Cuidar de um cacto mamário em casa, regras de plantio e métodos de criação
As suculentas são populares na floricultura de interior. Eles não requerem manutenção complexa, até mesmo um amante de plantas novato pode lidar com isso. Mammillaria é frequentemente cultivada entre cactos; cuidar de uma flor em casa é bastante simples. Tudo o que é necessário para uma planta do deserto é iluminação adequada, solo correto, fertilização e rega escassas. Se você estudar com antecedência as recomendações para cultivar um cacto, o processo será fascinante e a flor irá encantá-lo com uma aparência decorativa e talvez com flores.
Descrição e peculiaridades da planta
Mammillaria pertence a um dos gêneros mais numerosos de cactos, junto com a figo da Índia. Existem cerca de 180 variedades, mas nem todas são cultivadas em apartamentos. As primeiras menções de uma suculenta são encontradas na descrição de Carl Linnaeus, um cientista e botânico sueco. Aconteceu em 1753.Uma das características distintivas do mamário é a presença de tubérculos ou tubérculos.

A suculenta é uma planta em miniatura, por isso é muito fácil cuidar dela em casa. Além disso, não ocupa muito espaço no peitoril da janela. Mammillaria tem uma pequena haste esférica carnuda. Atinge uma altura máxima de 40 cm e um diâmetro não superior a 20 cm, o período de floração do cacto cai na primavera, as flores se formam nas axilas da suculenta, o que não é típico de outros representantes do cacto .
Principais variedades
Os principais representantes das mamas cultivadas em casa incluem as seguintes variedades.
cabelo dourado
Este representante da mamillaria veio até nós do México. Possui um único caule verde-escuro atingindo uma altura de 4 a 6 cm, seu formato é levemente achatado, lembrando ligeiramente uma bola, com cerca de 6 a 8 cm de diâmetro, raramente localizam-se tubérculos alongados que não se tocam. A raiz suculenta é carnuda e bastante densa. As flores parecem sinos, têm cerca de 3 cm de diâmetro, sua cor é creme ou bege, cada pétala possui uma faixa longitudinal rosa.

bokasana
A forma cilíndrica e o caule denso são características do bokasana. O caule tem uma tonalidade verde escura e uma altura de 4 a 6 cm, os espinhos escuros com ganchos nas pontas são bastante longos, são emoldurados por um longo cacho branco em forma de buquê. Durante o período de floração, o cacto é caracterizado por flores em forma de sino rosa pálido. Se você seguir todas as recomendações de cuidados, a suculenta floresce todos os anos.
selvagem
O caule desta suculenta é verde escuro e em forma de barril.No meio há um espinho duro semelhante a um gancho, emoldurado por espinhos filiformes.Uma característica distintiva do wilda é que muitos filhos laterais são formados nele. Eles não caem sozinhos, mas continuam seu desenvolvimento no tronco da mãe.

Zeilman
Uma coroa de pequenas flores rosa brilhantes adorna os mamilares de Zelman durante o período de floração. Além disso, esse processo é bastante longo, com os devidos cuidados o cacto pode florescer por até seis meses. O caule da suculenta é em forma de barril e a espinha central é cercada por finas espinhas brancas reunidas em cachos.
Escapar
Uma das menores espécies com muitos brotos laterais. As hastes são redondas e pequenas. Espinhos em forma de agulha semelhantes a pêlos cobrem densamente o eixo deste mamário. Além disso, no centro são dourados e nas laterais são brancos. Flores brancas adornam o broto durante a floração. As frutas que aparecem depois disso têm uma tonalidade vermelha brilhante. Além disso, aparecem nas suculentas mesmo sem polinização e se tornam uma decoração adicional para os mamilares.

