Como pintar uma superfície de mármore com as próprias mãos - instruções
O mármore é um material de construção muito bonito e elegante. Permite tornar qualquer divisão luxuosa e sofisticada. No entanto, essa cobertura é bastante cara. Portanto, as pessoas que não podem pagar devem recorrer à técnica de pintura em mármore. Com sua ajuda, você pode imitar o material natural de qualquer tom - verde escuro, bege, cinza.
Vantagens e desvantagens da tinta para parede de mármore
Cada revestimento criado tem certas vantagens e desvantagens. As vantagens da coloração marmorizada são:
- o uso de materiais resistentes ao desgaste de alta qualidade;
- textura densa do corante - ajuda a esconder pequenas falhas da base;
- o uso de componentes ecologicamente corretos que não contêm elementos tóxicos;
- secagem rápida da composição;
- combinação com mobiliário clássico.
As principais desvantagens dos revestimentos de mármore são a necessidade de aplicar uma camada de verniz protetor e o longo tempo de trabalho.
Materiais e ferramentas necessárias para simular o mármore
Para colorir o mármore, são necessários corantes de três tonalidades diferentes. Uma cor é usada como fundo. É escolhido com base na tonalidade que deve prevalecer no final.Nesse caso, recomenda-se dar preferência às texturas brilhantes - brilhante, semibrilhante e semibrilhante.
Se a base for escura, você precisa de um corante da cor apropriada - carvão ou mesmo preto. Para criar um fundo claro, use um material branco ou cinza claro. Os tons de leite e bege ficam ótimos. Para imitar o mármore verde, é necessário usar tinta verde escura, verde acinzentada e preta. Um material branco é usado para criar as veias.
Você pode pintar mármore com tintas acrílicas. No entanto, o material mais popular para esse tipo de coloração é considerado esmalte a óleo feito com base em esmalte. É diluído com uma composição à base de óleo de linhaça e white spirit, que são utilizados na proporção de 1: 2.

Pessoas que não possuem as habilidades necessárias podem recorrer ao método mais simples de coloração.
Para fazer isso, você precisa usar uma tinta spray especial, que tem efeito de mármore.
As ferramentas que ajudam a alcançar o resultado desejado são:
- espátula - é um bastão fino para aplicação de primer;
- escova redonda;
- pincel para obras de arte;
- bolotas de esquilo;
- escova dupla;
- escova larga.

técnica de coloração DIY
Para que a coloração do mármore seja bem-sucedida, é importante seguir rigorosamente as regras do procedimento.

Preparação de base
Neste ponto, é recomendável fazer o seguinte:
- Realize uma limpeza mecânica do revestimento. Isso exigirá uma espátula, uma lixadeira e uma escova dura. Às vezes, a limpeza mecânica não é suficiente. Neste caso, são utilizados produtos químicos. Ajudam a desengordurar as superfícies de trabalho. Para prevenção, vale a pena usar misturas especiais com efeito antibacteriano.
- Alinhe as paredes.Eles devem ser perfeitamente lisos antes de terminar. Para isso, vale a pena usar reboco de cimento ou gesso cartonado. Uma opção mais econômica é o uso de cimento. Depois que o gesso secar, as paredes devem ser lixadas. O drywall pode ser simplesmente colado ou parafusado na base. Recomenda-se processar as costuras que surgiram na junção das chapas com rejunte.
- Massa as superfícies. Para isso vale a pena usar uma argamassa de cimento ou gesso. É permitido adicionar polímeros para que a composição não se desfaça das paredes. Recomenda-se aplicar a solução em 2-3 camadas. Cada um deles deve secar bem. Durante o trabalho, é importante garantir que não haja mudanças bruscas de temperatura na sala. Caso contrário, as paredes ficarão cobertas de rachaduras.
- Superfícies primárias. Esse procedimento torna as paredes mais resistentes à umidade. O primer é escolhido de acordo com o tipo de suporte. Assim, substâncias perclorovinílicas podem ser aplicadas em superfícies de concreto, tijolo e metal. As paredes devem primeiro ser cobertas com gesso. O primer acrílico é considerado universal. Pode ser usado para todos os revestimentos. Neste caso, você não deve usar primer gliftal ou alquídico. Esses materiais não devem ser cobertos com tintas marmorizadas.

