Como pintar corretamente com tintas acrílicas e as nuances de trabalhar com composições
As tintas acrílicas são consideradas versáteis. Várias superfícies podem ser tratadas com tais materiais, inclusive aquelas localizadas ao ar livre. No entanto, não existe uma resposta correta para a questão de como pintar com tintas acrílicas. Isso se explica pelo fato de esse material ser produzido de várias formas, cada uma com características próprias. Esta circunstância afeta a área de aplicação de corantes.
Características e propriedades da tinta acrílica
As características das tintas acrílicas dependem fortemente do tipo de componentes adicionais incluídos na composição. Tais materiais são baseados em polímeros éster, ou resinas acrílicas, que atuam como aglutinantes.
Essas tintas contêm pigmentos em pó seco e um solvente. Depois que este último seca, o primeiro forma uma camada densa com uma certa tonalidade.
Dependendo da origem, os pigmentos que compõem as tintas acrílicas são divididos em 4 tipos:
- inorgânico e orgânico;
- sintético;
- origem natural.
Alguns corantes acrílicos não contêm pigmentos, mas outros componentes, como óxidos ou sulfetos de ferro, chumbo e outros metais. E para obter uma tonalidade branca, é usada a dioxina de titânio. Este último forma um revestimento de superfície denso.
O acrílico é considerado seguro porque contém principalmente ingredientes naturais. Este material, além dessas substâncias, contém mica, barita, talco, dolomita, giz ou calcita. O tipo de componentes utilizados afeta diretamente o desempenho e o custo das tintas acrílicas.

Os mais valiosos são aqueles com estrutura cristalina, baixo teor de óleo e maior capacidade de refletir os raios de luz. Estes materiais são caracterizados por uma boa resistência ambiental graças aos seguintes componentes:
- Emulsificantes e tensoativos. Os primeiros contribuem para a distribuição uniforme dos pigmentos na superfície pintada e os segundos eliminam o risco de defeitos após a aplicação.
- coalescente. Esses solventes orgânicos que entram na composição do acrílico atuam como solventes e aumentam a resistência do filme obtido, inclusive em baixa temperatura.
- Estabilizadores. Eles também fornecem resistência à camada superficial.
- Conservadores. Suprimir a propagação da microflora patogênica (fungos, mofo).
- Iniciadores. Eles regulam o processo de polimerização do corante.
- Antiespumante. Suprime a formação de espuma, o que ajuda a manter as características da composição durante o transporte e após a aplicação.
- Espessantes.
Componentes adicionais ocupam cerca de 10% do volume das tintas acrílicas e determinam a adequação do material para um determinado tipo de trabalho.
Vantagens e desvantagens
A popularidade do acrílico ao pintar várias superfícies é garantida pelas seguintes características do material:
- versatilidade (utilizado para acabamento de diversos materiais);
- resistência à sujeira;
- resistência à umidade e estresse mecânico (a tinta seca pode ser lavada regularmente);
- seca rapidamente (o processo leva cerca de duas horas);
- bom poder de cobertura, pelo que o acrílico pode ser aplicado em 2 camadas;
- consumo econômico;
- Resistência aos raios UV (o acrílico não desbota por vários anos);
- resistência a flutuações de temperatura;
- respeitar o meio ambiente;
- falta de olfato;
- ampla paleta de tons;
- preço acessível.
Ao comprar corantes acrílicos, as seguintes circunstâncias devem ser consideradas:
- a composição, se seca, não pode ser diluída em água;
- devido ao fato do material secar rapidamente, o acrílico após a abertura da caixa deve ser consumido em até duas horas;
- o material não tolera contato com solventes;
- em temperaturas abaixo de zero, ele perde suas propriedades originais.
As peculiaridades das tintas acrílicas incluem o fato de que essas desvantagens podem ser eliminadas pela adição de substâncias adicionais (espessantes, etc.).
Variedades
Os corantes acrílicos são classificados de diferentes maneiras: de acordo com o tipo de componentes, características e outras propriedades. Além disso, uma gradação de acordo com o campo de aplicação é frequentemente usada.

Fora
A tinta exterior ou de fachada é utilizada para tratar:
- bebida;
- concreto;
- metal.
Tais corantes, devido às peculiaridades do escopo de aplicação, toleram melhor o contato constante com a precipitação atmosférica e a poeira, retêm sua tonalidade original por mais tempo e se distinguem pelo aumento da adesão.Ao mesmo tempo, usando acrílico para uso externo, após a secagem, recomenda-se aplicar um fixador no material.
interno
As tintas interiores ou interiores toleram as flutuações de temperatura e a precipitação pior. No entanto, esses materiais têm muitas propriedades decorativas. Em particular, o acrílico interno, dependendo da composição, forma uma camada superficial brilhante ou fosca. Este material é utilizado para pintar tetos, paredes, rodapés e outras estruturas. As composições à base de água são mais populares no design de interiores devido ao seu respeito pelo meio ambiente e à capacidade de secar rapidamente.
Automotivo
Tintas automotivas são produzidas principalmente em latas. Esses materiais são resistentes à precipitação atmosférica e a produtos químicos agressivos (vias e outros reagentes). Estes produtos são utilizados para o tratamento da carroçaria.
Artístico
O acrílico artístico é usado para acabamento de paredes ou móveis, desenho na superfície e pintura. Devido à natureza de sua composição, esses materiais geralmente são mais caros que outros.

Regras para uso na pintura
Para pintura artística, a superfície deve estar preparada. Para isso você precisa:
- remova a camada antiga de tinta e outros materiais de acabamento;
- nivelar a superfície;
- eliminar defeitos;
- tratar poeira e sujeira, desengordurar.
Após esta preparação, o acrílico pode ser aplicado na superfície. Esse trabalho deve ser feito rapidamente, pois o material seca em duas horas. Ao final da pintura, recomenda-se tratar a pintura com verniz.
Ao criar uma imagem com tinta acrílica, é necessário umedecer regularmente a tela com um borrifador.Também é recomendado o uso de aditivos especiais que retardam a velocidade de secagem do material. Essas dicas são especialmente relevantes ao criar uma tinta de várias camadas que envolve o uso de vários tons.
Usando acrílico na pintura, é necessário selecionar o material adequado para condições específicas de trabalho. Em particular, esta composição não é capaz de substituir as tintas a óleo. Além disso, para a técnica de envidraçamento, recomenda-se levar acrílico com maior transparência.
Tecnologia de pintura de móveis
Ao pintar móveis com acrílicos, as seguintes dicas são recomendadas:
- antes de iniciar o trabalho, a superfície é cuidadosamente lixada;
- após a retificação, o móvel é tratado com tinta acrílica branca, que neste caso substitui o primer;
- as inserções esculpidas são pintadas em um tom contrastante.
Na ausência de experiência na pintura de móveis, pode-se aplicar na superfície preparada um estêncil recortado de papel ou papelão e, a seguir, pintar a árvore com a composição selecionada. Se essa pintura for realizada em uma área grande, é recomendável usar um rolo em vez de um pincel.

O uso de tintas acrílicas na manicure
O acrílico também pode ser usado para decorar as unhas com um design original. Neste caso, você deve fazer o seguinte:
- Depois de preparar a unha, aplique o verniz gel base.
- Usando um pincel especial, o acrílico é aplicado na unha.
- A unha é seca por três minutos, após o que é coberta com um esmalte de gel transparente.
Nesse caso, a tonalidade do verniz é selecionada com base nas preferências pessoais.Mas os mestres da manicure recomendam aplicar acrílico de cores escuras e brilhantes em unhas curtas, em unhas compridas - delicadas, como rosa ou branco.
Como pintar as paredes com acrílico
A pintura das paredes com acrílico é feita em várias etapas. Primeiro, a superfície de trabalho é preparada, para a qual você precisa fazer o seguinte:
- O revestimento antigo é removido.
- A superfície é limpa de poeira e outros contaminantes. Nesta fase, as irregularidades também são massajadas e os vestígios de fungos (mofo) são removidos.
- A superfície é preparada.
Na segunda etapa, a superfície é pintada. Se o trabalho for realizado em locais de difícil acesso, o material deve ser aplicado com pincel em uma única camada. Recomenda-se rolar uma grande área. Neste caso, a tinta deve ser aplicada em 2 camadas, sempre no mesmo sentido. Graças a essa abordagem, o material ficará uniforme em toda a superfície.
Se necessário, a tinta pode ser aplicada em três ou mais camadas. Isso torna a cor mais rica. No final, após a secagem da tinta, devem ser aplicadas 1-2 demãos de verniz na superfície.


