Como limpar e como lavar as costuras entre os ladrilhos do banheiro em casa
Toda dona de casa, mais cedo ou mais tarde, se pergunta como e como limpar ladrilhos e juntas de ladrilhos no banheiro e na cozinha de casa. Mesmo com a limpeza regular, a umidade pode causar a disseminação de microorganismos e o escurecimento do rejunte. Nesse caso, você precisará escolher os produtos certos, limpar e branquear as costuras.
por que lavar
A razão mais óbvia para a necessidade de um flush comum é a estética. Costuras escuras estragam a aparência geral do banheiro. Mesmo que todo o resto esteja impecável, manchas ou sujeira entre os ladrilhos criarão uma sensação de descaso e descaso.
Além da beleza, a saúde é de grande importância. Em condições de humidade elevada na casa de banho, a superfície porosa da argamassa interladrilhos é um ambiente favorável ao crescimento de fungos e bactérias perigosas para os seres humanos. Assim, limpando as juntas entre os ladrilhos e desinfetando-os, a dona de casa protege sua casa de microorganismos nocivos.
o que limpar
Para limpar juntas de ladrilhos com alta qualidade e sem muito esforço, todo um arsenal das mais diversas ferramentas está pronto para ajudar. Você pode usar produtos químicos domésticos especializados, usar dispositivos e materiais improvisados \u200b\u200bou recorrer a remédios populares, lembrando-se do "conselho da avó". A diferença entre eles está na tecnologia e rapidez na limpeza, assim como na segurança durante o uso. Ao usar líquidos químicos fortes que afetam agressivamente a pele, não se deve esquecer da proteção das mãos.
Métodos tradicionais de limpeza de juntas de ladrilhos
Existem métodos para limpar e branquear costuras, cuja eficácia é confirmada pela experiência de longo prazo. Os remédios recomendados pelos métodos populares, via de regra, podem ser encontrados na cozinha ou na despensa de cada casa.
Refrigerante, suco de limão e vinagre
Uma mistura de meio copo de bicarbonato de sódio, o suco de um terço de limão e um quarto de copo de nove por cento de vinagre tem um efeito de limpeza e clareamento. Para preparar a solução, você precisa de um litro e meio de água fervida em temperatura ambiente, na qual os componentes acima são agitados. Mexa com cuidado, pois quando o vinagre e o limão são combinados com o refrigerante, forma-se espuma.
A composição é aplicada ao rejunte por 15 a 20 minutos usando uma esponja ou uma escova de dentes velha. Funciona melhor com luvas domésticas de borracha.
Amônia
A amônia ajudará a combater a poluição, microorganismos e mofo, se não tiver tempo de envelhecer.Não é usado na forma pura, mas como parte de uma solução aquosa. Borrife uma colher de amônia dissolvida em 2 litros de água com um borrifador na superfície a ser limpa, após 20 minutos limpe com um pano úmido.

brancura e soda
Para o tratamento pelo método a seguir, será necessário equipamento de proteção individual para a pele das mãos e órgãos respiratórios para evitar os efeitos negativos da exposição ao cloro. O método é adequado apenas para costuras brancas, pois o cloro tem um efeito de branqueamento e simplesmente branqueará outros tons de tinta ou descolorirá. A partir do refrigerante branco, é preparada uma pasta cremosa, que é aplicada nas costuras e deixada secar completamente, após o que é lavada com água e esponja.
Refrigerante, limão, creme dental e mostarda
Com base no refrigerante, outra composição de limpeza é preparada, cuja duração é de cerca de 30 minutos. Para o preparo, meio copo de refrigerante, suco de um terço de limão, uma colher de chá de pasta de dente ou pó, uma colher de sopa de mostarda em pó são adicionados e bem misturados em um litro de água. A mistura é aplicada com uma esponja nas juntas e lavada com água morna após meia hora.
vapor quente
A limpeza a vapor é um método seguro para a saúde devido à ausência de produtos químicos ao utilizá-la. No entanto, o método combate efetivamente não apenas os depósitos de sujeira, mas também os fungos, eliminando os microrganismos dos poros do material de limpeza. Basta suavizar a sujeira nas costuras com um jato direcionado de vapor quente e, em seguida, limpar a placa com uma escova ou pano.
Coca Cola
Coca-Cola ou Pepsi-Cola ajudam a limpar as costuras contaminadas, e para isso não é necessário preparar misturas especiais, o produto é utilizado puro. O líquido é aplicado nas juntas com esponja ou pano embebido nele, deixado por meia hora, após o que a contaminação é enxugada com pincel. A bebida contém corantes. Portanto, após a limpeza das costuras, o agente deve ser bem lavado.
produtos químicos domésticos
Caso os remédios populares não ajudem a limpar a superfície do rejunte ou o problema reapareça, será necessário o uso de compostos químicos. Em lojas de ferragens e departamentos de vendas de produtos químicos domésticos, há fundos para cada necessidade e cada carteira.

caneta de limpeza
As principais vantagens dos marcadores de limpeza (você também pode encontrá-los como marcadores de rejunte ou lápis de limpeza) são a facilidade e a rapidez de uso. Basta correr com caneta hidrográfica ao longo da costura previamente limpa de sujeira. A tinta à prova d'água contém substâncias que branqueiam as costuras e evitam a formação de mofo. Para melhor efeito, podem ser necessárias 2 ou 3 demãos.
Alvejante oxigenado
O produto não é tóxico. Para limpar as costuras, o alvejante é diluído em água em partes iguais e aplicado na área problemática por meia hora ou uma hora, dependendo do grau de contaminação. Em seguida, a sujeira é facilmente raspada com uma escova, após o que a superfície deve ser lavada e enxugada. Alvejante não deve ser usado em materiais coloridos ou pretos para evitar danos à cor.
"Branco"
"Whiteness" e outros produtos contendo cloro (por exemplo, "Domestos") não apenas limpam, mas também desinfetam, matando germes, fungos e mofo. Aplique nas juntas com um pincel por 5 minutos, depois lave bem e seque. É aconselhável trabalhar com luvas de borracha.
esponja de melamina
Para limpar o rejunte, molhe a esponja, torça bem e esfregue as juntas. Ele efetivamente remove a sujeira, mas não é resistente a fungos e mofo. No trabalho, a esponja apaga como uma borracha, por isso é melhor esfregar no canto para um uso mais econômico. NO usando uma esponja de melamina sem necessidade de produtos químicos.

cor da água
Antes de aplicar tinta à prova d'água, as costuras devem ser limpas de contaminação e pré-tratadas com um agente antifúngico. A tinta é aplicada sobre uma superfície seca em várias camadas com um pincel fino. Se o excesso cair nos ladrilhos, eles são imediatamente removidos com um pano seco, pois após a secagem as manchas não podem ser removidas.O método é bom porque a tinta pode ser de qualquer tonalidade. Com isso, é possível não só remover vestígios de sujeira, mas também decorar um pouco a sala de uma maneira nova.
Um método radical de limpeza de mofo
Se nem a limpeza mecânica nem os produtos químicos lidarem com a sujeira persistente, você pode recorrer a métodos radicais. Isso é especialmente verdadeiro se você precisar se livrar do mofo, pois as costuras cobertas de fungos não são apenas feias, mas também podem causar problemas de saúde.
O método mais drástico é remover completamente o ladrilho existente e reinstalá-lo, substituindo a argamassa. O método é trabalhoso e demorado.É muito mais fácil limpar apenas as juntas dos ladrilhos. A argamassa pode ser removida mecanicamente ou quimicamente.
Ao utilizar o método químico em lojas especializadas, o agente é escolhido de acordo com o material do rejunte. Deve ser utilizado estritamente de acordo com as instruções, para não estragar o próprio ladrilho. O princípio geral é o seguinte: o reagente é aplicado na junta com um pincel fino ou dispensador, deixado por várias horas, e depois de ter amolecido o rejunte, é removido com uma faca de obra. Não se esqueça da proteção das mãos ao trabalhar com produtos químicos.
Remova a argamassa mecanicamente com uma ferramenta manual ou elétrica. Se necessário, o rejunte pode ser amolecido com uma solução de vinagre ou glicerina. É imperativo proteger seus olhos, mãos e vias respiratórias de poeira de construção e reagentes. Após a retirada do rejunte antigo, as costuras são desinfetadas, tratadas com antifúngicos e aplicada uma nova. Para não danificar a superfície do ladrilho, proteja-o com fita adesiva ou sabão.

segredos
Dependendo do material do ladrilho, diferentes meios são escolhidos para limpar as juntas. Além de remover efetivamente a sujeira e os germes, é importante não estragar a aparência do acabamento. Alguns segredos simples para trabalhar com diferentes texturas e superfícies ajudarão a garantir a limpeza, preservando a beleza.
superfície de vidro
Para ladrilhos vitrificados, os limpadores de rejunte devem ser escolhidos com cuidado especial. Se você usar substâncias que contenham ácidos, a superfície ficará manchada.
ladrilhos foscos
Se o banheiro for acabado com ladrilhos foscos, não se deve esquecer o revestimento final com massa especial.Isso formará uma película protetora para evitar a contaminação.
Mosaico
Líquidos contendo altas concentrações de álcalis e ácidos devem ser evitados ao processar mosaicos e ladrilhos de vidro. Apesar do mosaico ser resistente a muitos irritantes, ácidos e álcalis não devem ser abusados.
Compostos com elementos abrasivos
Os produtos que contêm abrasivos, como os pós abrasivos, podem danificar a superfície e devem ser evitados. Escovas duras ou de metal também podem causar danos.
Produtos Epóxi
Um rejunte à base de epóxi é uma excelente escolha para juntas de ladrilhos. O mofo não começará em tal material. Além disso, as juntas à base de epóxi são resistentes a manchas.

Como branquear rejuntes de azulejo
Se as costuras forem brancas, basta descolorir para deixá-las com bom aspecto ou renovar o reparo. Para isso, existem remédios populares e produtos químicos especiais que podem ser adquiridos em lojas de ferragens. De meios improvisados, sal, suco de limão, vinagre, mostarda, pasta de dente ou pó, peróxido de hidrogênio e amônia estão frequentemente disponíveis. Alvejantes não podem ser usados em rejuntes coloridos.
Se a telha for de cerâmica
As telhas cerâmicas são um revestimento de parede popular para o banheiro. Você pode limpar as costuras com produtos químicos domésticos que tiver em casa, por exemplo, detergente para louça.Se os estoques da despensa não permitirem obter o resultado desejado, você precisará recorrer às prateleiras especializadas das lojas de ferragens .
Profilaxia
Para não perder tempo e esforço limpando as juntas entre os ladrilhos, caiando-os ou trocando o rejunte, é preciso tomar medidas preventivas simples. As medidas são relevantes tanto para o banheiro quanto para outros cômodos com ladrilhos, por exemplo, um backsplash de ladrilhos na cozinha:
- Em primeiro lugar, ainda na fase de escolha dos materiais de acabamento, deve-se atentar para a composição do rejunte, que é resistente à sujeira e ao mofo.
- Após o assentamento dos ladrilhos e a selagem das juntas, estes devem ser tratados com antifúngicos e selantes.
- A sala deve ser bem ventilada para evitar umidade excessiva que pode levar ao crescimento de fungos.
- É melhor limpar as paredes toda vez que você tomar banho.
- É imprescindível a limpeza regular do banheiro, com limpeza dos ladrilhos e juntas dos ladrilhos.
- Ao limpar costuras rotineiramente, não use escovas duras ou abrasivas.
Você pode limpar as juntas entre os ladrilhos do banheiro usando uma variedade de ferramentas, tanto populares quanto especialmente projetadas para essa finalidade, com eficiência variável. A escolha depende do material da junta, da cor da argamassa e do grau de sujidade. Para minimizar a necessidade de limpeza das costuras, é necessário tomar medidas preventivas oportunas e realizar a limpeza úmida regular da sala.


