Instruções passo a passo DIY para criar um jardim de pedras de mesa
Uma decoração incomum na forma de um jardim de pedras sobre uma mesa ajuda a diversificar o interior usual de qualquer ambiente. O elemento de decoração tem um sotaque japonês, o que permite definir o estilo apropriado. É possível fazer joias com as próprias mãos, seguindo instruções passo a passo.
o que é karesansui
A geografia, história e cultura do Japão são amplamente refletidas no jardim. Uma parte significativa das paisagens do país são montanhas e oceanos, de modo que o minijardim de mesa transmite exatamente esse cenário. Chamado Karesansui, a quintessência da natureza japonesa é reduzida a montanhas e oceanos. No sentido literal, Karesansui se traduz em paisagem seca ou água seca da montanha.
Inicialmente, Karesansui foi criado como um jardim ao ar livre por si só. O primeiro a desenvolver seus princípios foi o poeta e monge japonês Muso Soseki. Ele é o autor do famoso jardim de pedras do templo de Kyoto de Rean-ji, que se tornou um marco local e atrai a atenção de muitos turistas de diferentes países.
A variedade de jardim ornamental japonês difere da variedade clássica, pois não possui fileiras de árvores exuberantes, gramados verdes e outros atributos padrão. Também falta uma grande variedade de cores, dando-se preferência a uma gama modesta e uniforme de tonalidades.
A ideia de criar Karesansuya está diretamente relacionada à filosofia do Zen Budismo. Formar um jardim ornamental de estilo japonês envolve seguir os princípios básicos do budismo zen, que se concentram na reflexão sobre o propósito de vida de uma pessoa, na contemplação e no caminho para a iluminação.
Você não deve considerar o Karesansui apenas como uma peça decorativa, pois tem um significado mais profundo. Para os japoneses, esse jardim representa um mundo à parte, que cada espectador pode imaginar de maneiras diferentes, dependendo do estado de espírito, pensamentos e caráter. A ideia principal é uma interpretação mental individual de uma paisagem natural, transmitida por meio de símbolos individuais. Por isso, é impossível repetir exatamente a execução de um jardim já visto, pois isso viola o conceito básico.
De que elementos é composto
O conjunto de elementos de uma variedade de jardim de mesa depende das preferências e requisitos individuais para o resultado final e a aparência.

Por via de regra, para a construção usam:
- Pequenas pedras;
- areia ou cascalho;
- seixos;
- mousse.
A lista final de componentes não é limitada por nada. Dependendo da ideia criativa e da escala da ideia, você pode usar quaisquer elementos adicionais que possam decorar a composição e adicionar um certo charme a ela. Pequenas plantas, velas e estatuetas decorativas são frequentemente usadas como complemento.
Cada um dos elementos constituintes utilizados na criação das joias japonesas tem seu próprio significado. A areia simboliza a energia do tempo e um grande número de oportunidades que o mundo oferece a cada um de nós.A imitação das ondas na areia serve como símbolo da água, que atrai riquezas materiais para dentro de casa.Os significados simbólicos das pedras são constância e serenidade. Se as plantas são usadas em Karesansuye, elas expressam os componentes emocionais e sensoriais.
Na maioria das vezes, na hora de decorar um jardim ornamental, utilizam-se pequenos bambus, que personificam a flexibilidade de soluções e a prontidão para novas descobertas.
Graças ao seu simbolismo e originalidade, o jardim zen compacto tornou-se um dos móveis de interior mais populares para promover o relaxamento e criar um ambiente harmonioso. Os traços característicos da composição japonesa são a simplicidade, o minimalismo e o equilíbrio.
Como fazer você mesmo
Você mesmo pode criar um pequeno jardim artificial de pedras. Para criar uma estrutura no estilo japonês, você precisa preparar os componentes necessários e seguir uma instrução passo a passo simples. No fluxo de trabalho, é permitido ser criativo, especialmente ao escolher a localização de componentes individuais.

o que é necessário
Para criar um jardim de mesa japonês, você precisará de um conjunto de elementos decorativos, um recipiente para criar uma base e ferramentas improvisadas. A necessidade de usar meios improvisados \u200b\u200bsurge se houver o desejo de criar uma textura ondulada em uma superfície arenosa. Você pode simular ondas com um garfo, ancinho infantil ou a parte de trás do cabo.
Instruções de trabalho
O processo de criação de uma composição decorativa no estilo japonês envolve a execução sequencial de várias etapas simples. Para construir Karesansui, você precisa:
- Decida a forma.A maioria dos jardins de pedra é quadrada e retangular, mas se desejar, você pode torná-lo redondo ou recorrer a qualquer opção arbitrária.
- Selecione os tamanhos. O pequeno Karesansui, colocado sobre uma secretária ou estante, cria um ambiente mais calmo e tranquilo. O grande jardim torna o interior da sala mais animado e personifica o espírito da natureza.
- Construa a base. Como elemento que servirá como parte inferior do jardim, pode-se usar uma caixa ou recipiente com laterais curtas. A necessidade de laterais se deve ao uso de materiais volumosos na composição, que, na ausência de limites, cairão na superfície da mesa e desordenarão o espaço.
- Preencha a primeira camada. A areia é despejada no fundo do recipiente preparado e as pedras são colocadas. Você também pode diluir a primeira camada com pequenas pedras, conchas e outros ingredientes naturais.
- Organize a decoração. Usando grandes pedras, musgo e outros elementos decorativos, eles constroem uma composição, focando em suas próprias ideias criativas.
Fazendo uma composição com as próprias mãos, você pode mostrar imaginação e liberdade criativa. Se necessário, você pode ver soluções prontas que o ajudarão a encontrar inspiração e dar novas ideias para a implementação da ideia. Ao criar um jardim decorativo japonês, a assimetria deve ser observada para transmitir a naturalidade das paisagens naturais.

Uma única composição pode ser usada no interior de uma sala, mas na maioria das vezes elas são instaladas em grupos de três. A posição central é ocupada por um grande jardim, e espécimes menores são colocados em ambos os lados.
Dicas e truques adicionais
Ao criar um jardim de mesa japonês, várias recomendações adicionais devem ser levadas em consideração.Dicas simples ajudarão você a evitar erros comuns, obter uma bela composição e aproveitar ao máximo o processo criativo:
- Você pode diversificar a composição das pedras com a ajuda de um pequeno número de plantas, ideais para suculentas. Essas plantas não precisam de condições especiais de temperatura e rega frequente, por isso mantêm sua aparência por muito tempo.
- Você pode usar um jardim de mesa decorativo para decorar qualquer espaço, incluindo um local de trabalho e uma área de lazer. Karesansui ficará apropriado no escritório, quarto, sala de estar.
- Ao criar uma composição, você deve seguir o princípio do minimalismo. A filosofia básica do jardim japonês é descobrir a verdadeira beleza completando mentalmente o inacabado.
- No interior de um apartamento ou escritório, você pode combinar uma composição de pedra com outros elementos decorativos. A opção clássica é uma combinação com plantas vivas. Você também pode completar o jardim com uma pequena vela, que vai agregar ainda mais paz e tranquilidade.
Seguir diretrizes simples ajudará você a criar facilmente um jardim decorativo de acordo com as tradições japonesas e os princípios filosóficos do budismo zen. A abordagem correta para a criação de Karesansuya ajudará a torná-lo um símbolo de contemplação, relaxamento, observação e ativação simultânea do trabalho da consciência.


