Regras para cultivar e cuidar de uma tangerina em casa

A tangerina é popular há muito tempo entre os amantes de frutas exóticas. Mas esta planta pode ser encontrada não apenas nas prateleiras das lojas, mas também pode-se cultivar uma tangerina e cuidar dela em casa.

Descrição e características da tangerina

Uma fruta cítrica rica em vitaminas e minerais. A planta gosta de clima úmido e altas temperaturas. Árvore perene perene. A planta de casa de tangerina produz até 70 frutos. Também no apartamento pode ser usado como decoração decorativa.

Variedades adequadas

Existem muitas variedades de tangerina, mas o problema é que nem todos os híbridos se dão bem em climas de latitudes médias.Muitas espécies crescem no Oriente Médio e no Extremo Oriente, o que significa que há poucas chances de que essas mesmas espécies possam existir em nossos territórios. Portanto, as pessoas aprenderam a criar híbridos mais resistentes às mudanças climáticas.

clementina

É um híbrido de tangerina e laranja. Foi criado em 1902 pelo Padre Clemen (sacerdote e criador). A forma da clementina é semelhante à da tangerina, mas com um sabor doce mais pronunciado. A árvore tem 5 metros de altura. Esta árvore é frequentemente usada para decorar jardins. O diâmetro da fruta da tangerina é de 6 centímetros. As folhas são muito densas. A fruta tem sempre um aspecto fresco, um aroma único, polpa suculenta.

Variedades anãs são escolhidas para cultivo doméstico. Esta planta contém muitas vitaminas, por isso será útil para resfriados. A clementina precisa de luz solar abundante. O solo é constantemente regado e fertilizado. No calor, a planta é levada para a rua ou para a varanda.

Os sucos são preparados com tangerinas ou comidos frescos. Também é frequentemente usado para cozinhar carne, pois o sabor da fruta combina bem.

Murcott

A variedade foi desenvolvida nos Estados Unidos no século passado. Planta de porte médio, ereta. Folhas ovais com ponta pontiaguda. Variedade produtiva, mas os frutos não amadurecem ao mesmo tempo. A fruta é de tamanho médio, a pele é apertada contra a carne. A tangerina tem 11-12 fatias e muitas sementes. O sabor é adocicado com notas de manga. Também exigente quanto à luz solar. A rega é realizada 2 vezes por semana. Certifique-se de que o solo absorve bem a umidade. Os fertilizantes são aplicados sob a tangerina pelo menos 1 vez por mês.

Uma variedade produtiva, mas os frutos não amadurecem ao mesmo tempo

shiva mikan

A árvore é vigorosa, com 6 metros de altura. Os espinhos são pequenos, a copa está se espalhando, os galhos são retos.Os frutos são pequenos, o peso de um é de 17 a 22 gramas. O ápice é plano, ligeiramente afundado para dentro. A polpa da tangerina é suculenta, doce, solta. A pele é de cor laranja clara. Separa-se facilmente da polpa. Os frutos amadurecem em outubro. O mandarim floresce em maio-junho.

vasya

Uma das variedades mais populares de tangerinas... Em um apartamento, sua altura é de 0,5 metros. As folhas são densas, coriáceas. Não há espinhos nos galhos. A vantagem desse híbrido é que você não precisa formar uma coroa. A maturidade começa no terceiro ano de vida. A fruta contém 8-12 lóbulos. A crosta é muito fina. A tangerina precisa de sol, senão a fruta cantará por muito tempo e não haverá sementes. Peso da fruta 50-70 gramas. A colheita colhida pode ser armazenada por um longo tempo.

Forja

É considerada uma das melhores variedades de tangerina de interior. A forma é achatada, as folhas são grandes, pontiagudas na ponta. A coroa é larga, não requer modelagem. Os pecíolos são longos e estreitos. A altura da árvore é de 0,5 a 0,7 metros. Peso da fruta 50-60 gramas. A casca tem 3 milímetros de espessura e é de cor laranja claro. A árvore precisa de um dia ensolarado, então iluminação suplementar às vezes é usada. A fruta floresce no final da primavera, frutifica em meados de outubro.