Tingimento
Para pintar superfícies de alta qualidade e obter o efeito desejado, recomenda-se seguir estas regras:
- Aplique uma camada de base do material. A tonalidade escolhida como fundo deve ser aplicada em toda a superfície com um rolo de pintura. Seque bem esta camada. Só depois disso é permitido prosseguir para outras etapas de coloração.
- Aplique mais 2 tons nas paredes. Isso ajudará a simular a textura manchada.Recomenda-se aplicar tintas de duas tonalidades aleatoriamente na superfície. É importante usar um pincel com largura máxima de 8 centímetros. Recomenda-se aplicar as composições alternadamente na superfície. Nesse caso, é importante deixar espaço livre para que o fundo fique visível.
- Sombreie a tintura. O procedimento pode ser feito com uma esponja ou saco plástico. Também é permitido o uso de ambos os dispositivos. Recomenda-se que o sombreamento seja feito com linhas suaves. Nesse caso, as sombras devem se encaixar perfeitamente. Portanto, nenhuma transição ou camada de luz deve ser visível. Misture os corantes úmidos. Depois disso, eles devem dar tempo para secar.
- Aplique estrias de mármore. Esta etapa é considerada a mais importante. Requer a combinação de tinta escura e esmalte na proporção de 1: 4. Com a composição acabada, vale a pena aplicar na parede um padrão em forma de veios. É melhor fazer isso com um pincel fino que tenha uma ponta afiada. As linhas devem ser rasgadas, quebradas e caóticas. Use o mesmo pincel fino para desenhar linhas irregulares. Se em alguns lugares os riscos forem muito acentuados, eles devem ser desfocados e suavizados com uma esponja.

Conclusão
Depois que a mancha secar, a superfície deve ser coberta com uma camada de verniz transparente. Isso ajudará a proteger a tinta contra rachaduras e dará ao acabamento marmorizado um brilho suave. Graças a isso, será possível obter o efeito de verniz profissional.

Exemplos de soluções de sucesso
Para obter um belo padrão de mármore nas paredes, você precisa preparar pelo menos 3 pigmentos diferentes. As principais substâncias utilizadas para criar este tipo de decoração são a tinta semi-fosca e o vidrado à base de óleo.
Ao escolher uma sombra, é importante levar em consideração todos os móveis da sala. Deve-se ter em mente que a tonalidade do revestimento deve estar em harmonia com todos os outros elementos.
A cobertura de creme de manteiga é uma adição à coloração que é criada. Ajuda você a dar pequenos, mas muito importantes toques. Após sua aplicação e secagem, será possível obter um efeito marmoreado pronunciado.

Muitas lojas de materiais de construção têm muitas barracas. Lá você pode tentar combinar cores diferentes sozinho. Isso ajudará você a escolher o material de acordo com sua decoração de interiores.
Para manchar o mármore com sucesso, é importante levar em consideração uma série de características:
- Sendo o mármore um material natural, é importante tentar obter os resultados mais confiáveis possíveis. Ao escolher um esquema de cores, é recomendável usar um fragmento de mármore real ou pelo menos uma imagem dele como amostra.
- É permitido pintar sob o mármore não apenas as paredes, mas também muitos utensílios domésticos. Isso inclui balcões, prateleiras e muito mais.
- Uma ponta fina é recomendada para desenhos intrincados.
- A maneira mais fácil de aplicar o corante são pequenas áreas de superfícies.
- É mais conveniente trabalhar com um parceiro. Nesse caso, uma pessoa pode fazer o envidraçamento e a outra pode usar ferramentas diferentes.
Pintar superfícies como mármore é considerado uma solução de design bastante popular. Para obter bons resultados, é importante pensar em todo o projeto nos mínimos detalhes e seguir rigorosamente as regras de aplicação do revestimento.


