Tipos de removedores de madeira e como usar os removedores

Ao restaurar produtos de madeira, muitas vezes é necessário remover a tinta que perdeu sua resistência e aparência apresentável. Para repintar uma sala, você deve primeiro se livrar completamente da decoração antiga. Para remover materiais de tinta da madeira, use um decapante, método térmico ou mecânico. As composições químicas para dissolver corantes estão entre as mais populares, pois não estragam a base de madeira dos produtos.

Como remover tinta de madeira mecanicamente

No método mecânico, são utilizados materiais abrasivos que, com um grão, descolam a camada de tinta da superfície. Pequenos produtos podem ser limpos de tinta à mão, para uma grande área é melhor estocar com uma ferramenta elétrica. Objetos de configuração complexa com muitas juntas e depressões são difíceis de limpar mecanicamente.

Lixa

Você pode remover a tinta de um pequeno pedaço de madeira com uma lixa. Primeiro, pegue uma pele com grão grosso, ela pode remover a maior parte do revestimento.Em seguida, use uma lixa de grão fino para limpar qualquer resíduo de mancha e lixe a madeira.

Furar

Os acessórios de esmerilhamento são colocados na broca e a camada de tinta e verniz é removida em baixa velocidade. As vantagens do método são a velocidade do trabalho. A pressão da ferramenta é rigorosamente controlada para não danificar o eixo. Você precisa trabalhar com óculos de proteção e respirador, porque partículas de tinta e poeira voam em todas as direções.

Use uma rebarbadora

Um disco de esmeril de pétala é colocado na rebarbadora, o dispositivo opera em baixa velocidade. A peça é colocada em um plano horizontal, a máquina é segurada com as duas mãos. Trabalhe com cuidado para não remover parte da base de madeira com a tinta. O círculo é substituído regularmente, porque entope com migalhas. O acabamento é feito com lixa, a poeira é varrida, limpa com pano úmido.

Um disco de esmeril de pétala é colocado na rebarbadora, o dispositivo opera em baixa velocidade.

escova de ferro

Os pincéis com fio são feitos de um fio de metal que remove rapidamente a camada de tinta. Uma escova de ferro manual pode ser usada para remover tinta de locais de difícil acesso, cantos, juntas difíceis de alcançar com uma ferramenta elétrica ou lixa simples. Uma escova com fio pode danificar seriamente a madeira, você deve trabalhar com cuidado, controlando a pressão.

Observação: Ao remover tinta mecanicamente, várias ferramentas são normalmente usadas.

Métodos térmicos para remover tinta velha

Quando aquecida, a camada de tinta incha, racha, o revestimento é facilmente removido com um raspador. Este método é usado para produtos que foram tingidos várias vezes. As principais dificuldades do método térmico:

  • a alta temperatura é perigosa para as mãos e a madeira - você pode secar ou atear fogo à madeira (com fogo aberto);
  • se o produto for complexo, pode estragar outros materiais, em particular o plástico derretido, danificar a fiação nas paredes;
  • substâncias tóxicas são liberadas da tinta.

Em altas temperaturas, o corante sai da madeira, a superfície fica limpa, adequada para processamento posterior de qualquer forma.

queimador de gás

Este método é perigoso devido às chamas abertas e deve ser usado com cuidado para evitar que a madeira e a tinta entrem em combustão. O resultado geralmente não é feliz - a árvore é deformada, a resina é liberada.

Este método é perigoso devido ao fogo aberto, deve ser usado com cautela.

Secador de cabelo de canteiro de obras

Usar um secador de cabelo permite criar calor sem o risco de incêndio. A pistola de ar quente é segurada com uma das mãos a 5 centímetros do revestimento, a outra remove imediatamente a tinta descascada. Os secadores de ar quente têm bicos diferentes, a temperatura é ajustável. É necessário proteger as mãos de queimaduras durante o trabalho, para proteger as superfícies nas quais o aquecimento é indesejável.

Aplique decapante para remover a tinta da madeira

Uma lavagem é um produto químico que dissolve corantes. Após a aplicação da composição na superfície, a camada de tinta e verniz incha, a tinta perde suas propriedades adesivas, afasta-se da superfície da madeira. A madeira fica limpa, lisa e uniforme. Devido à ausência de impacto mecânico, fricção, sem feridas, lascas, arranhões permanecem na superfície, o que piora a aparência dos produtos.

As lavagens são úteis para remover manchas de uma pequena área - elas podem ser aplicadas topicamente em uma área específica (formulações de gel).Um produto químico pode ser usado para tratar um produto volumoso (por exemplo, uma moldura de janela, uma porta, sem removê-lo de suas dobradiças). É fácil remover a tinta de um produto de configuração complexa (móveis) com um decapante líquido.

As lavagens são fáceis de usar, não requerem habilidades de trabalho, esforço físico e ferramentas especiais.

Variedades de composições

A indústria produz uma gama impressionante de tintas em uma variedade de bases. Como resultado, as lavagens são produzidas com as seguintes propriedades:

  1. Universal. Dissolve todos os tipos de corantes. Esta opção destina-se a casos em que não está claro que tipo de material de pintura é aplicado na árvore. Lavagens de uso geral são mais baratas do que as especiais, mas a dissolução de materiais de tinta levará mais tempo e exigirá mais reagente. Eles agem mais devagar, às vezes o produto tem que ser reprocessado. Vantagens - você não precisa se preocupar se adivinhou corretamente com a base, se necessário, pode remover a tinta de outro produto.
  2. Especializado. A base da preparação é um tipo específico de solvente destinado à base de uma composição específica. Esses produtos são mais caros, mas removem rapidamente a tinta da madeira. São produzidas composições para remoção dos seguintes corantes - poliuretano, alquídico, epóxi e outros.

As lavagens diferem na forma de liberação - líquido, pó seco, gel.

As lavagens diferem na forma de liberação - líquido, pó seco, gel. Diluir a lavagem para secar antes de usar.

Como escolher o certo

Ao escolher o tipo de lavagem, os seguintes pontos são levados em consideração:

  1. Você precisa escolher meios especiais para madeira - eles não afetam negativamente a madeira, não deformam a superfície.
  2. As formulações líquidas são adequadas para esculturas em madeira, formas complexas.O líquido penetra nos cantos, lacunas, dissolve a tinta em toda a superfície.
  3. Os géis de lavagem não escorrem, aderem firmemente mesmo a produtos verticais. É conveniente para eles remover a tinta das portas, molduras.
  4. Se a base da tinta for conhecida, o melhor é removê-la com um produto especializado para este tipo de manchas.

Ao trabalhar com móveis folheados, os especialistas recomendam dar preferência a preparações que possam ser removidas com aguarrás, para não danificar a madeira. Ao escolher, é necessário ler as instruções - as substâncias podem ter restrições nas condições de uso, na faixa de temperatura de uso.

Instruções de trabalho

Recomenda-se usar uma lavagem de acordo com o seguinte esquema:

  1. Etapa de preparação de superfície. O produto é limpo de sujeira, poeira, lavado. Limpe e seque.
  2. Todas as partes do objeto que não precisam ser limpas de tinta são cobertas com segurança com papel alumínio.
  3. A composição é aplicada com pincel duro, rolo ou por imersão em solução. Espalhe o gel de lavagem suavemente sobre a superfície. Deixe repousar 5-60 minutos (conforme recomendado pelas instruções). Você não deve manter a composição na árvore por mais tempo do que o período especificado.
  4. Após o inchaço, remova a camada de tinta com uma ferramenta. Se a tinta não sair, aplique a lavagem uma segunda vez. Use uma espátula para peças planas, uma espátula e um pano de limpeza para itens esculpidos e ondulados. As peças de carvalho são tratadas com uma esponja com camada abrasiva.
  5. A ferramenta é guiada ao longo das fibras de madeira.
  6. Após retirar a camada de tinta e verniz, limpe toda a peça com aguarrás. Isso neutralizará a lavagem e ajudará a evitar a influência do solvente na madeira.
  7. Em seguida, lave em água morna com sabão para remover os componentes oleosos residuais.

Antes de iniciar o primer e a nova pintura, os produtos são bem secos.

Antes de iniciar o primer e a nova pintura, os produtos são bem secos.

Importante: Após a remoção da tinta, as peças de madeira são lavadas conforme as instruções, não deixe o decapante secar nos produtos.

Métodos alternativos de remoção

Você pode remover a camada de tinta e verniz da árvore usando métodos populares, se não houver removedor pronto. Esses métodos também são chamados de químicos - as substâncias usadas amolecem o corante, causam um enfraquecimento das propriedades adesivas.

solução de soda cáustica

A soda cáustica é usada para remover materiais de pintura da seguinte forma:

  • refrigerante é diluído em água;
  • aplique a composição na camada de tinta - por 1-2 horas;
  • usando um raspador, remova a tinta inchada;
  • se necessário, reaplicar soda cáustica.

O produto é lavado com água morna e sabão e depois com água limpa. Ao processar peças verticais, a solução é engrossada com aveia para não pingar. A farinha é adicionada se a camada de corante for grande e velha. Neste caso, a dissolução dos materiais de pintura pode levar várias horas.

pó clareador

Dissolva o alvejante na água e cubra a camada de tinta com a solução. Quando a tinta começar a descascar, remova-a com uma toalha de metal, raspador. Bleach também ajuda a descolorir manchas na madeira, mata fungos e elimina bolor. Uma solução de alvejante é usada após lavagens prontas para uso para desinfetar produtos de madeira antigos.

Precauções para o trabalho

Remover manchas da madeira é um processo difícil, demorado e perigoso. Ao escolher qualquer um dos métodos acima, você deve observar as precauções de segurança:

  1. Você precisa trabalhar com roupas de proteção - luvas, macacão, óculos.
  2. No trabalho, fornecem boa iluminação, mesas confiáveis ​​​​(de preferência uma bancada de trabalho).
  3. Ao usar métodos mecânicos (especialmente com uma ferramenta elétrica), você deve proteger seus olhos, boca e nariz de migalhas que voam.
  4. É melhor trabalhar ao ar livre ou em ambientes fechados com boa ventilação.
  5. Não trabalhe perto de chamas e aquecedores. Ao usar métodos térmicos, as regras de segurança contra incêndio são observadas.
  6. Se o produto de lavagem entrar em contacto com a pele ou os olhos, deve enxaguá-los com água corrente. Consulte um médico se tiver alguma alergia ou queimadura.

A lavagem deve ser usada somente dentro dos prazos de validade estabelecidos pelo fabricante.

A camada de tinta e verniz na madeira envelhece e muitas vezes precisa ser atualizada. A melhor maneira de remover revestimentos antigos é usar lavagens. As preparações prontas para uso dissolvem rapidamente os materiais de pintura, não danificam a base de madeira, não são tóxicas e são seguras para os seres humanos.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha