Como cuidar de um monstro em casa, plantar e criar
Monstera é uma planta de casa única. É difícil encontrar outra flor que seja igualmente incomum, por isso sua popularidade só cresce entre os jardineiros. Além disso, cuidar de um monstro em casa é fácil.
Descrição e características da planta
Monstera pertence a trepadeiras decorativas internas. Uma planta adulta pode crescer até 5 m quando cultivada em varandas ou quartos espaçosos. Mas, em média, a altura da liana é de 1 a 1,5 M. A terra nativa da planta são as florestas tropicais da América do Sul e Central.
A principal característica do monstera são suas grandes folhas de uma estranha forma dissecada ou perfurada. Por via de regra, as folhas novas arredondam-se sem cortes.Eles adquirem uma forma estranha à medida que crescem. Aos cinco anos, as folhas atingem 50 centímetros de diâmetro. O caule da planta é grosso, o sistema radicular é forte.
Regras de cuidado
Monstera pertence a plantas de interior despretensiosas que não precisam de muito tempo. O principal é conhecer as principais características da planta para proporcionar condições favoráveis ao crescimento do arbusto.
Iluminação
Monstera é fácil de iluminar. É melhor não deixar a planta exposta ao sol direto para evitar o aparecimento de queimaduras nas folhas. Também não é recomendado colocar os vasos na sombra. As folhas novas ficarão pequenas, enquanto as velhas terão uma cor amarelo pálido. É melhor colocar a panela na sombra parcial para que a luz seja difusa. É aconselhável colocar os vasos nas janelas leste ou oeste.
regime de temperatura
A planta prefere o calor, em câmaras frias o arbusto cresce mal e muitas vezes adoece. A temperatura ideal para o mato é de + 25-35 graus no verão. No inverno, a temperatura pode ser reduzida para +16 graus. O principal é proteger o arbusto das correntes de ar frias.
rega
Monstera é uma planta que ama a umidade. Como a pátria da planta são os trópicos, é necessário regar o mato com frequência e apenas com água morna. Mas monstera também não tolera umidade excessiva do solo. Para entender que a planta está com excesso de umidade, você pode soltar gotas que se projetam das pontas das folhas. No outono, o solo é irrigado após dois dias, assim que a camada superficial do solo começa a secar. No inverno, a quantidade de rega pode ser limitada, especialmente se o apartamento estiver fresco. Isso pode levar à podridão da raiz.
spray
Monstera adora borrifar, principalmente no verão, quando a água evapora rapidamente. Tal como acontece com a irrigação, a água quente é usada para pulverizar.

As folhas devem ser regularmente limpas de poeira. O principal é que depois disso não haverá manchas brancas.No inverno não é necessário borrifar os arbustos, pode-se enxugar a superfície das folhas apenas com água morna.
Fertilizante
Fertilizar o monstro é uma obrigação. Se você negligenciar esse procedimento, os arbustos crescem mal e a folhagem adquire uma tonalidade verde pálida. A planta é alimentada na primavera e no verão. No outono, os fertilizantes são aplicados o mais raramente possível e, no inverno, param completamente de se alimentar. Monstera adora a alimentação de raízes e folhas. Os fertilizantes são aplicados pelo menos duas vezes por mês. Como fertilizante, você pode usar fertilizantes complexos especiais para representantes da família Aroid. Fertilizantes "Epin" ou "Humisol" também são adequados. Para cobertura foliar, use "Urea-K6".
Tamanho
A monstera não precisa ser podada. Você pode cortar folhas amareladas velhas.
Raízes aéreas e formação
Você pode cortá-lo 1-2 vezes, quando o arbusto ainda é pequeno, para que a planta seja ramificada. Mas, neste caso, o monstro precisará de ainda mais espaço. É melhor não tocar nas raízes aéreas, elas são muito frágeis apesar de seu tamanho impressionante.
Florescer
É quase impossível conseguir a floração em condições de interior. As flores Monstera são grandes, brancas. Externamente, eles se assemelham a uma vela.
Transferir
Monstera, devido às raízes frágeis, não tolera transplantes. As mudas são melhor plantadas diretamente em uma panela grande.Mas se isso não for possível, as plantas jovens terão que ser replantadas 1 a 2 vezes ao ano. Aos 5-6 anos, o arbusto finalmente estará formado, não sendo mais necessário transplantá-lo. Substitua apenas o solo superficial.

