Regras para escolher a iluminação das escadas para o segundo andar de uma casa particular
Hoje, as casas de dois andares são muito populares. A escada em tal sala deve ser confortável, segura e confiável. É importante não só estar atento aos materiais, qualidade e design de sua fabricação, mas também organizar adequadamente a iluminação das escadas de uma casa particular até o segundo andar. A sua construção, o desenho geral da casa, a iluminação e as preferências dos proprietários influenciam a escolha dos candeeiros.
Características da escolha da iluminação dependendo do tipo e material de fabricação
A iluminação de escadas pode consistir em várias lâmpadas idênticas ou ser uma combinação de diferentes dispositivos. Entre os principais requisitos para eles:
- segurança e conforto ao subir escadas;
- boa iluminação de toda a estrutura e seus pequenos elementos;
- uniformidade de distribuição de luz;
- cumprimento do nível de iluminação geral da casa;
- a direção correta dos raios das fontes de luz;
- cálculo correto da potência das lâmpadas.
ÁRVORE
Em casas particulares, as escadas de madeira são as mais populares. Isso se deve a várias vantagens do material:
- respeitar o meio ambiente;
- a capacidade de caber no interior;
- a capacidade de realizar quaisquer curvas;
- a presença de madeira com padrão diferenciado;
- uma ampla gama de preços de raças.
Uma escada de madeira é capaz de agregar conforto à casa, harmoniza com uma lareira, uma parede de pedra e outros elementos de madeira.
As desvantagens do material incluem sua inflamabilidade, tendência a secar e ranger, fragilidade.
Fontes de luz em tons amarelados quentes que enfatizam a textura e a cor do material são adequadas para escadas de madeira.
Metal
As escadas de metal são a segunda opção mais popular, pois são duráveis, confiáveis, não perdem a aparência com o tempo, não deformam. Dependendo das preferências e possibilidades de materiais, aço, alumínio, bronze, ferro fundido e outros materiais são usados para escadas. Eles são pintados ou deixados com sua cor e textura naturais. O metal é frequentemente usado em combinação com a madeira. Fontes de luz branca fria são selecionadas para iluminação.
Plástico
Degraus de plástico são usados tanto fora quanto dentro de casa. Estas escadas podem ser de qualquer forma. Eles são feitos sob encomenda, muitas vezes combinados com metal ou madeira. A resistência do material é alta, todas as cores, resistência ao fogo confiável. O material não apodrece, não é suscetível a infecções fúngicas e é resistente à umidade. Para escadas de plástico, vale a pena escolher acessórios de estilo moderno, com aparência e formato lacônicos.

Vidro
A escada de vidro parece leve e arejada.Tais designs são extremamente raros. Na maioria das vezes, o vidro é usado apenas para o parapeito ou em combinação com madeira ou metal... O vidro para degraus é um material forte e durável, não dobra, suporta cargas pesadas e é fácil de limpar. Apesar disso, em residências particulares o material não é muito utilizado. A iluminação neon é impressionante como um destaque de design.
Andar
Essas escadas são instaladas em casas onde há muito espaço, pois são compostas por vários lances (voos) e plataformas giratórias. O material de criação pode ser qualquer coisa. Seu tamanho é fácil de calcular, levando em consideração que o ângulo de inclinação do lance de escadas deve ser de 45⁰. A iluminação deve ser distribuída uniformemente ao longo de todo o comprimento da estrutura.
Parafuso
Se não houver espaço suficiente, use uma escada em espiral. Pode conter 1,5 m². Senhor. A estrutura é uma cremalheira na qual os degraus são fixados helicoidalmente de acordo com o princípio da rosca. As vantagens do design do parafuso incluem compacidade, baixo custo, uma variedade de tipos e designs do dispositivo. Entre as desvantagens está a dificuldade de escalar coisas grandes ao longo dela. As luminárias são colocadas em um suporte ou outras peças.
nos parafusos
Graças ao design original, a escada nos parafusos parece leve e transparente. Os degraus parecem flutuar no ar e parecem muito frágeis. Apesar disso, o design é confiável e robusto. A estrutura suporta muito peso devido ao fato de tudo repousar sobre uma viga de sustentação, que é fixada no teto, piso ou parede com hastes metálicas. A iluminação da escada nos parafusos é instalada nas etapas.
Métodos de iluminação
Uma escada é uma decoração da casa, então a iluminação deve destacá-la favoravelmente. Das opções de luz usadas são frequentemente usadas:
- inundação - as lâmpadas são colocadas no teto;
- orientação - a luz é direcionada para os degraus;
- decorativo - para criar uma atmosfera.
A iluminação pode ser ligada automática e manualmente.

