Regras para escolher cola resistente ao calor para vidro do forno e instruções de uso

Se a integridade do vidro do forno estiver quebrada, não se apresse em trocar todo o dispositivo. Selantes resistentes ao calor ajudam a reparar o dispositivo. Nesse caso, vale a pena ficar atento à escolha de sua composição. Ao usar cola resistente ao calor para vidro de forno, é importante levar em consideração que ela deve suportar temperaturas acima de 260 graus. A segurança da substância não é desprezível, pois entrará em contato com alimentos.

Requisitos de Adesivo

Normalmente os fornos têm 2 ou 3 copos. Eles são resistentes ao calor. No entanto, com o tempo, eles podem ser danificados devido às constantes flutuações de temperatura. Às vezes, ocorre uma situação em que a exposição constante a altas temperaturas, a entrada de graxa, vapor e detergentes fazem com que as características originais do vidro sejam perdidas. Como resultado, ele simplesmente descasca.

Além disso, a causa do dano é o impacto mecânico - bater com um objeto pesado, arranhar ou inclinar as portas. Ao mesmo tempo, substituir o vidro pelo uso de cola universal não trará resultados tangíveis.

Para consertar o forno em tal situação, é recomendável adquirir um adesivo resistente ao calor de alta temperatura.Ao mesmo tempo, é importante escolher a composição certa, pois a maioria dessas substâncias não se destina ao contato com alimentos. Eles liberam elementos tóxicos. E isso é possível não apenas quando aquecido.

Em qualquer loja de ferragens, existem muitas substâncias eficazes. Para escolher o produto de melhor qualidade, você deve se concentrar nos seguintes requisitos:

  1. Plástico. Quando exposta a altas temperaturas, a cola não deve rachar.
  2. Alto grau de adesão. A adesão de duas superfícies diferentes deve ser confiável.
  3. Capa de chuva. A substância deve ser resistente à umidade.
  4. Respeite o meio ambiente. A cola para forno deve necessariamente atender a esse requisito. A substância entra em contato com alimentos. Portanto, não deve liberar elementos tóxicos.
  5. Solidificação moderadamente rápida.

Para atingir a resistência necessária, o adesivo deve curar à temperatura ambiente.

cola de forno

Que cola é adequada para vidro de forno

O principal requisito para a escolha da cola para o forno é a resistência às variações de temperatura. A substância deve ser elástica e não tóxica. Os especialistas aconselham o uso de várias opções para esta cola. Na maioria das vezes, os selantes de silicone são usados ​​para esse fim. Para consertar o forno, vale a pena usar cola com composição especializada. Uma dessas substâncias é Dow Corning Q3-1566. Tem a consistência de uma pasta, não escorre e não perde a elasticidade quando exposto a temperaturas de -50 a +275 graus.

"RTV 118Q" é considerado um remédio eficaz. A embalagem indica que o produto pode ser usado para consertar equipamentos de processamento de alimentos. Outra formulação adequada é a cola LK.Garante a fixação de diversos materiais. Além disso, a substância é capaz de suportar temperaturas de até 1100 graus.

Os produtos autorizados incluem selantes Titan e Soudal. A embalagem diz que eles podem suportar temperaturas de até 1500 graus. O titânio é considerado de qualidade alimentar.

Outra composição eficaz é o selante de organossilício KLT-30. É feito à base de borracha e pode ser usado em temperaturas de -55 a +250 graus. O produto não é afetado pela umidade. O rótulo indica que a composição é capaz de fixar cerâmica, vidro e outros materiais.

Instruções de trabalho

Para reparar o dispositivo, siga estas etapas:

  1. Para facilitar a substituição, recomenda-se retirar a porta do forno.
  2. Os locais onde se pretende aplicar cola devem ser cuidadosamente limpos de depósitos de carbono e restos de cola antiga.
  3. Cole com cuidado as áreas de fixação do vidro interno.
  4. Coloque o vidro de volta no lugar e vire a porta, colocando-a sobre uma superfície plana e dura. Nesse caso, é importante garantir que o vidro não se afaste da área de fixação.
  5. Cubra as áreas de colagem no segundo lado e instale outro painel.
  6. Por razões de confiabilidade, é permitido o uso de materiais de ponderação.
  7. Limpe a cola espremida com uma toalha.
  8. Vá embora por um dia.
  9. Recoloque a porta e comece a operar o forno.

O rótulo indica que a composição é capaz de fixar cerâmica, vidro e outros materiais.

Revisão de marcas populares

Para fixar o vidro do forno, vale a pena usar selantes eficazes. Várias formulações eficazes e seguras podem ser encontradas no mercado hoje.

Dow Corning 736

Esta massa pode ser usada para fixar superfícies que entram em contato com alimentos.Pode ser usado em temperaturas de -65 a 260 graus. É permitido um ligeiro overshoot dos parâmetros até +315 graus. A composição fixa bem metais e vidros. A uma temperatura de +23 graus e umidade de 50%, seca em 17 minutos. O produto é caracterizado pelo endurecimento do tipo acetoxi. O cheiro de ácido acético desaparece em 24 horas. Quando aplicada, a composição não flui.

"RTV 100", silicone resistente ao calor

Este selante adesivo é projetado para uso em alta temperatura. A composição é capaz de suportar temperaturas de até +343 graus. É vendido em embalagens de 85 gramas. O produto endurece em uma hora. No entanto, leva um dia para secar completamente.

Com a ajuda da substância, é possível obter uma estanqueidade confiável. A composição é resistente a vários fluidos técnicos, exceto gasolina. Também é caracterizado pela resistência à radiação ultravioleta. A composição pode entrar em contato com alimentos e água. Eles podem unir superfícies metálicas, vidro, cerâmica. A solidificação da substância ocorre à temperatura ambiente.

Kraftol Kraftflex FR150

É um produto de silicato refratário que pode suportar temperaturas de até 1500 graus. Com sua ajuda, é permitido colar ladrilhos, metais, pedras. O produto é resistente a produtos químicos. Após a solidificação, é possível obter uma superfície monolítica. A cola é inodora.

Para reparar o forno, recomenda-se o uso de selantes nos tubos, pois é necessária uma pistola de construção para usar tubos de 300 gramas. A cola do forno deve ser segura e ter um alto grau de adesão. Para obter uma fixação confiável, as regras para realizar trabalhos de reparo devem ser seguidas rigorosamente.



Aconselhamos a leitura:

TOP 20 ferramentas apenas para limpar uma pia de pedra artificial na cozinha