Regras para cuidar e cultivar lírios de interior em casa, as melhores variedades
O lírio é uma planta verde exótica com uma flor grande e perfumada. As variedades de interior diferem das variedades de jardim em sua menor altura e curto período de floração. Os lírios de interior decoram e enchem a sala de fragrância. Os floristas colecionam variedades raras, como orquídeas. O principal para cuidar de um nenúfar é manter uma temperatura confortável e umidade moderada na casa.
Contente
- 1 Peculiaridades da flor
- 2 As principais variedades e variedades para cultivo em casa
- 3 Como crescer a partir de sementes
- 4 Crescendo de uma cebola
- 5 Como cuidar durante o crescimento e floração
- 6 Características de cuidado após a floração
- 7 Como transplantar corretamente
- 8 Possíveis problemas de crescimento
- 9 Dicas e truques adicionais
Peculiaridades da flor
Os lírios são plantas herbáceas perenes da família Liliaceae. As cultivares diferem no tamanho do caule e da flor. As espécies menores atingem 40 centímetros de altura.Casas em vasos também cultivam lírios gigantes que podem crescer até 2 metros de altura.
As folhas lanceoladas oblongas sem pecíolos têm 20 centímetros de comprimento e 1,5-2 centímetros de largura. Os troncos do perianto consistem em 6 segmentos. Os botões estão localizados individualmente ou são coletados em inflorescências. As flores são monocromáticas, com listras no centro das pétalas ou com borda, manchas. Os frutos do lírio são vagens. As sementes são triangulares, leves, transportadas pelo vento na natureza.
As principais variedades e variedades para cultivo em casa
Os lírios diferem na forma do botão e das pétalas. Distinga entre flores em forma de tigela, em forma de fez, em forma de funil e curvas para fora. Os híbridos são encaracolados, brancos como a neve, com flores longas. As variedades são mais ou menos sensíveis às condições de cultivo.
Anão
A pátria da variedade são as encostas rochosas do Lago Baikal. As hastes baixas atingem 60 centímetros de altura. As folhas são pequenas, estreitas e não decorativas. As pétalas são dobradas para os lados. O diâmetro dos botões é de 5 centímetros. As flores perfumadas aparecem 2 meses após a germinação do caule. Vários botões florescem ao mesmo tempo e a planta se transforma em um buquê variado. O lírio anão deve ser protegido da luz solar direta. As flores que florescem no outono e no inverno requerem iluminação fluorescente à noite.
Bem-vindo
A variedade também é conhecida como lírio chinês ou real. Ele se estende até 120 centímetros de altura. O comprimento máximo é de 2,5 metros. As flores são de tamanho gigantesco, coletadas em inflorescências de 10 a 15 peças, de modo que as hastes são poderosas e retas.
Os botões alongados abrem pétalas manchadas e brilhantes.O lírio da casa exala um aroma forte, perceptível a uma distância de 10 metros da planta. Uma vez a cada 5 anos, deve ser replantado, caso contrário as flores e caules diminuem e o bulbo se esgota.
taiwanês
O habitat natural da variedade são as encostas das montanhas, a costa marítima, os bambuzais da ilha de Taiwan. Portanto, a planta precisa de um clima úmido e quente para crescer.Uma cultura de contêiner em uma estufa cresce sem período de dormência. Um broto jovem aparece ao lado do caule morto.
A altura da haste é de 40 centímetros. As flores são grandes, com até 10 centímetros de diâmetro. No primeiro ano, a planta dissolve uma flor. Nos anos seguintes, o número de botões aumenta para cinco. As sementes da variedade têm uma alta taxa de germinação. Os brotos aparecem após 15 dias quando plantados em areia úmida em temperatura ambiente.

senhorita rio
A variedade oriental se distingue por uma delicada cor rosa das pétalas. Listras e manchas de tom escuro se estendem do centro do botão em forma de xícara. Com crescimento fraco do caule, as flores são muito grandes - 16 a 18 centímetros de diâmetro.
Festa de Jardim
A altura do híbrido oriental pode chegar a 50 centímetros. As flores são grandes, brancas, com listras e manchas amarelas centrais. As pétalas de bordas onduladas são enroladas nas pontas.
asiático
As variedades asiáticas são menos exigentes em termos de condições. Suas diferenças são cores salpicadas, vários tons de flores e um longo caule. Os "asiáticos" amam o sol, rega moderada, são resistentes a pragas.
Lindo
Uma variedade de lírio chinês com um comprimento de caule de 30 centímetros. O comprimento das folhas é de 18 centímetros.Grandes flores brancas são reunidas em inflorescências e penduradas em borlas.
banhado a ouro
O lírio estrela dá a maior flor - 25 centímetros de diâmetro com uma altura média do caule de 1,5 metros. As pétalas são brancas, com listras amarelas centrais e manchas escuras.
imperatriz da china
Flores brancas perfumadas com pontos vermelhos escuros no centro das pétalas atingem 20 centímetros de diâmetro. As hastes da variedade crescem até 130 centímetros.
Como crescer a partir de sementes
Floristas e criadores profissionais cultivam lírios a partir de sementes. Se você acompanhar a tecnologia e tiver paciência, poderá cultivar sua própria amostra de reprodução.
Recomendações de tempo
As sementes germinam a uma temperatura de 20-25 graus Celsius. Eles são plantados em fevereiro, março. As mudas são transplantadas no final de março, início de junho.

Preparação de sementes, recipientes e solo
As sementes permanecem viáveis por dois anos após a colheita. Antes do plantio, não precisam ser estratificados, mas apenas encharcados por 15 horas para germinação precoce. Em seguida, eles devem ser desinfetados para resistência a doenças. Para processamento, use uma solução de alvejante ou sulfato de zinco.
As sementes são germinadas em vasos com cerca de 10 centímetros de profundidade. Para mudas, um vaso de flores é selecionado com base no crescimento dos caules das plantas adultas. Flores altas devem ser plantadas em recipientes profundos. Um vaso com 40 centímetros de altura é escolhido para um caule de 60 centímetros de comprimento. Para as plantações, eles preparam uma mistura de solo de jardim, areia, turfa, húmus ou compram um substrato pronto.
Pousar
Como plantar sementes de lírio:
- despeje o solo na panela;
- coloque as sementes a uma profundidade de 0,5 centímetros;
- polvilhe terra sobre ele;
- umedeça de um frasco de spray.
Cubra o frasco com filme plástico ou um frasco de vidro.
Regras de acompanhamento
Assim que o broto eclode, o abrigo é removido por 2 horas por dia e gradualmente removido completamente. Uma muda em desenvolvimento precisa de luz difusa, 12 a 20 graus Celsius e rega regular.
Crescendo de uma cebola
Como as tulipas, os lírios são plantas bulbosas. Uma forma mais simples e tradicional de propagá-los é com bulbos.
Como escolher o material de plantio certo
Os bulbos são cozidos no outono. Eles são ovais, redondos, nus e escamosos. Os tubérculos são examinados e os espécimes com manchas e rugas são removidos. Para o plantio, cebolas com superfície plana são adequadas. Pequenos defeitos podem ser cortados e cobertos com cinzas de madeira. Mas esses tubérculos produzirão hastes fracas.
Preparação de recipientes e plantio
As lâmpadas compradas devem ser armazenadas na geladeira por 15 dias. Antes do plantio, são mantidos em solução rosa de manganês por 2 horas ou desinfetados com Karbofos.

Para plantar lírios, use uma mistura de solo pronta para plantas bulbosas. Para variedades de interior, solo nutritivo leve que absorve bem a umidade é adequado. Você mesmo pode preparar o solo com terra e areia do jardim. Insetos, larvas e vírus podem viver na natureza. Os componentes coletados devem ser calcinados no forno para destruir os parasitas.
Um diâmetro de pote adequado é de 8 a 10 centímetros. O bebê bulboso médio tem 16 centímetros quadrados. Em um vaso grande, uma única planta direcionará o crescimento para o sistema radicular, preencherá o espaço com bebês bulbosos e não florescerá. Você pode plantar vários bulbos em um grande vaso de flores.A drenagem é colocada no fundo da panela - seixos, seixos, lascas de tijolos. A lâmpada é colocada no meio para que fique a uma distância de cerca de 3 centímetros das paredes. O tubérculo é enterrado em dois. A planta criará raízes a uma temperatura do ar favorável.
Condições de detenção
O vaso com o bulbo é colocado na sombra até que apareça o broto. Em seguida, a planta é transferida para um local ensolarado e arejado. Os lírios precisam de ar fresco, mas não coloque a panela na corrente de ar.
Como cuidar durante o crescimento e floração
Como o hiperastrum e o amarílis relacionados, o lírio interno precisa de calor e luz. Algumas variedades produzem flores grandes e pesadas. Para fortalecer as hastes, elas são presas a estacas. Você pode usar palitos de sorvete para amarrar os lírios.
Regar e pulverizar
Os lírios são regados com água macia. Água dura, o chão está coberto de flores. É importante manter o solo úmido, mas evite a umidade estagnada. O solo não deve secar, caso contrário as folhas murcham. As plantas devem ser regadas diariamente e as folhas devem ser pulverizadas. É útil adicionar um estimulante de crescimento à água de irrigação.
Solte e fertilize
O oxigênio é fornecido às raízes pelo solo solto. Como os bulbos ficam próximos à superfície, o afrouxamento deve ser feito com cuidado e superficialmente.
Controle de doenças e pragas
Plantas de interior são menos propensas a adoecer e são afetadas por insetos. Os lírios do jardim são os mais afetados pelos ácaros. Em um apartamento, em condições desfavoráveis \u200b\u200bde detenção, as doenças fúngicas ocorrem com mais frequência.

podridão cinzenta
As lâmpadas mofam devido ao excesso de umidade. O solo denso retém água, o que leva à formação de fungos.
Bulbos doentes são podados:
- cavado do lado do dano;
- corte a parte mofada;
- esmague o comprimido de carvão ativado em pó;
- polvilhe a fatia.
Você pode usar um fungicida em vez de carvão. Após 3 dias de tratamento, a planta é regada menos para secar o bulbo.
estagonosporose
Queimaduras vermelhas ou apodrecimento são causadas por bactérias fúngicas. Manchas vermelhas aparecem nas folhas e os pedúnculos ficam macios. A doença reduz a intensidade da floração e afeta os bulbos. No estágio final da doença, os esporos do fungo se acumulam nas folhas e o bulbo apodrece. A planta é perigosa para os espécimes vizinhos, pois os esporos são transportados pelo ar.
As razões para o aparecimento da podridão vermelha são o excesso de umidade no solo e a temperatura ambiente instável. Uma planta doente cresce de um bulbo infectado. Sinais de doença são muitas vezes difíceis de detectar no momento da compra. Mas não compre lâmpadas com finas listras vermelhas na superfície.
As preparações à base de cobre ou sulfato de cobre ajudam a controlar a podridão vermelha. Para profilaxia, os bulbos são mergulhados na solução antes do plantio. Plantas adultas infectadas são pulverizadas com fungicidas sistêmicos e de contato.
Os bulbos afetados também são desenterrados, cortados e tratados com medicamentos. Os pedúnculos são removidos. Após o processamento, a flor não é regada por 2 horas. Os bulbos são secos por 2 dias e depois plantados. O solo deve ser afrouxado diariamente até que novas raízes apareçam. O novo tratamento, se necessário, é realizado após 2 semanas.
mosquito cogumelo
As larvas de ciarídeos vivem em solo úmido e roem as raízes.A planta não floresce e seca, insetos pretos aparecem nas folhas. Eles são coletados com fita adesiva. A terra é tratada com produtos químicos. Sciarids, ou moscas de cogumelos, prosperam em solo úmido. Para evitar que a água do vaso estagne, é preciso colocar a drenagem no fundo do vaso e plantar as plantas em solo solto.
escórias
Os insetos vivem em locais onde as folhas aderem ao caule. Os insetos alados depositam seus ovos nas raízes das plantas. As pragas se alimentam da seiva das folhas e flores. Um sinal da presença de insetos nos lírios é a secagem e queda das folhas. Os insetos adultos são removidos manualmente e as plantas são tratadas com inseticidas.