Miquéias

Floração abundante, flores brancas, por vezes tingidas de amarelo. A altura da árvore é de 50 a 80 centímetros. Pele fina, polpa suculenta, 8-13 lóbulos no fruto. A copa não é formada, pois os galhos são bastante flexíveis. Peso da fruta 60-70 gramas. Adequado para crescer em um peitoril da janela. A planta adora alta umidade. Até 100 frutos são colhidos de uma árvore por ano.

 A copa não é formada, pois os galhos são bastante flexíveis.

miyagawa

Variedade anã de tangerina, seu crescimento não ultrapassa 60-90 centímetros. A frutificação começa no segundo ano. A planta precisa de luz solar e também é protegida de correntes de ar. As flores são pequenas, de cor branca, com 5-6 pétalas. Frutificação precoce, esperada em setembro-outubro. Existem 8 a 10 segmentos na fruta. As tangerinas são esféricas, às vezes achatadas. Peso 100-110 gramas. A pele é laranja brilhante, a carne é muito suculenta, doce e azeda. A variedade em si é originária do Japão.

Unshiu

Nativa da distante Ásia. As folhas são grandes, coriáceas, de cor verde escuro. O crescimento de uma árvore em casa não ultrapassa 1,5 metros. As frutas são saborosas, doces e azedas. Existem 8 a 10 segmentos na fruta. A planta adora altas temperaturas e umidade. A planta é protegida de queimaduras solares e não é deixada sob o sol escaldante. A tangerina floresce na primavera, flores brancas, 5 pétalas.

Como crescer bem a partir de sementes

Normalmente, uma tangerina é cultivada a partir de uma muda, mas se o orçamento não permitir, eles pegam um osso. Claro, vai demorar mais, mas o resultado vale a pena.

Preparação do material de plantio

Antes do plantio, as sementes de tangerina são encharcadas para absorver a umidade. Os ossos são colocados em gaze úmida por vários dias. Vários ossos são levados, porque nem todos sobreviverão, talvez estejam doentes. O hidrogel é frequentemente usado em vez de gaze, protege a planta do calor.

Requisitos de solo

As sementes são transplantadas para um vaso ou caixa, mas isso deve ser preparado com antecedência. A turfa não é usada para o plantio, pois a planta não se beneficiará dela e o solo ficará azedo.Como em todas as misturas, eles mesmos preparam o solo. Isso exigirá:

  • 3 partes de turfa;
  • 1 lote de folhas;
  • esterco podre - 1 parte;
  • 1 parte de areia;
  • um pouco de barro.

Se for impossível criar uma mistura sozinho, compre solo neutro.

Se for impossível criar uma mistura sozinho, compre solo neutro. Argila expandida ou pedras para drenagem são colocadas no fundo.

Esquema de pouso

Você precisa plantar um osso mais rápido. O osso é enterrado a uma profundidade de 4 centímetros. A semente germina no 15º dia, às vezes um mês depois, depende da qualidade do material de plantio, clima, umidade do solo e do ar, qualidade do solo.

Seleção de assento

O local é escolhido úmido, mas não escuro. A planta deve receber o calor do sol. Não coloque o frasco sob luz solar direta, pois isso danificará a tangerina. Você não deve colocar o vaso em estufa, caso contrário, haverá problemas para adaptar a planta às condições internas.

Recursos de manutenção

Nos primeiros 5 anos, as tangerinas são cultivadas apenas para que a planta adquira folhagem verde, só então poderá frutificar regularmente.

Priming

O solo deve estar úmido, mas não azedo, pois isso levará à morte da planta.

A princípio não é fertilizado, apenas levemente solto e coberto com cobertura morta para que o ar tenha acesso às raízes.

Localização do vaso

A panela é colocada no parapeito da janela, mas não na parte norte da casa, é protegida da luz solar direta e das correntes de ar.

modo de rega

Regue o solo à medida que seca, apenas para que as folhas e os frutos se desenvolvam. Às vezes, a tangerina é pulverizada para criar um habitat natural.

