar o procedimento à noite e deixar as tomadas em temperatura ambiente até de manhã. Depois disso, as mudas são plantadas em vasos separados e cuidadas como se fosse uma planta adulta.

sementes

O método de propagação de uma rosa de pedra usando sementes é usado por floristas e criadores experientes. Isso permite obter variedades originais com floração incomum. É melhor comprar sementes em lojas especializadas. As sementes coletadas em casa têm baixas taxas de germinação e é difícil obter uma cópia completa da Echeveria.

Algoritmo de ação passo a passo:

  1. Para semear sementes de rosas cinzas, misture turfa com areia na proporção de 3 para 1 e afunde a semente em 5 mm.
  2. Usando um pulverizador de furo pequeno, umedeça o topo do solo para que fique saturado uniformemente com o líquido.
  3. O recipiente com as futuras suculentas é coberto com papel alumínio e deixado em temperatura ambiente.
  4. A temperatura ideal até o momento em que os brotos aparecem é de 20 a 25 graus.
  5. Nesse caso, a película é retirada diariamente para arejar e pulverizar o solo.
  6. Quando as plantas têm 2-3 folhas, elas são colocadas em vasos separados e cuidadas como uma flor adulta.

O método de propagação de uma rosa de pedra usando sementes é usado por floristas e criadores experientes.

Folhas

As folhas jovens são separadas da planta mãe, tratadas com fungicida e estimulante de crescimento e enviadas para um novo vaso para enraizamento.

Estacas

Para este método, usa-se uma folha com pecíolo ou o topo de uma planta. Corte-os cuidadosamente de uma planta adulta e deixe-os secar em temperatura ambiente por várias horas. Uma mistura de areia e vermiculita é preparada e o material preparado é colocado nela. Molhe com água morna e coloque o recipiente em uma área bem iluminada. Periodicamente, umedeça o solo, evitando que seque. Em algum lugar em 2-3 semanas, as primeiras raízes maduras aparecem e, após 2-3 meses, novas células jovens aparecem. Depois disso, os espécimes resultantes são colocados em potes separados.

Resolvendo problemas comuns de crescimento

Apesar da resistência e despretensão de uma pedra rosa às condições de crescimento, surgem problemas se certas regras não forem seguidas.

podridão das folhas

Via de regra, isso acontece quando a planta está muito molhada e não há camada de drenagem no recipiente. É necessário ajustar o regime de rega e garantir um bom escoamento do líquido das raízes da pedra rosa.

Torção de soquetes

Sem iluminação adequada ao longo do dia, as tomadas começam a enrolar e secar.Além disso, o motivo é a falta de alimentação regular. Reorganize a planta em um local ensolarado e adicione composições complexas para suculentas na forma líquida.

puxar uma planta

Se a pedra rosa estiver fortemente esticada, o motivo também está na falta de iluminação completa. Exponha periodicamente a planta na varanda à luz solar direta.

Se a pedra rosa estiver fortemente esticada, o motivo também está na falta de iluminação completa.

cochonilha

Esta praga devora as raízes do freixo e danifica as folhas. Para combatê-lo, as preparações inseticidas como "Fitoverma" e "Aktara" são mais usadas. Se houver poucas pragas, lave-as com água e sabão ou cotonete embebido em solução alcoólica.

infecção fúngica

É possível se livrar da infecção fúngica causada pelo encharcamento do solo apenas nos estágios iniciais do problema. Use "Trichodermin" ou "Fitosporin". Se a doença já afetou completamente a planta, é melhor jogá-la fora e plantar novos exemplares.

Dicas e truques adicionais

Produtores experientes dão recomendações para cultivar uma rosa de pedra em casa:

  • Evite a umidade excessiva do solo.
  • Forneça iluminação adequada.
  • Aplique regularmente fertilizantes complexos.
  • Repot a planta suculenta em uma nova panela todos os anos com uma substituição completa do solo.

Se essas condições forem atendidas, uma rosa de pedra se tornará uma decoração digna de um apartamento ou escritório.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha