Como consertar ripas de cama com as próprias mãos e regras de restauração

Algumas pessoas compram camas caras e pensam que no futuro não terão que gastar tempo consertando-as. No entanto, este não é o caso e até mesmo produtos caros quebram com o tempo e, portanto, precisam ser reparados. Recomenda-se entender com antecedência as peculiaridades do reparo das ripas da cama.

o que é lamela

Antes de iniciar o trabalho, é necessário se familiarizar mais detalhadamente com a descrição das características das lamelas. As ripas são chamadas de estruturas de madeira que têm uma forma curva. Suas características incluem um alto nível de firmeza e elasticidade. É graças a essas características que é possível fixar firmemente o colchão.


As ripas são feitas de madeira de alta qualidade. Na maioria das vezes, eles usam bétula, bordo, freixo ou faia. São cortados em madeira maciça, após o que são processados ​​​​e recebem uma forma curva.

Esses produtos de madeira são dispostos a uma distância de 2 a 5 centímetros. Isso permite que pessoas magras e com sobrepeso usem camas de ripas. A espessura de uma placa atinge dez milímetros e a largura não excede trinta. No entanto, camas baratas podem usar placas com espessura de 4 a 5 milímetros.

As principais causas de avarias

Às vezes, as pessoas se deparam com o fato de que a mesa da cama está quebrada. Existem várias razões principais pelas quais uma tábua de madeira pode quebrar:

  1. Cargas admissíveis excedidas. As ripas de madeira têm certos limites de carga que não devem ser excedidos. No entanto, algumas pessoas os sobrecarregam de qualquer maneira, o que leva ainda mais a colapsos. Portanto, é recomendável se familiarizar com as cargas permitidas do leito lamelar com antecedência.
  2. Casado. Às vezes, os fabricantes instalam produtos inferiores feitos de madeira defeituosa. Isso geralmente acontece ao usar madeira seca demais, que se deteriora rapidamente mesmo com cargas leves.
  3. Operação de longo prazo. As ripas podem quebrar se usadas por mais de dez anos.

Como escolher o novo

Às vezes, os produtos antigos não podem ser reparados e você deve substituí-los por novos. Antes de comprar novas placas, você precisará determinar os detalhes da compra.

Às vezes não é possível reparar produtos antigos e você deve substituí-los por novos.

O tamanho

Na fabricação de grades de sofá, são utilizadas lamelas, cujo tamanho pode diferir. Portanto, antes de comprar, você deve se familiarizar com as principais variedades desses produtos:

  1. Largo. Esses modelos são adquiridos se você precisar substituir as ripas de sofás grandes, onde estão instalados capotas de mola. A largura dessas placas não excede sete centímetros.
  2. Estreito. Eles são considerados um material versátil porque são adequados para qualquer colchão. Os especialistas aconselham a compra de ripas estreitas para camas com colchões de molas. Isso aumentará a resistência da estrutura. A largura das lamelas estreitas é de 4-5 milímetros. A espessura dessas tiras é pequena e atinge apenas três milímetros.

Quantidade

Decidido o tamanho, é preciso determinar o número ideal de pranchas... Algumas pessoas não sabem quantas pranchas comprar para fortalecer a base da cama.

Os especialistas recomendam a compra de muitas ripas, pois disso depende a resistência do produto.

Para determinar o número de ripas necessárias, considere as dimensões da cama. Por exemplo, para estruturas duplas, são adquiridas pelo menos trinta ripas. Para camas de solteiro, 15 a 20 peças são suficientes. No entanto, alguns fabricantes instalam mais de trinta ripas para tornar o sofá mais resistente e resistente ao estresse.

Material

Na maioria das vezes, as ripas dos sofás são feitas de madeira. É usado para fazer compensado colado, que é colocado em várias camadas para criar uma superfície mais durável. Os produtos de compensado são caracterizados por boa resistência e elasticidade. Além disso, as ripas podem ser feitas dos seguintes materiais:

  1. Bétula. Produtos de baixo custo são feitos de bétulas jovens. Tais estruturas não são muito duráveis ​​e, portanto, de uso ou não recomendado.
  2. Faia. Para fazer molas de caixa mais confiáveis, a faia é frequentemente usada. Esta madeira é flexível e muito durável.

