Regras de restauração de armários faça você mesmo em casa
Qualquer peça de mobiliário se desgasta com o tempo e perde sua aparência atraente. No entanto, não é necessário jogá-lo fora. Uma cômoda ou guarda-roupa surrado com um design desatualizado pode ser restaurado. A restauração do gabinete do tipo "faça você mesmo" é realizada de diferentes maneiras. Isso permite que todos escolham a opção apropriada e obtenham um excelente resultado.
Métodos básicos para restaurar um armário antigo
Existem várias maneiras de restaurar um armário antigo, permitindo que você escolha a melhor opção.
Pintar
É uma solução simples e confiável. Ao mesmo tempo, será possível obter muitos resultados que diferem em cores e métodos de aplicação de tinta. O produto deve ser totalmente repintado em uma cor diferente ou alterar alguns fragmentos - por exemplo, gavetas ou portas. Uma solução interessante seria usar a técnica ombre. Ao mesmo tempo, eles fazem a transição de tons saturados para tons claros.
Ao restaurar uma cômoda antiga, não cubra sua superfície. Recomenda-se cobrir este produto único com uma camada de mancha diluída, o que ajudará a preservar o luxo da antiguidade.O acrílico é considerado a opção de tinta ideal para esse tipo de trabalho. Ele se mistura facilmente. A substância pode ser facilmente lavada em caso de erros. Além disso, não deixa um aroma pronunciado. O primer acrílico está em harmonia com esse corante.
Deve-se ter em mente que a substância não mascara suficientemente os defeitos da superfície. Portanto, ela precisa de preparação. Recomenda-se o uso de lixa para isso.
Verniz rachado
Para a restauração da superfície, é permitido o uso de um método especial de envernizamento, que envolve o uso de rachaduras. Para remodelar um armário antigo, é permitido o uso de diferentes tipos dessa substância. As opções com efeito de pátina ou dourado ficam bem.
A substância usual é aplicada em uma camada espessa na tinta. Depois disso, eles são cobertos com uma tonalidade diferente para acentuar as rachaduras. Além disso, o verniz crackle pode consistir em 2 componentes. O primeiro é aplicado para envelhecer a superfície, o segundo é usado para obter rachaduras decorativas. O uso deste tipo de verniz é adequado para pessoas que amam a antiguidade. Também deve ser usado por fãs de estilo country.
Corte
Com a ajuda da decupagem, será possível decorar o guarda-roupa com um padrão que se fundirá firmemente com a superfície. Embora essa técnica seja considerada simples, o produto acabado parecerá luxuoso. Para o procedimento, deve-se usar guardanapos comuns com o padrão de sua preferência. Hoje existem opções interessantes com imagens de flores, animais, paisagens. Nesse caso, os desenhos são claros ou borrados - tudo depende do estilo da cômoda.
Deve-se lembrar que ao aplicar papel fino, não deve haver bolhas ou vincos no revestimento.Recomenda-se endireitá-los imediatamente. Se não obtiver sucesso, o procedimento é repetido e, após a secagem do guardanapo, ele deve ser envernizado, pois a superfície é muito sensível a fatores externos. O material principal também pode ser jornais ou cartas. Os bilhetes de bonde serão uma solução interessante e extraordinária.

Acessórios
O uso de acessórios é considerado um dos métodos mais fáceis e acessíveis de mudar a aparência dos móveis. Uma solução interessante seria instalar sobreposições decorativas em estilos diferentes. Opções populares para restauração incluem flores, cachos e colunas. Eles ajudarão a decorar o guarda-roupa e a dar uma direção estilística. Com isso, será possível obter um produto de estilo barroco, gótico ou rococó.
Também é permitido estilizar o produto para um assunto específico. Se você deseja ter um guarda-roupa de estilo náutico, deve ser complementado com âncoras, veleiros ou nós.
As alças ajudarão a tornar o produto interessante. Devem ser substituídos se necessário. Graças a isso, será possível fortalecer e complementar o design. Hoje existe uma grande variedade de acessórios. Muitas vezes tem detalhes interessantes de vidro ou porcelana. A escolha dos acessórios é baseada no estilo do produto.
Seleção de materiais e ferramentas
Para restaurar o gabinete, vale a pena preparar tudo o que você precisa com antecedência:
- Lixa. Também é permitido usar um moedor. Isso ajudará a dar à superfície uma textura uniforme e suave.
- Chave de fenda e chave de fenda. Devem ser adaptados ao diâmetro dos parafusos. Isso ajudará você a ajustar o produto e remover o hardware antes de limpá-lo.
- Espátula. O dispositivo é usado para cobrir lascas e buracos.
- Rolo de pintura.Um pincel estreito também costuma ser necessário. Essas ferramentas são usadas para atualizar a superfície.
- Cola de carpintaria ou PVA.
- Um conjunto de parafusos autorroscantes.
Acessórios e materiais adicionais dependem da técnica escolhida. Para decorar o armário com a ajuda da decoupage, são utilizados guardanapos com estampa. Você também precisará de verniz acrílico. Além disso, vale a pena preparar um pincel sintético fino.

