Tecnologia de pintura MDF faça você mesmo e variedades de composições, como escolher
A pintura dos painéis de MDF é realizada com esmaltes especiais destinados à pintura desse material de madeira. É verdade que a superfície durável das placas permite que você use qualquer produto de tinta e verniz para pintar, até mesmo tintas para carros. O principal é lixar e preparar o painel com primer para uma base porosa fina antes de pintar. O resultado da coloração final depende em grande parte do primer correto.
Requisitos para composições de coloração
O MDF (Finally Dispersed Fraction) nada mais é do que uma placa de fibra feita da menor serragem prensada sob pressão e colada entre si. A superfície desses painéis utilizados na fabricação de móveis, para revestimento de paredes, na colocação de pisos, é plana e lisa.
Painéis de MDF podem ser serrados, não esfarelam nem quebram. Os painéis são muito duráveis, duros e podem ser limpos com água frequentemente. Os painéis de MDF são vendidos sem revestimento, com superfície laminada ou cobertos com filme, folheado envernizado ou papel de revestimento.Os painéis podem ser pintados, se desejado.
O principal é determinar corretamente o tipo de revestimento inicial de MDF e selecionar o material de tinta e verniz correspondente para a base.
Requisitos de material de pintura para pintar MDF:
- não destrua o revestimento original (filme, folha envernizada ou papel);
- deite-se em uma camada uniforme;
- secar rapidamente após a aplicação;
- criar um revestimento resistente ao estresse mecânico e à abrasão;
- proteger da umidade;
- não mude de cor por muito tempo.
Você pode pintar MDF com tinta e verniz sobre água e solventes. É importante criar condições ideais para que a tinta adira ao revestimento do painel. Para isso, os painéis de MDF finamente porosos são levemente lixados previamente e preparados com primers altamente eficazes.
O resultado da pintura não depende tanto do tipo de tinta, mas do método de aplicação dos materiais de pintura na superfície e do primer correto. Painéis de MDF são melhor pintados com um pulverizador de tinta. Essa ferramenta ajudará a criar um revestimento perfeitamente uniforme e fino. Para o primer das lajes, é adequado um primer especial para superfícies finamente porosas. O principal ao trabalhar com materiais de pintura é pintar apenas tábuas limpas, sem graxa e absolutamente limpas.

Qual tinta é a certa
Qualquer tinta (à base de água ou à base de solvente) é adequada para pintar MDF. É importante pré-tratar as lajes com um primer e aplicar os materiais de pintura uma ou duas vezes em uma camada fina. Recomenda-se pintar os painéis na horizontal.
Esmaltes
Esmaltes alquídicos, acrílicos, nitrocelulose, poliuretano à base de solventes e com resinas na composição criam uma superfície durável, resistente à umidade e brilhante.Aplicar com pincel, rolo e spray. Sua principal característica é que secam rapidamente.

Com base em resinas de poliuretano
As tintas e vernizes à base de resinas de poliuretano são produzidas em dois tipos: em solventes orgânicos e na forma de dispersão aquosa. Em ambos os casos, essas tintas contêm poliuretano. É esse componente que dá força e resistência à umidade aos materiais de pintura.

esmaltes acrílicos
Para pintar MDF, são utilizados esmaltes acrílicos diluíveis em solvente. Para a pintura de móveis, são produzidas tintas e vernizes especiais sobre acrílico com brilho dourado, prateado e bronze. Essas tintas decorativas secam rapidamente. Eles são aplicados usando um rolo, pulverizador de tinta. Após a secagem, eles formam um filme duro. A cor do revestimento é mantida por muito tempo.

Tintas Nitro
Esmaltes de nitrocelulose são materiais de pintura à base de nitrocelulose, resinas alquídicas e solventes. Após a secagem, eles dão um brilho bonito e um filme durável. Os esmaltes nitro não deformam o revestimento de MDF, adaptam-se bem à base.

Esmaltes de poliuretano de dois componentes
É um material de pintura composto por dois componentes - um produto semiacabado com resina e um produto semiacabado com endurecedor. Recomenda-se misturar as duas partes antes de pintar. A mistura obtida tem uma vida útil muito curta. É necessário aplicar a tinta na base dentro de 1-3 horas. A mistura endurece ao ar livre como resultado de uma reação química que ocorre após a mistura de dois componentes de materiais de pintura.

Esmaltes especiais para MDF
Os fabricantes de materiais de pintura produzem esmaltes especiais para pintar MDF. Os mais populares: acrílico, poliuretano, alquídico. Esses materiais de pintura não deformam o revestimento dos painéis de MDF, secam rapidamente, criam uma camada uniforme quando aplicados com um pulverizador de tinta.

esmaltes automotivos
Para pintar painéis de MDF, pode-se usar tintas automotivas, que conferem um brilho brilhante à superfície. Variedades: esmaltes nitro, alquídicos, esmaltes acrílicos, tintas de efeito martelo. Os esmaltes automotivos são indicados para metal, mas podem ser usados para painéis de MDF lisos.

