As 10 principais marcas de tintas resistentes ao calor e classificação das melhores composições resistentes ao calor
A tinta resistente ao calor é usada para pintar superfícies expostas ao calor. As qualidades protetoras dos compostos permitem que sejam usados em quaisquer condições. Existem vários tipos de tintas resistentes ao calor que diferem entre si em suas características principais. Nos casos em que é necessário pintar superfícies constantemente expostas a altas temperaturas, apenas composições especiais são selecionadas.
Características distintas
Uma característica da tinta resistente ao calor é a capacidade de manter suas qualidades decorativas e características físicas quando expostas a altas temperaturas. Um exemplo do uso de compostos resistentes ao calor é a pintura de aquecedores, baterias, fogões. Quando a temperatura da água ou do ar aumenta, a tinta não racha, mancha ou rola. Nesse caso, o aspecto estético final dos objetos é importante se eles forem tingidos para criar uma decoração atraente na sala.
Substâncias base de formulações termorresistentes: pigmento corante e fixador de base. Além de uma fixação confiável, a tinta possui qualidades anticorrosivas, evita que a superfície perca sua aparência original prematuramente e a protege da umidade.
Variedades
A classificação dos tipos de tintas resistentes ao calor é baseada nas características da composição.
| Ver | A descrição |
| Poliuretano | Consiste em 2 componentes, proporciona um acabamento brilhante, endurece rapidamente |
| Silicone | Recomendado para pintar superfícies em salas onde há mudanças bruscas de temperatura |
| a base de água | Recomendado para uso em ambientes com alta umidade |
| Látex | O revestimento final oferece resistência à água, cria um acabamento durável e protege contra a corrosão |
| Chão | Tintas de secagem rápida com altas propriedades protetoras |
Pelo tipo de aplicação, eles são guiados por características auxiliares. As tintas são em pó e aerossol. Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens. As tintas spray são fáceis de aplicar, as formulações em pó são aplicadas de acordo com as regras do processo tecnológico.

Referência! Para a aplicação de tintas em pó, é necessário um dispositivo especial, com o qual o pó é estratificado.
Critérios de escolha
As tintas resistentes ao calor são muitas vezes referidas como tintas resistentes ao fogo. Esta característica denota resistência a temperaturas específicas.
A tinta, destinada ao tratamento de superfícies expostas a temperaturas de até +650 graus, é baseada em vidro e compósitos resistentes ao calor.O aquecimento a temperaturas abaixo de +1000 graus é geralmente típico de churrasqueiras, fogões, churrasqueiras, grelhas de lareira e vários aquecedores domésticos.
O aquecimento até +1000, mais de +1200 graus é típico para a produção industrial, isso implica o uso de tintas e vernizes particularmente duráveis, que são aplicados de qualquer maneira disponível.
Ranking das melhores marcas
Revestimento fresco garante maior vida útil do produto. Para escolher a tinta certa, preste atenção às características técnicas, à presença da paleta e às propriedades associadas.
Alpina Heizkoerper

É uma tinta alquídica destinada à pintura de radiadores. O esmalte alquídico é criado com base em solventes com a adição de compósitos.
Elcon

O esmalte resistente ao calor deste fabricante é especialmente popular. Elcon Black Paint pode ser aplicado em qualquer superfície exposta a altas temperaturas.
É comum o uso de esmalte na produção industrial, é adequado para revestir canos de gás, lida bem com canos de aquecimento. Independentemente, o esmalte é usado para revestir tubos de forno, peças de lareira, fogões embutidos, radiadores de qualquer tipo.
Tikkurila Termal Silikonimaali

Tinta preta resistente ao calor que pode suportar temperaturas de até +400 graus.
Alta temperatura da Bósnia

Composição que pertence à categoria de aerossóis com altas propriedades de resistência ao calor. A composição é produzida em duas formas: até +230 graus e até +650 graus.
As desvantagens da composição são chamadas de pequeno volume do balão e alto consumo de pigmento.
Tikkurila Termal Silikonialumiinimaali

Tinta silicone-alumínio à base de resina de silicone. Devido às peculiaridades da composição, é possível obter uma cobertura densa e uniforme, evitando o efeito de cascalho e rachaduras.
Alta temperatura da Bósnia (cor)

Termo-spray fabricado por uma empresa tailandesa. O spray é aplicado a temperaturas não superiores a +650 graus.Cobre bem as superfícies de plástico, cerâmica, madeira e vidro.
Veslee

Esta é uma tinta aerossol projetada para pintar superfícies expostas a temperaturas não superiores a +100 graus.
linha mágica

Tinta acrílica para acabamento fosco. A tinta é aplicada por pulverização. Pode suportar temperaturas de até +100 graus.
"Termoxol"

É um composto resistente ao calor de secagem rápida que pode suportar temperaturas de até +250 graus.
Decorix

Um aerossol adequado para pintar várias superfícies. Uma das vantagens da escolha é a variedade de cores.
Regras gerais de aplicação
Atenção especial deve ser dada à questão do modo de aplicação e às regras de operação das composições. Os conceitos básicos para trabalhar com tintas resistentes ao calor são preparação, aplicação, cura. Os tecnólogos recomendam preparar adequadamente a superfície. A resistência da união e a qualidade do acabamento após a exposição à temperatura dependem disso.
A preparação inclui etapas sequenciais:
- remoção de contaminantes;
- limpar áreas corroídas;
- afiação;
- priming, se necessário;
- desengorduramento completo da superfície.
Antes de começar a pintar a superfície, verifique se ela está completamente seca. As composições do tipo tinta e verniz são aplicadas apenas em uma superfície seca e desengordurada. O método de aplicação depende do tipo de tinta. O trabalho é realizado com aerossóis; para grandes superfícies, recomenda-se escolher tintas alquídicas ou siliconadas, que são aplicadas a rolo ou pincel.
Atenção! Durante a aplicação, deve-se usar equipamentos de proteção: macacão ou avental, luvas, óculos, touca.
A calcinação é a última etapa, que envolve o aquecimento artificial do local. A calcinação é iniciada após o endurecimento natural do pigmento. O fogão, canos ou chaminé são aquecidos a uma temperatura aceitável por 3 horas. Recomenda-se aumentar a temperatura gradualmente, aumentando a carga no revestimento em etapas. Esta técnica permite fixar melhor o acabamento criado, aumentar as propriedades protetoras e aumentar a resistência aos efeitos da temperatura.