Regue o solo à medida que seca, apenas para que as folhas e os frutos se desenvolvam.

Temperatura e iluminação

A temperatura durante todo o ano não deve cair abaixo de +18 graus, mas é aconselhável manter a classificação mais alta, pois isso afeta diretamente o desenvolvimento da fruta. O mesmo vale para a iluminação. Mas não escolha um espaço aberto. A sombra parcial é mais adequada para isso. Mas então a panela é virada gradualmente em um dia para que as tangerinas amadureçam uniformemente.

Requisitos de umidade

Mantenha a umidade na sala em 65-70 por cento. Para umidificação adicional do ar, a sala é borrifada com água. Eles também monitoram a umidade do solo. O indicador será o estado das planilhas. Folhas grandes e verdes brilhantes são consideradas saudáveis.

Cobertura e fertilização

Durante os primeiros anos de vida, o solo não é fertilizado, pois todos os fertilizantes necessários foram aplicados antes do plantio. As plantas adultas começam a se alimentar com o início da primavera e continuam a se alimentar até o outono. Isso é feito com fertilizantes especiais para tintura cítrica ou verbasco. Excrementos de frango funcionam bem. A terra fertilizada é fértil para o cultivo de tangerinas.

regras de treinamento

A folhagem muda por conta própria. A vida útil das folhas é de 3 a 4 anos. Portanto, após a queda, eles são removidos. Ramos velhos ou doentes também são cortados. Em geral, a tangerina não precisa formar uma coroa.

acompanhamento

Essa é uma das formas de formar uma copa em forma de arbusto, já que há pouco espaço para uma árvore no apartamento. Para fazer isso, remova os galhos nus. A poda é feita no final de fevereiro. Neste momento, a tangerina está crescendo ativamente e ganhando vegetação. Se o procedimento for realizado no outono, é fornecida iluminação adicional. A primeira beliscada é realizada quando a 5-6ª folha aparece na tangerina.

Isso é feito com cada ramo. Após o aparecimento da quarta folha no galho, a ponta é cortada. Corte também brotos fortes que crescem perto da raiz, pois tiram força e energia da planta principal.

Se o procedimento for realizado no outono, é fornecida iluminação adicional.

Métodos de reprodução

Vários métodos são usados ​​para a reprodução. Mas durante esse processo, os jardineiros tentam criar uma planta forte.

porta-enxerto

Para fazer isso, pegue uma planta de 2 a 4 anos. Estacas são enxertadas nele. Escolha um local plano. Os cantos da casca do porta-enxerto são separados com uma faca, o olho é inserido rapidamente na incisão em forma de T, como um bolso, pressionando de cima para baixo. Em seguida, o local da vacinação é envolvido com fita adesiva. Uma planta jovem serve como porta-enxerto.

Enxerto

Estacas jovens, mas saudáveis, são usadas como descendentes. Às vezes, apenas o rim é usado para vacinação. Primeiro, o rebento é cortado em pedaços, cada um com um pecíolo e um botão. O corte superior deve ficar 0,5 cm acima do rim e o corte inferior 1 cm abaixo.

O rebento é inserido nele, após o que é enrolado com fita adesiva para que não entre água. Se depois de algum tempo o pecíolo da muda ficar amarelo e cair, significa que o procedimento foi bem-sucedido, mas se secar e permanecer no lugar, o procedimento é realizado desde o início.

Arame

É a forma mais barata. As sementes de tangerina não são secas, mas imediatamente colocadas no solo. Se isso não for possível, as sementes são encharcadas. Este método leva mais tempo, mas não requer fundos adicionais.

como transplantar

As tangerinas são transplantadas anualmente. À medida que a árvore cresce, ela precisa de mais espaço. A planta nunca é plantada imediatamente em um recipiente grande, pois será mais difícil regular a umidade do solo ali. A cada ano, um novo vaso é selecionado, então a tangerina vai ganhando força gradativamente e dissolvendo seu sistema radicular.

A cada ano, um novo vaso é selecionado, então a tangerina vai ganhando força gradativamente e dissolvendo seu sistema radicular.