Carmen
Este cacto altamente ramificado forma grupos muito rapidamente. O caule denso e alongado mede até 15 cm de largura e não ultrapassa 5 cm de altura, apresentando espinhos marrons ou amarelo-escuros em toda a sua superfície. Carmen se enfeita com muitas flores brancas que aparecem nela na primavera.
Luthi
O caule verde escuro em forma de pêra e a aparência em miniatura são característicos deste mamário. Ao contrário de outras espécies, um pequeno número de espinhos se forma nele e raramente são localizados. Mas as flores de Mammillaria Luthi são bastante grandes, 2-3 botões aparecem em um caule. Seu diâmetro é de cerca de 3 cm, e a cor das pétalas é roxa escura ou lilás na borda e branca na base.

Zelman
Nos mamilares jovens desta espécie, o caule tem formato esférico, estendendo-se então até 7 cm de altura e cerca de 15 cm de diâmetro, em sua base existem numerosos rebentos laterais, localizados de forma bastante densa. A lombada central é vermelha. O cacto Tselman é uma das espécies mamilares mais floridas e a menos exigente de manter. É uma ótima opção para sua primeira experiência na floricultura. Suas flores são rosa escuro, grandes, localizadas no topo do caule. A floração da suculenta é longa - desde o início da primavera até o outono.
Plumosa
As hastes esféricas deste cacto têm um diâmetro de cerca de 7 cm, em geral, este mamário é um dos mais atraentes e decorativos. No entanto, cuidar de uma planta tão suculenta é bastante difícil, por isso não é tão usado na floricultura doméstica quanto outras variedades. É decorado com pequenas flores brancas com diâmetro não superior a 1,5 cm.

Condições de detenção
Da qualidade de criar condições para o crescimento dos mamilares, dependem o seu efeito decorativo e a duração da floração.
Iluminação
No ambiente natural, esta suculenta cresce bem nos locais mais iluminados, por isso deve ser fornecida em ambientes internos. O cacto não tem medo da luz solar direta, só fica mais bonito. Se não for possível colocar uma suculenta no peitoril da janela sul, será necessário fornecer iluminação adicional para que ela não perca seu efeito decorativo.

umidade do ar
Mammillaria não tem preferência particular por este indicador. Ela tolera sem problemas a secura prolongada do ar, pois é a tais condições que está acostumada no ambiente natural.
Temperatura
As leituras de temperatura para um cacto devem estar entre 22 e 27 graus. Se a flor estiver em uma sala que raramente é arejada, ela recebe um sombreamento brilhante no auge da atividade solar. Caso contrário, ele vai queimar e enrugar.

Solo e capacidade
Para o cultivo de mamilares, eles adquirem um pote largo, mas não fundo; esse requisito se deve ao fato de a suculenta ser caracterizada por múltiplos brotos laterais. O solo é comprado em uma loja de jardinagem, a embalagem deve estar marcada "Para suculentas". Se desejar, você mesmo pode preparar o solo para uma flor do deserto.
Para isso, pegue:
- terreno relvado (1 parte);
- cascalho fino (1 parte);
- solo frondoso (1 parte).
Você também precisará adicionar alguns pedaços de carvão de bétula esfarelado. Deve-se lembrar que o húmus podre deve ser aplicado em quantidades mínimas para esta flor.
cômoda
Para fertilizar suculentas, fertilizantes especiais são adquiridos na loja. Este procedimento é realizado mensalmente, desde o início da primavera até o final do outono. Durante os meses de inverno, a alimentação do cacto é totalmente interrompida.

período de dormência
Mammillaria tem um período de descanso padrão para o inverno. Nesse momento, a suculenta não precisa de fertilizante e irrigação, a temperatura do ar na sala é reduzida para 15 graus.
Florescer
O período de floração começa em todas as espécies mamárias, sem exceção, no início da primavera. Mas sua duração depende diretamente da variedade. Para alguns cactos é apenas um mês, enquanto para outros o período se estende por 3-4 meses. Durante esse período, a suculenta recebe um suprimento regular de nutrientes, umidade moderada e luz solar suficiente.
Tamanho
Este procedimento é opcional para a planta. Porém, para aumentar a decoratividade da cultura, as inflorescências desbotadas são pinçadas periodicamente.

