Regras para plantar e cuidar de uma samambaia no jardim, tecnologia agrícola e segredos de cultivo
Plantar e cuidar de samambaias no jardim é do interesse de muitos jardineiros. Em primeiro lugar, recomenda-se escolher a variedade certa desta planta. O cumprimento das regras de atendimento também é importante. Para obter os melhores resultados, é importante regar a colheita em tempo hábil, soltar e remover ervas daninhas do solo e proteger os arbustos de doenças e pragas. Também vale a pena seguir as regras de transplante de cultura.
Descrição e características da planta
É uma planta herbácea perene que possui muitas variedades. Pode ser uma floresta ou um jardim. As colheitas variam em tamanho. Portanto, existem pequenos arbustos de 30 centímetros de altura e plantas mais altas de 0,8 a 1,5 metros.A samambaia é caracterizada por um sistema radicular desenvolvido e caules densos.As placas foliares emergem dos botões das raízes. As sementes da planta, chamadas esporos, amadurecem nela.
variedades populares
Para cultivar com sucesso uma samambaia no jardim, vale a pena escolher o tipo certo desta planta.
kochedyzhnik feminino
Esta cultura é caracterizada por folhas dissecadas que formam feixes. Em condições naturais, cresce em pântanos, formando montes. A altura é determinada pelo tipo de cultivo e pode chegar a 30-70 centímetros. As raízes do arbusto são curtas e grossas.
Orlyak comum
Esta planta atinge 70 centímetros de altura. Ela cresce bem em solo seco, que contém uma pequena quantidade de nutrientes. A cultura é caracterizada por longas folhas horizontais que lembram asas de águia. A planta contém substâncias tóxicas, portanto é perigosa para animais de estimação. Além disso, para os humanos, esse tipo de samambaia é absolutamente inofensivo.
verme escudo macho
Em condições naturais, a cultura cresce na sombra e atinge 0,3-1,5 metros. No lado sórdido das folhas, acumulam-se poros que parecem um escudo.
avestruz comum
Essa cultura se distingue por folhas emplumadas que lembram o padrão vazado das penas de avestruz. Eles podem medir até 1,5 metros. Com o início da primavera, as folhas se tornam como um casulo enrolado. Então eles florescem e parecem um cone luxuoso. Um sistema radicular vertical requer afrouxamento e cobertura morta sistemáticos.
Asplênio
A cultura é popularmente chamada Kostenets. A maioria dos Asplênios precisa de calor. No entanto, também existem culturas resistentes ao gelo que podem suportar temperaturas de até -18 graus.
asplênio aninhado
Esta planta é capaz de crescer mesmo sem solo, pois em condições naturais cria raízes nas folhas e troncos. A cultura atinge 1 metro de altura. Em floriculturas você pode encontrar suas espécies anãs.

Asplênio Cebola
É uma samambaia decídua nativa da Nova Zelândia. É permitido cultivá-lo no jardim. Nesse caso, recomenda-se cobrir o sistema radicular com folhas secas. Além disso, o arbusto pode ser desenterrado e armazenado no porão até o início da primavera. A planta atinge 60 centímetros de comprimento.
Como escolher e preparar um local
Para cultivar uma cultura com sucesso, é recomendável escolher o local certo para plantá-la.
Iluminação
A cultura normalmente cresce em lugares sombreados. Ao mesmo tempo, uma ausência prolongada de luz afeta negativamente a condição das folhas. Eles ficam amarelos e opacos. Isso não prejudica a cultura, mas causa uma deterioração em suas propriedades decorativas.
A luz solar difusa é considerada a melhor opção para uma samambaia. Neste caso, é aconselhável evitar a luz solar direta.
Requisitos de solo
As samambaias precisam de solo solto que absorva bem a umidade. Para evitar a estagnação da umidade e o desenvolvimento de processos putrefativos nas raízes, será necessária a areia do rio. O solo escavado deve ser misturado com turfa e areia. Nesse caso, recomenda-se manter uma proporção de 2: 2: 1.
Métodos de reprodução
Existem muitos métodos de criação de samambaias, cada um com características específicas.

