Como fazer pasta de papel machê em casa, receitas
A técnica de fazer decorações, artesanato e lembranças em papel machê é popular em todo o mundo. Você pode criar uma obra-prima com suas próprias mãos a partir de sucata, vai precisar de recortes de jornais, guardanapos de papel e uma pasta especial com a qual as peças de papel machê são unidas. A massa pode ser feita de forma independente, este material é seguro, atende a todos os padrões ambientais, não contém toxinas e é seguro para crianças.
Benefícios da massa artesanal de papel machê caseiro
Ao preparar massa caseira, são utilizados materiais seguros, o custo dessa cola é baixo. Principais benefícios do uso de cola para artesanato de papel machê:
- A velocidade de obtenção de uma substância pegajosa para elaboração.
- Falta de toxinas e componentes nocivos.
- Pode ser usado na arte infantil.
- Baixo custo de materiais.
- Não deixa resíduos.
- Tecnologia de fabricação simples.
O processo de criação da cola é fascinante, as crianças ficam felizes em começar a criar artesanato, a criatividade começa a partir do momento em que a cola é preparada.
Para que o artesanato mantenha sua forma e não fique muito frágil, o acabamento decorado é aplicado sobre uma base de papel comum, que costuma ser usada como papel higiênico ou guardanapos.
Se o artesanato for feito em cores claras, use farinha de trigo ou massa PVA caseira. Para produtos escuros, a farinha de centeio é adequada, com base na massa fica mais forte, também se justifica o uso de cola de madeira.
Como cozinhar com as próprias mãos em casa
Os ingredientes básicos para fazer um adesivo de papel machê faça você mesmo podem ser encontrados em todas as casas. A tecnologia de cozimento é simples. É importante calcular corretamente a quantidade de ingredientes e seguir a receita na sequência.

receita de farinha
Para preparar a cola a partir da farinha, recomenda-se a utilização de um recipiente com revestimento antiaderente, pois a mistura de trabalho precisará ser aquecida, o líquido não deve queimar. A farinha serve de base para a cola, e não importa, trigo ou centeio, a farinha não precisa ser da melhor qualidade.
Primeiro, despeja-se água fria no recipiente selecionado, acrescentam-se 5 colheres de sopa de farinha sem aquecer. Mexa delicadamente, evitando a formação de grumos.
Em seguida, a água fervente é despejada na massa resultante e novamente bem mexida. A panela é colocada no fogão em fogo baixo, a massa líquida é fervida até ficar transparente. A mistura é constantemente mexida com uma espátula de madeira. Assim que começarem a aparecer bolhas na superfície da mistura, a massa está pronta. Resfrie a cola antes de usar.
Como fazer amido
Você pode fazer massa caseira com amido seco.Deve ser cozido em pequenas quantidades, pois o prazo de validade dessa substância é curto, apenas 6 horas.
O amido seco é colocado em um recipiente de vidro e despejado com água fria na proporção de 3 colheres de chá bem cheias de matéria seca para 2 copos de água.Com um batedor, mexa a mistura evitando a formação de grumos. A massa é despejada em uma panela com fundo antiaderente. Leve ao fogo baixo, cozinhe, mexendo com uma espátula de madeira. Assim que a massa ferve, ela é retirada do fogo e resfriada.

à base de PVA
Uma das maneiras mais rápidas de fazer pasta de papel machê. A principal tarefa é criar uma consistência mais líquida da cola PVA convencional. Para fazer isso, o PVA é diluído em água à temperatura ambiente e bem misturado. Essa massa já é menos ecológica, mas é aceitável para trabalhar com crianças, não requer cozimento.
Creme
Na massa de pudim, farinha e amido são usados ao mesmo tempo. A farinha é combinada seca com amido em proporções iguais. Despeje a mistura seca com água limpa e fria, mexa bem (não deve haver grumos) e despeje água fervente sobre ela.
Para deixar a massa transparente, a massa de farinha deve ser fervida, levada à fervura em fogo baixo. Use recipientes com fundo antiaderente.
Com base em cola de madeira
A cola de madeira faça você mesmo tem uma vida útil longa, mas deve ser mantida na prateleira de baixo da geladeira ou no freezer.

Em uma nota! A pasta de papel machê com adição de cola de madeira é projetada para processar superfícies escuras, com PVA para revestimentos leves.
A cola de carpinteiro é adicionada à receita básica para fazer adesivo de papel machê a partir de farinha.Proporção: 80 ml de cola para 1 xícara de farinha. Além disso, uma pequena quantidade de gelatina é adicionada à mistura resfriada acabada. Para evitar que as bactérias se multipliquem na cola, um pouco de sulfato de cobre é misturado à composição. A vanilina é adicionada para dar um cheiro agradável à massa.
Princípio de uso
O principal objetivo da pasta de papel machê é unir e prender pequenos pedaços de papel de seda ao layout. O objeto original é manchado com óleo ou vaselina, pasta e papel são aplicados a ele em pequenos fragmentos. Primeiro, o formulário é coberto com uma camada principal de papel comum (é aqui que o papel higiênico é usado como base), quanto mais camadas, mais forte é o artesanato.

Segredos de usar massa caseira:
- Farinha com alto teor de glúten é utilizada no preparo da massa.
- Para evitar grumos ao misturar a cola, despeje a composição com água fria e passe por uma peneira.
- Para melhorar as propriedades de colagem, adicione PVA ou cola de madeira à pasta.
- Para dar um cheiro agradável - vanilina.
- A farinha de centeio é usada para papel com fundo escuro.
O papel na técnica de papel machê é colado em camadas, por isso é importante obter a máxima transparência da cola. É importante que a pasta não deixe vestígios. Cada camada é limpa e embebida em água. Com o tempo, cada mestre cria e acumula seus segredos e complexidades na criação de artesanato.

Exemplos de artesanato acabado
O primeiro passo para criar artesanato em papel machê é simples. Recomenda-se começar com elementos simples. Por exemplo, criando bolas festivas de Natal - enfeites para árvores de Natal. Para criar esses produtos, é utilizada a técnica de ondulação, bolas de borracha ou plástico são usadas como base.O top coat é uma variedade de apliques, lantejoulas ou até miçangas com pequenos botões. Além disso, objetos de decoração, cenários de teatro, lustres, luminárias são tradicionalmente feitos na técnica de papel machê.
A fabricação de máscaras é um exemplo tradicional da arte do papel machê. As máscaras são decoradas com ornamentos antigos, criam cores e formas originais. Tal elemento decorativo irá decorar qualquer casa, apartamento ou local de trabalho, será um presente ou lembrança original.
Você pode fazer bonecos usando a técnica de papel machê. A base é feita de plasticina, que é coberta com uma fina camada de papel, então a base de plasticina deve ser removida, a camada de papel seca deve ser reforçada e levada à espessura necessária com camadas adicionais de papel base embebido. Os artesãos costumam usar armações de arame, existem técnicas para criar bonecos com elementos móveis. A técnica do papel machê é uma arte que todos podem aderir.