Aranha
O primeiro sinal de uma infestação de carrapatos é a presença de pontos brancos no dorso das folhas. Então as folhas secam e os botões ficam deformados. Um ambiente favorável para um inseto é o ar seco. Os carrapatos se escondem sob as folhas mortas. Para profilaxia, a planta deve ser borrifada com água de um borrifador e as folhas soltas devem ser retiradas do vaso. Os ácaros são combatidos com inseticidas complexos. Os insetos se acostumam com um veneno.
Mosaico
O vírus deixa listras e manchas claras nas folhas e pétalas. A doença leva à deformação e atrofiamento do caule. O vírus do mosaico é geralmente um portador de pulgões. As folhas afetadas são removidas e a planta é tratada com um acaricida de contato.
Características de cuidado após a floração
Durante o período de dormência, os lírios precisam de condições opostas à floração - sombra, frescor e rega moderada.Depois que as folhas e caules caem, a planta não é regada. Os lírios que são bem cuidados durante a dormência florescem por mais tempo. O bulbo contém nutrientes que estimulam o crescimento e fortalecem a planta.
Como transplantar corretamente
Os lírios são preparados para transplante após a floração, folhas e caules caem. Enquanto as verduras secam, as flores precisam ser regadas com menos frequência, uma vez por semana é suficiente. Não há necessidade de pulverizar. A rega deve ser combinada com a cobertura. Os bulbos precisam de nutrientes para formar novos botões fortes.
A rega do bulbo é interrompida após a queda do caule. Após 2 semanas ela está pronta para o transplante.
Para manter a floração intensiva, recomenda-se mudar a terra no final de cada estação de crescimento do lírio. Em solo velho e empobrecido, as raízes não se desenvolvem bem. Como transplantar bulbos:
- remova um pedaço de terra da panela;
- desintegrar o solo e remover os tubérculos;
- separar os filhos;
- Lave as cebolas grandes;
- corte o broto alto, deixando 5 centímetros;
- mantenha em uma solução rosa de permanganato de potássio por meia hora;
- deixe secar 2 horas.

Os tubérculos secos são plantados em solo fresco da maneira usual.
Possíveis problemas de crescimento
As principais dificuldades em manter os lírios dentro de casa são a falta de flores e folhas secas.
Falta de floração
Razões:
- pouca ou muita luz;
- vaso grande, a planta desenvolve tubérculos;
- falta de nutrientes, falta de comida;
- a planta não tem ar suficiente.
As mudanças de temperatura também retardam o desenvolvimento das flores. Para que os lírios floresçam, eles devem ser cultivados em condições estáveis, próximas a um clima tropical.
folhas secas
A condição das folhas indica falta ou excesso de umidade.Se a planta estiver exposta ao sol, você não pode limitar a rega. Caso contrário, as folhas ficarão pálidas. As folhas secam se mal pulverizadas. Regar e regar as plantas deve ser feito de manhã ou à noite. Ao meio-dia, sob os raios do sol, a água das folhas esquenta e as queima. De queimaduras, eles ficam amarelos e secam. As folhas também secam sem aspersão. Para que a planta mantenha seu verde brilhante, é necessário manter a umidade do ar.
Os lírios secam por falta de potássio e ferro. Os bulbos devem ser plantados em solo novo e rico em nutrientes e fertilizados após a floração.
Dicas e truques adicionais
O que mais é útil saber sobre o cultivo de lírios domésticos:
- o outono é a melhor época para comprar bulbos;
- para prolongar a floração, é preciso borrifar os lírios pelo menos uma vez ao dia;
- para regar, use um spray com pequenos orifícios, gotas grandes prejudicam as folhas;
- amarre as hastes após a abertura dos botões, caso contrário a flor pode ser danificada e cairá;
- no verão, coloque os lírios na varanda ou na varanda;
- os fertilizantes nitrogenados promovem o crescimento do caule e a fertilização com potássio e fósforo promove o desenvolvimento dos brotos.
Não se pode cortar os caules de uma planta murcha, é preciso esperar a abscisão natural.