Suportes e suportes
O arbusto precisa de um suporte bom e forte. Em condições naturais, as árvores servem de suporte às vinhas. Portanto, ao cultivar em casa, deve-se instalar uma viga forte e grossa no centro do vaso.
Características dos cuidados de inverno
No inverno, a videira inicia um período de dormência. O número de regas é reduzido e a cobertura é completamente interrompida até abril.
Necessidades do solo e fertilização
O solo para monstera deve ser fértil e solto, é aconselhável despejar a drenagem no fundo do vaso.
A composição do substrato para plantar uma flor:
- terreno relvado;
- turfa;
- húmus;
- seixos de rio (podem ser substituídos por areia grossa);
- casca de pinheiro picada.
A cobertura é aplicada de abril a agosto.
período de dormência
O período de dormência das lianas começa em meados de outubro e dura até abril.
Métodos de reprodução
Monstera geralmente se reproduz sem problemas. Existem várias maneiras de plantar uma planta. O método de crescimento mais longo é a partir de sementes. A propagação mais comumente usada a partir do topo do caule, progênie ou estacas.
da semente
O método da semente em si não é difícil. É mais difícil encontrar sementes de qualidade para cultivar arbustos saudáveis. Se você tiver sorte, um ano após o surgimento dos brotos, poderá cultivar um bom arbusto com 2 a 3 folhas.

O processo de cultivo de monstera a partir de sementes:
- Para o plantio, você pode usar solo nutritivo leve ou musgo.
- A temperatura ambiente deve estar constantemente no mesmo nível + 23- + 25 graus, também é importante fornecer luz difusa às mudas.
- Após o plantio, as sementes são cobertas com filme plástico ou vidro, que é retirado regularmente para arejar o solo e regá-lo.
As sementes geralmente germinam 1-1,5 meses após o plantio. Quando os arbustos crescem um pouco, podem ser transplantados para vasos separados, nos quais crescerão o tempo todo.
Estacas
A maneira mais fácil é o enxerto. Para fazer isso, corte um talo com 2-3 folhas de um arbusto e coloque-o na água. Você precisa cortar o caule abaixo da raiz aérea, a partir da qual as raízes crescem. A estaca enraíza-se rapidamente, em duas semanas as raízes já têm tempo de se desenvolver bem.
Alto
Outro método de seleção é com a ponta da planta, a ponta cortada é colocada na água, que deve ser trocada constantemente para não estagnar. Quando três raízes desenvolvidas aparecem, o monstro pode ser transplantado para vasos.
processo filha
Monstera se multiplica por processos de filhas na primavera. Eles aparecem na parte inferior do caule. Os processos filhos são plantados imediatamente em vasos.
Possíveis problemas
Os problemas de crescimento da vinha são raros. Eles estão associados principalmente à deficiência ou excesso de nutrientes no solo, rega mal organizada.
Folhas que caem
Se você cuidar bem do monstro, não haverá problemas. Mas muitas vezes acontece que as folhas da planta ainda caem. A falta de sol pode ser a causa. Se a videira estiver na sombra o tempo todo, ela começará a perder folhagem. Nesse caso, você pode simplesmente reorganizar a panela ao sol, no lado oeste ou leste.

Manchas na folhagem
Manchas na folhagem aparecem devido a ácaros. Além disso, manchas podem aparecer devido à falta de luz solar.
amarelecimento das folhas
A folhagem pode ficar amarela por vários motivos:
- Encharcamento do solo (neste caso, as folhas também começam a apodrecer).
- Falta de nutrientes no solo.
Se as folhas ficarem amarelas pálidas e cobertas de manchas amarelas, isso indica muito sol.
folhagem marrom
A folhagem adquire uma tonalidade marrom devido ao ar muito seco. Além disso, o motivo pode ser que a planta esteja apertada no vaso. Ou pode ser que o solo esteja encharcado o tempo todo.
Nesse caso, as folhas não apenas ficarão marrons, mas também apodrecerão.
Cor pálida de platina frondosa jovem
As folhas novas podem ficar pálidas por falta de sol. Além disso, o motivo pode ser a falta de nutrientes.
O arbusto é arrancado
O arbusto é arrancado se não receber luz solar suficiente. Isso geralmente acontece se a videira estiver na sombra o dia todo. Você pode resolver o problema se colocar a panela ao sol por um tempo e depois reorganizá-la em uma sombra parcial, onde haverá luz difusa.
folhagem cheia
Se a folhagem estiver inteira em folhas jovens, não há nada de terrível nisso, as separações aparecem depois. Se a folhagem adulta estiver intacta, pode indicar falta de luz solar, baixa temperatura do ar e falta de umidade ou nutrientes.

