Tipos de adesivos condutores para reparo DIY do aquecedor do vidro traseiro e como usar
A janela traseira aquecida é feita de fios de metal de pequeno diâmetro. Portanto, eles geralmente quebram e quebram. Será possível eliminar esses danos por conta própria, sem recorrer a artesãos profissionais. Para eliminar a quebra, é importante escolher o produto certo. O uso de um adesivo condutor especial para reparar o vidro traseiro aquecido dá excelentes resultados.
O que é o sistema de aquecimento do vidro traseiro
A janela traseira do carro é aquecida graças a roscas especiais. Este processo ocorre sob a influência de uma corrente direta que flui através deles. Os fios são feitos de uma substância condutora que tem pouca resistência.
A corrente total para o desembaçador do vidro traseiro é de 10 amperes. O sistema usa cerca de 10 threads. Isso significa que uma corrente de aproximadamente 1 Ampère passa por cada elemento.De acordo com a lei de Ohm, a resistência do filamento pode ser calculada em aproximadamente 12 ohms. Na produção da fábrica de vidros traseiros, os fios de aquecimento são aplicados de diferentes maneiras. Isso pode ser feito com os seguintes métodos:
- pulverização a vácuo - é considerado o método mais confiável;
- eletroquímico;
- União.
Os filamentos podem incluir uma grande variedade de elementos e ligas. Estes incluem cromo, níquel, tungstênio. Além disso, os fios podem conter resinas, grafite, cobre. Dependendo do tipo dessas roscas, o método de reparo apropriado deve ser selecionado.
Assim, é proibido o uso de solda para fios que tenham sido obtidos por deposição a vácuo com substância carbonácea. Em tal situação, é permitido usar apenas adesivo condutor.
sintomas de mau funcionamento
Os filamentos de aquecimento do vidro traseiro quebram após o término da vida útil prolongada do veículo. Danos mecânicos também levam à sua quebra. Como resultado, o motorista se depara com a falta de aquecimento do fragmento de vidro. Isso provoca o aparecimento de condensação com variações significativas de temperatura no interior do habitáculo e na rua. Isso geralmente acontece durante a temporada de inverno.
Deve-se lembrar que o vidro embaçado reduz significativamente a visibilidade na estrada. Como resultado, o risco de acidentes rodoviários aumenta. É bem possível resolver o problema com as próprias mãos. Para fazer isso, você precisa usar uma cola ou pasta especial. Para identificar o mau funcionamento em tempo hábil, vale a pena prestar atenção a alguns sinais.
Névoa lenta do vidro
O aparecimento de um defeito na estrutura dos fios é evidenciado pelo sangramento retardado do vidro.

Listras horizontais no vidro
Se o sistema de aquecimento estiver danificado, o vidro é coberto com faixas de nebulização horizontais. Existe também o risco de formação de gelo.
Sem aquecimento
Em caso de avaria, o óculo traseiro aquecido pode desaparecer completamente.
Localização do dano
Os métodos disponíveis podem ser usados para identificar problemas em tempo hábil.
Visualmente
Os motivos da falha podem ser identificados visualmente. Um fusível ruim indicará um indicador de desembaçador do vidro traseiro inoperante quando o botão for pressionado. Se a luz estiver acesa e os fios de aquecimento não funcionarem, você pode suspeitar de falhas no relé. A perda de contatos no sistema causa sudorese retardada.
Se a inspeção do vidro traseiro não identificou quebra na linha de aquecimento, vale a pena iniciar procedimentos complexos.
A princípio, recomenda-se simplesmente ligar o aquecimento. Na área sem aquecimento, você pode ver uma faixa característica.
Voltímetro
Para usar este método, você precisa pegar um voltímetro e ligar o aquecimento do banco traseiro. Neste caso, recomenda-se colocar uma sonda sobre o peso da máquina e enrolar a outra em papel alumínio. Depois disso, vale a pena mover-se lentamente ao longo de cada linha até chegar ao meio. A voltagem padrão deve ser de 5 volts. A um valor inferior, pode dizer-se que a zona da arriba foi encontrada. Um aumento no valor para 12 volts também significa um circuito aberto.
Há também outro método de usar um voltímetro. Para fazer isso, é recomendável conectar o plus ao terminal a um contato de aquecimento específico. A segunda sonda deve ser movida suavemente ao longo da linha. Isso deve ser feito no lado do terminal negativo. Uma queda na tensão indica uma zona de ruptura.

