30 melhores remédios para se livrar do mofo sob o papel de parede

O aparecimento de pontos pretos nas paredes não só estraga o interior, mas também sinaliza a presença de microorganismos patogênicos perigosos para a saúde na sala de estar. As condições favoráveis ​​​​para a reprodução são devidas a defeitos de construção, monitorando o estado dos sistemas de abastecimento de água, aquecimento e ventilação. Como se livrar do mofo sob o papel de parede nas paredes, nos cantos?

o que é um cogumelo

As manchas pretas ou azuladas nas paredes são colônias de fungos no estágio de frutificação. Estrutura do bolor: micélio, corpo de frutificação. Reprodução por esporos. Micélio - filamentos ramificados finos (1,5-10 micrômetros), graças aos quais o fungo recebe nutrição do substrato. O movimento do ar promove a propagação de esporos de mofo.

Os principais tipos de mofo encontrados nos aposentos são o Aspergillus preto e o Aspergillus fumante. Os materiais de construção são um terreno fértil para eles.Outros tipos de fungos prosperam em alimentos.

Razões para a aparência

Várias condições são necessárias para a vida útil do molde:

  • umidade acima de 60%;
  • temperatura de 0 a 50 graus;
  • acidez do meio de 5 a 7 ph;
  • base mineral como meio nutriente.

Em quais casos surgem condições favoráveis ​​para o aparecimento e reprodução do mofo em um apartamento/casa? Pessoas, animais, plantas evaporam a umidade presente no ar. Lavar, preparar comida, tomar banho e tomar banho aumenta a concentração. Durante o sono, 250 mililitros de água são excretados pela pele.

Num ambiente húmido, os bolores multiplicam-se em tudo: madeira, cartão, papel, plástico, cola, tinta.

Falta de ventilação

O isolamento térmico moderno torna o alojamento hermético. A falta de circulação de ar na sala causa aumento local de temperatura e umidade, por exemplo, nos cantos, na junção do teto e das paredes, paredes e pisos. O mofo se acumula nessas superfícies.

Porão

O ar tende a absorver umidade em altas temperaturas e liberá-la como condensação em baixas temperaturas. As caves podem ficar húmidas devido às baixas temperaturas e ventilação insuficiente, o bolor aparece na superfície das paredes, penetrando na alvenaria ou painel da sala.

O ar tende a absorver umidade em altas temperaturas e liberá-la como condensação em baixas temperaturas.

telhado com vazamento

A água que escorre pela parede de um telhado com vazamento forma uma mancha úmida na superfície, na qual os esporos de mofo preto começam a se multiplicar.

Defeitos de vedação

Blocos de janelas de baixa qualidade, violações durante a instalação levam à entrada de ar frio da rua. A condensação se forma no peitoril da janela, encostas, molduras - um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos no período outono-inverno.

Umidade residual após o reparo

Se a reforma da casa consistiu em nivelar a superfície das paredes, piso com a ajuda de misturas de construção, leva tempo para a secagem completa. Caso contrário, ocorrerá um "derramamento" de umidade na superfície por muito tempo com a formação de mofo.

No banheiro

Cortinas, portas interferem na circulação de ar acima do banheiro, o que retarda a evaporação da água. Nas juntas da banheira e das paredes, aparece mofo preto nas juntas dos ladrilhos.

Flores frescas no peitoril da janela

Um grande número de plantas que amam a umidade no parapeito da janela reduzirá a secura do ar interno, o que causará mofo nas janelas e paredes.

quartos de canto

Violações tecnológicas durante a construção de uma casa levam ao congelamento de cantos. Quando as paredes são resfriadas a 12,6 graus, ocorre um ponto de orvalho, no qual o ar quente esfria ao atingir a superfície, formando condensação nos cantos, criando condições para o crescimento de mofo.

Violações tecnológicas durante a construção de uma casa levam ao congelamento de cantos.

Que mal pode causar à saúde humana

O mofo é perigoso por seus resíduos: esporos e micotoxinas. As sementes microscópicas se dispersam pelo ar e entram nos pulmões. As micotoxinas são formadas quando o substrato nutriente do mofo se decompõe.

Bem-estar geral

Depois de entrar no corpo, a infecção fúngica causa um processo inflamatório que pode afetar todos os órgãos e sistemas. A intoxicação ocorre, causando fraqueza geral, uma condição dolorosa.

Aflatoxina

Veneno biológico, cancerígeno. Produzido por uma variedade de fungos Aspergillus. Ele entra no corpo pela ingestão de produtos contaminados. Com uma dose de mais de 0,3-0,6 microgramas por 60 kg, aparecem os sintomas:

  • contrações musculares involuntárias;
  • fraqueza;
  • dor de cabeça;
  • dor no hipocôndrio direito.

Danifica o fígado em exposição prolongada.

alérgeno forte

Os esporos de mofo causam alergias na forma de erupções cutâneas e obstrução brônquica.

Sistema imunológico

Os efeitos alérgicos dos fungos no sistema imunológico levam a uma depleção do sistema imunológico. Desenvolve-se uma alergia cruzada a produtos alimentares obtidos por fermentação (massa, queijo, vinho, cerveja) e diminui a resistência a doenças infecciosas.

Os efeitos alérgicos dos fungos no sistema imunológico levam a uma depleção do sistema imunológico. expande

doença de Usov

O aparecimento de pelos acima dos lábios e no queixo nas mulheres significa um mau funcionamento do sistema endócrino, cuja causa é o envenenamento por mofo.

Avitaminose

A falta de vitaminas no organismo se deve à diminuição do consumo (apetite) e ao comprometimento do funcionamento do trato gastrointestinal, o que se explica pelos efeitos tóxicos do mofo.

Os principais sintomas são:

  • tontura;
  • dor de cabeça;
  • fraqueza.

Os sintomas específicos dependem da falta de uma vitamina específica.

Ergotismo

Comer micélio de ergot leva a doenças graves, incluindo a morte. Ergot é um fungo que cresce em cereais, principalmente centeio.

Distúrbios renais

Distúrbios autoimunes devido a fungos afetam o funcionamento do sistema excretor. Os processos inflamatórios nos rins podem se tornar crônicos.

síndrome de Reye

Crianças vivas em quartos infectados com mofo podem provocar o desenvolvimento da síndrome de Reye - uma doença perigosa para a vida e a saúde. A taxa de mortalidade chega a 20%, não é diagnosticada nos estágios iniciais. A infecção afeta o cérebro e o fígado.

Viver com crianças em quartos infectados com mofo pode desencadear o desenvolvimento da síndrome de Reye.

Câncer de fígado

O fígado é o principal órgão filtrante. A irritação tóxica a longo prazo das células do fígado pode levar à sua degeneração (cirrose) ou inflamação (hepatite). Ambas as doenças são pré-cancerosas.

Uma forma rara de trombocitopenia

Aumento do sangramento causado pela exposição alérgica ao Aspergillus. Contusões incomuns e duradouras aparecem no corpo. As feridas não cicatrizam e continuam a sangrar.

Contagem de plaquetas anormalmente baixa

A violação da função hematopoiética se manifesta pela produção insuficiente de plaquetas devido a processos inflamatórios no fígado. A anormalidade para homens é inferior a 200 mil unidades/microlitro, para mulheres - de 70 a 170 mil unidades/microlitro, em crianças - dependendo da idade.

aleikia venenosa

Um sinônimo da doença é amigdalite tóxica. Causada pela ingestão de grãos contaminados com um fungo.

Painéis:

  • estomatite, hiperemia das amígdalas (fase inicial - de 3 a 8 dias);
  • gastrite;
  • arrepios;
  • fraqueza.

Os testes clínicos mostram uma diminuição persistente no número de leucócitos.

como detectar

Contaminação fúngica afeta a saúde...É possível suspeitar da presença de bolor numa habitação quando surgem determinados sinais e uma deterioração do bem-estar.

É possível suspeitar da presença de bolor numa habitação quando surgem determinados sinais e uma deterioração do bem-estar.

cheiro úmido

O quarto tem uma característica cheiro úmido... Há um aumento da umidade no ar, o que dificulta a respiração.

Súbita deterioração da saúde

Sem motivo aparente, as pessoas que moram em apartamentos e casas com fungos desenvolvem problemas de saúde que não podem ser diagnosticados normalmente. Quanto maior a área ocupada pelo mofo, mais forte é seu efeito patogênico. Acredita-se que, se ele capturou 20% da área de todas as superfícies, é impossível viver em tal sala.

dores de cabeça frequentes

As micotoxinas estão presentes no ar e entram na corrente sanguínea através dos pulmões. Substâncias venenosas causam intoxicação do corpo, que é acompanhada de dores de cabeça.

Depressão

A depressão é uma reação neurológica do corpo a condições externas adversas de qualquer tipo. Uma diminuição nas funções fisiológicas do corpo devido à intoxicação constante afeta o estado mental. Uma pessoa está em estado de depressão, seu apetite diminui e a insônia aparece.

fadiga crônica

A neurose causada pela depressão torna-se fadiga crônica. O enfraquecimento geral do corpo devido aos efeitos tóxicos dos resíduos de fungos leva a uma diminuição da imunidade e suscetibilidade a infecções.

Alergia

Os esporos de mofo são alérgenos poderosos. Sinais de uma resposta autoimune podem aparecer não apenas em pessoas com imunidade reduzida, mas também naquelas que nunca tiveram sintomas semelhantes.

Sinais de uma resposta autoimune podem aparecer não apenas em pessoas com imunidade reduzida

problemas neurológicos

A má saúde constante leva a irritabilidade excessiva ou, inversamente, apatia, cãibras nos membros.

Erupções cutâneas

Uma erupção no corpo devido ao contato com toxinas de fungos se parece com urticária: bolhas vermelhas que coçam intensamente. Devido à exposição prolongada ao corpo, as irritações da pele podem se tornar crônicas: dermatite, eczema.

Problemas digestivos

O trabalho do intestino delgado e do fígado é perturbado, o que afeta a absorção de nutrientes e vitaminas.

sinusite crônica

Os esporos de mofo causam irritação e inflamação do revestimento do seio, que progride para a fase aguda/crônica.

Amiotrofia

As toxinas do mofo têm um efeito complexo no corpo, levando a uma condução nervosa prejudicada e redução do apetite. Uma pessoa perde peso, a força muscular enfraquece.

Problemas respiratórios

Se os esporos de mofo entrarem nos pulmões, isso leva ao desenvolvimento de pneumonia incurável. Uma reação alérgica pode se manifestar na forma de estreitamento dos brônquios, desenvolvimento de asma.

Como parar a infecção

Microrganismos patogênicos aparecem e se multiplicam quando são criadas condições favoráveis, é impossível exterminar o mofo sem eliminar as causas do desenvolvimento de formações micóticas. Antes de iniciar o tratamento antifúngico, você precisa descobrir por que as manchas pretas de mofo apareceram na superfície das paredes. O próximo passo é corrigir o problema.

Eliminação de fontes de umidade

Você pode se livrar da umidade da casa selando a fonte e o aquecedor. Torneiras de cozinha e banheiro com defeito devem ser consertadas. A condensação se forma nos canos de água na estação fria devido à diferença de temperatura entre a água fria e o ar da sala.

Você pode se livrar da umidade da casa selando a fonte e o aquecedor.

Nesses casos, colocam-se cilindros de plástico nas tubulações ou utiliza-se sílica gel, que absorve a umidade do ar. Eles agem da mesma forma com o aumento da umidade do ar devido às flores de interior: colocando um recipiente com dessecador no parapeito da janela.

Gotas de orvalho nas janelas indicam a necessidade de repará-las ou substituí-las. A umidade do porão penetra na alvenaria na forma de condensação.

Causas de alta umidade no porão:

  • vazamento de tubulação;
  • ventilação insuficiente;
  • portas e janelas não lacradas.

A solução ideal é a reparação do sistema de abastecimento de água, a substituição de portas e janelas, a instalação de uma conduta de ar adicional.

O que fazer para melhorar a circulação de ar

As janelas de plástico permitem ajustar vários modos de ventilação. Nos banheiros, é necessário mover as cortinas, abrir as portas do chuveiro, instalar um exaustor de tiragem forçada.

Ultravioleta

Lâmpadas UV domésticas são usadas para desinfecção de ambientes. A radiação na faixa de 100 a 320 nanômetros mata bactérias e esporos de fungos. As lâmpadas de quartzo emitem raios na faixa mais severa, com liberação de ozônio. Eles são prejudiciais para humanos e animais. A sua presença durante o tratamento não é permitida.

Os dispositivos de vidro Uvol emitem radiação suave, não emitem ozônio, são inofensivos para o sistema respiratório, mas danificam a córnea dos olhos. Para eliminar os esporos de fungos, o período de tratamento é estendido. As lâmpadas de amálgama são seguras e eficazes.

Lâmpadas UV domésticas são usadas para desinfecção de ambientes. Lâmpadas UV domésticas são usadas para desinfecção de ambientes.

Superfícies contaminadas são tratadas com um dispositivo portátil aberto ou fechado.Os raios não penetram na espessura das paredes, não afetam o micélio, afetando corpos frutíferos e esporos. A lâmpada é usada várias vezes para eliminar o mofo.

Seque o ar com um aquecedor de ar ou secador de cabelo de construção

Fungos e bolores são mortos por baixa umidade e altas temperaturas. O uso de termoventiladores seca o ar rapidamente. Um jato de ar quente é direcionado sobre a superfície da parede por várias horas.

Como se livrar de

A aparência de mofo sob o papel de parede é detectada quando aparecem pontos pretos nele. Recomenda-se retirar o papel de parede imediatamente para obter uma imagem completa da propagação do mofo.

Usando uma faca, uma espátula afiada, o papel de parede é cortado ao longo da dobra do canto, separado da superfície da parede e o grau de infecção é avaliado.

Após a desinfecção, a superfície é deixada em repouso por um determinado período para garantir a eliminação do mofo. O próximo passo é remover todos os vestígios de mofo do exterior do papel de parede. O método de descarte depende do tipo de papel de parede.

Não tecido ou acrílico

Um limpador barato e eficaz para cravos é Whiteness Bleach. Em primeiro lugar, determina-se a qualidade do papel de parede: resistência ao líquido que contém cloro. Em um local discreto, limpe o papel de parede com uma esponja embebida em água sanitária. Se não ocorreu delaminação e sangramento da camada de tinta, o produto doméstico é adequado para uso.

O papel de parede é colado em seu lugar original. O alvejante é aplicado na esponja e os vestígios de mofo são removidos. Após 10 a 20 minutos, o cloro descolorirá a superfície, restaurando o papel de parede à sua aparência original. O amarelecimento restante é removido por tratamento repetido com Whiteness.

Papel

Não será possível lavar a placa de papel de parede. O papel de parede que perdeu sua aparência precisará ser recortado e colado novamente.

Detergentes

O papel de parede com revestimento resistente à umidade, após a remoção do mofo da parede e a colagem, é tratado com água e sabão. Aparas de sabão em pó e 10 mililitros de detergente para louça são adicionados à água quente. Use uma esponja elástica para levantar a espuma e aplique no papel de parede. Após 2-3 minutos, remova a espuma com uma esponja, limpando o papel de parede. Os resíduos de sabão da superfície são lavados com água limpa.

O papel de parede com revestimento resistente à umidade, após a remoção do mofo da parede e a colagem, é tratado com água e sabão.

Reparação como um método radical de eliminação

O controle local do mofo que penetrou no papel de parede nem sempre é eficaz. Esporos dormentes, micélio podem aparecer em outras superfícies. É impossível rastrear a derrota sob o papel de parede. A melhor maneira de se livrar do mofo é remover o papel de parede, desinfetá-lo e colar novos.

Métodos tradicionais

Meios improvisados ​​​​são adequados se o molde não tiver tempo para capturar uma grande área e afundar profundamente na base mineral.

Bicarbonato de sódio

Para remover a placa preta, um mingau líquido é preparado com refrigerante. Antes de aplicá-lo na área infectada, a superfície é bem limpa com uma espátula ou pincel duro. Tirar o pó. O local da esporulação é coberto com uma mistura de refrigerante e deixado para secar.

Em superfícies verticais, esta é uma tarefa difícil. Para aderir à parede, o bicarbonato de sódio deve ser misturado com gel de lavar louça. Após a secagem, o produto é retirado da superfície com uma esponja seca, lavado com água e seco.

vinagre de mesa

O álcool acético tem propriedades anti-sépticas. O líquido é bem absorvido em materiais porosos, destruindo esporos de fungos e micélio.A superfície requer preparação: remova o molde "revestimento" mecanicamente. Aplique vinagre com um borrifador.

Falta de fundos: fumaça tóxica durante e após o tratamento. O trabalho é realizado em um respirador com uma janela aberta. Depois de seca, a superfície não necessita de enxaguamento.