O que você precisa para pintar
Além das tintas e vernizes, recomenda-se a aquisição de ferramentas (rolos, pincéis, pistola) e primer para pintura de painéis de MDF. Para preparar a tinta, você precisará de uma lixa fina. Você também precisa comprar um diluente especial para diluir a tinta. O tipo de diluente é indicado nas instruções ou na etiqueta da tinta.
Para pintar MDF, recomenda-se o uso de um primer de alta qualidade e muito eficaz. A adesão da tinta à placa depende dessa ferramenta. Para preparar uma base de poros finos, geralmente é usado um primer alquídico, poliuretano e poliéster. Via de regra, é um líquido transparente especialmente desenvolvido para o tratamento de folheados, laminados e painéis de MDF antes da pintura. O primer é aplicado na superfície por pulverização e seca rapidamente (em 1-3 horas). É verdade que a retificação após a aplicação do primer não pode ser realizada antes das 16h.
Como preparar adequadamente a superfície com as próprias mãos
Antes de pintar painéis de MDF, é necessário lixá-los. As placas são lixadas com grão P220 e mais fino. O principal não é remover o revestimento, mas tornar ligeiramente áspera a superfície. Uma pintura lisa e brilhante deve tornar-se mate.
A superfície é primeiro desengordurada (com acetona, solvente), depois lixada, preparada e depois levemente lixada novamente. É importante lixar e sujar todas as partes da laje. O processo de moagem é geralmente simples.Se o filme foi inicialmente mal aderido (em caso de violação da tecnologia de colagem pelo fabricante), depois de lixado pode descascar.
É aconselhável não esfregar fortemente a superfície durante a retificação. Recomenda-se preparar o MDF com uma camada bem fina de primer (spray). Quanto mais rápido o piso secar, menor a probabilidade de deterioração do revestimento. É melhor preparar o MDF duas vezes com a camada mais fina de primer do que derramar as placas com um agente líquido e aguardar a evaporação.

Tecnologia de tintura
Painéis de MDF são pintados com uma fina camada de tinta duas ou três vezes. Antes de aplicar materiais de pintura, a superfície deve ser desengordurada (limpa com acetona ou solvente), preparada e lixada. Após a pintura, a frente do móvel pode ser envernizada. É verdade que o envernizamento dos painéis de MDF deve ser realizado no máximo 30 dias após a pintura.
A tinta seca rapidamente, mas o processo de cura é mais lento. Normalmente, a camada de tinta endurece em um mês.
As principais etapas da pintura de painéis de MDF:
- limpeza de poeira e sujeira;
- desengordurar, remover manchas de óleo com acetona ou solvente;
- moagem com lixa de grão fino;
- tratamento com primer para base finamente porosa;
- secar a superfície por 24 horas;
- moagem de acabamento;
- coloração;
- aplicação após 30 dias de verniz.
Preenchimento
Antes da pintura, os painéis de MDF devem ser preparados com um primer especial para superfícies com poros finos. Recomenda-se moer as placas primeiro. Após a aplicação do primer spray, após um dia, é aconselhável lixar levemente o MDF novamente.É importante lembrar que o resultado final da coloração depende do solo selecionado corretamente. Se as placas não estiverem preparadas, a tinta simplesmente escorrerá delas.

Coloração
A pintura de painéis de MDF é realizada com rolo de pelo curto (espuma) ou spray. Um revestimento mais liso e uniforme permite o uso de uma pistola de pintura. É necessário pintar as placas na posição horizontal, em faixas largas e retas (ao longo do comprimento). A pintura é realizada em 2 ou 3 camadas. É proibido encher os painéis com tinta. A camada de tinta deve ser bem fina. No processo de pintura, respeite o intervalo entre as demãos para secar a tinta.
Acabamento e envernizamento
Na fase de acabamento (um mês após a pintura), a superfície do MDF pode ser envernizada. Recomenda-se a utilização de um tipo de verniz compatível com tinta. Você não pode pintar MDF, mas polir imediatamente. Anteriormente, a superfície precisará ser lixada e preparada. O polimento dos painéis ajudará a criar a rugosidade necessária para que qualquer tinta adira.
Não é recomendado o uso de vernizes a óleo. Eles secam por mais tempo e são usados apenas para madeira natural. Os vernizes são aplicados na superfície com pincéis chatos, rolos de veludo ou pistola de pintura.

Resolver problemas comuns
Possíveis problemas e métodos para resolvê-los:
- se a superfície for “lavada” após a pintura, significa que a tinta foi aplicada sobre um substrato úmido (antes da pintura, o painel de MDF deve estar bem seco);
- se a camada de tinta for irregular, significa que os painéis não foram limpos de manchas de óleo (o fundo deve primeiro ser desengordurado com acetona);
- se a tinta não aderir à superfície, significa que o MDF não foi lixado ou primário (antes de pintar deve lixar e preparar as placas).
Dicas e truques adicionais
Algumas dicas úteis para pintar MDF:
- é importante escolher a ferramenta certa para coloração, o resultado final dependerá de sua qualidade;
- para uma aplicação uniforme de verniz ou tinta, é melhor usar uma pistola;
- você deve trabalhar com qualquer tipo de tinta em um respirador;
- recomenda-se realizar o trabalho de pintura em uma sala perfeitamente limpa;
- a temperatura ideal para pintar painéis é de 20 a 25 graus Celsius;
- você precisa lixar painéis de MDF com movimentos leves e suaves para não danificar o revestimento;
- ao usar tinta em pó, recomenda-se preparar a superfície com um primer à base de substâncias eletricamente condutoras;
- após a aplicação da primeira demão de materiais de pintura, a superfície pode ser levemente lixada, depois pode ser aplicada outra demão de tinta ou verniz.