Ohmímetro
Os especialistas aconselham o uso de um dispositivo comum com setas. Ao ligar o dispositivo, é recomendável selecionar o modo mega. Os sensores devem ser conectados ao terminal de aquecimento do vidro traseiro. Como elemento de conexão, é utilizado algodão comum. É umedecido em água destilada. Depois disso, recomenda-se seguir a linha e avaliar a reação da flecha. É ela quem vai mostrar a área do penhasco.
Como determinar onde uma fita condutora quebra
Para identificar a área da falésia, vale a pena usar um multímetro - digital ou ponteiro. Recomenda-se que você execute os diagnósticos na seguinte ordem:
- Ligue o aquecimento.
- Configure o multímetro para medir a tensão.
- Conecte a sonda negativa do dispositivo ao terra do carro.
- Mova a sonda positiva. Recomenda-se fazer isso ao longo de um condutor horizontal. Isso ajudará a identificar a área de contato do circuito aberto do circuito elétrico.
Não é difícil identificar a área danificada da fita metálica. Ao medir um condutor horizontal na presença de resistência no traço, a tensão cairá significativamente. Este valor pode chegar até a 0. Se isto não for respeitado, é possível julgar uma ruptura neste condutor. A seção exata pode ser determinada por um salto repentino de tensão de 12 parâmetros ou menos para 0 volts.
Se você deseja encontrar a área danificada do motorista no vidro removido do carro ou na ausência de uma bateria conectada, o diagnóstico é feito por meio de um ohmímetro.
Também é permitido o uso de multímetro digital. Recomenda-se configurá-lo para o modo de medição de resistência. Para identificar a área do gap, a sonda negativa do aparelho deve ser conectada a um fragmento do barramento negativo.Nesse caso, o positivo deve ser conduzido com cuidado ao longo da parte condutora da tira horizontal. Isso é feito antes de um salto repentino nas configurações do dispositivo.
Como consertar com cola
O reparo dos terminais pode ser feito por soldagem ou com um adesivo especial. No segundo caso, recomenda-se escolher uma substância condutora.

Para executar o procedimento, você precisa executar as seguintes etapas:
- Limpe o vidro da poeira na área do condutor danificado. Depois disso, recomenda-se desengordurar. Para isso, deve-se usar acetona.
- Cole várias camadas de fita isolante ao longo da fita danificada em cada lado. Também é permitido o uso de fita.
- Processe o estêncil resultante com cola. Isso é feito para que sua camada se estenda pelo menos 10 milímetros sobre o condutor intacto. Além disso, deve ser feito de todos os lados.
A quantidade de adesivo depende das dimensões dos trilhos de aquecimento. Para obter um revestimento de alta qualidade, vale a pena aplicar pelo menos 2 camadas de uma substância condutora.
Escolhendo um Composto Apropriado para Restauração de Fios
Para escolher um adesivo com sucesso, é necessário prestar atenção às propriedades de cada uma das composições. Várias opções populares podem ser encontradas à venda hoje.
AVS A78358S
É um adesivo condutor que é frequentemente usado para reparar filamentos quebrados do aquecedor do vidro traseiro. Um recipiente com volume de 2 mililitros custará cerca de 200 rublos.
Contato
Esta substância é altamente condutora.
ASTPOhim
Esta substância condutora destina-se a reparar fios partidos. É permitido usá-lo se o dano não exceder 2 centímetros.
Permatex 21351
Este agente condutor é adequado para reparação de roscas.Pode ser comprado por 400 rublos.

Como fazer você mesmo
Para reparar os fios de aquecimento, não é necessário usar substâncias especiais. A cola condutora é bastante aceitável para fazer com as próprias mãos. Existem várias opções populares para esses produtos.
Supercola com aparas de alumínio
Para obter uma composição condutora eficaz, vale a pena mover cavacos e supercola. Essas substâncias são tomadas em proporções iguais.
Esmalte em pó de grafite prateado
Recomenda-se adicionar 2 tipos de pó ao frasco com verniz. Para misturar a composição, você precisa usar um palito.
Resina epóxi e aparas de cobre
Para a fabricação de cola, recomenda-se misturar resina epóxi com aparas. Neste caso, deve-se observar a proporção de 5: 1. Recomenda-se adicionar o ingrediente amina antes da aplicação. A resina precisa endurecer.
Tsaponlak e pó de grafite
Para obter pó de grafite, recomenda-se moer o núcleo da bateria. O pó também pode ser obtido a partir de um lápis de grafite. Para preparar o adesivo, recomenda-se misturar tsaponlak com pó de grafite na proporção de 2: 1.
Dicas e truques adicionais
Hoje, são conhecidas muitas composições eficazes com as quais você pode reparar os fios de aquecimento. É permitido usar cola BF-2 ou BF-6 como base. Também é permitido o uso de outras substâncias que secam rapidamente. Freqüentemente, tinta, esmalte e resina de polímero são usados \u200b\u200bpara esse fim. Para fazer uma pasta condutora com os materiais listados, vale a pena adicionar pequenas aparas a ela. Esta substância pode ser obtida a partir de um pequeno arquivo.Você também pode usar latão, alumínio ou cobre.

Depois de combinar os ingredientes, recomenda-se aplicá-los na superfície preparada. Para fazer isso, você precisa usar um estêncil caseiro. Isso pode ser feito facilmente com fita isolante. Também é permitido usar fita de construção para esse fim. Em termos de eficácia, a cola caseira não é inferior às composições prontas. Também é permitido soldar a área do fio danificado ou da desconexão do terminal. Este procedimento não pode ser realizado se a distância entre os fragmentos do fio for superior a 2 milímetros. Primeiro, o método eletroquímico é usado.
A soldagem é considerada um método mais eficiente e confiável de eliminar quebras de contato. É feito usando um método padrão, que envolve o uso de fluxo e solda. A transmissão deve ser do tipo FCA. Deve ser à base de cloreto de zinco.Pos-18 ou similar é usado como solda.
A galvanização é considerada um método de reparo eficaz. Para este procedimento, você precisará de um líquido à base de sulfato de cobre. Recomenda-se adicionar 2 colheres de chá de sulfato de cobre a 100 mililitros de água. Também é permitido introduzir eletrólito de bateria na composição - apenas algumas gotas.
Além disso, você precisará preparar um fio de cobre, cuja seção transversal é de 6 milímetros quadrados. Um protótipo de escova de cobre é feito a partir do fio. Em seguida, o condutor descascado, enrolado em trapos e fios, deve ser conectado a uma fonte de energia. Isso é feito com a extremidade oposta da linha. Nesse caso, o menos da bateria está conectado ao corpo. A escova deve ser umedecida com uma solução eletrolítica e cuidadosamente agitada ao redor da quebra do fio. Gradualmente, a área de tratamento será coberta com partículas de cobre.Isto é devido ao processo de eletrólise.
Deve-se ter em mente que a resistência de tal revestimento é pequena para alta corrente. Portanto, esta seção deve ser soldada adicionalmente por meio de fio de cobre. É importante entender que esse método não é usado para corrigir grandes lacunas.
Aparas de aço e cola podem ser usadas para reparos. Para fazer isso, você precisa limpar a superfície. Em seguida, coloque o ímã atrás do vidro. Isso ajudará a formar uma montanha de serragem. Vale a pena aplicar cola BF-2 nele. Após a secagem, é utilizada uma camada de cola de fixação. O uso de adesivos para reparar a quebra da janela traseira pode obter um efeito excelente. Ao mesmo tempo, é importante escolher a substância certa e observar a tecnologia de sua aplicação.