Para a restauração do gabinete antigo, são utilizados primer, corantes e fita adesiva. Massa de madeira também é frequentemente usada. Para usar crackle, você precisa de um verniz com o mesmo nome.
As etapas da restauração
As etapas do trabalho de restauração dependem das características dos materiais utilizados.
Com tinta
Para melhorar a aparência do seu gabinete antigo, ele precisa ser repintado. Nesse caso, os móveis não só ficarão mais frios, mas também adquirirão uma aparência incomum. Este tipo de restauração é considerado o mais popular. Ajuda a dar vida a muitas ideias.
Para realizar o procedimento, você deve fazer o seguinte:
- Prepare a superfície. A tampa do armário de madeira requer nivelamento e lixamento cuidadosos. O mesmo é verdade para estruturas de aglomerado. Para isso, o produto deve ser coberto com uma fina camada de massa e preparado. Graças a isso, será possível ocultar os defeitos do revestimento. Após o procedimento, os móveis devem ser cuidadosamente lixados.
- Pinte a superfície. Nesse caso, você precisa escolher um pincel e uma sombra. Para aplicar o corante, uma ferramenta especial é frequentemente usada - um frasco de spray. Ele fornece distribuição uniforme de tinta e ajuda a tornar o trabalho mais limpo. A tinta deve ser aplicada em várias camadas.Isso ajudará a dar aos móveis uma cor rica e a obter um resultado estável.
- Abra a superfície com verniz. Quando a camada de tinta seca, ela deve ser envernizada. Pode ser brilhante ou brilhante.
Se você deseja decorar um armário semi-antigo, é recomendável usar uma tinta colorida para madeira. Para isso, recomenda-se limpar bem o produto, cobri-lo com massa e solução colorida.
Abertura
Se o móvel antigo for de madeira nobre, deve ser envernizado em vez de repintado.Na restauração por conta própria, recomenda-se o uso de vernizes a óleo. Eles devem ser usados para todos os tipos de madeira. O resultado é um revestimento durável e brilhante que resiste à umidade.
A única desvantagem de tal produto é o longo tempo de secagem. Demora pelo menos 12 horas. Nesse caso, os vernizes nitro secam em meia hora.
Para restaurar móveis antigos, você precisa seguir estas etapas:
- Aplique o verniz com pincel ou pano grosso, dobrando-o várias vezes.
- Deve ser feito em várias camadas. Recomenda-se aumentar o tempo de secagem após cada nova demão.
- Recomenda-se espremer o excesso de verniz na borda da caixa. Às vezes, a escova precisa ser enxaguada em uma solução de álcool.
Substituição de acessórios
Móveis antigos geralmente têm problemas para fechar as portas. Para restaurar um gabinete soviético, vale a pena comprar novos acessórios e encontrar materiais para restaurar buracos soltos. Você também precisará de uma chave de fenda e uma chave de fenda.

Neste caso, recomenda-se avaliar o estado do restante dos acessórios. Às vezes bastará trocar os puxadores antiquados para transformar radicalmente o móvel.
Características de trabalhar com aglomerado
Para reformar móveis de aglomerado, recomenda-se o uso de lixa, mancha e verniz. Um método fácil e acessível de restauração será o uso de um filme adesivo. Pode ser facilmente suavizado. Graças ao material do vitral, será possível renovar rapidamente um móvel antigo.
Outro método de decorar móveis antigos será o uso de apliques têxteis. Com isso, será possível transformar literalmente o produto.
Como decorar em casa
Para fazer a restauração do produto com as próprias mãos, você precisa escolher a técnica que mais gosta e seguir as regras do procedimento.
Corte
Para usar este método, é recomendável fazer o seguinte:
- Lixe a superfície dos móveis e cubra com várias demãos de primer.
- Prenda as toalhas no armário e pense onde colocá-las.
- Umedeça uma toalha com água e aplique na superfície. Alise cuidadosamente os vincos.
- Processe o papel com um pincel fino e cola especial.
- Depois que a camada secar, abra a superfície com verniz.
gesso decorativo
Para usar esta técnica, as seguintes regras são respeitadas:
- A composição deve ser aplicada ao produto restaurado.
- Para imitar a textura desejada, os móveis são pintados em um tom próximo à cor do gesso.
- A coloração contrastante ajudará a obter o efeito craquelado.
- Aplique gesso decorativo com pincel ou espátula.
decoração de tecido
Para decorar o guarda-roupa com tecido, recomenda-se o uso de diferentes texturas. A seda lisa se encaixa perfeitamente em um interior requintado e o linho áspero complementa o estilo da Provença. Um produto clássico pode ser obtido com rendas. A cola PVA comum ajudará a aplicar os elementos têxteis nos móveis.
exemplos de trabalho
Para restaurar um guarda-roupa, você deve usar estas idéias:
- usar adesivos e estênceis;
- cole sobre o produto com papel de parede;
- aplicar mosaico de vidro;
- criar um efeito dourado.
Restaurar um gabinete é um processo complexo e emocionante. Para obter um bom resultado, recomenda-se escolher o método certo e seguir as regras para a realização do procedimento.