Certifique-se de que as raízes estão entrelaçadas com um pedaço de terra, caso contrário, o transplante é impossível. Um arbusto que já está dando frutos é transplantado no máximo 2 a 3 vezes por ano. O transplante é realizado antes do início do crescimento, eles proporcionam uma boa drenagem. Mova a tangerina com cuidado para outro recipiente para não danificar a bola de terra.

O colarinho é colocado de forma que fique no mesmo nível do pote antigo.

Possíveis problemas de crescimento

Ao plantar uma planta, os jardineiros monitoram sua saúde. Mudas doentes e fracas não conseguirão produzir descendentes, muito menos frutos saborosos. A condição da fruta exótica depende do trabalho de cuidado e manutenção. Mas a tangerina é bastante resistente a doenças e pragas.

folhas amarelas

As folhas de tangerina podem ficar amarelas se não houver nitrogênio suficiente no solo. Portanto, a alimentação é realizada regularmente. Além disso, o motivo pode ser queimaduras solares, falta de umidade, então o arbusto deve ser borrifado com água e não se esqueça de regar. As folhas danificadas são cortadas e destruídas por razões de segurança. Se o amarelecimento passar das folhas novas para as velhas, significa que a madeira está carente de ferro.

Folhagem

Isso acontece em casos extremos se a planta precisar de rega. Além disso, por falta de nutrientes, a árvore fica "careca". O mandarim é uma planta perene, então isso é muito importante para ele.

Em plantas mais velhas, isso pode ser um problema biológico.O motivo pode ser iluminação insuficiente, então a tangerina é reorganizada em um local quente e claro, ou iluminação artificial é fornecida para ela.

Se o solo estiver saturado de água, as folhas que se aproximam da base também cairão.

Aranha

Esta praga é muito pequena, suas dimensões são de 0,3 a 0,6 milímetros. Sinais de que a árvore foi atacada são pontos brancos na parte inferior das folhas. Você também notará uma teia fina. O combate começa imediatamente após a detecção.

Para começar, lave a tangerina com água morna e sabão em pó. Depois disso, por vários dias em um intervalo de 7 a 10 dias, a árvore é pulverizada com "Fitoverm", "Intavir", "Aktellik" ou outro inseticida. A doença não pode ser desencadeada, caso contrário, será muito difícil derrotá-la mais tarde.

arquivos aqui ou

pulgão

Este inseto é conhecido por muitos jardineiros, é pequeno e se reproduz muito rapidamente. Essa praga suga o suco da planta, interrompendo o metabolismo e privando a tangerina de energia. Posteriormente, a folhagem fica deformada, os brotos secam. Se esse problema for percebido, a planta é lavada com sabão em pó. A segunda lavagem é realizada após 7-10 dias.

Depois a tangerina é borrifada com uma solução de infusão de alho ou tabaco. O procedimento é importante, porque senão a planta logo se esgotará e será impossível devolvê-la à sua antiga beleza.

cochonilha

Insetos que sugam suco de brotos e folhas são mantidos em colônias. Uma flor cerosa branca, ovos rosa-alaranjados e manchas pretas de mofo aparecem na árvore. É um ambiente quente que é um excelente fator para a reprodução deste parasita. A folhagem é afetada e cai, o crescimento da planta diminui.

Antes do plantio, a planta deve ser examinada, todas as folhas caídas são imediatamente destruídas. Às vezes, as joaninhas são usadas como uma luta. Suas larvas são quase indistinguíveis das cochonilhas. Essas larvas comem os parasitas. Além disso, esses insetos têm medo de inseticidas, por isso a tangerina é tratada de vez em quando.

Escudo

Um pequeno inseto marrom é coberto com um escudo no topo. Uma flor aparece na planta, o crescimento da árvore para repentinamente, as folhas ficam amarelas e caem. A planta é isolada para evitar contaminação. As pragas são removidas com um bastão embebido em querosene. Você também pode usar óleo ou álcool, isso é feito com cuidado para que a planta não queime. Primeiro, a tangerina é tratada com água e sabão. Você pode usar um pincel, é mais fácil remover os insetos que ainda não estão grudados.