Na maioria das vezes, as ripas dos sofás são feitas de madeira.

Como reparar e substituir ripas

Na fase inicial do reparo, é necessário se livrar das tiras danificadas. Eles são cuidadosamente puxados para fora da ranhura, empurrados para o lado e puxados para fora da estrutura. Alguns tipos de ripas são fixados com suportes especiais. Nesse caso, você precisará usar um alicate ou uma chave de fenda.

Algumas pessoas usam martelo, mas não recomendam o uso, para não danificar acidentalmente a estrutura.

Se as ripas estiverem quebradas na parte central da cama, você pode trocá-las pelas ripas extremas.Isso é feito quando uma ou duas ripas são quebradas. Se mais ripas estiverem quebradas, você precisará comprar novas. Ao mesmo tempo, é recomendável comprar os mesmos produtos de antes. Os produtos adquiridos são cuidadosamente fixados na cama com grampos. Após a instalação, é necessário verificar a confiabilidade da fixação e garantir que as ripas não fiquem penduradas.

Como consertar um mecanismo de elevação com suas próprias mãos

Às vezes, junto com as ripas, falha o mecanismo de elevação da cama, responsável pela transformação da estrutura. Os seguintes sinais indicam uma falha:

  • rebaixamento espontâneo da base ortopédica;
  • bloqueio do mecanismo ao levantar ou abaixar a estrutura;
  • rangidos e outros ruídos estranhos que ocorrem durante a operação.

Se algum dos sintomas listados aparecer, o mecanismo de elevação deve ser desmontado. Para isso, o colchão é retirado da cama, após o que sua base é desaparafusada. Em seguida, os fixadores são desaparafusados, com a ajuda dos quais o mecanismo é aparafusado à estrutura. É difícil consertar esse produto por conta própria e, portanto, é melhor encaminhá-lo a um mestre que conserta móveis profissionalmente.

... É difícil consertar um produto desses por conta própria e, portanto, é melhor confiá-lo ao mestre

Maneiras de restaurar uma cama velha

Se a cama for muito velha, você pode restaurá-la e deixá-la com aparência de mobília nova. Durante o processo de restauração, é necessário examinar cuidadosamente a estrutura e identificar as peças que precisam ser substituídas. Na maioria das vezes, as molas e o colchão são trocados durante a restauração. Às vezes, as pessoas decidem substituir os painéis laterais desgastados. Para fazer isso, você precisará adquirir novos painéis adequados para o sofá restaurado. Se as partes laterais não estiverem muito gastas, você pode lixá-las e envernizá-las. Nesse caso, recomenda-se o uso de misturas de vernizes com tonalidade de mogno.

Você também pode substituir a pele desgastada. É difícil substituí-lo por conta própria, então você precisa confiar este trabalho a um especialista.

dicas e truques

Para reparar adequadamente as ripas quebradas, você deve se familiarizar com as recomendações e dicas para realizar trabalhos de reparo:

  • a superfície sobre a qual serão realizados os reparos deve ser previamente coberta com uma película para protegê-la de detritos;
  • para chegar às ripas instaladas, você precisará se livrar dos apoios de braços, encosto e painéis laterais com antecedência;
  • desmontando a estrutura, os fechos são dobrados em um recipiente separado;
  • após a desmontagem da cama, as tábuas são cuidadosamente examinadas quanto a danos;
  • todas as tiras danificadas são cuidadosamente desparafusadas com uma chave de fenda, é contra-indicado removê-las manualmente.

Conclusão

Com o tempo, todas as camas quebram e precisam ser consertadas. Na maioria das vezes, as quebras estão associadas à fragilidade das ripas sobre as quais o colchão repousa. Se essas placas quebrarem, é recomendável substituí-las imediatamente por novas. Antes disso, você deve se familiarizar com as características de escolha de novas fitas e as principais recomendações para sua posterior substituição.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha