Como pintar um torpedo de carro com as próprias mãos, instruções passo a passo
Torpedo é um painel de plástico localizado na frente do interior do carro. É regularmente exposto a tensões mecânicas, devido às quais o seu revestimento é desgastado e coberto de arranhões. Torpedo - a "cara" do carro, para colocar a aparência em ordem, é pintada. Com a ajuda da pintura, o brilho original é devolvido ao torpedo do carro, o procedimento é fácil de fazer com as próprias mãos.
Como você pode restaurar um torpedo de carro
Os seguintes métodos são usados para tornar o painel do carro atraente:
- pintura acrílica e posterior envernizamento;
- pintura com mancha fosca;
- pintura com borracha líquida;
- revestimento de filme de vinil;
- couro sintético ou estofamento em couro natural.
A maneira mais comum e econômica de restaurar a aparência de um dispositivo é pintá-lo e depois envernizá-lo. Na maioria das vezes, o revestimento é brilhante, embora um painel fosco seja preferível para alguns motoristas. O problema é que a luz do sol caindo sobre uma superfície brilhante cria um brilho que atinge os olhos e dificulta o acompanhamento da estrada durante a condução.
escolha de materiais
Antes de começar a pintar, é preciso preparar o material para depois não se incomodar, não corra para as ferragens.
Para pintar um torpedo, você precisa levar:
- detergente para limpeza de painéis de plástico;
- um composto desengordurante que não age agressivamente no plástico (aguarrás é adequado);
- lixar peles;
- massa de vidraceiro;
- um primer adequado para plástico;
- tinta (em uma caixa ou caixa);
- verniz de acabamento (de preferência poliuretano de 2 componentes);
- uma malha fina para filtrar a composição de coloração e o primer.
Em vez de lixar as peles, você pode usar uma tesoura. Mas para usinar um torpedo, o operário deve ter muita experiência. O painel de plástico é em relevo e bastante flexível, ações não profissionais podem danificar a superfície, piorar a condição do produto. Uma lixadeira em alta velocidade pode derreter a superfície de plástico. Portanto, com falta de experiência, é melhor usar peles abrasivas.

Preparação de instrumentos
Os materiais e ferramentas adquiridos devem ser colocados com antecedência em uma sala especialmente equipada para pintar o torpedo. Normalmente, uma garagem é adequada para trabalhos de pintura.
A sala deve estar livre de poeira, bem iluminada, sem correntes de ar, com os valores ótimos de temperatura indicados na lata de tinta. Além dos materiais para preparar e pintar um torpedo, você precisa adquirir ferramentas:
- rolo de pintura ou pincel de primer;
- spray gun - pistola manual ou com compressor para aplicação de corantes;
- espátula de massa;
- chaves de fenda diferentes para desmontar o torpedo e depois colocá-lo de volta no lugar.
Uma pistola de pintura é necessária se você comprou tinta para pote. Se um corante em spray for usado para pintar, não é necessário comprar um borrifador.
Desmontagem e preparação do torpedo
O torpedo deve ser desmontado antes da pintura. Caso o funcionário não tenha feito esse trabalho antes, é recomendável revisar o manual técnico do painel. Indica onde estão os fixadores, pois geralmente ficam escondidos. Se o funcionário não encontrar pelo menos uma parte oculta, tentando arrancar o painel com esforço, pode danificá-lo irremediavelmente.
Depois de estudar o manual, o funcionário primeiro desmonta o volante e os interruptores, se essa possibilidade estiver prevista no projeto. Em seguida, ele remove o bloco do instrumento com a desconexão da fiação. Remove as tampas que escondem os fechos. Então ele desparafusa as próprias peças, desdobra-as cuidadosamente. No último andar, ele separa o torpedo, tira do carro pela porta do motorista.
O torpedo desmontado deve ser bem lavado com detergente, sujeira e depósitos de poeira devem ser removidos. Remova ainda mais arranhões e outros defeitos menores formados durante a operação. Para a retificação, são utilizadas películas abrasivas: primeiro de grão grosso, depois de grão médio e finalmente de grão fino.

Grandes trincas detectadas devem ser soldadas. Depois de lixar, resta escovar o pó, desengordurar a superfície do painel com um desengordurante que não corroa o plástico.
etapas de trabalho
Ao atualizar automaticamente um torpedo de carro, a tinta é mais usada. Para uma tinta de alta qualidade, é importante preparar adequadamente a superfície. Eles pintam o torpedo com as próprias mãos em 3 etapas: primer, tinta, verniz.
Preenchimento
O primeiro passo para pintar um torpedo é aplicar um primer. O revestimento melhora a aderência e torna a superfície mais lisa. Para revestir o torpedo do carro, use um primer vendido em latas de spray. Para aplicar 2-3 demãos no painel, uma única lata padrão é suficiente.
O solo é pulverizado a uma distância de 20 a 30 cm em uma camada fina, a menos que especificado de outra forma nas instruções da embalagem do fabricante.
Cada camada deve secar antes de aplicar a próxima. É importante monitorar cuidadosamente a qualidade da superfície a ser revestida, para evitar a formação de defeitos e áreas não revestidas, remova imediatamente as manchas com um guardanapo.
Aplicação de tinta
Para pintar um torpedo de carro de alta qualidade, geralmente é usada tinta em latas de spray. Duas latas de spray padrão são suficientes para pintar o painel.
O torpedo é pintado em várias etapas:
- Aplique a primeira camada fina. Pulverize a uma distância considerável.
- Após a pulverização, verifique se há algum defeito deixado após o lixamento e aplicação de primer. Na primeira camada, eles se tornam claramente visíveis. Eles são lixados, preparados.
- Aplique a segunda e terceira demãos. Eles são tornados mais densos, pulverizados a uma distância mais próxima especificada nas instruções, mas não permitem manchas.
- O torpedo é deixado para secar. Se aparecerem defeitos após a pintura, eles são imediatamente removidos até que a superfície esteja seca e a mancha seja reaplicada.

Envernizamento de acabamento
Para criar um brilho, o torpedo é envernizado. O trabalho é simples, é realizado em 2 etapas. Para envernizar, é aconselhável escolher um verniz do mesmo fabricante da mancha com primer.Nesse caso, você não pode ter medo de que as composições se afetem negativamente, enfraqueçam o revestimento.
Na primeira etapa, é aplicada uma fina camada de verniz, pulverizada à distância. A segunda camada é densa e bem pulverizada. Como a composição é transparente, é necessário examinar a superfície envernizada com muito cuidado em busca de manchas e áreas não revestidas.
Como manusear borracha líquida com as próprias mãos
A tinta de borracha é frequentemente usada para cobrir o torpedo de um carro. A composição cria um revestimento fosco, levemente áspero, agradável ao toque.A tinta aplicada seca rapidamente, não emite odor pungente, não forma bolhas ou pontas. A única desvantagem é a alta probabilidade de riscar o revestimento. Para reduzi-lo, você pode cobrir o torpedo com 2-3 camadas de verniz.
A tinta para borracha, vendida em potes, é pulverizada em 3 camadas: cada subseqüente - após a secagem completa da anterior. Para pintar um torpedo, geralmente basta uma lata de 400 ml. As medidas preparatórias são as mesmas da pintura com tinta comum.
Aplicação de vinil líquido
A tinta vinílica, assim como a tinta para borracha, é vendida em latas de spray, próprias para pintar um torpedo de carro. Basta aplicar uma única camada fina de vinil para proteger o painel de danos mecânicos. O revestimento é durável, insensível à luz ultravioleta direta, temperaturas negativas e fortes flutuações de temperatura.

A pintura deve ser realizada em uma sala absolutamente limpa, livre de poeira e sujeira, para que as partículas de poeira não entrem na superfície recém-pintada.
Pinte o torpedo com vinil assim:
- A caixa é agitada vigorosamente por cerca de um minuto para tornar a composição homogênea por dentro.
- A primeira camada fina é criada.
- Depois de esperar meia hora para a primeira demão secar, pulverize a segunda demão.
- Em intervalos semelhantes, outras 2 demãos de tinta são pulverizadas.
- A superfície acabada é deixada secar por 4-5 horas.
Características de trabalhar com modelos domésticos
Os painéis dos carros nacionais são pintados da mesma forma que os importados. O torpedo é limpo de sujeira e poeira, polido e desengordurado com o máximo cuidado. Em seguida, o painel é preparado, deixado para secar e pintado em camadas. A última etapa do trabalho é o envernizamento. Quando o torpedo estiver completamente seco, reinsira-o.
Você não deve economizar tinta para um torpedo. A composição de baixa qualidade geralmente forma bolhas na superfície, esfolia. É aconselhável, por precaução, comprar mais algumas caixas do que o recomendado, para não correr para a loja, jogando fora um painel sem pintura, se de repente faltar tinta.


