Instruções para restaurar cadeiras em casa com as próprias mãos
Móveis antigos lembram o passado, têm um design diferente do Art Nouveau moderno. Pintura descascada, estofamento gasto, pernas soltas - como usar esses produtos? Você pode entregá-los para consertar, o que será caro. Ao mesmo tempo, não é difícil restaurar as cadeiras, o que qualquer um pode fazer. O trabalho não exige qualificação de marceneiro. Basta realizar operações simples com cuidado e cuidado, tendo em mãos um conjunto de ferramentas e materiais.
Benefícios
O reparo e restauração de cadeiras com suas próprias mãos custará muito menos do que a reforma em oficinas profissionais. As cadeiras antigas são feitas de madeira natural.
Componentes da cadeira que precisam de reforma:
- destruição da camada de coloração da superfície;
- arranhões, rachaduras;
- violação de anexos;
- falha de revestimento, forro macio.
Além do aspecto financeiro da questão, é importante poder fazer o restauro com as próprias mãos, mostrando-se numa nova qualidade: carpinteiro e desenhista.
Aparência melhorada
Para dar uma aparência atraente à cadeira antiga, vários métodos de restauração são usados:
- repintura, rolamento;
- reparação de elementos ou de todo o quadro;
- estofamento de transporte;
- decoração com diversos materiais.
Toda a estrutura, incluindo o encosto e o assento (sem estofamento), pode ser estofada em madeira natural ou pintada em cores vivas. Assentos macios, encostos das cadeiras são estofados com um novo material. Restaurar uma cadeira é mais difícil do que uma cadeira. É necessário um reboque de alta qualidade com uma análise estrutural completa, juntamente com a substituição do encosto e estofamento do assento. A restauração de artigos de couro está ao alcance dos profissionais.
Não é difícil restaurar um banquinho velho e rachado. A restauração consiste no reforço das pernas, do assento e na repintura de todos os elementos.
Novos elementos na decoração
As cadeiras do período soviético eram desprovidas de qualquer decoração especial. Materiais modernos e métodos tecnológicos permitem restaurar cadeiras usando:
- tapeçaria;
- rebanho;
- corte;
- rachaduras;
- sesal;
- chique gasto.

Ao reconstruir, é possível usar qualquer paleta de cores de tintas, estofamento.
Custos mínimos
A restauração de cadeiras não exige grandes gastos devido à disponibilidade dos preços dos materiais de acabamento e à insignificância do volume.
Como restaurar com suas próprias mãos
Para realizar a restauração de cadeiras, é necessário preparar ferramentas e materiais. O que depende exatamente da ideia de reparo de restauração.
Ferramentas e materiais
Os produtos de madeira são processados com compostos e ferramentas especiais.
verniz de secagem rápida
Para superfícies de madeira, são utilizados vernizes de poliuretano resistentes à umidade, às solicitações químicas e mecânicas.
Tingir
Para a restauração de cadeiras, são utilizados esmaltes:
- Acrílico. Eles criam um revestimento durável e elástico que mantém suas propriedades por 3 anos.A superfície pintada não desbota ao sol, não se presta à abrasão, é fácil de limpar, seca em 24 horas.
- Alquídica, com teor de verniz. Velocidade de secagem - 2-3 dias. A superfície tratada é protegida contra apodrecimento, resistente à água, produtos químicos, abrasão.
- Poliuretano. Formam uma camada protetora que protege a madeira da umidade, arranhões e ataque químico por muito tempo. Um solvente deve ser usado antes do uso.

A opção mais econômica para tingir na restauração de cadeiras é o uso de esmaltes acrílicos. A boa qualidade do revestimento está associada ao baixo preço e à capacidade de combinar com a cor.
tecido para estofamento
Antes de decorar cadeiras velhas com tecido novo, elas devem ser consertadas e pintadas para que o estofamento atualizado não pareça dissonante contra o fundo de tinta fosca e pernas soltas.
Tapeçaria
Para o estofamento das cadeiras, é utilizado um estofamento leve de um lado. Vantagens do tecido:
- alta resistência ao desgaste;
- decoratividade;
- sustentabilidade.
A qualidade das tapeçarias é determinada pelo método de fabricação: tecelagem de 2 ou 3 camadas de fibras naturais e artificiais. O tecido não amassa.
Rebanho
O floco é um material de pilha obtido pela pulverização de matérias-primas artificiais ou naturais sobre uma base densa. O tecido macio e resistente a rugas é repelente à água, respirável e fácil de limpar.
Padrões:
- eletrizante, atraindo poeira;
- destruído ao processar líquidos contendo álcool;
- algumas variedades enrugam.
Flock é usado como estofamento:
- mesclado (pó de náilon, base - algodão com sintético);
- poliamida;
- poliéster.

O rebanho misto tem as melhores qualidades.
Tapete
O tapete é um material tecido de fibras naturais.
Vantagens do estofamento com carpete durante a restauração:
- resistência ao desgaste;
- doce;
- respirabilidade;
- facilidade de atendimento;
- não exposto a ácaros.
A desvantagem é o "amor" dos gatos em afiar suas garras nele.
Borracha
Ao escolher um espaçador ao restaurar, você deve prestar atenção a:
- por espessura;
- densidade;
- força;
- elasticidade.
A espuma de borracha do assento deve ter uma espessura de 3-5 centímetros, maior rigidez e densidade. Para cadeiras, é usada espuma de borracha HL, EL. Densidade e taxa de compressão são indicadas por números adjacentes.
A marcação mais solicitada é a 2536, que significa uma densidade de 25 quilogramas/metro cúbico; resistência à deformação - 3,6 kPa.
Madeira compensada
A madeira compensada é um material multicamadas feito de folheado de madeira natural. Ao substituir o assento durante a restauração, é utilizada uma folha de compensado com espessura de 3-4 milímetros.
Lixa
Lixa de grão médio é usada para restauração.

Arruelas e parafusos de metal
Os parafusos de móveis de aço carbono podem ser zincados, cromados. O conjunto inclui arruelas e porcas.
molas
A substituição das molas das cadeiras antigas durante a restauração deve corresponder à versão original: cobra chata, capô.
Tesoura
Para cortar estofados e espuma de borracha, você precisará de uma tesoura de alfaiate, feita de aço especial, com formato especial e ângulo de afiação.
Roleta
As pequenas dimensões dos materiais estruturais permitem o uso de trena metálica de até 1 metro na restauração.
serra para madeira
A clássica serra de forma padrão permite fazer cortes nas direções longitudinal e transversal. Uma serra com serra pode ser necessária para cortar ranhuras. O passo do dente é de 3,0 a 3,5 milímetros. Uma serra tico-tico é usada para cortar curvas de compensado.
Chave de fenda
Uma ferramenta elétrica manual permitirá que você aperte de forma rápida e eficiente o hardware de fixação usando um acessório especial.

Chave de fenda
Em locais inconvenientes para apertar parafusos, parafusos autorroscantes, é usada uma chave de fenda de diâmetro apropriado.
Parafusos de reforço
Se houver rachaduras, lascas, elas devem ser reparadas com cunhas ou massa.
Troca de assento em casa
Um assento desgastado é substituído em etapas. Para começar, eles o liberam de elementos de amortecimento de espuma e borracha desgastados.
Corte um pedaço de madeira compensada no tamanho
Um modelo é feito ao longo do contorno antigo. Transferido para um novo pedaço de madeira compensada e cortado com uma serra tico-tico. Limpe as pontas com lixa.
adesivo base de espuma
A espuma de borracha é colada na base com uma sobreposição de 3-4 centímetros. Os cantos estão alinhados com o contorno do assento.
Fixadores de madeira compensada
Prenda a madeira compensada ao redor do perímetro.
Estique o estofamento
Aperto da base com espuma de borracha com sobreposição de 4-5 centímetros na parte inferior com alinhamento nos cantos. A tensão ocorre ao longo do contorno externo do assento ou ao longo do perímetro interno do assento.

Consolidação definitiva
Usando um grampeador de móveis e grampos, prenda o estofamento em todo o perímetro.
Decoração
Existem diferentes maneiras de decorar o assento e o encosto.
Tingimento
A maneira mais rápida de restaurar é a coloração. A superfície preparada de toda a estrutura é preparada. A tinta é aplicada em 2 camadas.
Laminação
Um verniz de duas camadas é chamado de laminação. A cadeira pode ter a cor da madeira natural, qualquer esquema de cores.
Corte
Decoupage é a aplicação de aplicações em um assento duro, encosto. A imagem é recortada em papel e colada na superfície.
A fixação final é feita com uma camada de verniz.
Fita ou filme
A fita adesiva e o filme têm texturas diferentes:
- polímero;
- papel;
- folha de alumínio.
Graças a ela, as cadeiras adquirem um belo acabamento durável.
pintura de arte
Usando um padrão ou habilidade de desenho, os elementos de madeira pintados são modelados e envernizados duas vezes.

Rachadura
Para dar à cadeira um aspecto antigo, é utilizada a técnica de envelhecimento artificial da camada de tinta. Com a ajuda de vernizes especiais, corantes, é simulada a rachadura da espessura selecionada.
Revestimento
O folheado pode ser colado no assento e no encosto das cadeiras em um padrão geométrico. Para acabamento, utiliza-se folheado fatiado ou descascado, com até 1 milímetro de espessura.
Atualização de peças
Você pode atualizar o produto adicionando arandelas ao seu design, feitas de materiais incomuns para móveis.
Sisal
A fibra vegetal de agave é vendida em lojas de artesanato como cordas de várias espessuras, placas e novelos. Usando cola PVA, eles criam uma imagem. Depois de seco, é transferido para uma cadeira e envernizado.
fio de lã
Os fios de lã são usados para decoração da mesma forma que o sisal.Eles são menos duráveis e absorvem a umidade. É melhor criar composições originais no verso.
chique
Estilo de moda, decoração, cuja essência é a criação da ilusão de antiguidade. Todos os móveis devem ser mantidos neste estilo. Shabby chic significa colorir em tons pastéis com traços de várias camadas, imagens borradas de anjos e rosas.
Eliminação de falhas
Pode haver arranhões nas partes de madeira das cadeiras que precisam ser reparadas antes da pintura.

Pequenos arranhões superficiais
Pequenos arranhões serão invisíveis se tratados com solução de iodo.
pequenas rachaduras
Rachaduras de até 1 milímetro são esfregadas com uma carga compatível com coloração subsequente.
arranhões profundos
A rachadura profunda é fechada com massa de terebintina e cera de abelha (3:4).
Substituição de peças quebradas
As maravalhas das pernas, costas e armação são coladas com cola de madeira, seguindo as instruções do manual.
Restauração de molduras
Um quadro que foi afiado por um bug pode ser reparado com uma massa. As cavidades resultantes são limpas, preenchidas com agente de tratamento de madeira e, após a secagem, são lixadas.
Características de trabalhar com cadeiras vienenses
As cadeiras antigas a serem restauradas estão totalmente desmontadas, com numeração das peças.
dicas e truques
Ao restaurar cadeiras antigas, você deve respeitar:
- combinação de cores de estofamento e tom de moldura;
- uso de espuma de borracha como enchimento;
- estilo uniforme para cadeiras semelhantes.
Para que o verniz e a camada de esmalte sejam de alta qualidade, é necessário um polimento cuidadoso, aplicando 2-3 camadas após a secagem completa.
Master classes
A reconstrução da cadeira envolve várias etapas:
- Preparatório. Seleção de ferramentas, compra de materiais.
- O assento é removido da estrutura, liberado do estofamento, estofamento.
- Os membros estruturais são examinados e reparados.
- Massa é aplicada. Após a secagem, a superfície é alisada com lixa.
- A moldura é pintada em etapas: duas vezes as pernas e a parte inferior; 2 vezes costas e contorno superior.
- Um assento é cortado de madeira compensada de acordo com um modelo.
- A espuma de borracha é cortada de acordo com o modelo com uma tolerância de 3-4 centímetros.
- A espuma de borracha é colada na base.
- O tecido do estofamento é esticado na base com espuma de borracha, com sobreposição na parte inferior de 4 a 5 centímetros. Tomado por um grampeador.
- O preenchimento é fixado em todo o perímetro.
- O assento acabado é inserido no quadro.
A próxima etapa é iniciada após a secagem completa da massa, adesivos, tintas e vernizes.