Automatique
Este modo de controle de iluminação de escada é conveniente. Isto pode ser feito de várias maneiras:
- como resultado do toque em uma área específica da estrutura;
- responder ao movimento, ao som de uma voz ou a um bater de palmas.
A luz pode ser ligada imediatamente na potência máxima ou suavemente, aumentando gradualmente a intensidade.
Sensor de movimento
O dispositivo reage a qualquer movimento na sala. Assim que uma pessoa se aproxima da escada, a luz acende. Meio minuto após a inatividade, o sensor desliga a iluminação.
Cronômetro
Está configurado para iluminar automaticamente as escadas ao mesmo tempo. O cronômetro é programado para funcionar no período em que a família está em casa - pela manhã, antes do trabalho ou à noite, depois.
Sensor de carga ou toque
O dispositivo é acionado após tocar em corrimãos ou degraus. A extinção da luz ocorre quando não há carga por um período de tempo.
sensor de som
O interruptor acústico é muito prático para iluminar as escadas. Pode responder a aplausos, toque de teclas ou passos. Assim que o limite de resposta do sensor é excedido, ele acende. Pouco tempo depois de os sons terem desaparecido, a iluminação apaga-se.
Sem fio
A opção de iluminação de escada mais confortável é sem fio. Ele assume tipos autônomos como fonte de energia - baterias, acumuladores.

As vantagens de tal sistema incluem:
- sem cobrança de contas de eletricidade;
- a presença de iluminação durante uma queda de energia;
- instalação simples que não requer conhecimentos especiais e funciona com tensão aumentada;
- segurança do sistema - impossibilidade de curto-circuito ou ligação da fiação elétrica;
- luz suave e confortável para os olhos.
rede regular
Dirigir iluminação alimentada pela rede elétrica requer conhecimento profundo de engenharia elétrica, discrição e capacidade de usar ferramentas. Prepare luminárias, fios, sensores, controladores de luz de fundo, tubos ou caixas de cabos com antecedência. No trabalho, vale seguir o plano:
- Faça um diagrama elétrico.
- Compre o número necessário de lâmpadas.
- comunicação secular.
- Instale a luz de fundo.
- Conecte-se à rede.
Na ausência dos conhecimentos e habilidades necessários, o trabalho de fiação e comunicação para a iluminação das escadas deve ser confiado a um especialista.
Quais lâmpadas podem ser usadas
As lâmpadas costumam usar lâmpadas LED, halógenas e neon, diferindo no grau de segurança, potência e eficiência.
halogênio
O brilho suave e brilhante e a economia distinguem as lâmpadas halógenas de outros tipos. Durante a operação, eles podem ficar muito quentes. Isso reduz sua segurança, especialmente quando instalados em escadas de madeira. As lâmpadas halógenas são muito sensíveis a picos de tensão e o superaquecimento é comum por esse motivo.
Néon
As lâmpadas deste tipo não irritam os olhos com a sua luz, dão uma iluminação uniforme e difusa. Sua vida útil é muito mais longa do que os halogênios. Nas escadas, as lâmpadas halógenas só podem ser identificadas se os degraus forem fortes o suficiente para não dobrar sob o peso dos caminhantes. Mesmo a menor pressão mecânica pode danificar as lâmpadas neon.Ao instalar, o design da caixa de proteção da luz de fundo deve ser considerado.