Recursos de cuidados sazonais
O cuidado de um morador do deserto será ligeiramente diferente em cada época do ano. Depende do estágio do processo vegetativo.
Primavera
Este é o momento em que o cacto sai da dormência e se prepara para agradar a dona de uma beleza estonteante com a floração. Aumente gradualmente a temperatura do ar para valores ideais, retome a fertilização e organize uma irrigação regular, mas não muito abundante.

Verão
Cuidar de cactos desta variedade no verão é reduzido à organização de iluminação, nutrição e irrigação completas.
Outono
Aos poucos, eles começam a preparar as mamas para o período de descanso. Eles reduzem a quantidade de fertilizante e a umidade do solo. Organize sombras claras.
Inverno
A qualidade da estação de crescimento na nova estação depende de um bom descanso de inverno. A fertilização é completamente interrompida, a rega raramente é realizada, pois o solo seca. Os indicadores de temperatura na sala onde a suculenta passará o inverno não devem estar abaixo de 15 graus, caso contrário a planta ficará doente e não agradará com a floração abundante no início da primavera.

Como plantar e replantar
Os espécimes de cactos jovens devem ser movidos para novos recipientes todos os anos. As mamas adultas não precisam desse procedimento mais de uma vez a cada 3 anos. Um pote é preparado, no fundo do qual é colocada uma camada de drenagem. Em seguida, transferindo a planta suculenta para um novo recipiente, ela é preenchida com solo preparado. Na primeira vez após o procedimento, o cacto não é irrigado, deve se adaptar completamente ao novo local.
Conselho! A melhor maneira de cultivar uma planta do deserto é usar recipientes de plástico.
a reprodução
A criação de uma suculenta é possível de duas maneiras.
Crianças
Um método bastante simples, usado com mais frequência por jardineiros. As crianças são separadas da planta mãe e removidas por uma semana em um local sombreado. Depois que as seções secam, elas são plantadas em areia úmida. Após cerca de seis meses, os cactos jovens já terão um sistema radicular completo e serão transferidos para um local permanente de crescimento.

sementes
Este método de criação é bastante trabalhoso e nem sempre termina com sucesso, pelo que raramente é utilizado na floricultura de interior, sendo mais utilizado pelos criadores para obtenção de novas variedades mamárias.
Resolver problemas comuns
Problemas no cultivo dessa suculenta são raros, mas não podem ser completamente descartados.
erros de cuidado
A ausência de belas flores nas mamas costuma estar associada à violação dos cuidados durante o período de dormência ou à fertilização insuficiente. Devido à rega insuficiente, o cacto começa a secar.

doenças
Entre as doenças, as mamas são as mais afetadas pela podridão radicular. Isso é consequência de interrupções na irrigação. Com seu excesso, o tronco amolece e muda de tom. Para salvar a planta, o solo é seco e as raízes danificadas são tratadas com fungicida. "Fitosporin" provou ser capaz de resolver o problema.
pragas
Como regra, as pragas de insetos aparecem nas mamas se houver plantas infectadas por perto. Também pode ser devido ao ar muito seco. Em seguida, o cacto é atacado por cochonilhas ou ácaros. Para se livrar dos parasitas, use o medicamento "Actellik", aplicando-o de acordo com as instruções em anexo.
Os nematóides são perigosos para as raízes dos cactos.Combatem-se com a ajuda do carvão, com o qual se tratam as raízes, previamente embebidas em água a uma temperatura de 50 graus.

Dicas e truques adicionais
Ao usar o cacto na floricultura de interior, surgiram recomendações úteis, que devem ser observadas para cultivar um espécime completo de mamillaria:
- Evite a umidade excessiva do solo.
- Forneça à planta as condições necessárias para o descanso.
- Use cobertura durante a estação de crescimento.
- Não deixe o cacto sob os raios escaldantes do sol por muito tempo.