A folhagem murcha e voa
Normalmente as folhas velhas caem. Se várias folhas caírem de uma vez e as folhas superiores ficarem marrons, isso pode indicar que a sala está muito quente.
insetos nocivos
Problemas com o cultivo de videiras também podem surgir devido ao aparecimento de insetos nocivos.
Aranha
Actellik spray ajuda a prevenir os ácaros. Você também deve arejar regularmente a sala e borrifar a trepadeira com água.
pulgão
Para o tratamento de lianas de pulgões, são utilizadas as preparações "Confidor", "Fitoverm", "Actellik", "Decis". O tratamento com uma solução de sabão em pó também ajuda. Você pode controlar rapidamente os pulgões borrifando suco de alho diluído em água ou pimenta vermelha moída.
Escudo
Não é incomum ver uma cochonilha em uma planta. Você pode lidar com isso borrifando suco de alho diluído em água. Se houver poucos insetos, eles podem ser limpos manualmente das folhas e tratados com o arbusto "Confidor" ou "Decis". Repita o procedimento após 10 dias.
tipos
Monstera é de vários tipos, as principais diferenças estão na aparência da planta.
Delicadeza
A videira atinge cerca de 12 m de comprimento. As folhas são em forma de coração, alongadas. Após a floração, a Delicacy Monstera produz frutos que são comidos. Esta variedade de uva é usada para paisagismo das instalações.
Oblíquo
Esta espécie é nativa do Brasil. Uma característica desta espécie são as folhas elípticas perfuradas. Eles começam a se estreitar e o comprimento das folhas varia de 20 a 25 cm. No caule, eles geralmente são dispostos de forma assimétrica.

Perfurado
As folhas são irregulares, assimétricas, perfuradas. Abaixo, as folhas se expandem. Esta espécie é nativa da América do Sul.
Como fazer uma flor desabrochar
Em casa, o monstera não floresce. E é quase impossível fazer uma videira florescer. Você precisa estar preparado para o fato de que, mesmo criando condições ideais, as flores podem não aparecer.
Para que a videira floresça, é preciso organizar bem a rega, não se esqueça de aplicar regularmente a cobertura do solo. Também é preciso pensar em borrifar a folhagem, a planta gosta de umidade.
Veneno e propriedades úteis
A influência do monstera no corpo humano dificilmente pode ser chamada de prejudicial. A única coisa que pode ser notada é que existem formações microscópicas semelhantes a agulhas nas folhas do monstera. Se tocarem a membrana mucosa, podem causar uma sensação de queimação. Mas pode acontecer se animais de estimação ou crianças mastigarem as folhas. O resto da planta é absolutamente seguro. Esta planta de casa não causa danos significativos aos seres humanos. Além disso, alguns produtores têm medo de plantar uma planta, pois o suco contém substâncias tóxicas em sua composição, pelas quais pode ocorrer envenenamento.
Mas você só pode ser envenenado com suco de monstera se morder ou comer uma folha.
Os benefícios de cultivar monstera:
- A planta enriquece o ar com oxigênio e o hidrata.
- Absorve substâncias nocivas.
- Graças às folhas grandes, a flor acumula muito pó, que depois é fácil de eliminar simplesmente limpando-as com água e sabão.
- Pelo monstro você pode determinar o tempo. Antes da chuva, pequenas gotas aparecem nas folhas.
Mas a principal vantagem da flor, pela qual os floricultores tanto a amam, é o tipo decorativo da planta. Monstera imediatamente anima a sala e se encaixa perfeitamente em qualquer interior.
dicas e truques
Dicas para cultivar monstera em casa:
- A planta cresce rapidamente e não tolera transplantes frequentes. Para não perturbar mais a flor, é melhor plantá-la imediatamente em um vaso espaçoso, onde ela crescerá constantemente.
- Junto à videira, é imprescindível colocar um suporte sólido para que os ramos tenham onde se agarrar. Pode ser um tubo de plástico ou um tubo grosso de madeira.O cachimbo pode ser coberto com musgo artificial para fins decorativos.
- É indesejável reorganizar constantemente o pote. É melhor selecionar imediatamente um local para a planta onde haverá luz difusa e não haverá correntes de ar.
- Antes de transplantar, é preciso desembaraçar as raízes aéreas para que o monstera não se engasgue com elas. O excesso pode ser cortado.
- Se for necessário podar folhas ou raízes, use apenas ferramentas pontiagudas. Antes de iniciar o trabalho e após cada corte, os instrumentos devem ser desinfetados.
Crescer um monstro é fácil. Esta é uma das plantas domésticas menos pretensiosas. O principal é fornecer imediatamente à flor condições favoráveis \u200b\u200bpara seu crescimento, e então ela retribuirá.