LEDs
As vantagens indiscutíveis dos LEDs incluem:
- uma variedade de formato de lâmpada, potência da lâmpada, abajur, tipo de base;
- baixo aquecimento durante a operação;
- a eficiência é uma ordem de grandeza maior que as lâmpadas convencionais;
- longo período de uso devido ao grande recurso inerente.
Opções de fonte de luz
Para obter uma iluminação completa da transição entre os andares, as luminárias são colocadas tanto nos elementos das escadas quanto nas paredes, tetos e outras superfícies. As fontes de luz diferem em brilho, localização e aparência. Na maioria das vezes, para esses fins, eles são usados:
- iluminação de teto;
- fontes de luz pontuais embutidas;
- Faixas de LED;
- aplicar.
Fitas e tubos de iluminação
Esses modelos têm uma série de vantagens inegáveis sobre outras fontes de luz. Eles são baratos, fáceis de instalar, duráveis e seguros. Antes de comprar, você deve tirar as medidas, pois as fitas e os tubos são vendidos por metro. Para a instalação, você precisa de sensores, fio, controlador. As fitas de LED são colocadas em corrimãos, degraus ou em uma caixa na parede. Os tons de luz são escolhidos com base nas preferências e na cor das escadas.
Projetores
Pequenas fontes de luz são elegantes e eficientes. Eles estão localizados em lugares diferentes:
- na parede - antes era ladrilhado para esconder a fiação;
- em degraus - colocados em furos, montados durante a instalação da escada;
- ao chão - aparafusado após a instalação da transição ou colado na base acabada.
Luzes de parede
As arandelas podem iluminar qualitativamente os lances de escada. São pendurados em suportes, escondendo a fiação no revestimento da parede ou sob os vãos. Se isso não for possível, um canal de cabo decorativo ajudará. Devido ao fato de as arandelas fornecerem iluminação poderosa, seu número pode ser mínimo. Um por um e meio a dois metros é o suficiente. Todas as luminárias de parede devem ter um interruptor ou sensor, graças ao qual a ignição ocorrerá conforme você se move. A variedade de arandelas permite escolher a opção perfeita para qualquer tipo de escada e estilo geral da casa.

Lustres
Tetos altos, grandes espaços, escadas volumosas requerem iluminação com lustre. Deve estar em harmonia com o estilo geral da casa, enfatizar sua beleza e características. O cabo de conexão fica escondido no teto ou retirado no sótão. Em casas grandes, são instalados lustres em espiral em cascata de várias camadas que podem iluminar não apenas a escada, mas também o local ao seu redor.
Combinado
A opção de iluminação ideal é uma combinação de vários tipos de dispositivos: ponto - para degraus, parede - para todo o espaço. É possível o uso simultâneo de tiras de LED e um lustre. Neste caso, a inclusão deve ser realizada conforme a necessidade no modo automático.
Como instalar tiras de luz LED com suas próprias mãos
Não é nada difícil instalar LEDs nas escadas por conta própria. Precisa:
- Corte a fita em pedaços.
- Observando a polaridade, prenda os conectores e fios nas bordas.
- Limpe a superfície de fixação da fita.
- Remova a película protetora das tiras.
- Anexe-se a um local permanente.
- Esconda a fiação, sensores e outros equipamentos sob as escadas.
- Coloque a fonte de alimentação e o controlador na caixa.
- Conecte-se à rede e execute um teste de inicialização.
Exemplos de soluções prontas
Como material para uma escada de madeira, são utilizados madeira, toras, compensados, semi-troncos e aglomerados. Graças à imaginação e ao empreendedorismo dos usuários, surgem transições de escadas, compostas por paletes, perfil, canto e blocos. Aço inoxidável e concreto são escolhidos como material. Independentemente do material, tipo e formato da escada instalada, ela deve ser confiável, bonita e se encaixar organicamente no interior da casa.