Disputas e divisão
A reprodução por esporos é considerada um método bastante complexo e trabalhoso. Para fazer isso, no outono, você precisa cortar os esporos maduros com folhas e colocá-los em janeiro em um substrato especial.Para prepará-lo, vale a pena misturar turfa, terra folhosa e areia na proporção de 2: 1: 1.
Recomenda-se colocar os esporos por cima e umedecer com um borrifador. Cubra o recipiente com vidro. A germinação pode ser esperada 2 meses após o plantio.
Ao criar variedades com rizomas longos, basta no início da primavera cortar uma planta adulta em 2 partes. Se não houver risco de geadas recorrentes, a cultura deve ser plantada em campo aberto. Desta forma, samambaia, avestruz e outras plantas podem ser propagadas.
rizoma bigode
Este método não é usado para todas as espécies de samambaias. Assim, o neurolepis cordial tem um bigode, que tem a forma de processos aéreos. Eles podem ser enterrados no solo e bem regados. Graças a isso, será possível adquirir uma nova cultura.
brotos de ninhada
Este método é considerado o mais longo e menos produtivo. Para o plantio, vale separar as pontas das folhas e colocá-las em turfa ou musgo. Eles precisam ser hidratados todos os dias. Depois que os botões estiverem enraizados, eles podem ser transplantados para um local permanente.
arbustos prontos
Este é o método mais fácil e popular. Para fazer isso, basta encontrar um arbusto adequado na floresta e desenterrá-lo. Nesse caso, é importante envolver as raízes com terra para que não sequem durante o transporte. Recomenda-se umedecer um pouco a planta. Em casa, deve ser dividido e plantado em local permanente.

Esquema de plantio no chão
Antes de realizar o trabalho de plantio, o tamanho da planta deve ser avaliado. Com isso em mente, prepare um buraco.Para variedades altas, seu diâmetro deve ser de 50 centímetros e a profundidade - de pelo menos 40. Recomenda-se preencher a depressão com o mesmo solo em que o arbusto cresceu antes do transplante. Isso facilita muito a adaptação.
Se a planta pronta foi comprada em um viveiro, vale a pena adicionar turfa ao plantar em um recesso. No entanto, não é recomendado usar muito fertilizante. Após a conclusão do trabalho de plantio, o solo é coberto com aparas de grama ou serragem. Isso ajuda a evitar a perda de umidade.
Recursos de manutenção
Para que uma planta se desenvolva normalmente, ela deve receber cuidados abrangentes e de alta qualidade.
modo de rega
Ao cultivar uma samambaia no jardim, vale a pena monitorar o rápido umedecimento do solo. A rega deve ser regular. É realizado a cada 5-7 dias. Com o início do outono, a frequência de rega é reduzida, pois nessa época a planta não precisa de muita umidade. O excesso de líquido causa estagnação da água, o que leva ao apodrecimento do sistema radicular.
Ao regar, deve-se ter em mente que não só o sistema radicular da cultura precisa de líquido, mas também suas folhas. Portanto, é tão importante pulverizar toda a planta.
Prepare-se para o inverno
A samambaia da floresta não precisa de preparação especial para o inverno. Ao cultivar uma cultura termofílica em uma área com clima severo, algumas recomendações serão necessárias. No final do outono, a cultura deve ser coberta com folhas velhas, turfa ou ramos de abeto. Normalmente, apenas certas variedades precisam de isolamento - mnogoryadnik, kochedyzhnik, avenca.