A árvore pode secar. Em seguida, a planta e o solo são pulverizados com inseticida e cobertos com polietileno por 30 a 40 minutos. O procedimento é repetido após 2 dias. Às vezes, a tangerina é tratada com tinturas de cebola, pimentão, alho, e por seis meses eles monitoram o estado da planta, pois as pragas podem reaparecer de tempos em tempos.

Como se vacinar

A inoculação é feita usando uma planta de 2-3 anos de idade. Inocule um caule ou um rim. O galho a ser enxertado é inspecionado quanto a danos e verificado se há várias folhas nele. Primeiro, o rebento é cortado em pedaços, o corte superior é feito 0,5 centímetro mais alto que o rim e o corte inferior é 1 centímetro mais baixo. A casca é empurrada para o lado, um olho mágico é inserido nela. Depois disso, tudo é fixado com fita plástica.

A inoculação é feita usando uma planta de 2-3 anos de idade.

no slot

Graças a este método, a imunidade da tangerina aumenta.Este método é considerado o mais fácil de implementar. O procedimento é realizado na primavera, na segunda quinzena de março. Se vacinada nesta época, a planta prosperará no verão.

Para começar, prepare o caldo e o repolho. Eles tentam não inserir a cunha de rebento profundamente no slot, mas o fazem mais perto da superfície. Uma haste é inserida na ranhura e, ao mesmo tempo, você deve estar de costas para o sol. O procedimento é feito rapidamente para que o corte não se oxide nem resseque. Então, como proteção, o enxerto é enfaixado com material limpo. Para fazer isso, pegue filme plástico ou fita isolante. Os espaços abertos são cobertos com terra de jardim.

sob a casca

O método é muito semelhante ao anterior, mas para isso eles usam uma haste mais fina. Para começar, prepara-se um enxerto, depois fazem-se os cortes e separa-se a casca da madeira. Um corte é feito na parte inferior do corte. A ponta pontiaguda é colocada mais perto do tronco e a própria xícara é coberta com casca. O local de vacinação é amarrado com fita isolante. As áreas abertas são cobertas com verniz de jardim ou plasticina.

Brotamento

Uma das maneiras mais fáceis de se vacinar. A brotação é realizada na primeira quinzena de agosto. As vacinações são realizadas com um olho mágico, que é cortado de uma planta anual. Você precisa levar um pedaço de casca e uma fina camada de madeira com eles. Apenas estacas frescas são usadas neste método. Após ser introduzido sob a casca do rim, também é envolto com tecido ou fita isolante.

Sobre frutificação

Frutas em tangerinas são esperadas no outono. As primeiras variedades dão seus primeiros frutos no início de outubro. Dependendo da variedade, o tamanho e a qualidade das tangerinas variam.A frutificação começa no 2-3º ano de vida, mas nessa época as flores são cortadas para que a planta jovem possa dissolver a folhagem e desenvolver o sistema radicular. Os frutos podem ser colhidos no 5º ano de vida, quando a árvore está bastante forte.

Erros comuns

Cuidar de uma tangerina não é difícil, mas é preciso seguir as regras e tentar criar um ambiente comum e natural para a fruta exótica. A rega é uma parte importante da manutenção, mas lembre-se de regar novamente mais tarde do que regar demais o solo. Isso levará à acidificação e afetará negativamente a saúde da árvore.

Além disso, não coloque a panela em um local onde caia luz solar direta. A planta pode queimar e danificar a folhagem. Não se esqueça da prevenção de doenças.

dicas e truques

A planta é transplantada à medida que cresce. Cada vez que o pote é levado 2-3 centímetros a mais. A bola de raiz deve permanecer nas raízes.

A rega é realizada regularmente. O curativo superior é aplicado no 2-3º ano de vida. Folhas doentes são removidas. Eles mantêm uma temperatura estável no apartamento durante todo o ano. No calor, um recipiente com tangerina é levado para a varanda ou, se possível, para fora. Você não deve acostumar a planta à estufa, pois as condições do apartamento não são adequadas para ela.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha