O momento e as melhores maneiras de armazenar o óleo de girassol em casa
O óleo de girassol é o produto mais popular usado para fritar, temperar, enlatar, preparar temperos e molhos. Por isso, muitas vezes é necessário comprá-lo, mas quem deseja guardá-lo para o futuro deve saber como armazenar corretamente o óleo de girassol em casa. O sabor do produto e a quantidade de propriedades benéficas que ele contém dependerão disso.
Recursos de armazenamento de chaves
Os óleos vegetais contêm vitaminas valiosas, minerais que não são sintetizados por conta própria no corpo humano, mas são necessários para ativar muitos processos vitais. O produto é, portanto, útil para os seres humanos.
O óleo vegetal tem prazo de validade e requer condições ideais. Se você não seguir todas as recomendações, o produto espremido na hora ficará inutilizável após um mês. Para evitar que isso aconteça, você deve:
- Não armazene próximo ao fogão, pois a vida útil será reduzida e há alto risco de incêndio no ambiente.
- Grandes estoques podem ser colocados em uma despensa ou porão fria para que a luz não incida sobre eles e os aquecedores estejam localizados o mais longe possível.
- Ao comprar, deve-se atentar para a integridade da embalagem, caso contrário, o período de armazenamento será curto.
Importante! Deve-se notar que o prazo de validade do óleo vegetal na embalagem é correto se você armazenar o produto em condições ambientais. Em temperaturas mais baixas, durará muito mais tempo.
Como escolher o certo
Na hora de comprar, além do preço, é preciso levar em consideração a aparência do azeite, a integridade da embalagem, o prazo de validade, a composição, e só depois de se certificar de sua qualidade, compre.
Algumas regras para uma compra bem-sucedida:
- compre apenas em locais escuros, as bancadas devem estar o mais longe possível da luz solar direta;
- um produto que está há muito tempo na loja e cujo prazo de validade está chegando ao fim, pode ter um sabor amargo e ser prejudicial à saúde;
- a cor do produto também deve ser levada em consideração, a presença de turvação indica que o produto se deteriorou.
Antes de fazer a escolha, é recomendável determinar a finalidade do produto. Além disso, na hora de escolher, vale estudar as informações do rótulo, já que muitos fabricantes usam um golpe publicitário para atrair clientes e aumentar as vendas. Por exemplo, a inscrição “não contém colesterol” é uma delas, pois não é encontrada nas gorduras vegetais. E o teor de vitamina E, como às vezes diz a inscrição na embalagem, também não faz sentido, pois está presente em todos os tipos de óleos vegetais.
Não refinado
Adequado para fazer saladas e lanches frios, pois contém um grande número de ingredientes úteis devido à falta de processamento posterior após a limpeza, possui sabor e aroma agradáveis. Com o tempo, não precipita e não adquire amargor.

Refinado
É usado exclusivamente para fritar, é indesejável usá-lo cru. Devido à purificação completa, pode conter várias impurezas, que formam um sedimento e afetam negativamente o sabor. Não é caracterizado por um cheiro pronunciado, mas tem um sabor agradável e uma tonalidade brilhante.
Cru
O óleo de girassol bruto é apenas purificado de grandes impurezas mecânicas. Não dura muito tempo e não pode se orgulhar de uma aparência atraente, mas é dotado de muitas propriedades curativas. É utilizado na preparação de molhos, saladas e o seu sabor lembra claramente as sementes de girassol.
Hidrato
Difere em sabor e aroma pronunciados. Produzido por pré-limpeza e hidratação. É aquecido, passado por água quente em estado pulverizado e deixado por algum tempo. Proteínas e outros componentes viscosos precipitam e o óleo hidratado acabado é coletado na superfície.
Congeladas
Este produto foi liofilizado para recuperar a cera natural que confere turbidez ao óleo. Tal produto perde quase todas as suas propriedades benéficas e é uma mistura de triglicerídeos, mas mantém sua transparência original. Não espuma nem fuma quando aquecido. Não tem sabor nem cheiro, mas tem uma vida útil longa e tem boa aparência. É recomendado para pessoas em dieta.
Condições ideais de armazenamento
Para que os pratos preparados sejam saudáveis e saborosos, é necessário observar todas as condições de armazenamento do óleo de girassol e aplicá-lo corretamente.
Temperatura
Muitas donas de casa acreditam que é necessário guardar o óleo de girassol na geladeira, enquanto outras argumentam que assim ele perde a maior parte de suas qualidades benéficas. De fato, a temperatura ideal, que não leva à destruição de componentes importantes da composição, é de 8 a 20 graus. Na porta da geladeira, a temperatura é mantida em cerca de 10 graus, e nos armários da cozinha pode ultrapassar significativamente o indicador ideal. É, portanto, óbvio que o período de armazenamento do óleo em condições ambientes, bem como próximo ao fogão e aquecedores, é reduzido.

Importante! O óleo de girassol não tolera mudanças bruscas de temperatura.
Umidade
A umidade ideal do ar deve ser reduzida e variar de 60 a 75%.
Iluminação
Uma garrafa com matéria vegetal não deve ser colocada no peitoril da janela, onde há uma grande probabilidade de exposição constante à radiação.
Para armazenamento a longo prazo, é melhor escolher um local escuro.
Recipiente
Antigamente, o óleo de girassol era despejado em garrafas de vidro escuro, pois eram bem fechadas e não deixavam passar os raios do sol. Além disso, as grossas paredes de vidro mantinham a temperatura constante ao longo do tempo. Quando armazenado em frasco transparente, recomenda-se envolver o recipiente com papel alumínio, protegendo-o da luz. Recipientes de metal não são absolutamente adequados para armazenar óleo de girassol.
Se você escolher o local de armazenamento certo, o produto será perfeitamente preservado na embalagem plástica de fábrica.Despejar óleo em outro recipiente pode causar o crescimento de bactérias e reduzir significativamente a vida útil.
O óleo é capaz de absorver odores estranhos; portanto, não pode ser armazenado próximo a produtos com um sabor específico, por exemplo, temperos, especiarias.
Prazo de validade do produto em casa
Muitas pessoas consideram o prazo de validade do óleo de girassol ilimitado, mas essa opinião está errada. Se o produto refinado estiver hermeticamente fechado em um recipiente de plástico e estiver em ótimas condições, sua vida útil é de 2 anos. Após a abertura da garrafa, a vida útil em casa não excede 2 semanas.

O óleo fechado, preparado pela tecnologia de prensagem a frio, pode ser armazenado em casa, respeitando todas as normas, por cerca de seis meses, após a abertura pode ser utilizado por um mês. O óleo não refinado prensado a frio pode reter suas propriedades benéficas e sabor por até um mês.
Se a prensagem a quente foi usada na fabricação, a vida útil é estendida para 10 meses.
Importante! Ao armazenar o produto além do período prescrito, iniciarão os processos de oxidação, durante os quais serão liberadas substâncias nocivas.
Como armazenar no congelador
Você pode armazená-lo na geladeira em temperaturas de 0 a 11 graus por cerca de um mês. Mas, para aumentar significativamente a vida útil, você pode congelá-lo no freezer. Antes de enviar o óleo de girassol para congelamento, você deve considerar algumas recomendações:
- despeje o produto de uma garrafa grande em vários recipientes pequenos;
- enrosque bem a tampa na embalagem;
- as condições de congelamento são adequadas exclusivamente para óleo refinado;
- não volte a congelar o produto.
Assim, você pode estender a vida útil do óleo por até um ano, preservando todas as suas propriedades úteis.
Como prolongar a vida útil
Existem várias maneiras de prolongar a vida útil do óleo de girassol.
Feijões
Para usar o produto o maior tempo possível, é necessário abrir a embalagem e jogar 3-4 pedaços de feijão dentro. Isso ajudará a manter o óleo de girassol fresco por mais alguns meses.

Sal
Você pode aumentar a vida útil usando sal comum. Para fazer isso, adicione 2 colheres de chá para uma garrafa de litro. sal de mesa, não mexa. No futuro, o produto é armazenado em local escuro a baixas temperaturas.
folha de louro
2 folhas de louro ajudarão o óleo a permanecer fresco por mais alguns meses. O principal é não mexer o líquido após a adição.
Dicas e truques adicionais
Além das regras para escolher e armazenar o óleo de girassol, você também deve conhecer as dicas valiosas de donas de casa experientes:
- Não tenha medo de comprar óleo em grandes quantidades durante as vendas, se for possível organizar adequadamente seu armazenamento. Mesmo que se deteriore, você pode usá-lo para fins domésticos.
- Além de cozinhar, a gordura vegetal pode ser usada como remédio e como auxiliar de beleza. Um grande número de receitas para curar e rejuvenescer o corpo foi preservado desde os tempos antigos.
- Se você não puder recusar o armazenamento na área de trabalho perto do fogão, precisará comprar uma pequena garrafa de vidro e despejar uma dose semanal nela.
- É indesejável reaproveitar o óleo de fritura, pois pode afetar negativamente a qualidade dos produtos preparados e o bem-estar geral da pessoa após comê-los.
O óleo será armazenado por muito tempo sem perda de sabor e propriedades úteis, se você organizá-lo corretamente e levar em consideração todas as recomendações para seleção e uso.