Afrouxamento e capina
Recomenda-se afrouxar o solo periodicamente.Isso ajudará a fornecer oxigênio e nutrientes ao sistema radicular. A rápida eliminação de ervas daninhas não é insignificante.
Transferir
Recomenda-se mover a samambaia na primavera. No entanto, às vezes esse procedimento pode ser realizado em outros momentos - por exemplo, no verão. O arbusto deve ser desenterrado com muito cuidado para não danificar o sistema radicular. Deve haver bastante terra nas raízes. Após o transplante, a cultura deve ser regada com alta qualidade. É importante levar em conta que o solo sempre assenta. Portanto, um buraco raso é necessário para o cultivo.
Recomenda-se colocar uma planta nela e corrigir sua posição. O topo da samambaia deve estar nivelado com o solo. Em seguida, a planta deve ser regada abundantemente e imediatamente coberta com terra. Isso ajudará a evitar o aparecimento de um buraco de ar e fortalecerá o sistema radicular com a terra.
Doenças e pragas
A samambaia raramente encontra doenças. Eles geralmente se desenvolvem quando as regras para cuidar da planta são violadas ou quando as ervas daninhas estão crescendo ativamente no local.
infecção fúngica
Quando uma samambaia está infectada com fungos, as folhas ficam amarelas. Com o tempo, eles ficam marrons e morrem. Também existe o risco de revestimento escuro na parte de trás das folhas ou danos nas nervuras centrais. Em tal situação, a planta precisará ser removida e o solo infectado precisará ser desenterrado e descartado.
Em casos simples, basta tratar a cultura com produtos químicos - fungicidas. Nesse caso, recomenda-se arrancar e queimar as folhas secas e doentes. Posteriormente, a cultura deve ser devidamente regada e solta.
Infecção bacteriana
Quando uma infecção bacteriana se desenvolve, as folhas da samambaia ficam cobertas de manchas marrons ou enferrujadas. Existe também o risco de formação de marcas pontiagudas ou concêntricas ou formações aquosas. Quando tais problemas aparecem, as áreas afetadas devem ser imediatamente cortadas e queimadas.
O ajuste do regime de irrigação não é desprezível.

Escudo
Quando esses insetos atacam, escudos marrons aparecem nas folhas. Os parasitas se acumulam sob eles. A queda de folhas também pode ser notada. Para lidar com o problema, as pragas devem ser removidas com uma escova. Depois disso, recomenda-se tratar a cultura com água e sabão. Infusões de folhas de alho ou nogueira são consideradas remédios eficazes.
cochonilha
Quando um arbusto é infectado por essas pragas, as folhas ficam cobertas por uma flor semelhante ao algodão. Fêmeas de cochonilhas se acumulam embaixo. Os parasitas estão localizados nos pecíolos, flores, folhas, tronco. Eles são freqüentemente encontrados nas axilas das folhas.
Para lidar com o problema, recomenda-se cortar e queimar as áreas danificadas e remover a camada superior do solo.
pulgão
Quando uma planta é infectada por pulgões, as folhas da samambaia ficam pegajosas e deformadas.As pragas geralmente se localizam no lado sujo das folhas e se acumulam nas axilas. Eles podem ser de cores diferentes - verde, rosa, preto. Quando uma cultura é infectada, os insetos absorvem todos os sucos da planta. Como resultado, perde suas propriedades decorativas. Nesse caso, as folhas ficam deformadas e morrem. Além disso, os pulgões levam à disseminação de infecções virais.
Para lidar com as pragas, a planta deve ser enxugada com água e sabão e tratada com solução de clorofos na concentração de 3%.Entre os remédios populares, pode-se usar uma infusão de tabaco ou cinzas. Em caso de danos graves, a planta deve ser cortada pela raiz. Na maioria dos casos, a samambaia gera um novo crescimento e se recupera com o tempo.
Erros comuns de cultivo
Ao cultivar uma samambaia no país, muitos jardineiros cometem erros comuns que afetam negativamente o desenvolvimento da cultura:
- Escolha o solo errado para a planta.
- Violando o regime de rega.
- Não guarde variedades de culturas que gostam de calor para o inverno.
- Não realizar tratamentos preventivos contra doenças e pragas.
- Eles não soltam o solo nem removem ervas daninhas.
dicas e truques
Para que a samambaia se desenvolva plenamente, ela deve ser bem cuidada:
- água na hora;
- soltar o solo;
- remover ervas daninhas;
- seguir as regras para transplante de plantas;
- realizar tratamentos contra doenças e pragas.
A samambaia é considerada uma planta despretensiosa que possui excelentes propriedades decorativas. Hoje existem muitas variedades de cultura que podem ser plantadas no jardim. Para cultivar uma planta com sucesso, é necessário fornecer cuidados abrangentes e de alta qualidade.