Peróxido de hidrogênio

Um agente anti-séptico médico com uma concentração de 3% atua efetivamente no molde que apareceu nas juntas de silicone da superfície pintada. A droga não é tóxica. Trate molhando a superfície preparada com uma esponja.

Antisséptico medicinal com concentração de 3% é eficaz contra mofo

Amônia

A solução de amônia a 10% tem um cheiro pungente. O tratamento de superfície contra o mofo é realizado em luvas de borracha, respirador, em calado. Secagem - com janela aberta ou ventilação forçada até que o vapor de amônia desapareça. A superfície é impregnada com uma esponja. Após a secagem, limpe a camada superior destruída com mofo com uma espátula.

sabão em pó

Para lavar o molde, o sabão é dissolvido em água quente até obter uma solução espessa. Para remover cravos, primeiro use uma esponja e depois uma escova dura. No final do tratamento, a superfície é limpa com uma esponja embebida em água limpa.

Água sanitária

Produtos de cloro inibem o crescimento de fungos. A desvantagem é a descoloração da superfície tratada, fumaça, prejudicial à saúde, se for usada uma grande quantidade de alvejante. Materiais porosos são impregnados com líquido de branqueamento. Após a secagem, a superfície é limpa dos restos do fungo.

Sulfato de cobre

Para o tratamento de cravos, a solução é preparada conforme as instruções, na concentração máxima. Após a impregnação, a superfície é mantida por 1-2 dias. Falta de fundos - vapores nocivos, manchas de superfícies em azul.

O uso de ferramentas profissionais

O mofo é difícil de eliminar. Os esporos que permanecem na superfície, o micélio que cresce na ninhada, dará recorrências da infecção.

Os fabricantes de produtos químicos oferecem uma ampla variedade de produtos químicos que podem matar o mofo.

Solução fungicida

Preparações especializadas no combate ao mofo e ao bolor. O princípio de ação é suprimir a biossíntese celular de fungos. Componentes dos fungicidas: substâncias inorgânicas e orgânicas.

Preparações especializadas no combate ao mofo e ao bolor.

Para remover manchas pretas dentro de casa, use produtos à base de minerais (enxofre, cobre, cádmio, mercúrio). Drogas tóxicas requerem manuseio cuidadoso.

Antisséptico

Agente que afeta o desenvolvimento da microflora dos saprófitos (fungos que parasitam substâncias orgânicas). É utilizado como aditivo em massas, tintas, vernizes para superfícies de madeira. Evita o aparecimento de mofo, a destruição da estrutura devido ao apodrecimento.

produtos clorados

O cloro é considerado o elemento mais eficaz para matar esporos de mofo e micélio. O número esmagador de medicamentos que ajudam a limpar casas e apartamentos de mofo e fungos contém compostos de cloro em concentrações variadas. Métodos de aplicação - de acordo com as instruções.

Revisão de remédios populares

A escolha do produto químico depende do grau de infestação de fungos, dos motivos do aparecimento e das possibilidades de ventilação.

Odorgone Professional para o lar

Um purificador de ar elimina odores e mofo. Princípio de funcionamento: pulverizar sobre uma superfície contaminada e no ar. A ação molecular no micélio do fungo interrompe a esporulação.A droga não é tóxica para humanos e animais, de base vegetal.

Cillit bang

O agente de limpeza contém cloro, que age como um veneno no mofo. O pulverizador com bico permite o tratamento de superfícies de difícil acesso. Aplique o produto a uma distância de 10 a 15 centímetros. Após um quarto de hora, remova o molde com uma esponja seca e enxágue a área com água limpa.

Mellerud

O gel contém cloro, eliminando o mofo teimoso da superfície de paredes, tetos, alvenaria, azulejos, madeira. O gel é absorvido pelo revestimento, mantendo seu efeito antifúngico por muito tempo. O produto é pulverizado a uma distância de 5 centímetros. Depois de uma hora, enxágue com água, ventile a sala.

O gel contém cloro, eliminando o mofo teimoso da superfície de paredes, tetos, alvenaria, azulejos, madeira.

dalí

Antisséptico sem cloro. Recomendado pelo fabricante para todos os tipos de superfícies. A limpeza mecânica do molde é desejável antes da aplicação. Aplique por 24 a 48 horas. A área afetada é raspada com uma escova dura, lavada com água. Sem limpeza mecânica, o tratamento é repetido após 6 dias.

fungifluidos dos Alpes

Medicamento antifúngico (fabricado na França) com efeito radical e profilático por 2 anos. Não tóxico, inodoro. Eficaz para todos os tipos de superfícies. A superfície é limpa antes do uso. O produto é aplicado com pincel. Após 4 dias, o mofo morto é removido com uma escova seca e dura, a área é lavada com água e seca.

Pare de moldar Olympe

O produto biológico causa a morte do molde dentro de 24-48 horas após o tratamento da superfície na sala. O anti-séptico aplica-se a pincel ou rolo em 2 demãos sobre superfície preparada e seca. Nenhum outro tratamento é necessário.

Biotol Spray

Produto à base de biocida, não tóxico para o ser humano. Antes do uso, as partículas são destruídas da base, a tinta incha, a poeira é removida da superfície. A área do molde é irrigada.Após 5 horas, a superfície está pronta para aplicação de primer e pintura.

Mavix Orgânico

O conjunto inclui impregnação e repelente de água. Antes de aplicar o anti-séptico, a superfície da parede é limpa de mofo, untada com impregnação. Mavix Bio é aplicado lá. Após a secagem, a área é protegida da infiltração de água com um repelente de água.

Biocida-S

Desinfetante de amplo espectro. A superfície das paredes, banheiras com mofo é enxugada com solução a 0,5% preparada de acordo com as instruções. Após 1 hora, o produto é lavado com água. O processamento é realizado em luvas de borracha, roupas de proteção.

Abedis 06

O concentrado líquido é diluído na proporção de 1: 2 (para contaminação severa por mofo, use em sua forma pura). A superfície previamente limpa é impregnada com um anti-séptico usando uma escova. O tempo de desinfecção é de 24 horas. No final do tratamento, lave o produto da superfície.

A superfície previamente limpa é impregnada com um anti-séptico usando uma escova.

SCHIMMEL-ENTFERNER

Solução hipoclorosa (fabricada na Alemanha) para todos os tipos de superfícies, exceto metálicas, não requer remoção prévia do molde antes do uso. Pulverize a uma distância de 5 centímetros. Após 20 minutos, é lavado com água e escova com ventilação ambiente. O tratamento pode ser repetido várias vezes.

NANO-FIX

Agente impermeabilizante cuja utilização reduz o risco de formação de bolor na superfície de paredes, tectos e pavimentos.

Metas-BIO

Produto biológico para proteção de superfícies e produtos de madeira contra todos os tipos de mofo. Não tóxico, mantém seu efeito por 2 anos. Antes de usar, é diluído com água na proporção de 1: 3.

NEOMID Orgânico

A utilização do produto não requer preparação de superfície. Focos de mofo não muito pronunciados são irrigados a uma distância de 10 a 15 centímetros. Após 60-120 minutos, a área é lavada com uma escova dura.Neomid Bio 600 é necessário para eliminar lesões profundas.

Quando ligar para a SES

O aparecimento de mofo preto nas paredes, tetos, juntas e costuras requer ação urgente. Os moldes podem se multiplicar à taxa de 1 metro quadrado por semana.O perigo de infecção reside na criação de um ambiente favorável para outros microorganismos patogênicos.

Com uma grande área de manchas, a germinação do micélio de bolor através da alvenaria, é necessária a ajuda de especialistas em desinfecção. As tarefas dos trabalhadores da SES são determinar a causa do aparecimento do mofo, sua variedade e a área de distribuição. Com base na conclusão, o método e a duração do tratamento são determinados. O controle profissional de mofo consiste em fumigação quente e fria de lareiras, aplicação de gás em toda a sala, seguida de desinfecção úmida. É impossível realizar esse tratamento sozinho.

Medidas preventivas

A luta contra o mofo começa com uma impregnação antifúngica preliminar das superfícies minerais para fortalecer a camada superficial e melhorar a adesão das partículas. A proteção hidrofóbica impede que a umidade penetre nas camadas mais profundas, facilitando a remoção do mofo.

Em ambientes inicialmente muito úmidos, a circulação do ar deve ser feita por ventilação natural ou forçada. Se houver risco de ponto de orvalho, é necessário o isolamento externo da fachada.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha